Logo Vejapixel

Google AdSense: tudo o que você precisa saber sobre a maior plataforma de anúncios pagos do mundo

Tópicos

Se você trabalha ou quer trabalhar com monetização de sites, precisa conhecer tudo sobre o Google AdSense. Afinal, ele é a maior plataforma de anúncios do planeta, responsável por boa parte dos ganhos com esse tipo de parceria.

Para nós, brasileiros, o AdSense é uma ótima opção por pagar em dólar. Afinal, como o valor do Real está sempre em torno de ⅕ do valor da moeda americana, os lucros são quintuplicados. Além disso, depois de conseguir a aprovação e colocar os blocos de anúncios no site, não precisa fazer muita coisa e o dinheiro pinga na conta todos os meses.

Por isso, é muito interessante optar por veicular anúncios do Google no site. Pensando nisso, hoje trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o AdSense: seu funcionamento, passo a passo para se inscrever e muito mais. Então, não deixe de ler até o final para não perder nada importante.

O que é o Google AdSense e como ele funciona

Basicamente, o Google AdSense é uma plataforma de anúncios pagos que permite que os donos de sites e blogs ganhem dinheiro exibindo anúncios relevantes para os seus visitantes. Lançado em 2003, desde então se tornou a maior rede de publicidade online do mundo, com mais de 10 milhões de sites participantes e mais de 2 bilhões de dólares pagos aos editores só em 2020, por exemplo.

Quando alguém quer anunciar no maior motor de busca online do planeta, cria suas campanhas no Google Ads. Desse modo, escolhe onde quer que seu anúncio apareça: se nas SERPs, na rede de Display, no YouTube, etc. Então, quando o anunciante escolhe usar a rede de parceiros do Google, seus anúncios aparecem em sites e blogs relacionados com o nicho do produto ou serviço que estão anunciando e pagam ao Google para isso. A plataforma, por sua vez, repassa parte desse dinheiro aos sites em questão.

O funcionamento do Google AdSense é simples: o editor se inscreve no programa e recebe um código que deve inserir no seu site. Esse código permite que o Google analise o conteúdo do site e mostre anúncios relacionados aos interesses dos usuários. 

Os anúncios podem ser de texto, imagem, vídeo ou interativos, e podem aparecer em diferentes formatos e posições. Dessa forma, o dono do site recebe uma parte da receita gerada pelos cliques ou impressões dos anúncios, que varia de acordo com vários fatores, como o tipo de publicidade, o nicho do site, a localização do usuário e a qualidade do tráfego.

Sendo assim, o Google AdSense é uma forma fácil e eficiente de monetizar um site, pois não requer nenhum trabalho extra do editor, além de seguir as políticas e as boas práticas do programa. Além disso, a plataforma também oferece ferramentas para criar e gerenciar os blocos de anúncios, otimizá-los para aumentar a receita, acompanhar o desempenho e os relatórios, receber o pagamento e resolver problemas e dúvidas comuns.

Quais são os benefícios de usar o Google AdSense para monetizar seu site

Usar o Google AdSense como forma de monetização de sites tem muitas vantagens, tanto para você quanto para os seus visitantes. Veja alguns dos principais benefícios.

Receita extra

O Google AdSense permite que você ganhe dinheiro com o seu conteúdo, sem precisar de nenhum investimento inicial ou custo de manutenção. Você só precisa se inscrever no programa, inserir o código no seu site e esperar os anúncios aparecerem. 

Assim, recebe uma parte da receita gerada pelos cliques ou impressões dos anúncios. Você ganha em dólar e pode receber o pagamento através de diferentes métodos, como transferência bancária, cheque ou Western Union.

Anúncios relevantes

O Google mostra anúncios que são relacionados ao conteúdo do seu site e aos interesses dos seus visitantes. Isso aumenta a chance de os usuários clicarem nos anúncios e se interessarem pelos produtos ou serviços anunciados. 

Ademais, os anúncios também podem ser personalizados de acordo com o idioma, a localização, o dispositivo e o horário dos visitantes, o que melhora a experiência de navegação e a satisfação deles.

Controle e flexibilidade

Todas as ferramentas de que você precisa para criar e gerenciar os blocos de anúncios do seu site são disponibilizadas pelo próprio Google AdSense. Assim sendo, você pode escolher o tipo, o formato, o tamanho, a cor e a posição dos anúncios, de acordo com o design e o layout do seu site. 

Você também pode bloquear anúncios indesejados, como os de concorrentes ou de temas sensíveis. Além disso, pode usar o Google AdSense em vários sites, desde que eles sigam as políticas e as boas práticas do programa.

Otimização e acompanhamento

O Google AdSense também oferece ferramentas para que você possa otimizar os anúncios do seu site e aumentar a receita. Você pode testar diferentes opções de anúncios, como o Auto Ads, que usa a inteligência artificial do Google para mostrar os anúncios mais adequados. Ou ainda, o Google Analytics para medir o desempenho e os relatórios dos anúncios, como o número de cliques, de impressões, de visualizações de página, de taxa de cliques e de receita por mil impressões. 

Por fim, você ainda pode acessar essas informações a qualquer momento, em qualquer dispositivo, através do painel do Google AdSense.

Como se inscrever e configurar o Google AdSense no seu site

Agora que já vimos como é bom monetizar o site com anúncios, veremos o que é preciso para se inscrever e configurar o Google AdSense. Na verdade, é bem simples e você só tem que seguir alguns passos.

Verifique se o seu site está qualificado para o Google AdSense

Apesar de simples, não é qualquer site ou blog que consegue aprovação para anunciar para o Google. Para ser aprovado, seu site deve ter um conteúdo original, de qualidade e adequado para todos os públicos. Também deve seguir as políticas e as boas práticas do Google AdSense, como não ter conteúdo plagiado, ilegal, enganoso, violento, sexual ou discriminatório. 

Além disso, o seu site deve ter um domínio próprio e estar ativo há pelo menos seis meses. Aliás, essa última exigência é uma estimativa, pois a plataforma não divulga 100% de seus critérios de avaliação ou o que o algoritmo leva em conta. Mas, é uma média, uma regra com poucas exceções, digamos assim.

Crie uma conta

Você pode usar a sua conta do Google ou criar uma nova. De um modo ou de outro, é preciso fornecer alguns dados pessoais, como o seu nome, endereço, telefone e método de pagamento. 

Também é necessário informar o seu site (no qual você quer que os anúncios apareçam) e o seu idioma principal, além de aceitar os termos e as condições do Google AdSense e verificar o seu e-mail.

Aguarde a aprovação

O Google irá revisar o seu site e a sua conta para verificar se eles estão de acordo com as políticas e as boas práticas do AdSense. Esse processo pode levar alguns dias ou semanas, dependendo do tipo de site e da sua região. 

Após a análise, você receberá um e-mail informando se foi aprovado ou rejeitado. Se for aprovado, poderá começar a ganhar dinheiro com os anúncios do Google AdSense. 

Agora, se o seu site for rejeitado, eles irão informar o porquê. Então, você poderá corrigir os problemas e solicitar uma nova revisão.

Como criar e gerenciar os blocos de anúncios do Google AdSense

Depois de se inscrever e configurar o Google AdSense, se receber a aprovação, você poderá criar e gerenciar os blocos. Esses blocos são as unidades que contêm os anúncios que são exibidos no seu site. 

Você pode fazer essa configuração de duas formas:

Auto Ads

O Auto Ads é uma opção que usa a inteligência artificial do Google para mostrar os anúncios mais adequados para o seu site. Assim, a IA analisa as páginas e decide onde, quando e quantos anúncios mostrar, de acordo com o conteúdo, o layout, o tráfego e o potencial de receita. 

Portanto, você só precisa inserir um código único e o Auto Ads faz o resto. Você pode ativar ou desativar essa ferramenta a qualquer momento, e também pode personalizar algumas configurações, como o tipo, o formato e o número de anúncios que você quer mostrar.

Essa é uma boa opção para iniciantes que não tem muita experiência e ainda não conseguem interpretar sozinhos onde cada bloco terá um melhor desempenho.

Anúncios de bloco

Enquanto isso, os anúncios de bloco são aqueles que você cria e gerencia manualmente. Dessa maneira, você pode escolher o tipo, formato, tamanho, a cor e a posição dos blocos, de acordo com o design e o layout do seu site. 

Também é possível bloquear anúncios indesejados, como os de concorrentes ou de temas sensíveis. Nesse tipo de configuração, você precisa inserir um código específico para cada bloco de anúncio que você criar, sendo possível criar até 50 blocos por conta do Google AdSense.

Por fim, também dá para usar o Auto Ads e os anúncios de bloco ao mesmo tempo, mas uma dica é que você comece usando apenas o Auto Ads, pois ele pode otimizar os anúncios do seu site e aumentar sua receita automaticamente. De todo modo, você pode criar e gerenciar os blocos de anúncios através do painel do Google AdSense, na seção Anúncios.

Como otimizar os anúncios do Google AdSense para aumentar sua receita

Apesar de ser algo feito na maior parte pelo próprio Google, você pode adotar algumas práticas para otimizar os anúncios e maximizar sua receita. A seguir, veja algumas dessas boas práticas.

Use o Auto Ads

Como já vimos, o Auto Ads é uma opção que usa a inteligência artificial do Google para mostrar os anúncios mais alinhados com o público e o seu conteúdo. Essa tecnologia pode aumentar sua receita em até 10%, pois ela pode encontrar oportunidades de anúncios que você pode não ter percebido. 

Para ativar o Auto Ads, você só precisa acessar a seção Anúncios do painel do Google AdSense.

Escolha os formatos e os tamanhos certos

Os formatos e os tamanhos dos anúncios podem influenciar na sua receita, uma vez que eles podem afetar a visibilidade, a relevância e a experiência dos usuários. Assim sendo, escolha os formatos e os tamanhos que se adaptam melhor ao design e ao layout das páginas, e que não atrapalham a navegação dos visitantes. 

Inclusive, você pode usar os formatos responsivos, que se ajustam automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo. Também pode ser interessante usar os formatos nativos, que se integram ao conteúdo. Sabe aqueles anúncios que mais parecem artigos e que geralmente são bem chamativos? São esses os anúncios nativos e costumam conseguir muitos cliques.

Alguns dos formatos e tamanhos mais recomendados são: 300 x 250, 336 x 280, 728 x 90, 160 x 600 e 320 x 100.

Posicione os anúncios estrategicamente

A posição dos anúncios também é um ponto chave para garantir mais cliques e visualizações. Afinal, ela pode influenciar na atenção, no interesse e nas chances de que os usuários cliquem.

Por isso, você deve posicionar os anúncios em locais que sejam visíveis, mas que não prejudiquem a leitura ou a interação dos visitantes. Uma dica muito boa é usar o mapa de calor do Google AdSense, que mostra as áreas mais clicadas do seu site, para escolher as melhores posições para exibir anúncios. 

Alguns dos locais mais recomendados são: acima da dobra, abaixo do título, no final do conteúdo e na barra lateral.

Teste diferentes opções de anúncios

Testar pode ajudar você a encontrar a combinação ideal para o seu site e aumentar seus ganhos. Você pode testar diferentes tipos, formatos, tamanhos, cores e posições de anúncios, e comparar os resultados de desempenho e de receita. 

Use a ferramenta Experimentos do Google AdSense, que permite que você crie e execute testes A/B de forma fácil e rápida, a qual você pode acessar na seção Otimização do painel do Google AdSense.

Como acompanhar o desempenho e os relatórios 

Como já vimos, o Google oferece todas as ferramentas para você gerenciar os anúncios no seu site. Essas ferramentas permitem que você veja e analise as informações, como:

  • Número de cliques;
  • Impressões;
  • Visualizações de página;
  • Taxa de cliques;
  • Receita por mil impressões;
  • Receita total. 

Então, você pode usar essas informações para avaliar o sucesso dos seus anúncios, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões para otimizar a exibição e aumentar a sua receita. 

Para acessar as ferramentas de desempenho e relatórios, é possível optar por duas formas:

Painel do Google AdSense

O painel do Google AdSense é a interface principal que você usa para gerenciar a sua conta e os seus anúncios. No painel, você pode ver um resumo do desempenho e da receita gerada, com dados atualizados a cada 15 minutos. Você também pode ver relatórios detalhados e personalizados, com dados históricos e segmentados por diferentes dimensões, como:

  • Tipo;
  • Formato;
  • Tamanho;
  • Cor;
  • Posição;
  • Site;
  • País;
  • Dispositivo;
  • Horário dos anúncios. 

Google Analytics

Por sua vez, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite que você meça e analise o tráfego e o comportamento dos visitantes do seu site. Portanto, você pode integrar o Google Analytics com o Google AdSense, para ver e comparar as informações dos anúncios e dos usuários do seu site. 

Por meio dele, é possível analisar relatórios como o tempo na página, taxa de rejeição, as páginas de saída, fontes de tráfego, palavras-chave, interesses e dados demográficos dos usuários que clicam nos seus anúncios. 

E esses relatórios são muito úteis para entender melhor o seu público-alvo, otimizar o conteúdo e os anúncios, o que pode melhorar o desempenho dos anúncios e aumentar a sua receita. 

Quais são as políticas e as boas práticas do Google AdSense

Já dissemos que, apesar de não ser difícil fazer a monetização de sites com anúncios do Google AdSense, não é qualquer um que consegue a aprovação. Isso porque o Google preza muito pela experiência dos usuários e tem um conjunto rígido de regras para garantir que isso seja respeitado. Portanto, os editores devem obedecer a esse conjunto de regras para manter sua conta ativa e evitar violações que podem levar à suspensão ou ao encerramento da mesma. 

As políticas abrangem diversos aspectos, como o conteúdo do site; os cliques e as impressões nos anúncios; o posicionamento e o formato dos anúncios; a transparência e a privacidade dos usuários, entre outros. 

Algumas das políticas mais importantes

  • Não clicar nos próprios anúncios do Google AdSense nem incentivar os visitantes a clicarem neles, pois isso é considerado uma forma de fraude que prejudica os anunciantes e a rede de anúncios do Google;
  • Não receber tráfego de fontes ilegítimas, como programas paid-to-click, e-mails indesejados ou anúncios gráficos de aplicativos de software automatizados, os chamados “bots”;
  • Não modificar o código do Google AdSense para aumentar artificialmente o desempenho do anúncio ou alterar a sua aparência ou comportamento;
  • Não colocar anúncios em páginas com conteúdo proibido, como violência, pornografia, discriminação, drogas, armas, pirataria, entre outros;
  • Não exibir anúncios em páginas que não tenham conteúdo suficiente ou relevante, como páginas de erro, em construção, páginas intersticiais, entre outras;
  • Usar métodos enganosos para direcionar a atenção do usuário para os anúncios, como setas, imagens, textos ou cores que o induzam a clicar nos anúncios sem interesse genuíno;
  • Ocultar, cobrir ou interferir na visualização dos anúncios do Google AdSense;
  • Exibir anúncios em pop-ups, pop-unders, iframes, e-mails ou softwares, pois isso viola os termos de uso do programa e pode gerar cliques ou impressões inválidos;
  • Compartilhar informações confidenciais da conta do Google AdSense, como o PIN, a senha, os relatórios ou os pagamentos, com terceiros não autorizados, pois isso pode comprometer a segurança da conta e dos dados;
  • Violar as leis e os regulamentos aplicáveis ao país ou à região onde o site está hospedado ou onde os anúncios são exibidos, pois isso pode gerar consequências legais para o editor e para o Google.

Práticas recomendadas do Google AdSense

Enquanto a política do Google AdSense visa coibir práticas ilícitas ou antiéticas, as práticas recomendadas são um conjunto de dicas e orientações que os editores podem seguir para otimizar o seu desempenho e a sua receita com o programa. 

Elas abrangem diversos aspectos, como o design do site, a escolha dos anúncios, a análise dos resultados, a promoção do conteúdo, entre outros. Veja algumas das principais práticas recomendadas:

  • Criar um site com conteúdo original, relevante, atualizado e de qualidade, que atraia e fidelize os visitantes e que seja compatível com os dispositivos móveis;
  • Experimentar diferentes blocos de anúncios, tamanhos, formatos, cores, posições e tipos. Por exemplo: texto, imagem, vídeo ou responsivo, para encontrar as combinações que melhor se adaptam ao layout e ao conteúdo do site e que geram mais cliques e receita;
  • Usar os recursos e as ferramentas do Google AdSense, como os filtros de anúncios, canais personalizados, relatórios de desempenho, experimentos, entre outros;
  • Seguir as recomendações e as notificações do Google AdSense (afinal, elas são baseadas em dados e em análises), e implementar as mudanças e melhorias sugeridas para aumentar o potencial de receita;
  • Continuar promovendo o conteúdo e o site, usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e de marketing digital, como redes sociais, e-mail marketing, parcerias, entre outras.

Como receber o pagamento do Google AdSense

Já deu para ver que o programa de anúncios do Google AdSense é sério e que para ter sucesso, é preciso cumprir uma série de exigências, certo? Nesse sentido, para receber o pagamento, você também precisa seguir alguns passos e requisitos.

Verificar sua identidade

Você precisa verificar a sua identidade para confirmar que é o titular da conta do Google AdSense. Para fazer isso, pode enviar uma cópia de um documento oficial com foto, como o seu RG, CPF ou passaporte. 

A saber, o envio do documento deve ser feito através do painel do Google AdSense, na seção Pagamentos.

Confirmar o seu endereço

Outra confirmação a ser feita é a do seu endereço para provar que você mora no país que informou quando criou sua conta na plataforma. Você pode fazer isso inserindo um código PIN que o Google envia para o seu endereço postal através de uma carta física.

Para solicitar o código PIN, vá até a seção Pagamentos do painel do Google AdSense, depois de atingir o valor mínimo de 10 dólares na sua conta.

Escolher o método de pagamento

Para receber o dinheiro proveniente dos anúncios, você pode escolher entre diferentes métodos, como transferência bancária, cheque ou Western Union. Depois de confirmar o seu endereço e verificar a identidade, você pode escolher como quer receber na seção Pagamentos do painel do Google AdSense.

Atingir o limite

O limite de pagamento é o valor mínimo que você precisa acumular na sua conta, que, aliás, é de 100 dólares. As informações de saldo também estão disponíveis no painel, na seção de Pagamentos.

Receber o pagamento

Você receberá o pagamento do Google AdSense todo mês, se atingir o limite até o final do mês anterior. Se não atingir, o valor ficará acumulado e será liberado quando chegar ao mínimo. Por exemplo, se em janeiro sua receita foi de 75 dólares, você não receberá em fevereiro. Mas se faturar 100 dólares neste mês, receberá 175 em março.

O Google processa os pagamentos entre os dias 21 e 26 de cada mês, e envia o dinheiro para o seu método escolhido, não sendo necessário solicitar o saque.

Como resolver problemas e dúvidas comuns sobre o Google AdSense

Se você tiver qualquer problema com a rede de anúncios do Google, poderá resolver com a ajuda da própria plataforma. Isso porque ela disponibiliza diversos canais de comunicação com os sites parceiros:

Central de Ajuda

A Central de Ajuda é o lugar onde você pode encontrar as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Google AdSense, como os requisitos, políticas, pagamentos, anúncios, otimização e muito mais. Para acessar a Central de Ajuda, é  só acessar o site https://support.google.com/adsense.

Fórum da Comunidade do Google AdSense

No Fórum da Comunidade, você pode interagir com outros editores do Google AdSense, compartilhar experiências, dicas, dúvidas e soluções. Lá, é possível participar de discussões, fazer e responder perguntas, e aprender com os especialistas e os usuários mais experientes. 

Portanto, é uma ferramenta e tanto para quem está começando e quer pegar indights valiosos, ficar sabendo de atualizações e por aí vai. Você pode acessar o Fórum da Comunidade através do site https://support.google.com/adsense/community.

Contato com o Suporte

Por fim, o Contato com o Suporte é o canal onde você pode entrar em contato direto com a equipe do Google AdSense, para resolver problemas específicos ou complexos que não foram solucionados pelos outros recursos. 

É possível entrar em contato com o Suporte através de diferentes formas, como e-mail, chat ou telefone, dependendo da sua região e do seu nível de receita. Basta clicar em Ajuda no painel do Google AdSense e descrever seu problema.

Importância do link building para quem monetiza sites com anúncios do Google AdSense

Como você já deve saber, o link building é uma das estratégias mais eficazes para aumentar o tráfego e a autoridade de um site. Ele consiste em obter backlinks de outros sites relevantes e de qualidade que apontem para o seu conteúdo. Assim, esses links funcionam como recomendações que indicam aos mecanismos de busca e aos usuários que o seu site é confiável e oferece valor.

Nem precisamos mencionar o quanto o Google prioriza a experiência de seus usuários, não é mesmo? Desse modo, ele preza por mostrar os conteúdos com maior autoridade primeiro em suas SERPs, quando alguém pesquisa por algo. E, segundo uma pesquisa da MOZ, 71% dos usuários clicam nos primeiros resultados, sendo que apenas 9% rolam a primeira página até o final e míseros 5% passam da primeira página!

Portanto, se você quiser tráfego expressivo em seu site, precisa botá-lo nas primeiras posições dos resultados do Google. E lembre-se que, quanto mais tráfego e autoridade tiver, mais chances você terá de gerar receita com os anúncios que exibe. 

Sendo assim, o link building é essencial para quem quer ganhar dinheiro com anúncios do AdSense. Veja alguns benefícios da estratégia para essa finalidade:

Melhora o posicionamento nos resultados de busca

Os links são um dos principais fatores de ranqueamento do Google e de outros buscadores, pois eles ajudam a determinar a relevância e a popularidade do seu site para determinadas palavras-chave. Assim, se você conseguir links de sites que tenham a ver com o seu nicho e o seu público-alvo, poderá melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca e atrair mais visitantes qualificados para o seu site.

Aumenta a visibilidade e a exposição do site

Além de melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca, os links também podem aumentar a visibilidade e a exposição do seu site em outros canais. Por exemplo, se você conseguir um link de um site de grande audiência ou de uma autoridade no seu segmento, poderá alcançar um público maior e mais interessado no seu conteúdo. Isso pode gerar mais cliques nos seus anúncios e mais receita para você.

Fortalece a reputação e a credibilidade do site

Os links também podem fortalecer a reputação e a credibilidade do seu site perante os usuários e os anunciantes. Se você receber links de sites confiáveis e respeitados, transmitirá uma imagem de profissionalismo e de qualidade para o seu público. E isso aumenta muito a confiança e a fidelidade dos seus visitantes, bem como a atratividade do seu site para os anunciantes que queiram exibir os seus anúncios nele.

Como você pode ver, o link building é uma prática essencial para quem monetiza sites com anúncios. Ele pode trazer diversos benefícios para o seu site, tanto em termos de tráfego quanto de receita. Por isso, não deixe de investir nessa estratégia e de buscar links de qualidade para o seu conteúdo.

Conclusão

A Internet é um campo vasto de oportunidades de negócios. Afinal, o fluxo de visitas é intenso, o que abre o leque de possibilidades. E quem tem um site ou blog pode se beneficiar disso, sendo uma ponte entre quem quer vender e quem pode comprar. 

O Google é um motor de busca gigantesco que, segundo ele próprio, realiza mais de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias. Ou seja, o equivalente a metade de toda a população do planeta! Sendo assim, é um ótimo parceiro de negócios, o que torna o AdSense muito atrativo. Sem contar a quantidade de ferramentas e o suporte eficiente que ele oferece gratuitamente.

Se você tem um site, vale a pena investir nele para torná-lo apto a veicular anúncios para o Google. E o link building é um dos melhores investimentos que você pode fazer nesse sentido. Isso porque um site de autoridade é muito mais interessante para o Google.

O melhor de tudo é que, se você quiser aplicar uma estratégia de link building eficiente em seu site, pode deixar o trabalho pesado para nós. Fazemos o trabalho de formiguinha, encontrando os melhores parceiros, produzindo o conteúdo, enfim, tudo o que você precisa para cair nas graças do Google, ser aprovado no AdSense, conseguir muito tráfego e, por consequência, ganhar muito dinheiro.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre o Google AdSense e como ele pode ser uma excelente fonte de renda, fale conosco hoje mesmo e deixe seu site pronto para veicular anúncios!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: