Logo Vejapixel

O que são Popularidade de Página e Popularidade de Domínio?

Tópicos

Na otimização para mecanismos de busca, ter um site popular traz inúmeras vantagens. Por isso, é importante entender o que são popularidade de página e popularidade de domínio e saber como usar esses conceitos na sua estratégia.

Mas se engana quem pensa que popularidade aqui significa ter um site com muitos acessos. Em SEO, sites ou páginas populares são aqueles que recebem vários links de outros sites e, assim, mostram ao Google que são referências na web.

Agora, vamos entender melhor o que significa a popularidade em SEO e por que o número de links que uma página recebe ainda é importante para o Google. Acompanhe:

O que são popularidade de página e popularidade de domínio?

Popularidade de página e popularidade de domínio são conceitos utilizados no mercado de SEO para se referir à quantidade de backlinks que uma página ou um domínio recebem.

Alguns profissionais também usam as expressões Link Popularity (número de backlinks para a página) e Domain Popularity (número de domínios com backlinks para a página).

Backlinks, por sua vez, são os links que outros sites da web direcionam para uma página. Eles são determinantes para a classificação das páginas nos resultados das buscas do Google. É com base neles que o buscador entende a relevância de uma página na web.

Quanto mais populares forem a página e o site, mais relevantes eles são. Portanto, eles ganham mais força no rankeamento e transmitem mais pontos para outras páginas por meio dos seus links.

A imagem abaixo, criada pela Moz, exemplifica como as páginas ganham popularidade e conseguem transmitir mais força a outras páginas:

Como a popularidade de página influencia o algoritmo do Google

Porém, para o algoritmo do Google, não basta analisar a popularidade da página e do domínio. Além da quantidade de backlinks recebidos, importa também analisar a autoridade das páginas, a diversidade de domínios e a qualidade dos backlinks. A avaliação dos backlinks, portanto, considera inúmeros fatores.

É importante ressaltar que popularidade em SEO não se refere à quantidade de visitantes que um site ou uma página recebe. Mas esse número pode ser importante para outros objetivos em marketing digital, como a venda de publicidade no site e o aumento do alcance da marca.

Popularidade em SEO local

O conceito de popularidade também se aplica ao SEO local. Porém, aqui o Google analisa a popularidade de uma empresa como um todo, não apenas da página ou do domínio. Vamos explicar melhor.

Segundo o próprio Google, o nível de popularidade de uma empresa é um dos critérios de rankeamento das buscas locais. Quando o usuário faz uma pesquisa por negócios locais, o Google prioriza, entre outros fatores, as empresas que são mais populares.

Para saber isso, o algoritmo considera informações do mundo online e offline, não apenas a popularidade do site. O buscador identifica quais são as marcas mais conhecidas, por meio do volume de backlinks, mas também de artigos, notícias, buscas pela marca, avaliações de clientes, entre outros fatores. Portanto, aqui a popularidade não se resume a links.

Para que serve a popularidade na estratégia de SEO?

A popularidade mostra ao Google que aquela página ou site é uma referência para as pessoas. Se tem tantos sites direcionando links para aquele conteúdo, é sinal de que aquele conteúdo é bastante visado.

O Google está interessado em identificar essas referências da web para priorizá-las no ranking das buscas. Portanto, aumentar a popularidade do seu site significa aumentar as chances de conquistar as melhores posições do buscador.

Portanto, popularidade de página e popularidade de domínio podem servir como indicadores da estratégia de link building.

Ao monitorar o ganho de backlinks do seu site ou de uma página específica, você vai saber se eles estão se destacando na web. Mas lembre-se de alinhar esse monitoramento à análise da qualidade dos backlinks, já que não adianta mirar apenas na quantidade.

Isso vale não apenas para analisar os resultados das suas estratégias, mas também para analisar os concorrentes. Monitore se eles estão se tornando referências, a velocidade com que estão ganhando backlinks e de quais sites eles estão vindo. Assim, você tem parâmetros de comparação para saber quais são os sites mais populares do seu mercado.

Além disso, você também pode analisar a popularidade de sites que são potenciais parceiros para estratégias de link building, como guest posting e co-marketing. Se o Google analisa a autoridade dos domínios e páginas que direcionam backlinks a você, é interessante fazer parcerias com os sites mais populares, certo?

Qual a importância da popularidade para o algoritmo do Google?

Para muitos profissionais de SEO, a popularidade de página e de domínio não é mais um critério importante, já que muitos outros fatores são prioritários na avaliação do Google. Para eles, o que importa é a qualidade dos backlinks, não exatamente a quantidade.

Porém, uma estratégia de SEO e link building deve conciliar quantidade e qualidade. Afinal, você deve sempre buscar novas fontes de backlinks com qualidade, de sites confiáveis e também populares.

A seguir, vamos mostrar um breve histórico do algoritmo do Google para você entender a importância da popularidade desde a criação do buscador.

Popularidade de página no PageRank

No mundo acadêmico, o número de referências que um pesquisador recebe de outros autores é determinante para entender a sua relevância na área de estudo. Foi com essa lógica que o Google desenvolveu o seu algoritmo PageRank, lançado em 1998, nos primórdios do buscador.

Esse era o grande diferencial em relação a outros mecanismos de busca na época. Muitos deles ainda usavam a ordem alfabética, categorias ou uma classificação baseada na quantidade de vezes que o termo buscado aparecia na página. Essas soluções, porém, tornavam-se ineficientes à medida que os sites se proliferavam na web.

Então, Larry Page e Sergey Brin, os criadores do Google, preocuparam-se em criar um sistema que classificasse os sites e páginas por ordem de importância para cada pesquisa.

Para o Google, quanto mais links uma página recebia de outros sites da web, mais relevante ela seria. Essa era a premissa básica do PageRank. Então, conforme a sua importância para a web, essa página deveria ganhar posições no ranking dos resultados da busca.

Portanto, a popularidade da página na web (ou link popularity) era o principal fator de rankeamento do algoritmo do Google.

Popularidade e autoridade

Ainda no lançamento do PageRank, os criadores do Google já mostraram que não bastava considerar o volume de backlinks para uma página, mas também de onde eles vinham.

Por isso, o PageRank também considerava a autoridade dos sites que direcionavam backlinks para entender se a página era relevante. Dessa forma, páginas com maior autoridade transmitiriam mais pontos por meio dos backlinks. A definição dessa autoridade, por sua vez, também considerava o volume de links que ela recebia.

Então, os sites que queriam as primeiras posições do buscador precisavam ganhar popularidade. Mas essa popularidade deveria ser entre sites que também fossem populares.

A imagem abaixo mostra de maneira simplificada o funcionamento do PageRank. Perceba que a página C, por exemplo, só recebe um link (não é popular). Mas ela é relevante porque esse link vem de uma página de grande autoridade. Já a página E, embora receba links de vários sites, tem baixa pontuação porque eles não têm autoridade.

Funcionamento do PageRank

Popularidade e diversidade de domínios

Porém, os criadores do PageRank perceberam que muitos sites poderiam facilmente aumentar a sua relevância: bastava encher um site de autoridade com links apontando para o seu.

O buscador também precisava impedir essas práticas. A intenção era reconhecer os sites que realmente mereciam ganhar pontos na classificação, porque eram referências no mercado e entregavam o melhor conteúdo ao usuário.

Então, o PageRank passou a considerar também a diversidade de domínios de onde vinham esses links (ou domain popularity). Dessa maneira, não bastava ganhar milhares de links de um único site de autoridade. Uma página seria mais relevante se ganhasse links de diversos sites diferentes.

Popularidade e qualidade dos backlinks

Muitos sites estavam gerando backlinks artificialmente apenas para aumentar sua relevância. Por isso, o Google lançou atualizações que passaram a penalizar essas práticas e aprimoraram o algoritmo para reconhecer quem realmente merecia as melhores posições.

Por isso, além da popularidade, autoridade e diversidade de domínios, o Google passou a avaliar também a qualidade dos backlinks. Então, inúmeros fatores entraram no cálculo do algoritmo para avaliar os backlinks, entre eles:

  • O nicho da página que direciona o backlink e sua relação com a página de destino;
  • A posição da página que direciona o backlink na hierarquia do site;
  • A posição do backlink na página que direciona o backlink;
  • A coerência do texto-âncora com a página de destino.

Com esses e outros elementos, o algoritmo do Google se tornou cada vez mais complexo. O PageRank ainda é parte do algoritmo atual, mas hoje o buscador já usa tecnologias muito mais avançadas, inclusive com inteligência artificial, para analisar a qualidade dos backlinks e determinar uma classificação mais justa.

A importância da popularidade no algoritmo atual

Perceba como a popularidade da página não é um critério único para o Google. Se você planejar uma estratégia de link building pensando apenas em ganhar vários backlinks, os resultados em SEO não vão vir.

Aliás, se você ganhar muitos backlinks em um curto período, de um ou vários domínios, o Google pode entender que você está fazendo black hat e pode sofrer penalizações. Então, cuidado com isso.

Mesmo assim, popularidade de página e popularidade de domínio ainda são critérios importantes para o algoritmo do Google.

Aquela lógica do PageRank, lá no início da história do buscador, continua valendo: quanto mais links uma página ganhar de sites com autoridade, melhor deve ser a sua classificação no ranking e mais força ela tende a passar para outras páginas por meio dos links.

Mas esse ganho deve vir também de diversos domínios, de sites relacionados ao seu nicho, com textos-âncora coerentes, entre outros fatores que constroem um bom perfil de backlinks.

Como descobrir a popularidade de página e popularidade de domínio?

Quer saber como descobrir o número de backlinks para uma página ou um domínio? As ferramentas de SEO estão aí para isso!

Elas trazem relatórios sobre os backlinks para um site ou uma página específica, que informam a quantidade total de links, os domínios que têm mais links para as suas páginas, os textos-âncora usados, entre outros dados valiosos. Utilize para monitorar a sua popularidade e descobrir o perfil de backlinks de concorrentes.

Veja quais são as principais ferramentas para isso:

Para você ter uma ideia, veja os exemplos de relatórios que a SEMrush apresenta:

Exemplo de análise de backlinks pela SEMrush

Como aumentar a popularidade do seu site?

Agora que você já entendeu a importância da popularidade de página e popularidade de domínio, chegou a hora de ver como ganhar backlinks de qualidade.

De maneira geral, você pode seguir as dicas de link building que explicamos no nosso post completo sobre o assunto. Mas vamos destacar aqui algumas estratégias de SEO que são essenciais para aumentar o número de backlinks. São elas:

  • Crie conteúdos de valor, que recebam links naturalmente devido à sua qualidade;
  • Faça parcerias de guest posting e co-marketing;
  • Invista em assessoria de imprensa com veículos de mídia e influenciadores;
  • Solicite links para menções à marca na web;
  • Entre em contato com blogs e sites que você citou nos seus conteúdos.

De maneira geral, a principal dica é construir uma presença digital consistente, com conteúdos relevantes, que mostrem a sua autoridade e fortaleçam sua marca. Aos poucos, você vai ganhar autoridade e cada vez mais pessoas vão referenciar seus conteúdos, porque confiam no que você entrega.

Mas adote também algumas estratégias mais focadas. Guest posts, co-marketing e solicitação de links para menções à marca, por exemplo, podem trazer um retorno direto no ganho de backlinks.

Por fim, lembre-se de que a popularidade do seu site não depende apenas de você. Você até pode trabalhar os links internos para fortalecer algumas páginas. Mas saiba que os links de fora do site têm muito mais força para o algoritmo.

Nesse caso, outros sites precisam decidir se querem direcionar backlinks para você ou se querem fazer uma parceria. Por isso, não há como influenciar diretamente a popularidade de página e popularidade de domínio.

Porém, as estratégias de link building que recomendamos conseguem potencializar o ganho de backlinks. E vale ressaltar: não caia na armadilha de manipular o algoritmo com backlinks artificiais, ok? Isso só vai prejudicar a sua reputação.

Agora, deixe um comentário dizendo o que achou desse conteúdo. Esperamos que ajude a pensar nas estratégias de SEO do seu site!

Autor:

Redatora freelancer, publicitária e especialista em Marketing Digital. Experiência em SEO para conteúdo e criação de textos para blogs, sites, ebooks, emails e outros canais digitais.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: