Logo Vejapixel

Link Juice: o que é e porque é tão importante no SEO?

Tópicos

Se você tem um site, blog ou outro formato de página na Internet que precisa de tráfego orgânico, pode até não saber, mas tem sede de link juice! Isso porque essa técnica digital é crucial para qualquer estratégia de marketing que necessite atrair audiência por meio de pesquisas em buscadores como o Google.

Aliás, se posicionar bem nas search pages desses buscadores é a meta de praticamente qualquer um que trabalhe com vendas na Internet, seja por meio da monetização de sites por anúncios do Google AdSense, mercado de afiliados ou qualquer outra área.

Afinal de contas, rankear bem gera uma maior visibilidade, tráfego qualificado e, consequentemente, mais oportunidades de negócio. E para alcançar essa posição almejada, o conceito de link juice se tornou essencial para quem trabalha com SEO.

Então, se você ainda não entende bem esse conceito, está na hora de passar a entender. Para te ajudar com isso, hoje trouxemos um guia completo do link juice, para que você compreenda o que é, como conseguir e como manipular a favor do seu site. Portanto, leia até o final e não perca nem uma gota desse conhecimento!

O que é o Link Juice?

A grosso modo, o termo link juice refere-se ao valor transmitido de uma página da web para outra através de links. Simplificando, é a autoridade e relevância que um link pode passar de uma página para outra. 

Dessa forma, essa nomenclatura deriva da analogia de como o poder das ligações internas se espalha entre as páginas da web. Ou seja, como ela se derrama, permeando essas páginas como um líquido faria no mundo material.

Cada link externo que aponta para o seu site traz consigo uma quantidade específica de link juice. Então, quanto mais alta a qualidade e a autoridade do site de origem, mais link juice será passado para o seu site. 

Além disso, a distribuição desse valor também depende da quantidade de links presentes em uma página. Assim, quanto mais links forem adicionados a um blog post, por exemplo, menor será a quantidade de link juice que cada link individualmente transmitirá.

Entenda como o link juice funciona

Para compreendermos melhor esse conceito, vamos trazê-lo para o mundo “real”. Imagine que um site é uma jarra de suco e quanto maior a autoridade desse site, mais cheia essa jarra fica. Agora imagine que os links que você bota em sua página são copos. Desse modo, se o conteúdo da jarra (site de origem) é de 1 litro, se ele for distribuído por 4 copos (links em sua página), cada um deles receberá 250 ml de suco (link juice). Agora, se você optar por colocar apenas 2 links na página, todo valor transmitido pelo link da URL de grande veiculação será distribuído entre eles. Isto é, voltando a nossa analogia, cada copo ficaria com 500 ml de suco.

Portanto, não adianta encher a página de links internos e externos. Porque quando um site de autoridade direcionar o conteúdo dele para o seu, se você tiver links em demasia na página, o valor transmitido será diluído. Assim, toda a eficácia do conceito do link juice se perderá.

Isso acontece porque o algoritmo do Google e de outros buscadores faz uma varredura automática pelas páginas da web. Com isso, esses robôs buscam identificar se aquele conteúdo é de valor, se o site tem autoridade e se ele merece ser colocado entre os primeiros resultados de suas search pages. Então, quanto maior for a autoridade encontrada nesta análise, maior a chance de seu site aparecer no topo da página dos mecanismos de busca quando alguém pesquisar por algo relacionado ao seu conteúdo.

Portanto, o ideal é dosar a quantidade de links que coloca em seus conteúdos para que a autoridade recebida de parceiros de grande veiculação não se perca.

Por que o link juice é tão essencial para as estratégias de marketing?

Por que o link juice é tão essencial para as estratégias de marketing?
IMAGEM: rawpixel.com

O link juice é um dos principais fatores para o posicionamento do seu site nos mecanismos de pesquisa. Além disso, também é uma das melhores estratégias de SEO off page. Afinal, você pode controlar boa parte do processo e manipular as ações dos próprios buscadores em benefício do seu site.

Sabemos, por exemplo, que os motores de busca consideram os links como votos de confiança. E que quanto mais links relevantes e de alta qualidade o seu site receber, mais relevância ele vai ganhar, aumentando assim sua classificação nos resultados de pesquisa.

Portanto, sabendo dessa informação, você pode aplicar as estratégias certas e colher os frutos gerados, em forma de autoridade e melhor rankeamento no Google e outros buscadores. 

Além disso, sabemos também que o link juice influencia a autoridade de uma página. Se o seu site recebe link juice de páginas com autoridade estabelecida, isso demonstra ao Google e a outros motores de busca que o seu site é considerado confiável e valioso. E é possível conquistar isso, buscando essa autoridade de maneira ativa e não apenas esperando que os grandes sites se dignem voluntariamente a conceder backlinks para suas páginas.

Sobre as estratégias para alcançar isso, falaremos mais adiante. Agora, vamos compreender porque o Google e outros motores de pesquisa gostam tanto de link juice.

Por que exatamente esse conceito ajuda tanto no rankeamento? 

Até aqui, já deu para entender que o link juice é um dos principais fatores que os mecanismos de busca como o Google usam abertamente para decidir quem aparece nas primeiras posições das search pages, não é mesmo?

Mas por que essa “obsessão”? Para entendermos isso, é importante lembrar que uma das coisas mais importantes para os buscadores é a experiência do usuário.

Essa prioridade pela satisfação do cliente é altamente justificável. Afinal, na Internet, como em qualquer outro ramo comercial, são os clientes que trazem os lucros. Então, quanto mais consumidores satisfeitos, mais dinheiro entra no bolso do Google, por assim dizer.

Dessa forma, esses mecanismos simplesmente não abrem mão de que seus usuários tenham a melhor experiência possível. 

O link juice é algo que provém de uma boa rede de link building. Ou seja, da construção de uma estrutura onde as páginas são conectadas por meio desses elos, pelos quais os usuários podem passar de um conteúdo para outro e aprofundar o conhecimento que ali vieram buscar.

Isso é visto com bons olhos pelo Google e outros buscadores, pois garante que seus clientes ficarão satisfeitos com os resultados que eles mostraram. Então, não é só a autoridade em si, trazida pelos backlinks de sites populares, que interfere na análise que os algoritmos fazem do seu site. Mas também o fato de você demonstrar preocupação com a satisfação do usuário.

Tanto isso é verdade que não adianta pagar um site mega popular para colocar hiperlinks para o seu se o conteúdo for uma porcaria. Ao invés disso, a obtenção de link juice deve estar atrelada a uma estratégia sólida, que tenha como centro de tudo não a mera aprovação perante os buscadores, mas a oferta do melhor resultado possível para o seu usuário.

O que muda no meu site quando consigo link juice?

Imagine que alguém pesquise no Google sobre como ganhar dinheiro na Internet. Existem milhões de sites na web que falam sobre esse tema, certo? Agora imagine que o site A ofereça um conteúdo explicativo, com as palavras chaves relacionadas a esse tema bem trabalhadas, imagens de demonstração, etc. Além disso, outros sites de finanças costumam usar o site A como referência, linkando conteúdos para ele.

Agora imagine que o site B até tenha um bom conteúdo, com palavras chaves com alto volume de busca, etc, mas ninguém o conhece. Ou seja, ele não tem muito tempo de domínio e outros sites desse nicho nunca ouviram falar dele. Para qual desses sites você acha que o Google vai direcionar o usuário que buscou por “como ganhar dinheiro na Internet”? Provavelmente o site A.

E isso vai se tornando um ciclo vicioso positivo, pois as pessoas acessam bastante o site A, uma vez que o Google envia tráfego para lá ao colocá-lo no topo dos resultados de pesquisa. E quanto mais gente acessa, mais o Google vê que ele tem autoridade e o ranqueia bem e mais gente acessa e assim por diante.

Enquanto isso, o pobre site B vai ficando cada vez com menos visitas, o que diminui ainda mais as chances de ser ranqueado e assim sucessivamente, em um ciclo vicioso negativo.

A mudança

Agora imagine que o site B faça uma parceria com o site A, para que esse último linke conteúdos para o primeiro. Com isso, quando as pessoas pesquisarem sobre como ganhar dinheiro na Internet, no momento de fazer a varredura, os algoritmos identificarão isso. Ou seja, que aquele site “bam bam bam” usou o site B como referência. Isso automaticamente aumenta a autoridade dele e faz com que seus conteúdos comecem a galgar posições nas search pages.

Dessa forma, se você é o administrador do site B e continuar com esse trabalho de formiguinha para aumentar sua autoridade por meio de um link building que traga link juice, rapidinho transformará seu site em um “bam bam bam” também.

Como otimizar e extrair até a última gota desse suco?

Como otimizar e extrair até a última gota desse suco?
IMAGEM: pvproductions

Conseguir backlink de um site de grande veiculação é um enorme passo para ganhar autoridade perante os buscadores como o Google. Porém, não é a jornada toda.

Para chegar lá,você pode otimizar o link juice, adotando algumas estratégias eficazes.

1. Criar conteúdo relevante e de qualidade

A relevância do conteúdo que você oferece não é algo negociável se você quiser que seu site obtenha status de autoridade. Dessa forma, publicar conteúdo exclusivo e valioso é fundamental. 

Primeiro, porque já vimos que os algoritmos do Google e outros mecanismos de busca conseguem identificar se um conteúdo é bom ou não. Segundo, porque, fazendo isso, você aumenta suas chances de atrair links de alta qualidade de maneira natural. Afinal, esse tipo de conteúdo é mais propenso a ser compartilhado e recomendado por outros sites, aumentando o fluxo de link juice para o seu site.

2. Construir uma rede de links internos

Os links internos ajudam a direcionar o link juice de uma página para as outras do seu site. É assim que esse “sumo” se espalha pelo site todo, aumentando não só a autoridade daquela página em específico.

Então, ao criar uma estrutura de link interna eficiente, você direciona o link juice das páginas mais fortes para as mais fracas, aumentando a autoridade geral do seu site.

Para alcançar isso, é importante fazer uma avaliação dos seus conteúdos, analisando as categorias, artigos, etc, para identificar aqueles com maior e menor engajamento. Então, angariar backlinks externos com bastante link juice para os mais fortes, inserindo links internos para os mais fracos.

3. Evitar a diluição do link juice

Como mencionado anteriormente, a adição excessiva de links externos em uma página pode diluir o link juice transmitido por cada um. Portanto, é importante limitar o número de links externos em uma página e focar na relevância e qualidade desses links.

Você também pode direcionar bem o valor recebido, direcionando-o com links internos para páginas que realmente possam aumentar sua autoridade. Por exemplo, páginas de contato, sobre nós e política de privacidade, não costumam ter tanta relevância para os buscadores.

Então, é interessante utilizar o atributo nofollow para o HTML dessas páginas. 

4. Atrair links externos relevantes

Além de serem sites de grande veiculação, para que a autoridade transmitida para o seu site seja realmente de qualidade, é preciso que essa origem seja relevante para o seu usuário. Ou seja, seus nichos precisam ser relacionados. 

Não adianta, por exemplo, conseguir backlink de um blog de lifestyle se seu ramo é o marketing digital. Por isso, é preciso uma análise de mercado, observar quais são os maiores sites do seu ramo e que topem parcerias. Como de guest posting, por exemplo, que é uma das mais eficazes para estabelecer um link building sólido.

Nesse caso, também é importante otimizar o conteúdo que você vai postar no site parceiro. Além dos cuidados com a qualidade, sobre os quais já falamos, você precisa usar estratégias específicas para potencializar o link building, como:

  • Inserir o hiperlink para o seu site por meio de um texto âncora natural e que caiba perfeitamente no contexto do blog post;
  • Usar palavras chaves relevantes e não genéricas. Por exemplo, vamos supor que você queira promover seu site que é de impermeabilização de sofás, e faz um guest post em um site de vendas de móveis. Não adianta linkar a palavra “impermeabilização” solta no meio do texto. É preciso usar algo que a persona buscaria no Google, como “quanto custa a impermeabilização de sofás”, por exemplo;
  • Inserir o texto âncora com o link no corpo do texto e não no rodapé ou cabeçalho.

5. Se livrar de links tóxicos

IMAGEM: Vectorarte

Existem muitos sites considerados tóxicos que podem prejudicar ao invés de ajudar o link juice do seu. A saber, esses domínios podem ser considerados prejudiciais por uma série de razões, sendo a principal a baixíssima autoridade.

E quando esses sites estão sendo penalizados pela prática de Black Hat SEO, por exemplo, se linkarem conteúdos para os seus, você pode ser penalizado junto, tendo sua autoridade reduzida.

Para evitar que isso aconteça, é essencial fazer uma varredura em seus backlinks para identificar os prejudiciais. Você pode fazer essa análise por meio de ferramentas como o Google Search Console ou SEMRush.

Então, é possível rejeitar os hiperlinks tóxicos pelo próprio suporte do Google, ou entrando em contato com os respectivos sites e pedindo para que sejam retirados.

6. Use métricas

Quem trabalha com marketing digital sabe que as métricas são o arroz com feijão de qualquer estratégia, certo? E com o link juice não é diferente: é preciso analisar o nível de autoridade de cada site parceiro e os resultados que trazem para o seu.

Os números do Page Rank são de uso interno do Google, mas nós, reles mortais, podemos usar algumas ferramentas para métricas específicas, como:

Essas ferramentas incluem:

  • Ahrefs;
  • cognitiveSEO;
  • Majestic SEO;
  • Monitor Backlinks.

Quero link juice para meu site: o que faço?

Primeiramente, você pode aplicar todas as técnicas de SEO on page possíveis para atrair tráfego orgânico. E estimular outros sites a fazerem backlinks para o seu de forma voluntária. No entanto, o mundo do marketing digital é muito competitivo e os resultados podem demorar a chegar.

Felizmente, como já dissemos antes, você pode buscar de forma ativa obter link juice para seu site. Se você é novo no mercado e não sabe bem como realizar esse processo, como escolher os sites de maior relevância e abordá-los para propor parcerias, pode buscar quem faça isso por você.

Então, agora que você já sabe tudo sobre link juice a relevância para seu site, não perca mais tempo! Comece hoje mesmo a conquistar a sua autoridade e colha os frutos mais rápido do que você sonha!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: