Logo Vejapixel

Conta do AdSense Banida: dicas para não passar por esse pesadelo

Tópicos

Um dos piores pesadelos para quem trabalha com monetização de sites por meio de anúncios é ter a conta do AdSense banida. Afinal, isso pode ser irreversível e até mesmo fazer com que você perca o dinheiro acumulado. Sem contar que pode ser impossível criar outra conta na plataforma, inviabilizando parcerias com o Google para sempre.

Assim sendo, é essencial estudar esse assunto de perto, saber o que pode ocasionar o banimento e o que fazer para evitá-lo. Por isso, hoje trouxemos muitas informações e dicas para você ficar de olho e não sofrer transtornos. Leia até o final e confira.

Por que contas são banidas?

Primeiramente, é importante entender que as contas do AdSense podem ser banidas por várias razões. Além disso, a plataforma não explicita completamente seus critérios e se reserva o direito de suspender as contas conforme julgar adequado.

Antes que você comece a reclamar dessa “arrogância” do Google, lembre-se de que, ao dar seu aceite nos termos e condições, você concordou com essa política! Portanto, não adianta chorar sobre o leite derramado, ou melhor, sobre a conta banida. Em vez disso, procure entender o que aconteceu e o que pode ser feito.

Alguns fatores comuns que podem levar ao banimento incluem:

Violação das Políticas do AdSense

O AdSense possui diretrizes rigorosas que os editores devem seguir. Assim, qualquer violação, como conteúdo inadequado, cliques inválidos ou práticas enganosas, pode resultar em suspensão permanente.

Cliques inválidos e atividade suspeita

Cliques fraudulentos ou atividades suspeitas, como tráfego não genuíno, podem acionar alertas no sistema do AdSense e levar ao banimento. Por exemplo, criar bots automatizados para acessar e clicar nos anúncios.

Conteúdo de baixa qualidade

Sites com conteúdo de baixo valor, plagiado ou de baixa qualidade podem ser penalizados. Isso porque o AdSense valoriza experiências positivas para os usuários.

Histórico de violações anteriores

Contas com histórico de violações recorrentes têm maior probabilidade de serem banidas. Desse modo, se o Google suspendeu sua conta temporariamente e depois a restabeleceu, mas você voltou a ferir as políticas, o banimento pode ser para sempre.

Lembre-se de que a reputação do editor é levada em consideração.

Fraudes e atividades enganosas

Qualquer tentativa de manipular o sistema, como clicar nos próprios anúncios ou incentivar outros a fazê-lo, pode resultar em banimento. Ademais, se após ser aprovado no AdSense você passou a veicular conteúdos sensíveis, como apostas, álcool ou sexualidade, por exemplo, pode ter sua conta banida.

Dicas para evitar o pesadelo da conta do AdSense banida

Como já dissemos, o Google não revela completamente os motivos que levam à suspensão de uma conta. Essa prática tem o intuito de evitar que os publishers tentem burlar as regras e enganar seus algoritmos.

Assim sendo, o ideal é prevenir e tomar o maior cuidado possível para não fazer nada que possa fazer o radar da plataforma se voltar para você.

Veja a seguir algumas dicas importantes nesse sentido.

Conformidade com as Políticas do AdSense

Para evitar o pesadelo de uma conta do AdSense banida, é fundamental seguir rigorosamente as políticas da plataforma. Então, antes de sequer se candidatar à parceria para veicular anúncios, leia atentamente as políticas. Assim, você compreenderá o que é permitido e o que não é.

Lembre-se também que a experiência do usuário é inegociável para o Google. Por isso, crie conteúdo relevante, original e de alta qualidade e evite plágio e material inadequado.

Outro ponto crucial é colocar anúncios apenas em páginas relevantes e apropriadas, em vez de exibir anúncios em páginas de erro ou conteúdo sensível.

Nunca clique nos seus próprios anúncios, pois o AdSense detecta atividades suspeitas. Ademais, verifique sua conta regularmente e corrija problemas imediatamente, como tráfego não genuíno ou violações.

Por fim, informe os visitantes sobre anúncios e sua presença no site, sendo sempre transparente com a sua audiência.

Monitoramento regular e correções proativas

Manter um monitoramento constante da sua conta do AdSense também é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Aqui estão algumas práticas para garantir que você esteja sempre no controle:

  1. Verificação diária: reserve um tempo diariamente para verificar sua conta. Assim, analise métricas como cliques, impressões e receitas;
  2. Alertas automáticos: configure um alerta para receber notificações sobre atividades incomuns, pois isso ajuda a identificar problemas rapidamente. Aliás, se você utiliza WordPress, existem diversos plugins para isso, basta pesquisar o mais adequado para seu site;
  3. Análise de tráfego: observe o tráfego do seu site e identifique picos ou quedas anormais que possam indicar atividades suspeitas. Para isso, você pode usar o Site Kit do Google, o Ahrefs, dentre outras ferramentas;
  4. Correções imediatas: se detectar qualquer problema, aja imediatamente. Corrija cliques inválidos, remova conteúdo inadequado e ajuste configurações conforme necessário;
  5. Aprendizado contínuo: esteja atualizado sobre as políticas do AdSense, aprenda com erros anteriores e evite repeti-los.

Diversificação de fontes de receita

Quando se trata do AdSense, não colocar todos os ovos na mesma cesta é fundamental. Além de monetizar seu site com anúncios de outras plataformas, como Exoic, Taboola, MGID e outras, você pode ganhar dinheiro por outros meios.

Por exemplo:

  • Programas de afiliados: promova produtos ou serviços e ganhe comissões por vendas;
  • Venda de produtos ou serviços próprios: crie e venda produtos digitais, cursos online ou serviços relacionados ao seu conteúdo.
  • Patrocínios e parcerias: busque parcerias com marcas ou outros criadores. Assim, ofereça espaços de patrocínio em seu site ou canal.
  • Assinaturas e membros pagos: ofereça conteúdo exclusivo para assinantes ou membros pagos;
  • Publicidade direta: além do AdSense, negocie diretamente com anunciantes para exibir banners ou anúncios em seu site.

É possível recuperar conta do AdSense banida?

Como diria a avó de todo mundo, “prevenir é melhor que remediar”. Porém, muitas vezes corrigir o erro, ou pelo menos tentar, é inevitável.

Se sua conta for banida, você pode buscar algumas opções para tentar reverter essa situação.

Processo de apelação e revisão

Após banir uma conta, o AdSense costuma enviar um e-mail explicando o motivo. Como já dissemos, ele não dá muitos detalhes, mas revela a causa principal. Por exemplo, “conta suspensa permanentemente por cliques fraudulentos”.

Caso você receba essa mensagem indigesta, acesse sua conta e siga as instruções para apelar. No próprio site de suporte do Google, você encontra um formulário para preencher explicando o que pode ter acontecido e solicitando uma análise. No caso dos cliques fraudulentos, por exemplo, você poderia explicar que seus amigos e familiares costumam clicar em seus anúncios sem saber que é proibido.

Após enviar a contestação, o AdSense fará uma análise minuciosa. É claro que esse é um momento de tensão, mas seja paciente, pois o processo pode levar alguns dias. 

Se necessário, entre em contato com o suporte do AdSense, seja educado e explique sua situação. Muitas vezes, é um atendente humano que faz essa segunda análise e pode identificar atenuantes que os algoritmos não viram.

É possível receber a receita gerada pelos anúncios após ter a conta do AdSense banida?

Quem trabalha a tempos com monetização de sites sabe que existem histórias tristes e pavorosas de editores cujas contas sofreram suspensão permanente. 

Há casos, por exemplo, em que o site em questão tinha um excelente tráfego e a receita mensal ultrapassava os 6 dígitos. Porém, com o banimento, o dono do site perdeu todo o acumulado do mês, ficando com um prejuízo de milagres de dólares.

Quando você faz a contestação, mesmo que ela seja rejeitada, o AdSense pode avaliar se você tem ou não direito de receber o dinheiro, ou pelo menos parte dele. Voltando ao nosso exemplo dos cliques fraudulentos, a plataforma poderia liberar a renda obtida por meios lícitos.

No entanto, há casos em que não é possível recuperar nada, infelizmente. 

Pode criar uma nova conta no AdSense depois de ser banido?

Prepare o lenço para chorar, pois não é possível criar uma nova conta se você levar uma suspensão permanente. Caso você tenha mais de um site monetizado pelo AdSense, pode ser que a suspensão seja aplicada apenas naquele que infringiu as regras.

Além disso, a varredura do Google é tão precisa que ele consegue detectar se você criar uma outra conta no nome de algum familiar ou amigo próximo! 

Invista em autoridade e não sofra com conta do AdSense banida

Se você ficou com medo após saber como o AdSense pode ser duro, é hora de começar a ser proativo e buscar formas de ficar “de bem” com a plataforma. E uma das melhores maneiras de se fazer isso, é aumentando sua autoridade.

Sites de grande autoridade raramente caem no radar do Google e podem ser mais ousados em suas estratégias sem arriscar sofrer punições. Com alto nível de autoridade, você ranqueia bem, sobe nas SERPs dos buscadores, ganha boa visibilidade, aumenta seu tráfego orgânico e não precisa recorrer a práticas ilícitas para conseguir visitas e cliques.

Com uma boa audiência, você também consegue ganhar dinheiro com outras fontes, das quais já falamos, e não fica refém apenas do AdSense. Assim sendo, buscar autoridade deve ser seu principal foco na prevenção de punições e banimentos.

A boa notícia é que existe uma estratégia simples, mas muito eficaz para conquistar essa tão preciosa autoridade: o link building. 

Sabe aqueles sites soberanos que operam na mais perfeita paz e harmonia com o AdSense porque são muito autotitários? No link building, eles enviam backlinks para o seu e, assim, transmitem um pouco de sua autoridade para você. O Google enxerga esses apontamentos como votos de confiança e você vai “blindando”, digamos assim, o seu site e a sua conta do AdSense.

Para conseguir esses backlinks, você não precisa esperar que os grandes sites te notem. Basta deixar conosco e fazemos essa conexão. Temos parcerias com sites gigantes e muito antigos e podemos conseguir excelentes apontamentos para o seu.

Portanto, agora que você já sabe o pesadelo que é ter a conta do AdSense banida, entre em contato conosco agora mesmo e comece a blindar seu site!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: