Logo Vejapixel

10 dicas para aumentar as vendas do meu site

Tópicos

A frase “como aumentar as vendas do meu site” tem se tornado comum para você? Talvez seja hora de fazer diferente e “sair fora da caixa”

As vendas online se tornaram destaque após a pandemia do Covid-19, com uma estimativa para 2023 de R$ 185,7 bilhões em faturamento vindo exclusivamente de e-commerce, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Mas, em meio a uma estimativa que fazem os olhos brilharem, uma dúvida comum surge: como aumentar as vendas do meu site? Algumas dicas para lá, outras para cá… O fato é que vemos por aí sempre o mesmo passo a passo: crie uma rede social e peça aos seus amigos para te seguir, invista no seu site, foque no seu público-alvo, entre outras.

Porém, poucos falam sobre as outras dicas que existem e nós estamos aqui para compartilhar elas com você! Continue lendo as próximas linhas se o seu objetivo é aumentar as vendas do seu site.

Como as vendas online se tornaram destaque nos últimos anos?

Rotina agitada e multifunções, dois termos que representam bastante o cidadão brasileiro. Em meio a tudo isso, como fazer compras e garantir tudo o que precisa? Simples, apostando nas compras online!

Apesar do e-commerce ter chegado ao Brasil em 1996, com a venda de livros pela internet, a sua popularidade se tornou destaque nos últimos anos. Se em 2020 vimos 77 milhões de compradores online, em 2023 devemos ver 83,79 milhões. Mas, as estimativas não param nesse número! Em 2027, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônio estima que 102.36 milhões de pessoas farão compras online anualmente.

O principal motivo para a alta desses números é a praticidade. Conseguir comprar o que quiser, de vestuário a itens de supermercado, sem sair de casa, é algo que muitos não abrem mão.

É claro, muitos obstáculos ainda são vistos nesse meio e, é neste ponto, que entram em cena as dicas que daremos a seguir. Afinal, não basta saber que a quantidade de compradores online irá subir, é preciso entender onde você deve agir para aumentar as vendas do seu site.

Quais são as técnicas de vendas que um empreendedor online precisa saber?

Quem nunca ouviu dizer que a internet vende sozinha?! Entretanto, esta não é uma verdade absoluta, pois, na internet, quem não é visto, não é notado. Por isso, todo empreendedor online precisa conhecer boas técnicas de vendas. Ou seja, conhecer as estratégias e os métodos utilizados para abordar e interagir com clientes potenciais em cada etapa, da prospecção ao pós-compra.

São várias as abordagens que englobam as técnicas de vendas e as principais, que todo empreendedor online precisa saber, são:

Antes do primeiro contato

Antes que seu cliente decida que é em sua loja que ele irá comprar, ele precisa te conhecer. Por isso, na primeira etapa de vendas, apostar em um bom marketing é essencial. Com o marketing como aliado no processo de vendas, garante-se um maior filtro sobre leads qualificados e a prospecção se torna mais rápida.

Como consequência, temos um maior número de oportunidades e, é claro, de chances de vendas.

Primeiro contato

Quando um cliente chega até seu site pela primeira vez, na grande maioria das vezes, ele pouco conhece sobre você e sua loja. Por isso, é importante ter atenção ao tom de voz passado nas primeiras informações, afinal, ele é um critério chave para atrair o cliente.

Ser direto, amigável e gentil faz a diferença neste momento. Assim, busque manter uma interação formal, mas sem parecer tenso e desanimado, garantindo a sensação de confiança e credibilidade.

Lembre-se que este contato deve gerar interesse. Portanto, certifique-se que as informações certas estão sendo passadas para que o seu cliente fique curioso.

Durante o contato

A internet é um mar de informações e nem sempre os clientes estão dispostos a ler “textões”. Por isso, busque se conectar com o cliente, resumindo a apresentação inicial de forma clara, objetiva e específica.

É importante acompanhar o pensamento do cliente, posicionando sua loja considerando o que ele quer ver. Se você vende roupas, por exemplo, tenha logo de cara os atalhos para a aba feminina e masculina, bem como sugestões do que seu cliente encontrará ao clicar em cada aba.

Após a venda

As técnicas de vendas não acabam quando o carrinho é fechado. Neste momento, é hora de buscar a fidelização do seu cliente, trabalhando para que ele compre outra vez em sua loja. A partir deste momento, o contato do site sai de cena, partindo para um contato mais próximo diretamente pelo e-mail e WhatsApp.

Procure mostrar o status da compra do seu cliente (preparando, enviado, saiu para entrega e entregue), ofereça sugestões semelhantes ao que ele escolheu na primeira compra, proporcione descontos para a próxima compra, entre outras atitudes.

Quais as dicas básicas para quem deseja vender mais?

Antes de vermos o que poucos citam por aí quando o assunto é aumentar as vendas de um site, vale reforçar o que é considerado “básico” para que se atinja o objetivo pretendido. Então, as principais dicas são:

  • Segmente seu público;
  • Tenha um excelente site de vendas;
  • Crie uma rede social e alimente regularmente;
  • Use as técnicas de SEO;
  • Use o marketing ao seu favor;
  • Trabalhe o pós-venda.

Esses 6 tópicos são um “manual” que todo empreendedor que deseja trabalhar online precisa seguir. Quando eles estiverem bem definidos, é hora de partir para o próximo passo: as dicas deste artigo.

10 dicas para aumentar as vendas do meu site

Certamente se você chegou até este artigo, você já deve saber a importância da definição da sua persona, de um site bem montado e de estar presente nas mais diversas redes, não é mesmo? Agora é hora de ir além e para isso, as dicas são:

Personalize a experiência do usuário

Seu site já é seguro, responsivo, funcional e visualmente atraente? Pois bem, mais da metade do caminho você já andou! Agora é hora de você trabalhar nos detalhes, aqueles que muitas vezes são deixados para depois, mas que faz toda a diferença para aumentar as suas vendas.

A personalização da experiência do usuário consiste na inserção de recomendações de produtos, em dicas para o uso de cada item, na divulgação de avaliações, entre outras ações. Trata-se de enriquecer seu site com tudo aquilo que possa complementar o que já existe e fazer com que o usuário tome a sua decisão enquanto navega.

Neste tópico, experimentar a realidade aumentada (AR) ou virtual (VR), para permitir que os clientes visualizem seus produtos de forma mais imersiva, pode aumentar a confiança e a probabilidade de compra.

Integrar ferramentas inteligentes para aumentar as vendas do meu site

Falar em aumentar as vendas do seu site sem falar em garantir um bom atendimento é impossível. Mas é claro que isso você já deve ter em mente! Então, onde queremos chegar? Simples, na integração de ferramentas inteligentes.

Hoje existem chatbots muito eficientes que ajudam seus clientes em suas principais dúvidas. Além disso, é importante integrar ferramentas de atendimento geral, que direcione seu cliente de forma correta para a resolução do seu problema. A tecnologia está aí e você deve usá-la para vender mais!

SEO local

“Ah, eu vou investir em anúncios para aumentar as vendas do meu site”. Se isso já passou pela sua cabeça, estamos aqui para dizer: os anúncios são momentâneos, quem deseja ser destaque no mercado precisa ir além. Como enumeramos no início do artigo, o SEO é algo essencial para um e-commerce, mas é importante ir além. Por isso, entra em cena o SEO local.

SEO local é uma estratégia de otimização de mecanismos de busca voltada para empresas que atendem a um público local específico. Isso envolve ajustar elementos do site e criar conteúdo relevante para melhorar sua visibilidade nas pesquisas locais.

Quando você adota tal estratégia, consumidores que buscam produtos ou serviços próximos têm maior probabilidade de realizar compras com você. Aliás, este tipo de estratégia se torna ainda mais indispensável se você também contar com uma empresa física.

Junto ao SEO local, temos o link building local, que envolve a obtenção de links de outros sites locais relevantes. Esses links servem como “votos de confiança” para os motores de busca, ajudando a construir a autoridade online da empresa, especialmente em pesquisas locais. 

Lembre-se que quando você é visto pelas pessoas próximas de você, você passa a estar mais próximo de ser notado por todos.

Faça programas de fidelidade e recompensas

Um pós-compra bem feito é essencial para que um site tenha sucesso, mas por que não ir além? Implementar programas de fidelidade e recompensa é uma grande porta de entrada para que o seu cliente tenha “motivos” para realizar suas compras em seu site. 

Além disso, o fato incentiva a repetição de compras e a lealdade do cliente. Algumas sugestões interessantes são descontos progressivos, brindes de aniversário, entre outros.

Incremente seu site com demonstrações

Você sabia que muitas das pessoas, antes de comprar um produto ou contratar um serviço, pesquisam sobre ele na Web? E se você levasse esse tráfego direto para o seu site? Apostar em vídeos interativos e demonstrativos é uma grande pedida para destacar seus produtos e/ou serviços.

Com isso, além do usuário não precisar sair da página e perder tempo em outras pesquisas, você ainda garante uma experiência a mais para ele. Como resultado, a decisão de compra se tornará mais rápida e assertiva.

Buscar por parcerias estratégicas para aumentar as vendas

Uma das dicas básicas para aumentar as vendas é o marketing, certo? Como bem sabemos, o marketing pode ser utilizado de várias formas e uma delas é através de parcerias estratégicas e marketing de influência.

Esta dica corre na mesma direção do SEO local (já que você pode fazer parcerias com pessoas da sua região) e também com a dica de incluir demonstrações em seu site, considerando que os vídeos produzidos pelas suas parcerias podem ir diretamente para o seu site.

É como uma escada onde a parceria é o primeiro degrau, os conteúdos produzidos o segundo e os resultados o terceiro.

Ofertas exclusivas para visitantes

Já falamos que os programas de fidelidade fazem parte de uma boa estratégia de pós-venda, mas e os visitantes? O que eles podem ganhar ao escolher clicar em seu site? Oferecer promoções exclusivas de primeira compra, personalizadas para os visitantes daquele dia, por exemplo, é uma forma de incentivar a compra e criar fidelidade.

Conte histórias constantemente

Cá entre nós, todos gostamos de uma boa história. Por isso, se a sua busca é por dicas para aumentar as vendas do meu site, vale apostar em uma narrativa de marca. Neste ponto, você pode contar uma histórica autêntica sobre sua empresa, seus valores e seus produtos, partindo para uma conexão emocional com os clientes.

Cada produto pode ter uma descrição em formato de história, prendendo o usuário e fazendo com que ele pense que ele precisa daquele produto para que sua história mude/seja semelhante à contada.

Experimente vender um “mistério”

Já que estamos falando de dicas para aumentar as vendas que poucos dão, nada melhor do que sair um pouco da caixa. As vendas “mistério” são aquelas onde os clientes não conhecem exatamente o que estão comprando. A estratégia se tornou muito popular nos últimos tempos com o “R$ 2 reais ou presente misterioso” que vemos com frequência nas redes sociais.

Essa abordagem intrigante, além de gerar curiosidade, pode impulsionar consideravelmente suas vendas, especialmente se o produto final valer a pena.

Ofereça consultoria de compras virtual

E se o seu cliente pudesse realizar uma consultoria online para comprar a peça de roupa que mais combina com a cor de cabelo dele? Ou, ainda, escolher o perfume com as notas que mais se encaixam na sua rotina? Para quem quer fazer algo diferente para aumentar as vendas do e-commerce, a ideia é uma grande pedida.

Essa abordagem direciona para uma compra assistida, podendo melhorar a experiência do cliente e, é claro, colaborar para com a sua fidelização.

Por onde começar a trabalhar para aumentar as vendas do meu site?

Com todas essas dicas nas mãos, você deve estar se perguntando: mas, por onde devo começar para aumentar as vendas do meu site? Este check-list vai te ajudar:

  • Revise seu público-alvo: os tempos mudam, as pessoas também. Por isso, antes de qualquer coisa, procure entender o perfil do seu público, comportamento e a dor deles. Sinta o tom e linguagem de cada e entenda de verdade o que tira o sono do seu cliente.
  • Revise suas estratégias de SEO: algumas das dicas poderão não alcançar os resultados esperados se você não for visto. Você sabia que os três primeiros resultados do Google obtém cerca de 60% dos cliques orgânicos de todas as pesquisas realizadas? Ocupar uma dessas posições é um grande diferencial. Por isso, mesmo que você já tenha incluído estratégias de SEO, volte revisando cada uma delas. Trabalhe o link building, SEO on-page, SEO off-page e mergulhe fundo nesse mundo. Se necessário, busca ajuda de bons profissionais para o sucesso desse caminho;
  • A experiência do usuário é essencial: antes de realizar uma compra seu usuário irá passar por três passos: desejabilidade, usabilidade e utilidade. Portanto, é importante que você esteja atento a estes três pontos para que o usuário anseie pelo seu produto e a venda realmente aconteça;
  • Demonstre confiança no seu produto e/ou serviço: dúvidas sempre tendem a surgir no meio do caminho e, às vezes, uma “mãozinha” é necessária para que a aquisição seja realmente feita. Por isso, é importante gerar confiança ao seu cliente, mostrando exemplos reais através de depoimentos e avaliações;
  • Esteja disponível: não vai adiantar você implantar todas as dicas que citamos se, quando o seu cliente precisar de você, você não estiver disponível. Sendo assim, tenha uma equipe ao seu lado, use a tecnologia para direcionar seus clientes aos caminhos mais rápidos e, lembre-se de garantir uma melhor comunicação para se aproximar dos usuários e gerar a fidelização.

Se preparando para aumentar as vendas do meu site

Existem 4 formas de aumentar as vendas de um site: conquistando novos clientes, vendendo mais vezes para os seus atuais clientes, vender valores mais altos em cada compra e manter um relacionamento prolongado com seu cliente.

Neste artigo você pôde conferir as dicas iniciais, ou seja, o que você deve começar fazendo para alcançar o aumento das vendas, e as dicas que saem da zona de conforto, indo diretamente para o seu objetivo. Cada dica se complementa e, quando implantadas em conjunto, os resultados tendem a ser surpreendentes.

Então, você está pronto para começar? Diga “eu vou aumentar as vendas do meu site agora mesmo” e confira nossos demais artigos para garantir ainda mais ajuda neste processo!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: