Logo Vejapixel

Dropshipping e Marketing de Afiliados: como aumentar as vendas por meio do tráfego orgânico

Um tráfego orgânico de sucesso faz parte da sua lista de prioridades? Saber quais passos seguir é a primeira ação para alcançar bons resultados dropshipping e marketing de afiliados.

Tópicos

A busca por aumentar as vendas, principalmente por aqueles que estão empreendendo na internet, é algo constante. Dropshipping, marketing de afiliados, pessoas querendo mostrar e vender seus produtos/serviços, realmente estamos em um mercado cada vez mais competitivo. Assim, fica óbvio: quem aposta nas estratégias certas, passa na frente.

Mas, falar em estratégias é algo cada vez mais complexo em um mercado tão exigente. O que o consumidor está pensando atualmente? Quais as suas principais necessidades? O fato é que muitas pessoas acabam indo pelas “receitas milagrosas” que vemos por aí e caindo na ideia de que as coisas funcionam só para os outros.

O que todo empreendedor digital precisa busca é por estratégias que trazem resultados reais. E, em meio a tantas que existem, temos o tráfego orgânico. Mas, falar em tráfego orgânico não é falar de uma receita de bolo que basta você seguir um passo a passo simples para se ter bons resultados. É preciso explorar cada ferramenta de forma constante, analisando e otimizando para que você alcance o objetivo que procura.

Pensando em te dar aquela “mãozinha” preparamos este guia com tudo o que você precisa saber para aumentar as suas vendas usando o tráfego orgânico como seu aliado. Vamos lá?

O que é tráfego orgânico?

Antes de falarmos sobre estratégia, precisamos falar sobre conceitos. E, para que você não tenha dúvidas, que tal uma historinha?

Imagine que, durante uma pesquisa, um novo usuário chegou ao seu site. Durante esta visita, ele navegou pelas páginas do seu site e até mesmo se inscreveu em sua newsletter. Pronto, este foi seu primeiro clique através do tráfego orgânico.

Com isso, podemos dizer que tráfego orgânico consiste na chegada do usuário chega até seu site (através do Google ou citações em outros sites) de forma natural. Ou seja, diferente do tráfego pago, que envolve a compra de anúncios e a promoção direta para a geração de visitas, este simplesmente acontece. Além disso, trata-se de algo atemporal que, mesmo com o passar do tempo, aquilo que você criou pode continuar a atrair novos públicos e ser revisto.

A importância do tráfego orgânico está exatamente na ideia de que quem está chegando até seu site, realmente está interessado em seus produtos, serviços ou conteúdos. Assim, temos uma probabilidade muito maior de conversão.

Porém, apesar da história dar a impressão de que tudo acontece de forma fácil (e até mesmo em um estalar de dedos), as práticas de tráfego orgânico podem levar meses ou até mesmo anos para que os resultados esperados sejam alcançados.

Preste atenção nas diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

Um debate muito comum que vemos por aí é sobre as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago, e qual é a melhor ou pior opção a se investir atualmente. Entretanto, a verdade é que não existe uma resposta específica para tal questão, afinal, tudo dependerá dos seus objetivos.

O tráfego pago tende a trazer resultados mais tangíveis e em velocidade mais rápida. Contudo, para que estes resultados permaneçam elevados é preciso que você faça investimentos recorrentes.

Agora, se você não tem pressa, pode criar bons conteúdos para seu blog/página e deseja que os mecanismos trabalhem por você em um futuro próximo, o tráfego orgânico é, sem dúvidas, a melhor opção.

Sim, criar bons conteúdos, estudar e analisar estratégias com frequência é algo que exigirá tempo de você. Entretanto, os resultados daquilo que você fez poderão ser colhidos por anos.

Dropshipping e marketing de afiliados: O que você precisa saber antes de começar?

pessoa usando o seu celular e iniciando os seus negócios no Dropshipping e marketing de afiliados
IMAGEM-snowing

Com a teoria em mente, é hora da próxima etapa: avaliar o que você tem hoje e tomar algumas decisões. Como já comentamos anteriormente, tudo parece bastante fácil, mas a verdade é que cada passo exigirá dedicação e comprometimento da sua parte.

Porém, temos uma boa notícia: o processo para que você conquiste seu milésimo cliente, é praticamente o mesmo que você deverá seguir para conquistar o primeiro. Assim, para garantir que os passos nos quais você está dando gerem realmente resultados, você deve:

  • Avaliar se o produto que você está vendendo ou a ideia que está compartilhando é realmente boa;
  • Se existe um mercado para tal produto ou se ele já está saturado;
  • Entender se existe um público-alvo explicitamente determinado (ou seja, não apenas aquele que tem gostos e qualidade semelhantes, mas aquele que realmente irá realizar a compra do produto ou serviço relacionado a estes);
  • Avaliar se a sua marca tem uma boa história e, mais que isso, se você realmente sabe vender aquele produto;
  • Compreender se é possível atingir o seu público-alvo através de estratégias de baixo custo.

Depois de avaliar e decidir se você seguirá como está ou precisará de pequenas mudanças para chegar ao “perfeito” dentro do que você deseja, é hora de conhecer um pouco sobre as estratégias que te levarão a conquistar o tráfego orgânico que você procura.

Dropshipping e marketing de afiliados: 6 estratégias para aumentar as vendas com tráfego orgânico

Antes de mergulharmos fundo nas estratégias, tenha em mente: não existe fórmula mais ou menos eficaz. Todas as estratégias que pontuaremos a seguir, quando implementadas em conjunto, pode gerar resultados surpreendentes. Mas, é claro, você precisa entender que só poderá alcançar o que almeja com estudo, aplicações eficientes e otimização. É um ciclo e ele precisa sempre se renovar.

1 – SEO

Podemos dizer que o SEO é o “pai” de toda a estratégia de tráfego orgânico. Isso porque, um site bem otimizado para os mecanismos de busca é peça-chave para que você seja visto nos resultados de pesquisa.

A estratégia envolve a seleção de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade e desenvolvimento de um site que tenha uma estrutura que gere rapidez e fluidez para uma melhor indexação dos mecanismos de busca. Além disso, não se pode esquecer do foco na persona, criação de títulos de sucesso e de diferentes tipos de conteúdos.

O SEO está dividido entre On-Page, onde seus esforços estão todos em seu site e suas páginas na internet, e Off-Page, onde seus esforços estão todos em link building, citações externas e mídias externas. Os dois se complementam, por isso, estude e implemente ações em ambos

2 – Marketing de conteúdo

Falar em SEO e não citar o marketing de conteúdo é algo praticamente impossível, afinal, ambos estão interligados. Aliás, um ponto importante que você deve ter em mente: não adianta apenas querer vender. A sua audiência quer saber mais sobre o seu produto e, para isso, você deve garantir bons conteúdos para eles. Assim, foque na criação de conteúdos valiosos e relevantes, como artigos, posts-blog, vídeos e demais formatos capazes de demonstrar sua autoridade e conhecimento mediante ao que vende.

É importante destacar que o marketing de conteúdo tem um papel indispensável quando o assunto é atrair visitantes qualificados e garantir uma troca de confiança entre você e eles. Por isso, contar com um blog dentro da sua plataforma de vendas é um ponto de grande relevância.

3 – Esteja nas redes sociais para maximizar seus resultados no Dropshipping e marketing de afiliados

Nós sabemos que quando falamos em redes sociais, a ideia de tráfego pago (o famoso anúncio) vem logo em mente. Entretanto, quando o assunto é tráfego orgânico elas também entram em cena, sendo um alicerce para você ampliar sua marca, compartilhar conteúdo de qualidade, interagir com seus clientes e direcioná-los para o seu site.

Aqui é importante um estudo mais detalhado, um que resposta para: o que meu público procura? Com essa resposta nas mãos e mantendo uma presença ativa, os resultados poderão ser visto. Uma dica de ouro: Pinterest e Instagram são as plataformas do momento, sendo portas de entrada para atrair e fidelizar novos clientes.

4 – E-mail marketing

Pessoa usando estratégias de e-mail marketing com a finalidade de maximizar seu negógio de Dropshipping e marketing de afiliados
IMAGEM – rawpixel

Sabe aquelas pessoas que você criou contato através das redes sociais? Pois bem, hora de se comunicar de forma mais próxima com elas. Portanto, construa uma lista de contatos e utilize o e-mail marketing para esta aproximação.

Faça o envio de conteúdos relevantes, ofertas especiais e atualizações gerais que possam chamar a atenção dos seus contatos. Esta é uma das estratégias para aumentar as vendas com tráfego orgânico que poderá nutrir seus relacionamentos e gerar novas vendas.

5 – Aposte em backlinks

Dentro do tráfego orgânico encontramos o tráfego de referência. Este consiste nos apontamos que outros sites fazem para a sua URL. Ou seja, os backlinks, que consistem em um espaço dentro de um conteúdo de outro site, direcionamento para o seu. 

É fato que é possível conquistar essas menções de forma natural, porém nem sempre é algo fácil. Por isso, contar com boas parcerias no meio digital ou até mesmo empresas que possam te ajudar a conseguir links de alta qualidade faz toda a diferença para que novas pessoas/clientes cheguem até você.

6 – Vídeos, influenciadores e mais

Além dos 5 tópicos anteriores, considerados indispensáveis para que você realmente aumente suas vendas com tráfego orgânico, ainda existem outras estratégias que podem fazer a diferença para você.

Uma delas é o marketing de vídeo, um formato de conteúdo que tem ganhado cada vez mais popularidade quando o assunto é tráfego orgânico. Você pode criar vídeos informativos, tutoriais ou até mesmo usar depoimentos de clientes para cativar seu público e mostrar sua autoridade.

Tais vídeos podem ser compartilhados diretamente na home do seu site, em seu blog e também em suas redes sociais, direcionando para a sua página de vendas.

Além disso, não podemos esquecer do marketing de influência, uma forma de aliar forças para a promoção dos seus produtos ou serviços. Para que tal estratégia seja bem sucedida é necessário identificar influenciadores relevantes para o nicho. Assim, ao estabelecer uma parceria com eles e considerando o grande alcance dos mesmos, é possível gerar tráfego qualificado e ter maiores chances de conversão.

Por fim, não podemos esquecer do bom e velho “boca-a-boca”. A divulgação entre amigos e familiares ainda é totalmente eficaz e faz diferença, principalmente quando se está começando. Sendo assim, procure também colocar em prática este tipo de estratégia.

Dropshipping e marketing de afiliados: Quais os benefícios que o tráfego orgânico oferece?

Certamente você chegou a este artigo na busca de aumentar as suas vendas, não é mesmo? Entretanto, o tráfego orgânico ainda tem outros benefícios a oferecer, tais como:

  • Custo-benefício: o tráfego orgânico pode gerar resultados ano após ano (sem limitações, enquanto seu site existir, os resultados podem estar chegando). Isso acontece de forma diferente no tráfego pago que, como citamos anteriormente, garante resultados apenas enquanto os anúncios estão no ar.
  • Escalabilidade: sim, o tráfego orgânico é totalmente escalável. Aliás, quanto mais visitantes você atrair para o seu site, menos você irá gastar.
  • Relevância: quando você faz uma pesquisa, diversos sites são encontrados na primeira página do Google, não é mesmo? Você já percebeu que logo nas primeiras posições vemos sites posicionados com a marcação “anúncio”? Pois bem, eles estão ali porque alguém pagou para que eles estivessem naquela posição. Muitos usuários já perceberam tal fato e passaram a pular tais opções, clicando em resultados orgânicos.
  • Duração: no tráfego orgânico, os resultados são eternos. Porém, é claro, você deve ter em mente: tão difícil quanto é chegar no topo, é se manter lá. Por isso, atualizar seu conteúdo e estar sempre publicando novos textos é essencial para que você continue sendo visto nas primeiras colocações.
  • Relacionamento: outro benefício do tráfego pago é que você consegue construir um relacionamento muito mais próximo dos seus clientes. Assim, é possível acompanhá-los em todo o processo de compra e pós-compra.

Então, apostar em tráfego pago para aumentar as vendas é realmente eficaz?

Pessoa usando o notebook planejando estratégias de tráfego pago para maximazar seus negócios de Dropshipping e marketing de afiliados
IMAGEM – Freepik

Sim, sem dúvidas! Entretanto, isso não quer dizer o tráfego pago um vilão que você nunca deve buscar. O fato é que você deve usá-lo com cautela, pois, caso contrário, quando menos esperar, você vai acabar com todo o lucro que tinha conseguido ganhar.

Por isso, independente se você trabalha com dropshipping, marketing de afiliado ou alguma outra das diversas formas em que se é possível trabalhar na internet atualmente, lembre sempre de pesar na balança seus objetivos e quais resultados você deseja. Se a proporção entre tráfego orgânico e pago é meio a meio ou alguma outra parcela, justifique isso e estude muito bem antes de dar qualquer passo.

De qualquer forma, comece pelo que é mais fácil, criando bons artigos, se fazendo presente nas redes sociais, mesclando os tipos de tráfego. Foque na sua persona e na área em que você é autoridade. Lembre-se: quanto mais específico, menor a concorrência.

Por fim, aprenda bem sobre este mundo online e o que pode ou não te ajudar. Tenha em mente: não deixe nada para depois ou, quando esse depois chegar, você se arrependerá de não ter começado hoje.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: