Logo Vejapixel

Como fazer uma estratégia de Link Building baseada em Personas?

Tópicos

Um dos pilares da estratégia de link building é a persona. Você precisa conhecer o público da marca — os seus interesses, necessidades e canais que utilizam para se informar e interagir. Dessa forma, é possível escolher melhores parceiros e criar conteúdos mais eficientes.

Sem uma estratégia de link building, é difícil melhorar o posicionamento e a autoridade do seu site no Google. Porém, não adianta sair caçando backlinks por aí! Em vez disso, é preciso adotar uma estratégia realmente relevante, eficiente e alinhada ao seu público-alvo. Como fazer isso? A resposta é: com base nas personas.

Personas são representações fictícias dos seus clientes ideais, que ajudam a entender as suas características, necessidades, desejos, dores e comportamentos. Por isso, você deve sempre ter a persona como norte de qualquer estratégia de marketing digital — inclusive link building.

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos uma série de dicas e informações valiosas e práticas. Você verá como atender ao seu consumidor ideal e evitar criar conteúdo ineficaz, que não desperta interesse do seu público nem cumpre os objetivos. Leia até o final e entenda.

Vantagens de se basear na persona para criar uma estratégia de link building

Não importa se é um site, um blog ou um e-commerce: você tem um público que acessa as suas páginas e consome o que você publica, certo?

Esse público deve estar devidamente nutrido e informado para avançar no funil de vendas e realizar o que você deseja — comprar produtos do e-commerce ou infoprodutos que você anuncia, contratar seus serviços, assinar newsletter, clicar em anúncios ou outras ações.

Em outras palavras, você não vai conseguir monetizar seu conteúdo de forma alguma sem o interesse genuíno dos usuários. Por isso, é essencial alinhar o link building à persona como base da sua estratégia para garantir os resultados que você espera.

Ao criar e usar as personas na sua estratégia de link building, você pode:

  • Identificar sites, blogs e lojas virtuais que são mais adequados para receber os seus backlinks, ou seja, aqueles que têm a ver com o seu nicho, conteúdo e público;
  • Criar conteúdos de qualidade, originais e relevantes, que atraiam a atenção e o interesse das suas personas e que sejam capazes de gerar backlinks espontâneos;
  • Estabelecer relacionamentos duradouros e de confiança com os administradores de sites parceiros, a fim de criar valor, reciprocidade e benefícios mútuos;
  • Monitorar e analisar os resultados da sua estratégia de link building, a fim de verificar se os links estão gerando tráfego, engajamento e conversão para o seu site.

Passo a passo para uma estratégia de link building baseada em personas

Para utilizar as personas na sua estratégia de link building, é importante se atentar a alguns pontos. Veja a seguir alguns passos e dicas que vão te ajudar nesse processo.

1. Crie as suas personas

O primeiro passo é criar as suas personas. Para isso, você deve identificar quem são os seus clientes ideais e quais são as suas características, necessidades, desejos, dores e comportamentos. Você pode usar diversas fontes de informação, como:

  • Dados demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais dos seus clientes atuais e potenciais, que podem ser obtidos por meio de pesquisas, formulários, entrevistas;
  • Dados analíticos do seu site, redes sociais, e-mail marketing, que mostram como os seus visitantes interagem com o seu conteúdo, quais são as suas preferências, interesses e dúvidas;
  • Dados de mercado, concorrência e tendências, que podem te dar uma visão mais ampla e atualizada do seu nicho e segmento de público.

Com base nessas informações, você pode criar a sua persona (ou mais de uma, se for necessário). Lembre-se de que não basta uma descrição vaga e genérica. Em vez disso, defina um perfil mais detalhado e preciso, com nome, idade, gênero, profissão, objetivos na vida, desafios do dia a dia etc.

Trouxemos aqui dois exemplos simplificados para inspirar você:

  • Persona 1: João, 35 anos, homem, administrador de um blog de viagens. Quer aumentar o seu tráfego orgânico e as vendas de pacotes turísticos, mas enfrenta dificuldades para ranquear bem no Google e se destacar entre os concorrentes. Assim, ele precisa de uma estratégia de link building que melhore a sua autoridade, reputação e visibilidade online.
  • Persona 2: Maria, 28 anos, mulher, administradora de uma loja virtual de moda. Quer expandir o seu negócio e atrair mais clientes, mas tem pouca experiência em marketing digital e não sabe como otimizar o seu site para os mecanismos de busca. Sua dor pode ser sanada com uma estratégia de link building que aumente a sua credibilidade e conversão online.

2. Identifique sites relevantes para as suas personas

A busca por sites relevantes para a sua persona ajuda a selecionar aqueles que têm a ver com o seu nicho de mercado, conteúdo e público e que são potenciais fontes de backlinks para o seu site.

Você pode identificá-los no momento da pesquisa de dados para a criação da persona. Mas também pode fazer isso depois de ter a descrição definida, com uma melhor percepção de quem ela é. Não precisa vasculhar a internet em busca de sites para parcerias — existem ferramentas para te ajudar:

  • Ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como Planejador de Palavras-chave do Google, Ubersuggest e Semrush, que podem indicar quais são os termos mais buscados e relacionados ao seu tema, bem como os sites que estão ranqueando bem para esses termos;
  • Ferramentas de análise de links, como Moz Link Explorer, Ahrefs e Majestic, que podem te mostrar quais sites estão linkando para os seus concorrentes, quais têm mais autoridade e relevância etc.
  • Busca avançada do Google, Bing e Yahoo, que permite fazer pesquisas mais específicas e refinadas, usando operadores, filtros e comandos (ex.: você pode usar o operador “inurl:” para encontrar sites que tenham determinada palavra na sua URL ou “intitle:” para encontrar sites que tenham determinada palavra no seu título).

Com essas ferramentas e técnicas, você pode criar uma lista de sites que são relevantes para as suas personas e que podem ser alvos para a sua estratégia de link building. Voltando aos nossos exemplos de personas, os sites ideais para eles poderiam ser:

  • Exemplos de sites para o João: blogs de viagens, sites de turismo, de agências de viagens, de reservas de hotéis, de avaliações de destinos etc.;
  • Exemplos de sites para a Maria: blogs de moda, sites de revistas de moda, de lojas de roupas, de acessórios, de influencers de moda etc.

3. Estabeleça parcerias duradouras e de confiança

Depois de identificar os sites relevantes para a sua estratégia de link building, dedique uma atenção especial ao relacionamento com eles. Isso é fundamental para obter os backlinks dos quais você tanto precisa para ranquear melhor e atingir seus objetivos.

Para isso, é importante encontrar os sites certos, como já vimos, mas também agir. Não adianta esperar até que um site de grande veiculação e autoridade note você e forneça links espontâneos. Isso pode demorar bastante, em especial se o seu site é novo.

Portanto, tenha proatividade e aborde os administradores com profissionalismo, educação e simpatia. Entre as parcerias que você pode propor, estão: posts patrocinados, guest posts, links de cabeçalho e rodapé, técnica de links quebrados e muitas outras.

Com base nessas ações e abordagens, você pode estabelecer relacionamentos mais longos e de confiança com os administradores desses sites. Assim, aumentam as chances de conseguir links de qualidade, relevantes e naturais, durante mais tempo.

4. Crie conteúdos de qualidade, originais e relevantes

É sempre importante reforçar: criar conteúdos de qualidade, originais e relevantes é fundamental para qualquer site que queira atrair público interessado e gerar oportunidades de negócio.

Esses conteúdos precisam atrair as suas personas. Por isso, devem ser capazes de gerar valor, interesse e engajamento para o seu público-alvo e dignos de receber links naturalmente.

Para isso, é importante investir em uma estratégia de marketing de conteúdo e potencializar os resultados das publicações com SEO on page. Planejamento, produção, distribuição e otimização de conteúdos devem sempre manter o foco na persona, nos seus objetivos, dores e necessidades.

Na produção de conteúdo, você pode explorar formatos variados, como texto, vídeo, áudio, infográfico, entre outros. Isso vai te ajudar a diversificar, enriquecer e dinamizar os seus conteúdos.

Agora, vamos voltar às nossas personas e ver o que poderíamos produzir para agregar valor a cada uma delas com base em seu perfil?

  • Exemplos de conteúdos para o João: um texto sobre as melhores dicas de viagem para um determinado destino; um vídeo sobre como fazer uma mala inteligente; um áudio sobre as experiências de outros viajantes; um infográfico sobre os principais pontos turísticos de uma cidade etc.
  • Exemplos de conteúdos para a Maria: um texto sobre as últimas tendências de moda; um vídeo sobre como montar looks incríveis; um áudio sobre as dicas de estilo de uma influencer; um infográfico sobre os tipos de corpo e as peças que valorizam cada um; um e-book sobre como organizar o seu guarda-roupa.

5. Monitore e analise os resultados da sua estratégia de link building

Por fim, não se esqueça de monitorar e analisar os resultados da sua estratégia de link building. Verifique se os links que você conseguiu estão gerando tráfego orgânico, engajamento e conversão para o seu site e se estão contribuindo para o seu posicionamento e a sua autoridade nos mecanismos de busca.

Você pode usar diversas métricas e ferramentas para te ajudar nesse processo, como:

  • Métricas de link building, como número, relevância, naturalidade e diversidade dos backlinks, que podem te mostrar o desempenho e o impacto dos seus links, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos;
  • Métricas de tráfego, como número de visitantes, taxa de rejeição, tempo de permanência, páginas visitadas, fontes de tráfego etc., que podem te mostrar o comportamento e a satisfação dos seus visitantes;
  • Métricas de engajamento, como número de comentários, compartilhamentos, curtidas, inscrições, downloads etc.;
  • Métricas de conversão, como número de leads, clientes, vendas, receita, lucro e ROI, que podem te mostrar o resultado e o retorno da sua estratégia de link building.
  • Ferramentas de monitoramento e análise, como Google Analytics, Search Console, Data Studio, Moz Pro, Ahrefs e Majestic, que ajudam a coletar, organizar, visualizar e interpretar os dados das suas métricas, de forma fácil, rápida e precisa.

Com essas métricas e ferramentas, você pode monitorar e analisar os resultados da sua estratégia de link building e verificar se ela está sendo capaz de satisfazer a persona e superar os concorrentes. Além disso, você pode usar esses dados para otimizar, corrigir e melhorar a estratégia de forma contínua e consistente.

Como criar uma estratégia de link building baseada em personas se sou iniciante?

Criar uma estratégia de link building alinhada à sua persona pode ser trabalhoso e ocupar tempo. Além disso, pode demandar o uso de ferramentas um tanto complexas para quem é iniciante.

No entanto, não vale a pena deixar de aproveitar as vantagens do link juice só porque você não tem muito tempo ou experiência. Em vez disso, você pode deixar tudo por nossa conta!

Temos uma equipe de especialistas em link building, que podem criar a sua estratégia e seguir todos os passos que apresentamos.

Nosso time tem contato com alguns dos principais sites de grande veiculação, que têm milhares e até milhões de visitas todos os meses. Saiba que eles estão dispostos a apontar links para o seu site — só é necessário escolher aqueles que melhor atendem aos seus objetivos.

Então, agora que você já sabe como criar uma estratégia de link building baseada em personas, entre em contato conosco para colocar essas dicas em prática!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: