Logo Vejapixel

Como usar as redes sociais para aumentar a relevância do seu site com backlinks

Tópicos

Você já parou para pensar em como as redes sociais podem te ajudar a aumentar a relevância do seu site usando os backlinks?

Se tem uma coisa que nunca pode ser esquecida quando falamos em posicionamento online, ela se chama redes sociais. Apesar da ideia de que as redes sociais são destinadas à interação e aproximação com seu público-alvo, elas também podem ser usadas para alcançar outros tipos de resultados.

Sim, estamos falando de estratégias SEO! As plataformas podem colaborar diretamente para que você atinja as primeiras posições do Google. E fazer isso acontecer é mais simples do muitos pensam, afinal, é preciso apenas saber posicionar os backlinks certos, nos lugares mais estratégicos das suas redes.

Como bem se sabe, as redes sociais têm um grande alcance, o que permite que os links que você escolher levem seus seguidores até o seu site, novas ofertas e até mesmo produtos específicos. Ou seja, quem não usa as redes sociais ao favor da sua estratégia de backlinks, desperdiça grandes oportunidades de tráfego e de aproximação com seu público-alvo.

Mas aqui estamos nós, para te ensinar como usar as redes sociais para aumentar a relevância do seu site com backlinks e ser destaque. Vem com a gente!

As redes sociais e sua influência no SEO

Podemos dizer que a influência entre as redes sociais e o SEO é um tanto quanto complexa. Isso porque existem várias maneiras nas quais as plataformas podem impactar positivamente o posicionamento de um site mediante aos resultados de busca.

Que tal um exemplo simples? O compartilhamento de conteúdos. Quando um material é compartilhado nas redes sociais, ele é capaz de atingir uma audiência ainda maior. Assim, quanto mais compartilhamentos, maior a interação e mais relevante este material será considerado pelos mecanismos de busca.

Outro exemplo, é claro, são os backlinks. Este consiste na inclusão de um link para o seu site em um material compartilhado. O fato auxilia no aumento da autoridade do seu domínio e no tráfego do mesmo.

Quando backlinks de qualidade são feitos, os motores de busca consideram a relevância e importância do seu site também em outros meios de pesquisa e comunicação.

Como usar as redes sociais para aumentar a relevância do seu site com backlinks

Cada rede social deve ser trabalhada de forma distinta. Inclusive, cada uma delas tem mais de uma forma de trabalhar os backlinks e vamos citar elas a seguir.

Backlinks no Instagram

1 – Na Bio: é uma boa estratégia para aumentar a relevância do seu site com backlinks

Um dos principais locais em que seu link deve estar é a na Bio do Instagram. Isso porque a ferramenta não permite a adição de links em suas publicações, o que torna esse local extremamente estratégico.

Considerando que o Instagram é a rede social mais importante do momento, é importante ir além do que apenas adicionar um link direto para o seu site. Você deve pensar na experiência do usuário e ter em mente que a rede social conta com os mais diversos tipos de pessoas, entre seguidores novos, pessoas que já o acompanha ou curiosos que apenas querem saber mais sobre sua empresa.

Portanto, com cada um procurando coisas distintas, você precisa atender cada necessidade. Assim, plataformas como o linktree se mostram extremamente úteis, permitindo que você direcione seu usuário para mais de um lugar. Ao aproveitar as funcionalidades de plataformas como essa, você consegue levar cada tipo de usuário para seu devido interesse e, no momento certo, realizar boas vendas.

2 – Nos stories: estratégia fundamental para aumentar a relevância do seu site com backlinks

É fato que nem todas as contas possuem a opção “ver mais” nos stories. Entretanto, aqueles que possuem pode aproveitar ao máximo a funcionalidade divulgando blogsposts e trazendo novos acessos ao seu site.

3 – Na função loja

O Instagram possui uma função chamada loja, que permite que você divulgue seus produtos e, de forma estratégica, adicione links que levarão para a decisão de compra. Neste caso, o link aparece como uma tag em sua postagem. Assim, você pode expor com mais precisão seu produto e fazer uma boa chamada para o acesso do site.

Backlinks no Facebook

4 – Em sua conta pessoal

Se engana quem pensa que apenas uma conta profissional pode trazer uma boa relevância. Linkar o seu site a sua conta pessoal é uma grande sacada. Isso pode ser feito adicionando sua empresa como local de emprego. Além disso, você pode colocar links na página sobre.

5 – Em postagens: se atente nessa parte para aumentar a relevância do seu site com backlinks

O Facebook permite que links sejam compartilhados em suas publicações, o que torna tal fato algo indispensável quando falamos em estratégia de backlink. Entretanto, não basta adicionar qualquer link e esperar que os resultados apareçam. É preciso pensar em quais momentos você poderia adicionar backlinks e garantir que os usuários realmente cheguem ao seu domínio.

Muitas empresas têm investido nesse formato de backlink, considerando que o mesmo permite que o seguir que se interessou pela postagem continua seu mergulho de interesse pela marca.

6 – Em sua página

Na sua página do Facebook existe uma seção específica onde é possível conferir horário de funcionamento, e-mail e, é claro, o link do seu site. Este espaço é um dos lugares mais importantes a se adicionar seu link, considerando que quem chega ali é um público qualificado (que deseja saber mais sobre a sua marca). 

Portanto, dar o próximo passo focando em visitas e até mesmo a compra, é algo essencial para abraçar oportunidades.

7 – No botão da home

Ainda na sua página, existe outro local em que você pode adicionar seu link, como no botão da home. É um local totalmente estratégico e você pode escolher uma chamada para ação especial para chamar a atenção do seu público.

Além disso, você pode escolher para onde levar o usuário, lembrando sempre de atrelar essa escolha aos seus KPI’s (indicadores que medem se suas ações estão efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela sua organização) e os objetivos dos seguidores das suas redes.

8 – Nas fotos de capa e perfil

Sim, a foto de capa e perfil da sua página no Facebook também podem contar com backlinks relevantes. E aqui, não estamos falando apenas de links que levem para a home do seu site!

Você pode, por exemplo, convidar seus seguidores a uma ação através do link posicionado nestes locais.

Backlinks no X (antigo Twitter)

9 – Em seu perfil

O X oferece uma aba no perfil para a adição de um link. O espaço é bem semelhante a uma bio e, junto ao link, você pode colocar uma descrição. Por exemplo: loja especializada em cosméticos e beleza. Conheça sobre nós: (link).

Neste mesmo espaço, também existe uma opção apenas para o link, algo mais direto. Em tal local, você pode usar uma estratégia complementar. Ou seja, se você usou o link para a página inicial anteriormente, desta vez você pode usar o link do seu blog ou de algum produto que deseja destaque.

10 – Em suas postagens

No X é possível compartilhar imagens e vídeos. A ferramenta é muito popular pelos seus memes, o que gera bastante engajamento e boas chances de atingir muitas pessoas. Então, mediante a tamanho alcance, você não perderá a oportunidade de viralizar e alcançar muito mais pessoas, não é mesmo?

Portanto, aproveite para incluir bons links em suas postagens e ir mais longe.

Backlinks no LinkedIn para aumentar a relevância do seu site com backlinks

11 – Em seu perfil

Assim como nas demais redes sociais que citamos anteriormente, o LinkedIn também permite que você coloque links em seu perfil. As informações ficarão disponíveis na seção “sobre”.

Vale destacar que estamos falando de uma plataforma que possui um público diferenciado, o que pode fazer com que as oportunidades sejam ainda mais qualificadas do que as demais redes. Portanto, vale a pena fazer testes diferenciados, talvez adicionando um formulário que leve o usuário a uma landing page, por exemplo.

12 – No botão da home

Uma das maiores características do perfil do LinkedIn é o botão de “visitar site”. Ele é uma ótima oportunidade para levar os visitantes a conhecer o seu site. Vale destacar que, neste botão, você não precisa necessariamente direcionar o usuário para a home do seu site.

É importante entender a intenção e como seus seguidores interagem com seu perfil nessa rede. Com isso, torna-se possível identificar qual é a página mais interessante para ele, se é um “sobre nós”, por exemplo, ou um “fale com um consultor”.

Backlinks no YouTube

13 – Em seu perfil

O YouTube é aquele tipo de plataforma que nunca sai de moda. Por isso, posicionar bons links faz nesta rede social faz toda a diferença. O primeiro lugar que você pode trabalhar os backlinks é na descrição do seu canal. 

Você pode elaborar um pequeno texto descritivo sobre sua empresa e, em seguida, direcionar os usuários para o seu site.

14 – Nas descrições dos vídeos

Quando você se dedica a ferramenta, ela começa a trabalhar por você. Assim, quando seus vídeos passam a alcançar um bom número de pessoas, é hora de agir e fazer a sua estratégia. O YouTube é muito usado como mecanismo de busca, o que faz com que mesmo vídeos antigos continuem sendo assistidos.

Portanto, vale utilizar links nas descrições, levando seu usuário até os produtos, serviços ou dicas relacionadas àquele vídeo. Para fazer acontecer, vale criar templates de links para adicionar em cada vídeo e fazer o convite para saber mais sobre a sua empresa ou suas redes sociais, por exemplo.

Backlinks no WhatsApp

15 – No status

Contas empresariais tem como diferencial a oportunidade de colocar links no status. A opção é muito interessante para ajudar seus consumidores a tomar decisões ou a conhecer melhor a empresa enquanto faz solicitações via mensagem.

Backlinks no Pinterest

16 – Em seu perfil

O Pinterest também possui uma bio e ela pode muito bem servir de vitrine para a sua empresa, afinal, ela é o primeiro contato do seu seguidor ou visitante com você. Vale adicionar uma descrição básica e uma chamada para a ação, incentivando o usuário a clicar no link.

17 – Nas postagens

Um dos principais objetivos dessa rede social é ser uma vitrine e portfólio de ideias. Por isso, vale a pena criar um conteúdo diferenciado e linkar com seus produtos ou serviços. Mesmo se você não vender nada de forma direta, também vale apostar na plataforma para direcionar para a página inicial do seu site ou o seu blog. Tráfego qualificado nunca é demais.

Dicas que você não pode esquecer ao usar as redes sociais para aumentar a relevância do seu site com backlinks

Muitas dicas foram dadas no decorrer deste conteúdo, então, que tal um resumão para ser seu braco direito na sua estratégia? Então, anote aí:

Conteúdos compartilháveis são essenciais

Para que você possa aproveitar todo o potencial das plataformas, é importante que você crie materiais interessantes, relevantes e, é claro, compartilháveis. Ou seja, artigos informativos, infográficos, vídeos com testes e experiências, entre outros formatos de conteúdos que possam incentivar o usuário a tomar uma ação.

Faça o uso de boas chamadas para ação (CTAs)

Não basta criar um conteúdo, é preciso incentivar seu usuário a interagir com o mesmo e compartilhá-lo. Por isso, incluir boas CTAs nas publicações é uma grande sacada para aumentar o engajamento e alcance dos seus conteúdos.

Todas as plataformas são importantes

Há quem fique horas no Instagram, há quem prefira curtir as postagens do X. Cada plataforma possui características diferentes e um público-alvo específico. Por isso, faz toda a diferença explorar cada uma delas, colocando os links nos locais que compartilhamos anteriormente e chamar a atenção dos interesses da sua audiência.

Boas parcerias também podem fazer a diferença para aumentar a relevância do seu site com backlinks

Por fim, mas não menos importante, vale a pena contar com a parceria de influenciadores ou até mesmo outras empresas que possam te ajudar a ampliar o alcance dos seus conteúdos. As parcerias podem ser feitas de diversas formas, seja compartilhando um link ou colaborando com algum conhecimento.

Hora de colocar tudo em prática essas estratégias para aumentar a relevância do seu site com backlinks

Estamos em um mercado cada vez mais competitivo e não usar as ferramentas disponíveis no mercado é quase um “pecado”, principalmente se o seu objetivo é as primeiras colocações do Google. A integração, de forma estratégica, entre seu site e as redes sociais é uma poderosa arma para impulsionar o alcance da sua marca.

Portanto, agora está nas suas mãos! Volte, releia, confira nossos demais conteúdos para entender os detalhes e a importância dos backlinks, e faça acontecer. Com a estratégia certas os resultados serão inevitáveis!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: