Logo Vejapixel

Agência de link building: tudo o que você precisa saber antes de contratar uma

Tópicos

Contratar uma agência de link building pode ser a melhor forma de alcançar bons resultados em pouco tempo com essa estratégia. No entanto, é preciso avaliar bem a empresa ou o profissional com o qual você deseja fazer parceria.

Afinal de contas, investir nesse tipo de estratégia precisa ter garantia de retorno, em especial se você não tem muito capital e precisa de resultados rápidos.

Por esse motivo, hoje trouxemos uma série de dicas sobre agências de link building e o que você deve analisar para ter os melhores resultados possíveis. Assim sendo, leia até o final e não perca nenhuma dica importante.

O que faz exatamente uma agência de link building?

Uma agência de link building é uma empresa especializada em obter links de outros sites para o seu. Esses links são chamados de backlinks e funcionam como votos de confiança e relevância para o seu conteúdo.

Dessa forma, uma agência de link building faz um trabalho de pesquisa, análise, planejamento, execução e monitoramento das suas campanhas, seguindo as diretrizes e as boas práticas do Google.

Uma agência de link building tem como principais atividades:

  • Identificar o seu nicho de mercado, o seu público-alvo e os seus objetivos de negócio;
  • Analisar o seu site, conteúdo e os seus concorrentes;
  • Definir as palavras-chave mais relevantes e estratégicas para o seu site;
  • Criar e otimizar o seu conteúdo para atrair e reter os visitantes;
  • Prospectar e contatar os sites potenciais para obter backlinks;
  • Negociar e fechar as parcerias de link building;
  • Verificar e validar os backlinks obtidos;
  • Acompanhar e medir os resultados das campanhas de link building.

Por fim, uma agência de link building usa diversas ferramentas e recursos para realizar tais atividades, como softwares de SEO, plataformas de outreach, redes sociais, e-mail marketing, etc.

Quais são os benefícios de contratar uma agência de link building profissional

Contratar uma agência de link building profissional pode trazer vários benefícios para o seu site e para o seu negócio. Veja alguns deles:

  • Aumento do tráfego orgânico: ao obter backlinks de qualidade, você melhora o seu posicionamento nos mecanismos de busca e atrai mais visitantes interessados no seu conteúdo e nos seus produtos ou serviços;
  • Maior conversão e vendas: com mais tráfego qualificado, você aumenta as chances de converter os seus visitantes em leads, clientes e fãs embaixadores da sua marca;
  • Fortalecimento da sua autoridade e reputação: obter backlinks de sites renomados e influentes demonstra que o seu site é uma referência no seu segmento e faz com que você ganhe credibilidade e confiança do seu público-alvo;
  • Ampliação da sua rede de contatos e parcerias: ao fazer link building, você estabelece relações com outros sites e profissionais do seu nicho, podendo gerar oportunidades de negócios, colaborações e indicações.

Como avaliar a qualidade e a reputação de uma agência de link building

Já vimos o que faz e quais os benefícios de contratar uma agência de link building ao invés de fazer todas as etapas por conta própria, certo? Mas como escolher uma boa agência de link building para cuidar dessa parte tão importante do seu marketing digital? 

A saber, existem alguns critérios e aspectos que você deve levar em conta na hora de contratar uma empresa para prestar esse serviço a você. Veja alguns deles.

Experiência e portfólio

Verifique há quanto tempo a agência atua no mercado e quais são os seus cases de sucesso. Assim, peça para ver exemplos de campanhas de link building que a agência realizou para outros clientes e quais foram os resultados obtidos.

Se possível,converse com administradores de web sites que já fizeram negócio com a agência em questão, pergunte sobre os resultados. Aliás, se você participa de grupos de WhatsApp, Telegram, Facebook, etc, sobre sites e monetização, publique uma mensagem perguntando se alguém conhece a empresa X, se sabem sobre a reputação dela, enfim.

Afinal, nada melhor do que obter informações sobre um produto ou serviço diretamente dos principais interessados, ou seja, os clientes.

Metodologia e ferramentas: outro ponto a se considerar na hora de escolher uma agência de link building

Pergunte como a agência planeja e executa as suas campanhas de link building. Quais são as técnicas e os métodos utilizados? Quais são as ferramentas e os recursos empregados? Como a agência garante a qualidade e a relevância dos backlinks?

Anote as ferramentas e metodologias que eles alegam usar e faça uma pesquisa independente para saber se esses são recursos válidos e realmente eficazes.

Transparência e comunicação

Verifique como a agência se comunica com os seus clientes e como ela reporta o andamento e os resultados das campanhas de link building. Isso porque a agência deve ser transparente e honesta sobre o seu trabalho e os seus objetivos, além de estar disponível para tirar as suas dúvidas e ouvir sugestões e reclamações.

Custo-benefício 

Compare os preços e os serviços oferecidos pelas diferentes agências de link building e escolha aquela que oferece o melhor custo-benefício para o seu projeto. Lembre-se de que o link building é um investimento a longo prazo e que os resultados podem demorar a aparecer, mas que valem a pena.

Aliás, avalie o preço mas nunca escolha a mais barata apenas com base nesse critério. Como você deve saber, o barato pode sair caro dependendo dos resultados. Assim sendo, é importante frisar que avaliar a relação custo-benefício não é optar por aquela que cobra o menor valor, mas a que entrega o melhor resultado pelo menor preço possível.

Quais são os critérios e as melhores práticas para uma campanha de link building eficaz

Para que a sua campanha de link building seja eficaz, é preciso seguir alguns critérios e boas práticas que garantem a qualidade e a naturalidade dos seus backlinks. Desse modo, é importante compreender essas técnicas para poder avaliar se a agência de link building que você intenciona contratar as aplica com o intuito de obter o melhor link juice possível para seu site.

Veja a seguir algumas das principais práticas nesse sentido.

Diversidade

É essencial procurar obter backlinks de diferentes tipos de sites, como blogs, portais, fóruns, redes sociais, diretórios, etc. Isso mostra que o seu site tem uma presença online variada e consistente.

Lembre-se de que, com as atualizações constantes dos algoritmos do Google, é primordial investir não só em quantidade, mas também em qualidade de backlinks. Afinal, os robozinhos estão cada vez mais espertos e capazes de identificar a origem dos links e se eles são de boa qualidade ou não.

Relevância

Também é importante conseguir backlinks de sites que tenham a ver com o seu nicho de mercado, público-alvo e conteúdo. Com isso, o Google verá que o seu site é uma autoridade no seu tema e que oferece valor aos seus visitantes.

Qualidade

Procure obter links de sites que tenham boa reputação, autoridade e tráfego. Isso porque esse ponto é fundamental para demonstrar que o seu site é confiável e que tem o reconhecimento de outros sites importantes.

Contexto

Uma boa agência de link building deve obter para você backlinks que façam sentido dentro do contexto do site que os hospeda e do conteúdo que os envolve. Isso mostra a relevância do seu conteúdo e que seu site tem uma relação lógica com os outros sites.

Naturalidade

Mesmo que a estratégia de link building deva ser ativa, isto é, buscando parcerias para conseguir que sites de veiculação apontem para o seu, é importante mostrar naturalidade. 

Assim, procure obter backlinks que sejam naturais e orgânicos, ou seja, que não sejam forçados ou manipulados. Isso mostra aos buscadores como o Google que o seu site é merecedor dos backlinks e que não usa técnicas ilícitas ou antiéticas.

Como acompanhar e medir os resultados do seu investimento em link building

Como já vimos, avaliar os métodos de acompanhamento dos resultados usados pela agência de link building é um dos pontos principais na hora de contratar.

Afinal de contas, para saber se a sua campanha de link building está dando certo, é preciso acompanhar e medir os resultados do seu investimento. 

Para isso, você pode usar algumas ferramentas e métricas que te ajudam a avaliar o desempenho e o impacto dos seus backlinks. Veja algumas delas e busque saber quais são usadas pela agência de link building que você está pensando em contratar.

Google Analytics

É a ferramenta oficial do Google que te permite monitorar o tráfego e o comportamento dos visitantes do seu site. Com ela, você pode ver quantos visitantes você recebeu de cada site que te linkou, quanto tempo eles permaneceram no seu site, quais páginas eles visitaram, quais ações eles realizaram, etc.

Google Search Console

Outro recurso do Google, com o Google Search Console, você pode verificar o estado e a saúde do seu site nos mecanismos de busca. Assim, você pode ver quais são os sites que te linkam, quais são as palavras-chave que mais geram tráfego, quais são as páginas mais populares do seu site, etc.

Moz: também é uma das queridinhas de uma boa agência de link building

Especializada em SEO, a Moz é uma plataforma que permite analisar a qualidade e a autoridade dos seus backlinks. Com ela, você pode ver o Domain Authority (DA) e o Page Authority (PA) dos sites que te linkam, o Spam Score dos seus backlinks, o número e a diversidade dos seus backlinks, etc.

Ahrefs

Outra ferramenta especializada em SEO com a qual você pode analisar a qualidade e a autoridade dos seus backlinks. Dessa forma, você consegue monitorar o Domain Rating (DR) e o URL Rating (UR) dos sites que linkam para o seu, o número e a diversidade dos seus backlinks, o tráfego estimado que os seus backlinks geram, etc.

Essas são algumas das ferramentas e métricas que você ou sua agência de link building podem usar para acompanhar e medir os resultados do seu investimento em link building. Mas lembre-se de que o mais importante é o resultado final: o aumento das suas conversões e vendas.

Onde encontrar uma agência de link building?

Já vimos tudo o que deve ser avaliado na hora de escolher uma boa agência de link building para contratar, certo? Contudo, você pode estar se perguntando onde encontrar esse tipo de prestação de serviço.

Na verdade, você nem precisa mais procurar, pois já achou a solução para suas necessidades! Nosso time de experts em tráfego, algoritmos do Google e tudo o mais que envolve as estratégias de backlinks estão prontos para fazer tudo o que seu site precisa para ir para o topo das SERPs do Google e outros buscadores.

Sabe todos os requisitos que listamos para você avaliar? Preenchemos todos eles e estamos preparados para te ajudar a atingir todos os seus objetivos o mais breve possível. Temos parcerias com sites de grande veiculação e dos mais variados segmentos que estão mais do que aptos a trazer muita autoridade para seu conteúdo.

Portanto, chega de procurar a melhor agência de link building. Entre em contato hoje mesmo e veja como podemos te ajudar em sua jornada rumo ao topo das páginas do Google!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: