Logo Vejapixel

Técnica skyscraper: como usar para obter backlinks de qualidade

Tópicos

Você já ouviu falar da técnica skyscraper? Como sabemos, os backlinks são um dos fatores mais importantes para o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, pois indicam a relevância e a autoridade do seu conteúdo. No entanto, obter backlinks de qualidade não é uma tarefa fácil, pois exige pesquisa, criatividade e divulgação. 

E uma das estratégias que pode te ajudar nesse desafio é justamente a técnica skyscraper, ou “técnica do arranha-céu”, que consiste em criar o melhor conteúdo possível sobre um determinado assunto e promovê-lo para os sites que já linkam para conteúdos semelhantes. 

E para te ajudar a explorar essa estratégia e fortalecer o link building do seu site ou blog, hoje vamos explicar tudo sobre ela: o que é exatamente, como funciona, como utilizá-la e muito mais.

Sendo assim, leia até o final e não perca nenhum detalhe importante.

O que é a técnica skyscraper?

A técnica de skyscraper foi criada por Brian Dean, especialista em SEO e fundador do site Backlinko, como uma forma de gerar conteúdo de alta qualidade e atrair links naturais de outros sites. A saber, o nome da técnica vem da ideia de construir um conteúdo que se destaque dos demais, assim como um arranha-céu se destaca em uma cidade. 

Uma célebre frase de Brian Dean é: “Quando você vê um prédio enorme no meio da cidade, você pensa: ‘uau, isso é incrível! Qual será a altura do 8° edifício mais alto do mundo?’ Claro que não! É da natureza humana ser atraído pelo melhor”.

Por isso, não basta ser incrível. É preciso ser o mais incrível de todos. Dessa forma, a técnica de skyscraper se baseia em três passos simples:

  • Encontrar um conteúdo popular que tenha links de outros sites;
  • Criar um conteúdo melhor (muito melhor, aliás) sobre o mesmo assunto e publicá-lo no seu site;
  • Promover o seu conteúdo para os sites que linkam para o conteúdo original e sugerir que eles troquem o link pelo seu.

Assim, você aproveita o potencial de um tema que já tem demanda e interesse, e oferece um conteúdo mais completo, atualizado e atraente, que pode gerar mais valor para os leitores e para os sites que o referenciam.

Como usar a técnica skyscraper?

Para aplicar a técnica de skyscraper, você precisa seguir alguns passos que vão desde a pesquisa até a divulgação do seu conteúdo. Veja a seguir como fazer cada um deles.

1. Pesquisar conteúdos populares e com links

O primeiro passo é encontrar conteúdos que já tenham um bom desempenho em termos de tráfego, compartilhamento e links. Você pode usar ferramentas como a Semrush, o Ubersuggest e o Planejador de Palavras-Chave do Google, por exemplo, para fazer essa pesquisa, buscando por palavras-chave relacionadas ao seu nicho e analisando os resultados que aparecem. 

Ademais, use os seguintes critérios para selecionar os conteúdos:

  • Volume de pesquisa: indica a demanda pelo tema;
  • Número de backlinks: mostra a popularidade e a autoridade do post;
  • Data de publicação: a atualidade e a relevância do conteúdo é muito importante.

Assim, escolha os conteúdos que se destacam nesses aspectos e que tenham um formato e um propósito semelhantes ao que você quer criar. Por exemplo, se você quer fazer um artigo, procure por artigos; se você quer fazer um infográfico, procure por infográficos, e assim por diante.

2. Criar um conteúdo melhor do que o existente: etapa seguinte da técnica skyscraper 

O segundo passo é criar um conteúdo que seja superior ao que você encontrou na pesquisa. Para isso, você precisa identificar os pontos fortes e fracos do post original e pensar em como você pode melhorá-lo. 

Veja algumas formas de fazer isso na prática:

  • Aumentar o tamanho e a profundidade do conteúdo, cobrindo mais aspectos e detalhes do tema;
  • Atualizar a postagem com dados e informações mais recentes e confiáveis;
  • Melhorar o design e a apresentação do conteúdo, tornando-o mais atraente e fácil de ler;
  • Adicionar elementos visuais, como imagens, gráficos, vídeos, etc, que ilustrem e enriqueçam o conteúdo;
  • Incluir exemplos, casos, depoimentos, que comprovem e validem o tema proposto;
  • Oferecer algo a mais, como um bônus, um brinde, uma ferramenta, que agregue valor para o usuário.

Lembre-se de que o objetivo é criar um conteúdo que seja tão bom que ninguém possa ignorá-lo ou recusá-lo. Ademais, é essencial seguir as boas práticas de SEO, como usar palavras-chave, otimizar o título, a meta descrição, as tags, etc.

3. Promover o seu conteúdo para os sites certos

Em seguida, a próxima etapa é divulgar o seu conteúdo para os sites que já linkam para o conteúdo original e sugerir que eles troquem o link pelo seu. Para isso, você precisa fazer o seguinte:

  • Identificar os sites que linkam para o conteúdo original, usando ferramentas como o Semrush ou o Ahrefs;
  • Filtrar os sites que sejam relevantes, confiáveis e que tenham um público-alvo semelhante ao seu;
  • Encontrar os contatos dos responsáveis, como editores, redatores, blogueiros, administradores, etc;
  • Enviar um e-mail personalizado para cada contato, apresentando o seu conteúdo, explicando por que ele é melhor do que o original e pedindo que eles considerem trocar o link pelo seu.

O e-mail deve ser educado, direto e convincente, mostrando os benefícios que o seu conteúdo pode trazer para o site e para os leitores. Inclusive, você pode usar modelos de e-mail, mas evite enviar mensagens genéricas ou automáticas, pois elas podem ser ignoradas ou rejeitadas. 

Em vez disso, seja criativo e original, e mostre que você conhece e valoriza o trabalho do site que você está contatando.

Quais os resultados que a técnica skyscraper pode trazer?

A técnica de skyscraper pode trazer vários resultados positivos para o seu site, como:

  • Aumentar o número e a qualidade dos backlinks, o que melhora a sua autoridade e ranqueamento nos mecanismos de busca como o Google;
  • Ampliar o tráfego orgânico e as conversões, atraindo mais visitantes qualificados e interessados no seu conteúdo;
  • Crescer a visibilidade e a reputação do seu site, pois torna-o uma referência no seu nicho e gerando mais confiança e credibilidade;
  • Aumentar o engajamento e o relacionamento com o seu público, oferecendo um conteúdo de valor e que solucione os seus problemas e necessidades;
  • Angariar mais oportunidades de parcerias e negócios, criando uma rede de contatos com outros sites e profissionais do seu mercado.

Quero usar essa técnica, mas não sei por onde começar: o que fazer?

Se mesmo com essas dicas você não consegue prosseguir com a técnica skyscraper, não precisa desistir dela. Por exemplo, se você pesquisou os melhores conteúdos no seu nicho mas não sabe como conceber um conteúdo melhor, ou se não sabe como contatar os administradores dos sites, pode deixar essa tarefa com a gente!

Lembre-se de que conseguir backlinks de qualidade e link juice para seu site é essencial se você quiser ranquear bem, ser encontrado pelo seu cliente ideal, aumentar o número de visitas no site, enfim.

Por isso, ficar esperando passivamente que outros sites de grande veiculação resolvam linkar para o seu não é a solução. Ao invés disso, entre em contato hoje mesmo e deixe a parte difícil da técnica skyscraper conosco!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: