Logo Vejapixel

O que são Posts Patrocinados?

Tópicos

Seu conteúdo está muito bem escrito, recheado de informações valiosas para seus clientes e tem grande potencial para ganhar visibilidade na internet. Que tal impulsionar essa publicação para alcançar ainda mais leads qualificados?

Você já criou algum post patrocinado para promover seus produtos ou serviços? Se não, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de fazer sua marca aparecer.

Entenda como funciona e porque a sua empresa deveria investir neste tipo de publicação para crescer mais rapidamente!

Post patrocinado: o que é?

De maneira geral, posts patrocinados são anúncios pagos, dos mais variados formatos e temas, que tem como objetivo aumentar a visibilidade do que a sua empresa tem a oferecer.

Posts simples de texto em blogs e sites, vídeos e carrosséis (um formato de post que consiste na exibição de várias imagens em um único anúncio) são os mecanismos mais comuns para a realização de posts patrocinados.

Estas publicações podem aparecer em vários espaços nas redes sociais, como:

  • Feed de notícias;
  • Stories;
  • Reels;
  • Messenger;
  • YouTube;
  • Outros.

Sendo assim, mesmo quem (ainda) não segue os perfis oficiais da sua marca terá acesso aos anúncios. Essa é uma das estratégias mais importantes e difundidas em praticamente qualquer campanha de marketing digital.

Afinal, o alcance orgânico das redes sociais tem caído substancialmente ao longo dos anos; investir em posts patrocinados é fundamental para espalhar a palavra sobre o que a sua empresa tem a oferecer.

Nas redes sociais, estes posts são destacados como “conteúdo patrocinado” assim que são exibidos aos seus respectivos públicos, diferenciando-os de conteúdos puramente orgânicos.

Facebook/Google Ads e posts patrocinados são a mesma coisa?

Apesar de ambos serem formas de anúncios, existem diferenças importantes que devem ser consideradas.

Os posts patrocinados são criados por empresas ou agências de marketing digital com o objetivo de viralizar informações úteis a respeito de produtos ou serviços. O conteúdo é diretamente postado por meio dos espaços escolhidos para a divulgação, tendo um público-alvo específico e previamente estipulado.

Por outro lado, o Facebook Ads e o Google Ads são plataformas pagas de publicidade que permitem ao usuário criar parâmetros específicos, como interesses, localização geográfica e interesses online para atingir o maior número possível de pessoas. 

Uma empresa de viagens, por exemplo, pode criar um post patrocinado em um blog de um famoso casal de mochileiros para promover um novo pacote inesquecível. Da mesma forma, uma empresa de roupas pode criar anúncios no Google/Facebook Ads para buscar pessoas que possam mostrar interesse em sua nova coleção.

De maneira resumida, posts patrocinados podem fazer uso de um público-alvo já consolidado em determinadas plataformas, enquanto posts pelo Google/Facebook Ads buscam aleatoriamente pessoas com perfis específicos para abraçar o que a sua empresa tem a oferecer.

Verdade seja dita, misturar as duas estratégias pode ser uma excelente opção para tornar seus resultados ainda mais atraentes!

Como os posts patrocinados são exibidos?

O formato do post vai depender das políticas internas da empresa contratada para a divulgação. De maneira geral, publicações em blogs avisam aos seus leitores, no começo ou no final da publicação, que se trata de um post patrocinado, diferenciando-o sutilmente de suas demais publicações.

No Facebook, as publicações podem aparecer no feed de notícias, nos stories (que costumam ter quase o dobro do alcance das publicações no feed) ou mesmo na página inicial do perfil. No Instagram, elas podem estar presentes no feed (podendo ou não ser fixadas por algum tempo, para melhorar o alcance e facilitar o engajamento) e nos stories.

Outras plataformas populares, como TikTok e Kwai, também tem seu valor dependendo do nicho com o qual sua empresa trabalha: o formato de conteúdos divertidos e bem curtos é especialmente útil para promover certos produtos ou serviços.

Principais vantagens

Ainda está pensando por que sua empresa deveria investir nesta modalidade de marketing digital? Os motivos não são poucos:

Maior alcance: Sua marca precisa atingir o maior número de pessoas possível que tenha seus mesmos interesses e objetivos. Posts patrocinados são fundamentais para que seu nome esteja presente em várias plataformas sociais ao mesmo tempo;

Controle sobre resultados: Links especiais podem (e devem) ser inseridos em posts patrocinados para calcular a taxa de conversão dos leads com total precisão e transparência;

Relevância: Conteúdos bem segmentados falam a língua do público-alvo e se tornam interessantes para os consumidores: para tanto, as publicações devem sempre ser de alta qualidade, tanto visualmente como em termos de conteúdo.

Principais desvantagens

Apesar de se tratar de um dos mecanismos publicitários mais eficazes e difundidos em praticamente qualquer campanha, existem alguns pormenores que devem ser considerados:

Custo elevado: Certas plataformas podem cobrar valores consideravelmente altos para posts patrocinados. Antes de fechar negócio, converse com uma agência experiente em marketing digital para verificar a viabilidade;

Desconfiança: Alguns usuários acreditam que, por se tratar de uma publicação paga, ela é tendenciosa e as informações nela contidas podem não ser confiáveis. Portanto, apresentar fontes e referências sólidas é imprescindível para evitar tais desentendimentos!

Como criar posts patrocinados?

Este é o passo a passo para que você crie posts patrocinados de maneira correta:

Crie contas comerciais

Para começar, você precisa de contas comerciais, como o Meta Business Suite, para publicações no Facebook ou Instagram, ou o Google Ads, para realizar o impulsionamento dos conteúdos.

Crie posts envolventes

Você está prestes a investir dinheiro para que a sua empresa seja conhecida na internet: todo o cuidado é pouco na hora de produzir conteúdos! A seguir, algumas dicas valiosas para criar publicações incríveis:

  • Defina seus objetivos: O que você quer passar para seus clientes? Projetar com clareza seus objetivos é a primeira e mais importante etapa para criar ótimas publicações;
  • Escolha a linguagem certa: Enquanto alguns públicos-alvo exigem uma linguagem mais leve/descontraída, outros preferem um tom mais técnico, profissional. Descubra qual o método de discurso mais adequado para o seu nicho e o explore de maneira adequada;
  • Tenha atenção redobrada à qualidade das informações: Muito é falado sobre tudo na internet, mas nem todas as fontes são confiáveis. Prefira extrair dados de portais de grande autoridade para evitar equívocos ou desinformações.
  • Interatividade faz diferença: Experimente criar infográficos, animações e seminários online (webinars) para tornar as publicações ainda mais chamativas. Além disso, esses artifícios são excelentes formas de esclarecer quaisquer dúvidas que os clientes em potencial possam ter.

Faça uma segmentação adequada

De nada adianta disparar posts patrocinados para todo mundo: é fundamental conhecer sua persona (a representação do cliente ideal de sua empresa) e parametrizar as campanhas de acordo com esses dados.

Quanto mais informações sua empresa tiver sobre seus clientes, como seus comportamentos, motivações e objetivos de vida, melhor será o alcance de seus posts patrocinados;

Acompanhe os resultados

É possível usar as métricas dos próprios mecanismos de anúncios pagos para conferir se os posts patrocinados estão fazendo um bom trabalho. Campanhas publicitárias, assim como aulas de canto, precisam de tempo, prática e micro ajustes para alcançar resultados excepcionais!

Dicas para criação de posts patrocinados

Não sabe por onde começar? A seguir, algumas sugestões valiosas para que você comece a pensar em posts para o seu negócio:

Descontos e promoções: Que tal promover seus produtos e serviços mais rapidamente por meio de preços especiais e condições imperdíveis de pagamento? As coisas não andam fáceis para a maioria das pessoas: mostre que a sua empresa está do lado de seus clientes!

Tutoriais e dicas: Que tal facilitar a vida dos usuários mais leigos e criar e-books e tutoriais que simplifiquem suas vidas? Além de educar e qualificar novos leads, esse tipo de conteúdo ajuda bastante a melhorar os índices de conversão;

Relatos de clientes: Um estudo da Hedgehog Digital aponta que 70% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar. Posts patrocinados que trazem relatos reais de clientes satisfeitos são uma excelente forma de criar autoridade e fazer com que os leads tomem decisões mais rapidamente;

Conteúdos divertidos e interativos: Empresas ligadas às últimas tendências tecnológicas têm trabalhado com realidade aumentada e gamificação para tornar seus anúncios cada vez mais chamativos. 

Fazer uma visita virtual a um imóvel antes de comprá-lo, por meio de realidade aumentada, é um exemplo de uma estratégia extremamente funcional utilizada por empreiteiras!

Considerações finais

Como você pôde ver, posts patrocinados não apenas são essenciais para o sucesso da sua empresa, como também são bastante versáteis e capazes de abraçar as últimas tecnologias para conquistar os mais variados públicos.

Contudo, são muitos os detalhes envolvidos para que tudo transcorra corretamente: por esse motivo, é importante que a sua empresa possa contar com uma agência publicitária que entenda o universo digital de maneira técnica e sólida.

A Vejapixel sabe como “conquistar” os algoritmos dos principais mecanismos de pesquisa do mercado e, com isso, seus posts patrocinados certamente alcançarão as alturas! Está na hora de colocar a sua empresa na primeira página dos mecanismos de pesquisa e fazer com que todos vejam o melhor que há no seu mostruário virtual.Que tal entrar em contato conosco ainda hoje para termos uma excelente conversa sobre o seu futuro?

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: