Logo Vejapixel

O que é Tráfego Pago? Saiba investir em publicidade online e ter resultados!

Tópicos

Tráfego pago são os visitantes que chegam ao seu site por meio de mídias patrocinadas pela sua marca. Embora tenham um custo para o seu negócio, eles representam uma poderosa oportunidade de gerar conversões e vendas no curto prazo.

Investir em mídias pagas é uma estratégia valiosa de marketing digital. Você pode atrair um público qualificado até o seu site, que tem interesse no seu conteúdo e ofertas. Esses visitantes formam o tráfego pago e têm grandes chances de virarem clientes

Mas o tráfego pago, como sugere o próprio termo, gera custos para o seu negócio. Por isso, é importante conhecer bem as possibilidades de publicidade paga e os recursos das plataformas para fazer investimentos precisos, que realmente tragam resultados para o seu site.

Neste artigo, vamos entender tudo sobre tráfego pago, como funciona, quais as vantagens desses visitantes e as melhores estratégias para atraí-los. Continue lendo para saber como aproveitar o tráfego pago no seu negócio!

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é o fluxo de visitantes que chega até o seu site após clicar em anúncios da sua marca. Para isso, você precisa investir dinheiro em publicidade paga na internet, com o objetivo de atrair público, aumentar a sua visibilidade e gerar potenciais clientes.

O tráfego pago costuma dar resultados rápidos em conversões. Isso ocorre porque os anúncios pagos são direcionados para um público-alvo definido pela marca, ou seja, exatamente quem você deseja atingir e tem mais potencial para a conversão.

Além disso, você pode investir em formatos diversos, como links patrocinados, banners em sites, posts pagos nas redes sociais, entre outros. Assim, você cria anúncios atrativos, focados na linguagem e perfil do seu público, que despertam o interesse e o clique.

Dessa forma, o tráfego pago se diferencia do tráfego orgânico, que é gerado por mídias não pagas da internet, como a busca orgânica do Google e os posts de redes sociais. Você pode e deve atrair todos os tipos de visitantes, mas deve entender o papel que cada um cumpre. Mais adiante, vamos ver as vantagens do tráfego pago e como conciliar com o orgânico.

Como funciona o tráfego pago?

Para atrair tráfego pago, os anunciantes devem investir dinheiro em plataformas de publicidade online para veicular sua marca e divulgar suas ofertas.

Esse tipo de tráfego vem das mídias pagas, também chamadas de mídias de performance, já que o valor cobrado dos anunciantes está relacionado à performance dos anúncios. As marcas só pagam pela publicidade quando a campanha dá resultado — quando um usuário clica no link do anúncio ou faz uma compra no site a partir dele, por exemplo.

A cobrança dos anúncios de mídia paga geralmente é feita por meio do CPC, que significa Custo por Clique. Ao optar por campanhas de pay-per-click (PPC), o anunciante paga um valor à plataforma a cada clique que o anúncio recebe — e cada clique significa mais tráfego pago para o site.

O modelo de CPC é o mais comum. Mas existem também outros modelos, como o CPM (Custo por Mil Impressões) e o CPA (Custo por Aquisição). Enquanto o CPM é otimizado para campanhas de brand awareness, o CPA é focado na conversão, já que cobra a cada lead ou cliente adquirido pelo site.

Nas campanhas de publicidade paga, geralmente ocorre um leilão para definir quais anunciantes vão ocupar os espaços de mídia disponíveis. Ao criar os anúncios, o anunciante define o valor que está disposto a pagar pelo clique (ou outro resultado que deseja alcançar), que é o seu lance máximo para o leilão, enquanto outros anunciantes também dão um lance.

Então, as plataformas avaliam os lances dos anunciantes e outros aspectos importantes, como a qualidade do anúncio e da landing page, para definir quem deve ter sua campanha veiculada. 

Nos links patrocinados, por exemplo, essa definição ocorre a cada busca dos usuários, considerando a relevância dos anúncios para as palavras-chave da sua pesquisa e o seu histórico de interações.

Vantagens do tráfego pago: vale a pena investir?

Tráfego pago costuma trazer resultados efetivos para a marca logo no curto prazo. A seguir, vamos entender melhor quais são as vantagens que esses visitantes podem trazer para o seu negócio.

Gerar conversões para o site

O tráfego que vem das mídias pagas tende a ser bastante qualificado. Esse tipo de publicidade é direcionado para um público-alvo específico, que o anunciante define na hora de criar sua campanha. Dessa forma, os anúncios atingem exatamente as pessoas que têm mais potencial de realizar as conversões que o site deseja.

Além disso, as plataformas de publicidade otimizam a veiculação dos anúncios para atingir usuários com mais chances de converter. No caso dos links patrocinados do Google, por exemplo, eles aparecem para usuários que estão pesquisando pelo assunto naquele momento. Já nas redes sociais, são usuários que já demonstraram interesse no tema em suas interações.

Ter resultados no curto prazo

As campanhas de mídia paga costumam dar resultados logo que são veiculadas. Assim que os anúncios aparecem para os usuários, você já começa a receber tráfego pago no site e gerar as conversões que deseja.

É diferente do que ocorre com o tráfego orgânico, que, embora tenha outros benefícios, demora mais tempo para consolidar a marca e conquistar o reconhecimento e engajamento do público.

Explorar diferentes formatos

As plataformas de publicidade online oferecem formatos diversos para criar anúncios. Dessa forma, você pode explorar recursos para tornar as campanhas mais atrativas e receber mais cliques.

No Google Ads, por exemplo, você pode criar links patrocinados com informações extras, como endereço da loja ou preços de produtos, além de receber uma posição privilegiada na página de resultados. Nos sites, você pode veicular banners gráficos e animados que atraem o olhar. No Facebook, você pode criar uma campanha de cadastro já com um formulário no anúncio.

Controlar e ajustar as campanhas com autonomia

A publicidade online oferece autonomia para os anunciantes, já que elas funcionam no modelo self-service. É diferente do que ocorre na compra de mídia offline, por exemplo, que envolve uma negociação com representantes dos veículos e, por isso, demoram mais para veicular.

Como o anunciante tem o controle das campanhas, a marca também pode monitorar os resultados dos anúncios. Você tem várias métricas à disposição para avaliar o andamento das campanhas e fazer os ajustes, que já são aplicados no mesmo momento.

Quais as desvantagens?

Tráfego pago pode trazer excelentes resultados, mas também pode ter algumas desvantagens. É importante conhecê-las para tomar as decisões de investimentos e optar pelo tráfego pago no momento certo para o seu negócio. Eis algumas desvantagens — e como driblá-las:

Enfrentar preços elevados e mercados concorridos

As mídias pagas podem alcançar valores muito altos. Em mercados competitivos, a concorrência por palavras-chave e espaços de mídia pode elevar o preço do clique e das impressões.

Para evitar esse problema, você pode investir em palavras-chave menos visadas nos links patrocinados e em veículos de publicidade focados no seu nicho.

Entender os recursos das ferramentas

Para trabalhar com tráfego pago, é preciso ter conhecimento sobre as ferramentas de publicidade. Sim, é possível utilizá-las sem ter conhecimento técnico, mas um profissional de marketing ou agência especializada pode explorar muito melhor os recursos que as plataformas oferecem.

Depender de plataformas de terceiros

As principais plataformas de publicidade online são vinculadas a grandes empresas, como o Google Ads e o Facebook Ads. Isso significa que você se torna dependente delas para criar anúncios, veicular campanhas e alcançar um público expressivo.

Qualquer mudança nas políticas de publicidade ou aumento de valores, por exemplo, pode deixar o seu negócio em uma situação delicada, sem poder de barganha para negociar com esses gigantes da internet.

Como conciliar tráfego pago e orgânico no marketing digital?

Você não precisa escolher entre tráfego pago e tráfego orgânico. Os dois tipos de visitantes podem trazer resultados complementares para o seu negócio, se você souber escolher as estratégias certas para cumprir diferentes objetivos.

O tráfego orgânico tende a trazer resultados no longo prazo. Estratégias como marketing de conteúdo, otimização SEO e posts em redes sociais podem levar tempo para alcançar um número expressivo de consumidores, conquistar o engajamento deles e trazer impactos para o negócio.

Já o tráfego pago é orientado para o curto prazo. Logo que uma campanha é veiculada, já pode gerar cliques e conversões no site. Portanto, você pode trabalhar tanto com mídias orgânicas quanto pagas, dependendo do objetivo das suas campanhas.

Além disso, embora o tráfego orgânico demore mais, o relacionamento com o consumidor tende a ser mais consistente. Os visitantes que chegam até o seu site porque se interessaram por um conteúdo ou os seguidores das redes sociais que acompanham a sua marca tendem a criar uma relação mais próxima, confiar na marca e voltar mais vezes.

Já o tráfego pago é mais focado na conversão: a intenção geralmente é vender um produto ou gerar leads. É claro que, depois de conquistar um cliente ou lead, você pode nutrir o relacionamento com eles. Mas, nas mídias pagas, existe um objetivo imediato a cumprir.

Quais os principais canais de aquisição de tráfego pago?

Para atrair tráfego pago, você pode trabalhar com diferentes canais de aquisição. Existem diversas opções para alcançar seus objetivos, com diferentes formatos, públicos e valores para o seu orçamento. A seguir, vamos apresentar os principais:

Busca do Google

A página de resultados da busca do Google é um dos principais canais de aquisição de tráfego pago. Na SERP (Search Engine Page Results), os anúncios de links patrocinados do Google Ads têm espaço privilegiado.

Eles aparecem para o usuário conforme a sua intenção de busca. Quando a pesquisa é relacionada a produtos, também aparecem anúncios patrocinados do Google Shopping, que levam diretamente para a página de compra nas lojas virtuais e marketplaces.

Uma das principais vantagens dos anúncios na busca do Google é aparecer para usuários que estão pesquisando por aquele produto ou assunto naquele exato momento. Dessa forma, as chances de conversão aumentam bastante.

É importante saber também que o Google Ads conta com uma Rede de Pesquisa, que engloba sites parceiros que também utilizam o buscador. Portanto, os anúncios de links patrocinados podem aparecer também nesses sites. 

Redes sociais

Nas redes sociais, existem inúmeras opções de publicidade paga. A principal plataforma de anúncios nas redes sociais é o Facebook Ads, que oferece espaços de veiculação no próprio Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp e em sites parceiros. Você pode explorar diversos formatos, de imagens a vídeos, de posts patrocinados a formulários de cadastro.

Além do Facebook Ads, você pode investir também em campanhas no TikTok, lançando trends ou fazendo parcerias com influencers; no LinkedIn, mais focado em negócios B2B; no Pinterest, com diversos formatos de pins; ou ainda no Twitter, com opções para diferentes portes de marcas.

Anúncios de display

Anúncios de display são mídias de grande apelo visual, devido ao uso de recursos gráficos, animações e interações. Você pode criar esse tipo de campanha em diferentes plataformas, inclusive no Google Ads e no Facebook Ads, que contam com sites parceiros onde esse tipo de anúncio é veiculado (no cabeçalho, na coluna lateral ou em meio ao conteúdo).

Os anúncios de display são exibidos de acordo com o contexto em que são inseridos (sites voltados para determinado nicho, por exemplo) e personalizados conforme o histórico de navegação do usuário. É importante também que ele tenha um design atrativo para chamar o olhar do usuário e fazê-lo clicar.

YouTube Ads

O YouTube Ads também oferece diversas opções de campanhas. Você pode criar anúncios de vídeo para inserir antes, durante ou depois do conteúdo principal dos canais da plataforma, ou ainda utilizar o formato de mídia display na página inicial, nas páginas de vídeos e nas buscas. 

Criadores de conteúdo

Criadores de conteúdo também podem gerar tráfego pago. Em parcerias com marcas, eles podem recomendar seus produtos, ofertas e conteúdos e direcionar o público para o seu site. Por meio das redes sociais, você pode gerar um grande tráfego com o marketing de influência.

Native Ads

Native Ads (ou publicidade nativa) são um formato de anúncio que aparece contextualizado na experiência do usuário ao navegar por um site. A publicidade está relacionada ao conteúdo que o visitante está consumindo e, por isso, tende a ser mais relevante para ele.

Como gerar mais tráfego pago e atrair visitantes mais qualificados? Veja o passo a passo

Vamos analisar agora os principais passos para investir em uma estratégia de tráfego pago eficiente. Acompanhe:

1. Defina objetivos e metas de tráfego pago

Comece a sua estratégia de tráfego pago com o planejamento. Entenda o que você precisa alcançar e como as mídias pagas podem ajudar você nesse objetivo (e de que forma o tráfego orgânico também pode contribuir).

Para isso, estabeleça seus objetivos principais (ex.: gerar leads, vender no e-commerce, aumentar a recompra). Depois, defina as metas, quantificáveis e com prazo, para chegar a esses objetivos (ex.: faturar determinado valor no trimestre, aumentar os pedidos em 30% no próximo mês).

Além disso, defina os indicadores-chave (KPIs) que vão dizer se você está no caminho para atingir as suas metas. Mais adiante, no monitoramento das campanhas, vamos falar mais sobre eles.

2. Conheça sua persona e público-alvo

No tráfego pago, é fundamental conhecer bem a sua persona e definir o público-alvo das campanhas. Você deve saber qual perfil de pessoas quer atrair para o site, que tenham potencial para realizar as conversões.

A persona é aquele personagem fictício que deve refletir o perfil dos seus clientes reais, com seus hábitos e comportamentos em comum, além de dúvidas, necessidades e problemas que a sua marca pode resolver. Essa descrição vai ajudar você a definir a melhor forma de comunicação com o seu público, para que você consiga se conectar com as pessoas.

Já o público-alvo é uma segmentação do mercado, um grupo com características em comum que as suas campanhas querem atingir e que tem potencial para se tornar cliente. Mulheres, com mais de 50 anos, que moram em Curitiba e frequentam academia — esse é um breve exemplo de público-alvo, mais pontual e menos descritivo que a persona.

Na segmentação de público-alvo, você pode trabalhar com consumidores que já se relacionam com a sua marca. As plataformas permitem utilizar o remarketing, que atinge pessoas que já acessaram o seu site, e públicos semelhantes, que direciona a campanha para pessoas com características parecidas com os seus clientes, a partir de uma lista que você envia.

3. Analise os concorrentes

Fique de olho também nos concorrentes. Entenda quais são as suas estratégias, quais canais eles estão usando, quais abordagens e argumentos de venda estão explorando e quais resultados conseguem alcançar.

Você pode aproveitar essa pesquisa de mercado para obter inspirações para as suas campanhas de tráfego pago, mas também para aprender com os erros deles e atuar nas lacunas que eles estão deixando, como canais de aquisição que eles não exploram — onde provavelmente você vai ter menos concorrência para alcançar seu público-alvo.

4. Defina os canais da campanha de tráfego pago

Depois de definir objetivos, metas e público-alvo e analisar a concorrência, você já tem informações para embasar a escolha dos canais da campanha.

Lembre-se dos canais de aquisição que apresentamos antes — cada um pode contribuir para um objetivo diferente. Dependendo do público-alvo, você pode investir em um ou outro canal, pois a sua marca precisa estar onde o seu consumidor está. Além disso, a análise dos concorrentes pode indicar os canais mais utilizados e aqueles que eles não estão aproveitando.

5. Defina o seu orçamento

A definição do orçamento é outra etapa importante do planejamento das campanhas de tráfego pago. Você deve saber quanto o caixa da empresa permite gastar, de maneira que consiga obter resultados, mas sem prejudicar sua saúde financeira.

Como dissemos, uma das vantagens dos canais de aquisição pagos é a possibilidade de controlar as suas campanhas, inclusive o orçamento delas. Mas isso pode levar ao risco de você se perder nas contas e gastar mais do que deveria. Então, a definição do orçamento estabelece os limites de quanto você pode investir e em quais canais.

6. Faça uma pesquisa de palavras-chave

Se os links patrocinados fizerem parte da sua campanha, é inevitável fazer uma pesquisa de palavras-chave. Essa análise deve indicar uma lista de termos que você pode usar nos anúncios, além do volume de buscas, a concorrência e o preço por clique das palavras-chave.

O próprio Google Ads oferece um recurso que é o Planejador de Palavras-chave. Além disso, você pode usar ferramentas como a Semrush, Keyword Tool e Google Trends para gerar ideias de palavras-chave e analisar o seu potencial para as campanhas de links patrocinados.

7. Tenha criativos atraentes

O criativo é a peça final do seu anúncio publicitário, aquilo que vai ser exibido ao usuário para despertar seu interesse e incentivar o clique. Por isso, o criativo precisa ser atraente, seja qual for o formato utilizado (texto, imagem, vídeo, carrossel, animação etc.).

Nos links patrocinados, por exemplo, você precisa criar um texto extremamente conciso, ao mesmo tempo atrativo e persuasivo para atrair o clique. Já nos anúncios de display, o design pode explorar recursos visuais, alinhados à identidade visual da sua marca, para atrair o olhar do usuário e gerar identificação.

8. Invista no remarketing

Remarketing é uma estratégia com alto potencial de conversão do tráfego pago. A intenção não é gerar um grande volume de tráfego, mas atrair pontualmente as pessoas que já visitaram seu site e podem voltar para finalizar a conversão.

Clientes que deixaram o carrinho de compras em aberto no e-commerce, por exemplo, são impactados com um anúncio da loja durante sua navegação pela internet. Assim, elas têm mais chances de voltar e comprar os produtos que haviam abandonado.

9. Crie landing pages efetivas

Landing pages contribuem para o sucesso das campanhas de tráfego pago. Esse tipo de página, focada na conversão, gera uma experiência positiva para o usuário, já que a pessoa encontra e realiza facilmente o que deseja, sem distrações.

Além disso, as plataformas de publicidade avaliam a qualidade das landing pages para definir quem ocupa os espaços de mídia, em qual ordem e o valor que será pago. Então, se você tem uma landing page bem elaborada, que entrega o que o seu anúncio promete, você vai ter uma melhor performance.

10. Faça testes antes de iniciar campanhas

Antes de lançar uma campanha, faça testes para saber como ter mais sucesso. Em testes A/B, você pode avaliar duas versões de um anúncio, diferentes apenas na variável que você quer analisar — uma chamada para ação, uma imagem, um título, entre outros elementos.

Dessa forma, é possível avaliar qual versão tem melhor performance para cumprir o seu objetivo. Se o objetivo for gerar volume de tráfego, escolha a versão que leva mais visitantes até o seu site, por exemplo. Se for vender um produto, escolha a versão que gera mais pedidos. 

Análise e monitoramento: como avaliar e otimizar resultados?

Um dos benefícios das estratégias de tráfego pago é poder medir a sua performance e otimizar as campanhas quando elas estão em andamento. Existem diversas métricas e ferramentas à sua disposição para fazer isso. Vamos ver agora as principais dicas para monitorar e analisar os resultados:

Monitore os KPIs de tráfego pago

O monitoramento das campanhas de tráfego pago deve ser feito com o acompanhamento dos KPIs, que são os indicadores-chave de sucesso da sua estratégia. Eles são definidos lá no planejamento da campanha, diretamente alinhados às metas traçadas.

Estes são alguns KPIs de mídia paga que você pode monitorar:

  • Nº de cliques nos anúncios;
  • CTR dos anúncios (taxa de cliques);
  • Nº de impressões dos anúncios;
  • Nº de pedidos do tráfego pago;
  • Taxa de conversão do tráfego;
  • Taxa de abandono de carrinho do tráfego pago;
  • Taxa de rejeição do tráfego pago;
  • ROAS do tráfego pago (retorno sobre investimento em publicidade);
  • CPC (Custo Por Clique) da campanha;
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes) da campanha.

Esses indicadores são informados nas próprias plataformas de publicidade, mas você também pode monitorá-los no Google Analytics ou outras ferramentas de análise de dados. Fique de olho neles para acompanhar os resultados e tomar melhores decisões de otimização, tanto da campanha em andamento quanto para futuras estratégias. 

Utilize UTM para rastrear as campanhas

UTM são parâmetros de URL de uma página que são usados para monitorar a performance de campanhas de marketing digital. Para rastrear o tráfego pago, é fundamental utilizar os parâmetros UTM nos links das suas campanhas. Links parametrizados podem guardar informações sobre:

  • O nome da campanha (ex.: utm_campaign=blackfriday);
  • A fonte do tráfego (ex.: utm_source=google);
  • A mídia de publicidade utilizada (ex.: utm_medium=cpc);
  • A palavra-chave da campanha, se for o caso (ex.: utm_term=smartphone).

Ao utilizar esses parâmetros nas URLs, as ferramentas de análise podem identificar esses dados e apresentá-los nos relatórios de desempenho. As ferramentas de desenvolvedores do Google Analytics oferecem um construtor de URLs que você também pode usar.

Conheça os modelos de atribuição

Digamos que um usuário clicou no seu anúncio de link patrocinado no Google, não comprou naquele momento, mas assinou a sua newsletter para se manter informado. Na semana seguinte, ele recebe um e-mail da sua marca, clica em um link e compra o produto no site.

Qual canal você diria que foi responsável por essa venda: a busca do Google ou o e-mail marketing? Para responder a essa pergunta, você pode utilizar diferentes modelos de atribuição, que atribuem o crédito da conversão a diferentes pontos de contato no caminho até a compra.

No modelo de “Última interação”, o último canal recebe todos os créditos (nesse caso, o e-mail marketing). Já no modelo “Primeira interação”, o primeiro canal é entendido como responsável pela venda (nesse caso, o Google Ads). No modelo de atribuição “Linear”, todos os pontos de contato dividem igualmente os créditos.

Existem ainda outros modelos de atribuição para analisar as suas campanhas. Dessa forma, você pode entender melhor como cada canal contribui para as conversões do seu site.

Enfim, agora você já sabe tudo sobre tráfego pago para ter mais sucesso nas suas campanhas em mídias de performance. Embora você tenha que fazer investimentos e conhecer as ferramentas de publicidade, as mídias pagas devem fazer parte das suas estratégias de marketing digital para atrair um público qualificado e ter resultados no curto prazo.

Agora, aproveite para ler também sobre como conseguir tráfego orgânico para o seu site, com estratégias que também vão contribuir para os resultados do seu negócio!

Autor:

Redatora freelancer, publicitária e especialista em Marketing Digital. Experiência em SEO para conteúdo e criação de textos para blogs, sites, ebooks, emails e outros canais digitais.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: