Logo Vejapixel

Como identificar oportunidades de link building em seu nicho de mercado

Tópicos

Na busca por oportunidades de link building no nicho de mercado, estar atento a todos os critérios do Google e saber como agir após encontrar uma lista de potenciais parceiros é algo essencial.

Em um mercado cada vez mais concorrido, quem sabe identificar oportunidades de link building certamente conquista as posições mais altas dos rankings de busca. E não é para menos, considerando que o link building é uma das estratégias de SEO mais importantes para uma empresa.

Em uma execução de sucesso, o link building é capaz de aumentar a autoridade de um site e elevar a sua reputação perante a web. Aliás, quanto mais a estratégia é explorada (com bons links externos feitos) maior será a confiança do Google e relevância diante aos demais concorrentes.

Só com essa pequena introdução, muitas pessoas acabam enchendo os olhos e logo pensando nos mais diversos parceiros que possam vir por aí. Entretanto, falar de link building é também falar sobre qualidade. Isso porque, mais vale 5 links externos de alta qualidade do que 15 links de baixa qualidade. Qualidade é muito mais importante que quantidade e não queremos que o Google lhe veja como spam, prejudicando seu posicionamento nas pesquisas.

Considerando tal fato, entra em cena o foco deste nosso artigo: identificar oportunidades de link building em seu nicho de mercado. Não basta querer um bom parceiro, é preciso entender se existe uma ligação entre os conteúdos, qual a visibilidade dele, qual o posicionamento atual do mesmo, entre outros quesitos. Por isso, se você quer saber como agarrar boas oportunidades e ter sucesso com a estratégia, continue lendo as próximas linhas!

Você realmente sabe o que é link building?

Antes de chegarmos ao tópico que te trouxe até aqui, precisamos perguntar: você realmente sabe o que é link building? Uma grande confusão se forma quando a estratégia é citada, afinal, trata-se de muito mais do que apenas uma menção feita por outro site na web.

O link building consiste em uma estratégia de SEO. O objetivo principal da estratégia é obter links de qualidade que levem direto para o seu site. A importância do link building se concentra, sobretudo, as considerações do Google sobre cada link externo gerado. Links de qualidade geram relevância e confiança mediante ao mecanismo de busca, podendo ajudar na melhora do posicionamento de um site nos resultados de pesquisa.

É possível trabalhar a estratégia de link building de 4 diferentes formas:

  • Através de guest posting;
  • Com link building em diretórios;
  • Com a criação de conteúdos autorais e de qualidade;
  • Na construção de parcerias.

Entretanto, não estamos falando de qualquer guest posting ou parceria. Para que a estratégia de link building seja bem sucedida é preciso garantir um link de qualidade, vindo de um site com autoridade na web. Além disso, o link deve ser natural e relevante, e não apenas mais um link perdido em meio a um emaranhado de conteúdo.

Como identificar oportunidades de link building?

Depois da teoria, hora da prática! Após entender o que é link building, você deve fixar seu olhar em alguns pontos que te ajudarão a encontrar oportunidades que sejam relevantes para o seu site e nicho de mercado. A essa altura, para algumas pessoas, tal missão pode até parecer um tanto quanto difícil, mas podemos afirmar que passa longe de ser um bicho de sete cabeças.

Comece identificando sites de autoridade no seu nicho de mercado

O primeiro passo dessa missão é identificar quais são os sites de maior autoridade no seu nicho na web. Ou seja, se você fala sobre vinhos, por exemplo, você deve procurar pelos melhores sites que também falem sobre esse assunto ou similares (como sites de receitas ou de bebidas em geral).

Lembre-se que não adianta encontrar um site com grande autoridade se ele não é compatível com seu nicho de mercado. Portanto, procure identificar as melhores oportunidades analisando blogs e domínios, identificando líderes de opinião e ficando de olho nos influenciadores.

Após identificar as oportunidades de link building que melhor condizem com seu site, você pode entrar em contato com seus proprietários, editores ou responsáveis, oferecendo um conteúdo de qualidade para a publicação e inclusão de um link para seu site.

Analise o que seus concorrentes diretos estão fazendo para melhorar o seu link building no nicho de mercado

Em um mercado repleto de concorrentes, é preciso estar de olho no que eles estão “aprontando”. Por isso, quem procura por oportunidades de link building deve analisar os backlinks dos seus concorrentes. Para isso, existem diversas ferramentas de análise que permitem visualizar os links externos que apontam para um site.

Ao entender o que seus concorrentes estão fazendo, quais os resultados estão obtendo e analisar cada backlink ativo, você consegue identificar sites que também podem se interessar em um link direcionado ao seu site. Assim, seus concorrentes se tornam um verdadeiro canal de contato da sua marca com outras, alavancando seu crescimento.

Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave para identificar oportunidades de link building

A última dica dessa lista consiste na busca por palavras-chave ligadas ao seu nicho através de ferramentas de pesquisa, identificando os termos mais relevantes. Sempre que um usuário faz uma busca para encontrar um serviço, produto ou informação, ele usa termos que se transformam em palavras-chave. Quanto mais um site se atenta a tais termos e trabalha em cima deles, maiores serão as suas chances de atração do usuário.

Além disso, quando você cria um conteúdo relevante e otimizado focando em uma palavra-chave interligada ao seu negócio, a possibilidade de obter um backlink relevante e de qualidade para este conteúdo duplica. Como consequência, além de aumentar seu número de backlinks relevantes, você ainda conquista uma melhora no posicionamento e mais tráfego orgânico para seu site.

Como conquistar um backlink através das oportunidades encontradas?

Encontrou boas oportunidades? Certamente você está pensando: o que vou fazer agora para que conquistar o backlink? Bom, uma coisa é certa: nem só de técnica e conhecimento sobre o assunto vive uma pessoa que faz estratégias de link building. Você precisa, neste momento, saber se comunicar e construir boas parcerias.

Por isso, para que as oportunidades encontradas se tornem resultados reais, algumas dicas são:

Ofereça bons conteúdos

Quando se busca uma boa parceria, o primeiro passo para o sucesso é oferecer conteúdo de qualidade e relevante para o público do tal parceiro. Quando você garante um conteúdo útil e informativo ao seu parceiro, principalmente se ele for compartilhável, as chances de que outros sites e blogs cheguem até você em busca de uma parceria decolam.

O objetivo é que ambos saiam ganhando e quando isso é mostrado através de um bom conteúdo, as coisas fluem.

Compartilhe os conteúdos dos seus potenciais parceiros

Quem busca construir um relacionamento com outro site pode usar como estratégia o compartilhamento de conteúdos. Neste ponto, estamos falando de postagem em redes sociais e até mesmo a inclusão de links em sua própria página.

Quando você adota essa estratégia, você mostra uma valorização sobre o trabalho do seu futuro parceiro, aumentando as chances de uma conexão futura ou até mesmo uma retribuição do que foi feito.

Se mostre sempre online

Se mostrar online em fóruns e comunidades online que tenham relação com seu nicho de mercado é uma grande estratégia para se relacionar com outros proprietários de sites e blogs. Além das chances da construção de um relacionamento duradouro, ainda é possível aprender muito através de insights e conselhos que podem surgir nesse meio.

Sim, pode parecer uma estratégia simples e que de longe não funcione. Entretanto, ao se conectar com outros proprietários de sites e blogs, a construção de um relacionamento duradouro e a melhora do SEO do seu site se aproxima consideravelmente de você.

Por que buscar novas oportunidades de link building no nicho de mercado

O Google se atualiza diariamente e um site que ontem estava nas primeiras posições, pode acabar saindo de vista. Por isso, fazer novas buscas para identificar oportunidades de link building e, consequentemente, bons parceiros, é algo essencial.

É importante destacar que para o Google, um link é capaz de informar a relevância, confiabilidade e credibilidade de um site. Além disso, estes ajudam o mecanismo de busca a conferir novos sites, alterações de URL recentes e links inativos. 

Ou seja, se você conquistou um backlink e o site fez alterações na URL, possivelmente os resultados daquele backlink serão menores do que você esperava.

Assim, estar de olho em novos sites que estejam ligados ao seu nicho através de novas buscas faz a diferença para que você nunca seja esquecido pelo Google.

Atenção aos critérios do Google para que a estratégia seja um sucesso

Infelizmente, estamos propensos a erros e, mesmo com uma grande bagagem de informações como essas, é possível os resultados esperados não sejam alcançados se você esquecer de um importante quesito: os critérios do Google. 

Desde 2019, o Google dedica sua atenção a linguagem natural e as nuances das pesquisas do usuário. Ou seja, os links precisam ser relevantes e coerentes com o conteúdo que está ao seu redor. Além disso, o texto-âncora precisa ser descritivo e natural.

É extremamente importante entender que as menções ao seu site precisam ser naturais e não forjadas. Quando um link não natural é inserido em um conteúdo, o algoritmo entende o tipo de inserção, podendo penalizar ambos os sites (o que está citando e o citado).

Além disso, não se pode esquecer dos tipos de link. Existem diferentes tipos de link e a identificação de cada um deles considera a sua origem. São eles:

  • Dofollow: permite que o buscador aponte para o seu site, fortalecendo sua autoridade;
  • Nofollow: não aponta de volta e não influencia no PageRank;
  • UGC: são todos os links que envolve conteúdos criados por um usuário, como postagens em fóruns ou comentários;
  • Sponsored: links que envolvem publicidade ou patrocínio.

O que você não deve fazer após identificar oportunidades de link building no nicho de mercado?

Quando uma oportunidade de link building é identificada, aquela ânsia para fazer as coisas acontecerem sempre surge. Entretanto, é preciso ter atenção para não meter os pés pelas mãos e acabar fazendo ações de black hat. Ou seja, ações que tentam manipular o algoritmo e podem prejudicar diretamente a reputação do seu site.

Doorway pages

Esta é uma técnica usada para que páginas com pouco ou nenhum conteúdo além de palavras-chave usadas de forma extremamente repetitivas sejam destaque nos mecanismos de busca. Trazer links e tráfego unicamente para páginas deste tipo é algo visto como uma forma de driblar o algoritmo.

Com as últimas atualizações do Google, novos recursos foram criados a fim de identificar sites que agem dessa forma, punindo ou banindo as mesmas das páginas de resultados.

Links Farms

Muitas pessoas criam uma série de sites com links entre si, buscando pela popularidade e subida de posições nos resultados de busca. Trata-se do link farm, um método que, além de mal-intencionado, pode penalizar com punições ou banimento dos resultados de busca.

Link Wheels

Trata-se de um método estilo roda de links. Ou seja, vários sites, todos do mesmo segmento, são criados e vinculados de forma circular. Um site vai linkando o outro de forma sequente, onde se forma um verdadeiro círculo.

Os conteúdos gerados por tais sites possuem normalmente 200 a 500 palavras com assuntos relacionados ao nicho e sempre acompanhados de um link. Tal prática também gera penalidades pelo Google.

Spam em comentários

Existem sites que ao acessar um conteúdo encontramos mais comentários com links do que o conteúdo propriamente dito. Apesar desta ser uma maneira de gerar backlinks, o site que executa pode sofrer uma punição quando o mecanismo de busca percebe comentários repetidos, unicamente para a geração e/ou compartilhamento de links.

Assim, o buscador considera que se trata de uma prática black hat.

O próximo para identificar oportunidades de link building no nicho de mercado passo depende de você

Agora você já tem tudo o que precisa em mãos! Entendendo o que é link building, as formas de identificar oportunidades, o que deve fazer após essa identificação, os critérios de avaliação do Google e os erros que você deve passar longe, uma estratégia de sucesso pode ser trassada.

É importante destacar que, diferente de um anúncio, o link building exigirá um pouco mais de tempo e dedicação para apresentar resultados. Entretanto, tais resultados não são momentâneos, podendo ser usufruídos mesmo após anos. Portanto, não tenha medo de se aventurar nesta estratégia.

Então, pronto para começar? Se neste caminho surgir alguma dúvida, não deixe de conferir todo o material que compartilhamos com você.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: