Logo Vejapixel

Saiba a importância de diversificar os tipos de backlinks em sua estratégia

Tópicos

Quem nunca, durante uma navegação, se deparou com um link que levava para um outro site? Pois bem, essa “ligação direta” entre sites é muito usada para referenciar informações ou complementar um conteúdo com uma outra ideia, desde que ela seja relevante, acrescente valor e ofereça credibilidade ao usuário. Assim, descubra a importância de diversificar os tipos de backlinks. Confira logo abaixo!

Trata-se dos backlinks, tipos de links que compõem uma das estratégias mais importantes para quem busca ser referência na web e alcançar as primeiras posições do Google: o link building. Independente se você é um blogueiro ou empreendedor, se já tem anos de presença na internet ou se está chegando agora, os backlinks podem ser grandes aliados.

Infelizmente, muitas pessoas ainda cometem o erro de negligenciar este importante tema. Como resultado, elas acabam ficando esquecidas no mundo online. Entretanto, estamos aqui para mostrar a importância dos backlinks e, acima de tudo, como diversificar os tipos de backlinks faz a diferença em uma estratégia. Vamos lá?

O que é backlink?

Os backlinks são links que conectam páginas na web. Trata-se de uma espécie de indicação entre sites, capaz de fazer com que o algoritmo do Google entenda que a página mencionada merece atenção.

Eles também são conhecidos no mundo online como “inbound links” ou “links de saída” justamente por sempre estarem posicionados de forma estratégica em conteúdos que estão recebendo ou apontando para algum site de interesse.

Podemos classificar os backlinks em dois grupos:

Backlinks internos

Consiste no posicionamento de links feito dentro de um mesmo domínio web. Ou seja, as páginas de um site são linkadas entre si, visando completar informações e garantir que os usuários recebam conteúdos e conhecimentos extras.

Os backlinks internos são de extrema importância para que o tempo de permanência do usuário no site se eleve, bem como o número de visita dos conteúdos. Além disso, os mesmos ajudam a diminuir a métrica de rejeição do site.

Backlinks externos

Este tipo de backlink consiste na troca de links entre diferentes sites. Quando um site encontra um domínio com conteúdos que ele não tem, uma parceria pode ser firmada e links podem ser trocados.

A estratégia contribui diretamente para com o conhecimento dos visitantes e auxilia no aumento da autoridade e relevância de ambos os sites mediante aos motores de busca.

Por que os tipos de backlinks são tão importantes?

Quem é que não deseja ocupar as primeiras posições das pesquisas nos mecanismos de busca? Tendo isso como foco, uma das maiores estratégias a se adotar é apostar nos backlinks. Aliás, podemos dizer que eles são tipo um cartão de visita para o seu domínio.

Imagine que os backlinks são como selos de aprovação do Google para o seu site. Quanto mais links você tem apontando para você, mais os usuários te verão como a referência no seu nicho. Isso porque, a cada menção direcionada ao seu site, pontos com os motores de busca e novas posições no ranking de pesquisa são garantidos.

Uma coisa puxa a outra: backlink de sucesso, mais tráfego orgânico, mais autoridade na internet, consolidação no seu campo de atuação…

Com isso, podemos dizer apenas uma coisa: os backlinks são o pulo do gato para seu site ser o número 1 no Google. Mas, apesar dos benefícios e da importância que os backlinks possuem, não basta querer, é preciso montar uma estratégia boa, caprichar na quantidade e qualidade dos links, e focar no seu objetivo. Com isso, logo sua página estará no topo!

Qual a ligação entre os tipos de backlinks e o SEO?

Bater ponto nas primeiras páginas do Google é algo que todo mundo quer, mas chegar lá está muito longe de ser apenas sorte. Se tem um segredo por trás da conclusão deste objetivo, ele atende pelo nome de backlinks!

Ficar no topo do Google é como ter um carimbo de “esse aqui é bom demais” para o seu site. Mas essa “mágica” só se torna possível de acontecer com os backlinks entrando em cena.

Quando outros sites começam a linkar seu conteúdo, compartilhar nas redes sociais e mostrar o quão bom você é, o Google entende que você é realmente alguém que merece estar no topo. Aliás, quando muitas pessoas acessam e compartilham seu conteúdo pela qualidade, é porque ele realmente possui diferenciais.

Assim, quando uma pesquisa que relaciona seu serviço ou produto é feita, automaticamente, seu site será um dos primeiros a ser apresentado. Com isso, fica claro o quanto os backlinks influenciam no mundo do SEO (Search Engine Optimization).

A quantidade de backlinks que seu domínio tem funciona como um indicador aos buscadores, apontando que ele é bem-conceituado e relevante para os usuários. Quanto mais outros sites apontam para o seu domínio, mais seu site sobe no ranking.

Quais os tipos de backlinks?

Citamos anteriormente que os backlinks são classificados em dois grupos (interno e externo). Entretanto, também podemos dividir os backlinks considerando suas características. É essencial se atentar a cada tipo disponível, bem como as características de cada um deles, para que você entenda no que deve focar e fazer para uma aquisição de links de sucesso.

Juice Links: um dos tipos de backlinks mais comuns

Básicos e comuns, estas são as principais definições deste tipo de backlink. O mesmo, visa trazer visitantes de outros sites na web, aumentando seu tráfego e a visibilidade. Ou seja, estamos falando de, literalmente, uma esquematização do fluxo de relação dos links.

Como resultado de um maior tráfego, também garante-se um melhor ranqueamento nos motores de busca, afinal, eles entendem que a sua página é atrativa e tem conteúdos que outras pessoas também poderão gostar de saber.

Links Nofollow

De maneira geral, podemos dizer que os links nofollow informa ao buscador que o site linkado não tem relação com o principal. Ou seja, sinaliza a ferramenta de busca que aquele site não deve ser visitado e que não tem nenhuma relação com o seu canal.

O mesmo é normalmente utilizado quando você não tem certeza sobre a qualidade do conteúdo referenciado. É importante destacar que, para uma estratégia de backlink, os links nofollow acabam não fazendo sentido, já que a finalidade da estratégia é sinalizar aos mecanismos de busca que o conteúdo linkado é relevante.

Links Follow

Também chamados de dofollow, os links follow são aqueles que você deve usar em sua estratégia. Isso porque eles são marcados como transmissores de autoridade, permitindo que os robôs do Google entendam que devem visitar o site linkado.

Quanto mais links follow se tem, melhor será o posicionamento conquistado. Por isso, dizemos que este tipo de backlink é uma tática de construir relacionamentos enquanto se apresenta aos clientes de outra marca.

Outros tipos de backlinks

Apesar destes três formatos de backlinks serem os mais populares, ainda podemos citar outros tipos que, dependendo da sua estratégia, pode fazer sentido. São eles:

  • Backlinks de patrocínio, feitos sempre que você apoia um evento ou uma causa;
  • Links de travesseiro (pillow links), indicados para aumentar a diversidade e naturalidade do seu perfil;
  • Links sociais, que aparecem em redes sociais, guias e anúncios.

Por que diversificar os tipos de backlinks?

Se você já possui um site com bons conteúdos e chegou até aqui por desejar ir além do tradicional, a essa altura certamente você está se perguntando bons motivos para diversificar os tipos de backlinks. Por isso, listamos alguns dos principais deles:

Mais autoridade e domínio da página

Cada tipo de backlink tem uma finalidade e pode te trazer resultados distintos. Por isso, ao diversificar, sua autoridade e domínio podem se tornar ainda maiores. É claro, além desta diversificação, é importante pesquisar sobre o portal no qual você está pensando em se aliar para um backlink.

Com isso, é possível ter certeza de que o site em questão condiz com o seu e os conteúdos irão se complementar com sucesso.

Links mais naturais

O algoritmo do Google é extremamente inteligente e perceberá caso você esteja fazendo uma troca de links simplesmente para querer subir posições. Aliás, pecar neste fato pode prejudicar diretamente no seu ranqueamento e autoridade na web.

Por isso, ao diversificar, você pode seguir uma linha que condiz com sua estratégia (se você quer aparecer mais nas redes ou quer aparecer apoiando uma causa, por exemplo). Com isso, outras pessoas passarão a ter o definitivo interesse em seu produto ou serviço.

Fontes variadas

Você sabia que, mesmo se você fizer 100 links com um site parceiro, o Google irá considerar apenas a primeira menção? É por este fato que diversificar os tipos de backlinks pode te ajudar a chegar a diferentes portais, permitindo que você atinja novas fontes.

Vale destacar: é importante que seja um link fluído e que converse com o seu negócio.

Como garantir um bom backlink?

Depois de entender quais os tipos de backlinks e a importância que eles tem quando falamos em se destacar na web, é hora de saber no que você precisa estar de olho para garantir a qualidade dos backlinks que você pretende fazer. Algumas características importantes, são:

  • Follow sempre é importante: certifique-se de se vincular a sites que possuam autoridade em sua área. Se o portal não for reconhecido, é melhor evitar.
  • Contextualização é fundamental: ao inserir um link, certifique-se de que esteja relacionado ao tema abordado no texto. A coesão é essencial.
  • Autoridade é chave: certifique-se de que o domínio vinculado tenha uma boa reputação na web e no segmento em geral. A credibilidade faz a diferença.
  • Texto-âncora coerente: refere-se à palavra-chave associada ao hyperlink. Os termos utilizados devem estar relacionados à publicação vinculada.
  • Diversidade de sites: evite utilizar links provenientes da mesma fonte. A variedade é fundamental para uma estratégia eficaz.

É hora de criar a estratégia perfeita!

Com todas essas importantes informações em mente, é hora de partir para a ação. Mas, é claro, não poderíamos deixar de dar aquela “mãozinha” nessa missão. Por isso, para uma estratégia de sucesso, você deve:

Definir seus objetivos

Independente do passo que você deseja dar no seu negócio, traçar um bom planejamento, com objetivos a serem alcançados, é algo essencial. Algumas sugestões de objetivo interessantes são o aprimoramento do ranqueamento das suas páginas e a ampliação de tráfego, bem como do número de acessos.

Após a implementação da estratégia de backlinks, será possível fazer uma análise mais detalhada sobre os objetivos que foram ou não alcançados.

Se atentar a links quebrados

A quebra de links é algo mais comum do que se imagina e se torna quase inevitável que ela aconteça com o decorrer do tempo. Isso porque um link inserido em uma postagem antiga pode deixar de funcionar por “N” motivos, como uma mudança no endereço ou à disponibilidade da página vinculada.

Por isso, para o sucesso da estratégia, é importante identificar essas páginas e realizar as devidas correções, atualizações ou substituições. Entretanto, vale um alerta: você deve tomar cuidado durante a alteração dos seus conteúdos para não modificar os endereços do link. Isso porque essa ação pode tornar os materiais usados como backlinks inacessíveis.

Encontrar bons parceiros

É preciso agir com cautela quando falamos em parcerias neste mundo. Afinal, eles também precisam colocar conteúdos de alta qualidade em seu blog. Um site de grande autoridade na web te coloca em vantagem, considerando que será mais fácil encontrar bons parceiros.

Entretanto, caso essa não seja a realidade, é possível firmar boas parcerias considerando seus conteúdos e o potencial que outras empresas e blogs identificarão neles. Imagine que você publicou um conteúdo totalmente original, algo que ninguém nunca fez na internet, repleto de dados valiosos. Certamente o post será um diferencial para outras empresas do mesmo segmento.

Mostre seus diferenciais sempre

O que de diferente você tem a oferecer? Quando você mostra aos seus parceiros como você pode acrescentar através de um backlink, as coisas fluem de forma muito mais simples. Pode ser pelos seus conteúdos de qualidade, por pesquisas e dados relevantes para o mercado ou até mesmo pelos produtos, serviços e/ou soluções que sua empresa oferece. Um diferencial pode levar a outra e você deve deixar isso bem amostra.

Então, agora está com você! Faça a sua parte, estude muito bem as estratégias de backlink e o link building como um todo. Assim, em breve, os resultados começarão a aparecer. Pronto para o primeiro passo?

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: