Logo Vejapixel

Startups e Link Building: como impulsionar seu crescimento

Tópicos

Atualmente, que empresa não deseja ocupar as primeiras colocações das pesquisas, não é mesmo? Porém, a busca constante por informações dos usuários e a alta competitividade do mercado são pontos que fazem muitas empresas ficarem navegando em um mar à deriva. Entre receitas milagrosas que se vê por aí e tentativas frustradas, as startups e link building são a maior ligação quando o assunto é ter bons resultados. Isso porque, uma boa estratégia de link building, aliada as demais medidas de SEO bem feitas, é capaz de impulsionar a visibilidade e a presença online que toda startup procura.

Link bulding, SEO, presença online, estes termos fizeram uma bagunça na sua cabeça? Então, você está no lugar certo para esclarecer todos os detalhes e aprender como impulsionar seu crescimento. Continue lendo as próximas linhas!

O que é SEO e qual a sua ligação com o link building?

O Search Engine Optimization, mais conhecido com SEO, consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo elevar a classificação de um site nas pesquisas dos mecanismos de busca.

O SEO pode ser feito tanto nos conteúdos quanto na estrutura de um site. Quando startups investem em SEO e em tudo o que a estratégia engloba, sua visibilidade aumenta, os mecanismos as veem com mais confiança e os resultados são impulsionados.

E onde o link building entra nisso tudo? Bom, o link building é uma das principais estratégias de SEO, visando a construção de uma rede de links para a sua startup, direcionando tráfego de qualidade e fortalecendo sua autoridade. Assim, quanto mais links sua empresa recebe de sites confiáveis, populares e de boa referência, mais relevante ela demonstra na sua área de atuação.

Qual a importância do link building para uma startup?

Desde a primeira conexão com a internet, os links sempre foram e sempre serão importantes. Isso porque, eles são responsáveis por interligar os usuários a páginas, sites, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, são estes links que os mecanismos de busca consideram para rastrear e classificar cada site presente na web.

Nos últimos anos, com as diversas atualizações do Google e com os consumidores se tornando cada vez mais exigentes, a quantidade de links deu lugar para a qualidade e os mecanismos de busca passou a considerar a diversidade, bem como a qualidade das páginas de um backlink.

Assim, quando páginas de qualidade e de diferentes domínios criam links, a página citada passa a receber uma parte da sua autoridade. Com isso, os buscadores fazem uma classificação dos sites, de acordo com seu nível de autoridade, entrando em cena também outros quesitos de SEO, como confiabilidade do site, textos-âncora, posição dos backlinks e uma série de outros fatores.

Considerando tais fatos e o mercado atual, uma startup que não aposta em link building acaba sendo muito menos notada. É como se fosse uma escada = citações > maior autoridade > melhor posicionamento > grandes resultados.

Não podemos esquecer o tráfego orgânico

O link building e o tráfego orgânico estão totalmente interligados. Isso porque, cada vez que um usuário clica no link que vai para a sua página, sem a necessidade de publicidades (como anúncios no ADS), ele se torna um usuário orgânico.

Apesar de levar mais tempo para se ver resultados, o crescimento orgânico alcança uma taxa de retorno muito mais alta para as empresas. Afinal, um anúncio tende a parar de trazer clientes quando o valor investido acaba, porém, as estratégias orgânicas são vitalícias e continuam funcionando.

Como o Google avalia os links?

Uma infinidade de fatores são considerados pelo Google para classificar uma página no ranking. Quando o assunto é links, ele considera muitos outros pontos além da quantidade, que é uma das coisas que as pessoas mais se preocupam e acabam deixando de lado os demais tópicos importantes. Por isso, ao aplicar a estratégia em sua startup, se atente a estas 5 características.

Quantidade de links

A quantidade de links direcionados para a sua página representa uma fatia da sua popularidade online. Entretanto, apenas este ponto sozinho não irá fazer grande diferença, ainda mais se as menções vierem de sites pouco relevantes e confiáveis.

Diversidade de links

Na sua opinião, vale mais a pena a mesma pessoa falando da sua empresa várias vezes ou várias falando uma vez dela? Uma coisa é certa: quanto mais pessoas falarem bem de você, maior será seu reconhecimento. Por isso, quando você recebe links de diversos domínios, o Google volta a atenção para a sua empresa de forma diferenciada.

Contexto do link

Primeiramente é preciso entender que o Google dá mais valor a links de sites relacionados à sua área de atuação. Além disso, ele avalia as palavras/frases que aparecem perto do link, ou seja, as co-ocorrências. São elas que ajudam no entendimento do tema da página e garantem que o link tenha sentido ali. Outros links presentes na página também são considerados. Se eles são links de páginas de qualidade, uma maior relevância é transmitida.

Texto-âncora

O texto-âncora consiste no texto clicável do link. Geralmente o mesmo apresenta alguma palavra ou pequena descrição do que será encontrado ao clicar no link. Usar a palavra-chave no texto-âncora ajuda a reforçar a autoridade do termo. Porém, quando usado insistentemente, o Google pode entender como black hat, ou seja, algo não natural. Portanto, cuidado!

Confiabilidade

Aqui, quanto mais próximo você estiver de sites confiáveis, mais confiável será sua imagem para o Google. Isso porque, o buscador entende que você e os demais sites estão ajudando a construir um ambiente online mais seguro e relevante aos usuários. Para a avaliação da sua confiabilidade, o mecanismo de busca considera pontos como idade do domínio, uso de certificados de segurança, qualidade dos conteúdos, entre outros.

Como aliar startups e link building para impulsionar resultados

Principalmente quem está chegando no mercado agora, estabelecer sua marca e se tornar uma startup reconhecida precisa de boas estratégias. Por isso, separamos 5 em que a união do link building e SEO entram em campo para impulsionar seus resultados.

1 – Invista em bons conteúdos

Se o seu objetivo é atrair um público qualificado para a sua empresa, você precisa ter em mente: não existem atalhos. Startups de sucesso, independente do seu tamanho, entendem que para chegar ao reconhecimento e lucro que almejam pode levar um tempo.

Assim, os dos primeiros passos a dar nessa caminhada é investir em bons conteúdos. Tanto para links internos quanto para externos, algumas dicas que fazem a diferença são:

  • Postagens mais longas podem gerar até 9 vezes mais leads do que as curtas;
  • Empresas que possuem um blog ativo tendem a ter 434% mais páginas indexadas, 97% mais inbound marketing e 55% mais visitantes;
  • 93% das empresas mais bem-sucedidas da atualidade mantém um grande foco na produção de bons conteúdos, sendo 76% delas utilizando os mesmos para gerar leads e 73% para criar lealdade com os clientes.

2 – Pesquise e esteja atento a palavras-chave relacionadas ao seu negócio

Novos termos e palavras-chave relacionadas ao seu negócio surgem constantemente e estar de olho nelas faz a diferença. Para isso, existem ferramentas específicas nas quais fornecem informações sobre volume de busca, concorrência e termos relacionados.

O SEMrush e Google Trends, por exemplo, podem ser ferramentas de grande ajuda. Com os insights oferecidos, focando exclusivamente no nicho da sua startup, é possível se destacar nos resultados das pesquisas com sucesso.

3 – Tenha um bom assessor de imprensa ao seu lado

Após criar conteúdos de qualidade e pesquisar as melhores palavras-chave, é hora de buscar pessoas que te ajudem a dar passos a frente. A interação com portais de comunicação faz a diferença para ampliar seu público.

Vale destacar: para maiores resultados, buscar portais que publicam sobre o seu assunto faz a diferença. É fato que este é aquele famoso trabalho de formiguinha, mas é bem diferente do que apenas criar uma matéria e divulgar em qualquer canal que estiver disposto a publicá-lo.

O foco é ganhar autoridade, e bons jornalistas poderão ajudar de forma eficiente nessa missão. Quando você conquista uma rede certeira de comunicação, os resultados tendem a ser surpreendentes.

4 – Tenha atenção também nos links internos

Quando falamos em link building, automaticamente nossa mente vai para as citações e links externos. Entretanto, montar uma estratégia dentro do seu próprio site faz toda a diferença. Como citamos no começo, o SEO conta com diversas estratégias, entre elas, o SEO on-page.

Neste, além dos detalhes de programação, descrições bem feitas e páginas posicionadas, também temos os links internos. Assim, entram em cena os topic clusters, uma estratégia de hierarquização de páginas por meio de uma rede de links internos. 

De maneira geral, funciona da seguinte forma: você cria um post considerando uma palavra-chave essencial para o seu negócio, um conteúdo mais encorpado e rico em informação. Em seguida, outros posts, com palavras-chave mais específicas, mas que direcionem para este conteúdo principal, são criados.

Com este trabalho, você consegue fortalecer o conteúdo pilar (o primeiro criado), fazendo o Google entender e valorizar o mesmo na hora do rankeamento.

5 – Não deixe nenhum detalhe passar

Para algumas pessoas, os detalhes são apenas detalhes. Entretanto, para startups que buscam se posicionar no mercado, os detalhes contam e muito. Por isso, não esqueça de se atentar a cada um deles, como:

  • Encontrar menções sem link: o Google percebe quando uma marca está sendo citada com frequência na web e considera na hora do rankeamento. Entretanto, citações sem link não transmitem a autoridade de um site para o outro. Por isso, melhor do que uma menção, é uma menção com o link direcionado. Sendo assim, use o Google Alertas para ficar sempre de olho em novas menções e entrar em contato com o site para que a linkagem seja feita.
  • Links quebrados: novos links são criados, assim como muitos deixam de existir. Porém, quando o usuário acessa um link quebrado, além da frustração causada, você acaba perdendo um tráfego muito importante. Sendo assim, faça o redirecionamento de links quebrados através do Redirect 301. Caso aquela página realmente não exista mais, apresente uma página de erro personalizada, oferecendo conteúdos semelhantes aos usuários.
  • Rejeite links duvidosos: o link building é essencial para as startups, isso é fato. Entretanto, links de spam ou de sites duvidosos pode pesar contra a sua classificação no ranking. Por isso, rejeite backlinks duvidosos e indesejados usando o Google Search Console como seu aliado. Assim, você garante a vinculação de apenas links de qualidade e credibilidade ao seu negócio.

Link building para startups que estão começando no mercado

Após ler todos os detalhes deste artigo, ficou claro que startups e link building possuem uma grande ligação e chega a ser quesito fundamental em uma estratégia de sucesso. Entretanto, uma grande dúvida é: qual caminho quem está chegando agora no mercado deve seguir?

Sim, são muitas informações. Conteúdos de cá, otimizações de lá, a busca de bons parceiros aqui. Contudo, o fato que você precisa ter em mente é: não existe caminho fácil. Por isso, para quem está chegando, nossas dicas são: comece ajeitando sua casa. Ou seja, crie bons conteúdos, faça links internos, diversifique na forma de compartilhar informações (vá além de artigos).

Quando o seu interno estiver muito bem posicionado, é hora de buscar parcerias. Além da assessoria de imprensa, que citamos anteriormente, procure por influenciadores e blogs relevantes para te ajudar neste quesito. Ainda, não se esqueça das redes sociais, pois elas são um complemento de toda a estratégia e, certamente, quem te acha nos mecanismos de busca irá te procurar nas redes para ficar mais próximo de você e dos seus produtos/serviços.

Hora de ir em busca do sucesso da sua startup

Enfim, após entender mais sobre o link building, SEO e captar boas dicas para colocar em prática em sua startup, é hora de dar os primeiros passos. Um lembrete importante: não faça nada no impulso. As estratégias que geram tráfego orgânico são construídas peça por peça. Portanto, se afobar só irá fazer com que seu quebra-cabeça desande.

Sendo assim, procure bons parceiros (assessores, criadores de conteúdo, empresas de link building e outros que possam complementar essa missão) e não tenha medo de colocar a mão na massa. Apesar de ser um pouco mais demorado, quando você implementa a estratégia de forma correta, os resultados podem continuar chegando mesmo após anos.

Tenha isso em mente e, espero que tenha gostado de aprender sobre startups e link building. Caso queira se aprofundar um pouco mais no que o link building pode oferecer para você, não deixe de conferir nossos demais artigos!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: