Logo Vejapixel

Backlinks de Graça: 4 conceitos que podem te ajudar a conseguir

Tópicos

Conseguir backlinks de graça é o que qualquer administrador de site quer. Em especial quem está começando e precisa muito aumentar sua autoridade perante os mecanismos de busca, como o Google.

Afinal, os apontamentos de sites para o seu demonstram a esses buscadores que seu conteúdo é relevante e de valor para o público do seu nicho. Contudo, nem sempre é fácil conseguir backlinks de forma voluntária quando se tem um site iniciante.

Por esse motivo, hoje vamos te mostrar 4 conceitos básicos que podem ser de grande ajuda na obtenção de backlinks de qualidade. E o melhor é que, se você fizer tudo direitinho pode conquistar muito link juice totalmente de graça.

Portanto, não deixe de ler até o final para não perder nada importante.

Backlinks ainda são mesmo importantes?

A Internet é muito dinâmica, com áreas que evoluem de um dia para o outro, tornando até difícil acompanhar. Sendo assim, conceitos que faziam todo sentido até ontem, hoje podem não se aplicar mais ao setor em que você atua.

Se você começou a pouco tempo a trabalhar com monetização de sites, deve ver muito conteúdo no YouTube para aprender as melhores estratégias, certo? Mas você também já deve ter percebido que alguns “gurus” divergem entre si quanto à eficácia de técnicas, o que inclui o link building.

Porém, o que não diverge e permanece consistente é a política do Google e suas técnicas para melhorar a experiência do usuário. Dessa forma, o maior buscador online do planeta tem como prioridade entregar o melhor para seus clientes, o que inclui mostrar resultados que satisfazem suas necessidades e que se aproximam ao máximo de sua intenção de busca.

Agora, raciocina comigo: dentre os milhões de conteúdos disponíveis na Internet, como os robôs do Google vão identificar os melhores e mais confiáveis? É claro que os algoritmos são capazes de analisar o conteúdo em si. No entanto, requisitos adicionais são determinantes para que esses algoritmos classifiquem a qualidade em questão de nanosegundos. E os backlinks são um desses requisitos.

Isso porque, quando vários sites do mesmo nicho apontam para o seu, é lógico interpretar isso como um atestado de autoridade, não é mesmo?

Imagine que você tem uma lanchonete, por exemplo, e a Subway sugere aos clientes dela que comam também no seu estabelecimento. É mais ou menos o que acontece na web quando um site de grande veiculação, cujo nicho é semelhante ao seu, te dá backlinks.

Portanto, não importa o que este ou aquele guru fala: o link building é não só importante como também essencial para a autoridade dos sites.

4 conceitos que podem te ajudar a conseguir backlinks de graça

Como já dissemos antes, a Internet é muito dinâmica e cheia de ramificações que evoluem a cada dia. Para quem quer desbravar esse mundo, é preciso conhecer as leis e conceitos que o regem. Assim, é possível aproveitar características e tendências em benefício do seu site.

A seguir, vamos mostrar 4 pontos chave da web que podem ser muito úteis na obtenção de backlinks de graça.

1. Web 2.0

No início do advento da Internet, ela era um canal praticamente unilateral. Isto é, os usuários basicamente apenas retiravam informações online. Isso porque era muito complexo o processo de criar um site, sendo necessários conhecimentos avançados de programação.

No entanto, por volta de 2004, começou a emergir um novo movimento online, chamado Web 2.0. Esse movimento consiste, a grosso modo, na transformação da Internet em um canal mais interativo, onde os usuários comuns podem não só retirar como também colocar conteúdo.

Foi nessa época que surgiram as primeiras redes sociais, assim como plataformas simplificadas de criação de sites e blogs. Como o Blogspot, o Blogger, o WordPress, etc. Já naquela época, muitos sites e blogs surgiram, e estão na ativa até hoje, duas décadas depois.

Portanto, possuem um nível muito elevado de autoridade perante os buscadores como o Google. Afinal, a antiguidade é fator determinante para a autoridade de domínio

A boa notícia para quem quer backlinks de graça é que existem muitas plataformas para postar conteúdo e linkar para o seu site sem ter que pagar nada para isso. Dentre as principais delas, podemos citar:

  • BlogLovin;
  • Medium;
  • Linkedin;
  • Quora;
  • Reddit.

Além de muita autoridade, essas plataformas também costumam ter um tráfego gigantesco. Por isso, são excelentes opções para o seu link building.

Como conseguir backlinks de graça com a Web 2.0?

Primeiramente, acesse as plataformas e se cadastre. É importante lembrar que cada uma tem sua própria política e conjunto de regras, então, preste atenção nas determinações, quantidade de backlinks permitidos, política anti plágio, etc.

Depois, você deve produzir os conteúdos e subi-los na plataforma. Geralmente, o site faz uma análise das postagens antes de publicá-las, mas se você seguir corretamente as diretrizes não haverá problemas.

2. Curadoria de backlinks

O segundo conceito pelo qual você pode fortalecer o seu link building de forma gratuita é o de curadoria de backlinks. Ele envolve algo do qual já falamos: a prioridade que o Google dá à boa experiência do usuário.

Todo administrador de site que se preza sabe desse fato e, portanto, quer que seu público tenha a melhor experiência possível. Assim, cuidam de pontos como a responsividade, a acessibilidade e a navegabilidade das suas páginas.

E quando falamos em navegabilidade, os links internos e externos ajudam muito, pois permitem que o leitor se aprofunde no assunto sem precisar sair e fazer uma nova pesquisa. Afinal, basta clicar nos textos âncoras para pular de página para página.

No entanto, não é raro clicar em um link e ser direcionado para uma página de erro, como 404, por exemplo. Isso prejudica bastante a fluidez da navegação e faz o site perder pontos com o chefão Google, que pode aplicar penalizações e piorar o ranqueamento da página que contém o link defeituoso.

Contudo, esse problema pode representar uma boa oportunidade para quem quer ganhar backlinks de graça, pois é possível identificar onde estão esses links quebrados e oferecer aos sites de origem uma troca. Ou seja, no lugar dos links com erro, botar um link para o seu site.

Muito esperto, não é mesmo? Afinal, todos saem ganhando com esse arranjo:

  • O site de origem, que corrige um problema que poderia lhe custar caro;
  • O Google, que garante mais usabilidade de conteúdo para seus clientes;
  • O usuário, que tem sua navegabilidade fluida restabelecida;
  • E, claro, você, que ganha um backlink de qualidade sem gastar nada.

Como conseguir backlinks de graça com a curadoria?

Você não precisa pesquisar site por site e clicar nos links até encontrar aqueles com erro. Ao invés disso, pode usar ferramentas como o Ahrefs e fazer o seguinte:

  • Na caixa de busca, insira um domínio de referência que seja do seu nicho e com bastante autoridade;
  • Com as informações abertas, role a página para baixo até “Outgoing links” e clique em “Broken links”.

Fazendo isso, você verá uma página com todos os artigos onde existem links com erro, além dos textos âncoras onde eles estão inseridos. Dessa forma, você saberá o tema do artigo para o qual ele se destinaria e poderá produzir um que esteja alinhado.

Depois, basta entrar em contato com o site anfitrião e oferecer a troca pelo seu conteúdo.

3. INURL: escreva para nós

Além das plataformas de publicação de conteúdo das quais já falamos, muitos sites e blogs aceitam publicações de convidados. Afinal, eles também ganham, uma vez que podem aumentar seu número de posts sem gastar com redatores.

É uma relação ganha-ganha, pois você pode inserir backlinks para seu próprio site no artigo e aumentar sua autoridade.

Como conseguir backlinks de graça com INURL: escreva para nós?

Se fosse para entrar em contato com cada site e verificar se aceitam ou não postagens de parceiros, levaria uma eternidade, não é mesmo? No entanto, você não precisa fazer isso, pois pode usar uma ferramenta que com certeza já conhece e usa todos os dias: o Google.

Isso porque, para encontrar os sites do seu nicho que topam postar artigos seus com backlinks, você deve abrir seu navegador e digitar na caixa de busca:

  • seu nicho INURL: escreva para nós 

Note que você deve especificar seu nicho. Por exemplo, se seu site é sobre marketing digital, você deve pesquisar: marketing digital INURL: escreva para nós.

Desse modo, o Google vai mostrar os sites que atuam na mesma área que você e que costumam aceitar posts de convidados. Aí é só acessar, verificar as regras e produzir os conteúdos, inserindo backlinks para seu site.

4. Atualização de conteúdo

Por fim, o último conceito que você pode usar para obter backlinks de graça do qual falaremos hoje se parece muito com a curadoria. Isso porque, nele, você também vai analisar os backlinks dos sites de grande veiculação em busca de problemas, só que dessa vez, seu alvo é a data de publicação do artigo de destino.

Como você deve saber, quanto mais recente e atualizado for o conteúdo, melhor. Sendo assim, você pode checar as datas de publicação dos posts para os quais os sites de grande veiculação do seu nicho estão linkando e encontrar aquelas muito defasadas. E então, oferecer conteúdos mais recentes para repor.

Assim como os links quebrados, você pode usar o Ahrefs para encontrar os posts outdated e, em seguida, contatar os administradores para oferecer a troca.

Como conseguir backlinks mais rápido?

Como vimos até aqui, obter backlinks é um trabalho árduo e que demanda tempo e dedicação. Afinal, você precisa fazer um intenso trabalho de pesquisa, usar ferramentas um tanto quanto complexas e produzir conteúdos de qualidade.

Porém, também é um trabalho que traz retorno duradouro a longo prazo, então, vale a pena não desanimar. Mesmo que esse trabalho de formiguinha seja bastante cansativo, em especial se você é uma formiguinha solitária!

No entanto, se quiser acelerar o processo de aumentar a autoridade do seu site e galgar posições no ranking do Google, pode contar com a gente! Temos um verdadeiro exército de formiguinhas que vão alavancar rapidinho sua credibilidade perante os mecanismos de busca. Também temos parcerias com sites de grande veiculação, que possuem milhares e até milhões de visitas por mês. Todos eles dispostos a linkar para o seu.

Assim, você aumenta seu tráfego orgânico e, por consequência, sua margem de faturamento.

Agora é com você: já te contamos como usar 4 conceitos básicos da web para conseguir backlinks de graça. Além disso, mostramos que você pode pegar um belo atalho se deixar a gente te ajudar com seu link building. Então, coloque essas dicas em prática e torne seu site uma referência na área!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: