Logo Vejapixel

Como ser um “espião do link building” e descobrir o que a sua concorrência está fazendo?

Tópicos

Criar uma estratégia de link building pode não ser uma tarefa fácil, principalmente se você não sabe o que o seu concorrente está fazendo! Veja como se tornar um espião do link building e sair na frente no ranqueamento. 

O processo de criação de backlinks em sua estratégia de link building pode ser algo bastante difícil, principalmente se você estiver partindo sem referência. Por isso, se você deseja alcançar as primeiras posições dos mecanismos de busca, essa tarefa é essencial. 

Isso porque, o link building é uma estratégia chave no marketing digital para garantir que o seu site seja bem-visto e, consequentemente, se popularize entre a sua audiência. Esse processo é feito com links externos do seu domínio em outros sites de maior relevância, para que você se torne referência em determinado assunto.

Por causa disso, tornar-se um “espião do link building” faz toda a diferença, principalmente quando nos referimos a novas oportunidades de backlinks. Assim, fazer todo esse processo de auditoria – tanto do seu domínio, quanto dos seus concorrentes – pode se tornar uma prática chave para você despontar nas posições. 

Vamos te explicar mais sobre a prática e o porquê de descobrir o que a sua concorrência está fazendo para alavancar o seu negócio nas próximas linhas. Continue a leitura!  

Qual é a importância do link building para o seu site?

Como parte das estratégias de SEO, o link building visa conseguir linkagens em outros portais para algumas páginas do seu domínio. Assim, cria-se uma espécie de “rede” de linkagem, com um ou uma série de outros sites utilizando o seu como referência. 

Com essa rede conectada de linkagens externas, você consegue ampliar a sua visibilidade nos mecanismos de busca, garantindo que a mensagem que chegue até eles é que o seu domínio é confiável. E, consequentemente, eles acabam expondo mais o seu conteúdo para os usuários. 

A estratégia de link building consiste em uma forte criação de autoridade por meio de uma troca entre você e os outros portais. Esses links, que são chamados de backlinks, são as portas de entrada para os seus conteúdos em outros locais. Assim, a audiência desses outros domínios passará a te conhecer também. 

Todo esse processo torna-se importante porque, com bons backlinks, você conseguirá melhorar o seu posicionamento nas SERPs, subindo de posições. Com isso, há maior probabilidade do público entender que o seu conteúdo é de qualidade e clicar organicamente, mesmo sem a indicação de outro site. 

Como é essa avaliação de autoridade dos mecanismos de busca? 

Como falamos acima, possuir backlinks que levam ao seu site ajuda a melhorar a forma como os mecanismos de busca te avaliam. Por exemplo, o Google, o maior buscador do mundo, utiliza alguns critérios e algoritmos para avaliar os links externos que outras páginas direcionam ao seu site. 

Para que essa avaliação aconteça, o mecanismo tem como um dos critérios a autoridade do domínio que está te indicando. Se ele for um site já consagrado, com bastante audiência, que já siga os critérios do Google há algum tempo, o mecanismo considerará este tipo de backlinks mais valioso para você. Com isso, você ganhará autoridade. 

É mais ou menos assim: sabe quando você busca um serviço bom, mas nunca precisou dele antes? Você vai perguntar para pessoas que você confia, não é mesmo? Com isso, a chance de você não se decepcionar ouvindo as histórias e a experiência dos outros é maior. É mais ou menos assim que funciona o algoritmo do Google quando o assunto é autoridade. 

Apesar de nunca ter sido divulgado como o algoritmo funciona verdadeiramente, milhares de testes diários já indicam que a estratégia de link building impacta, sim, o crescimento de uma página. Além disso, a posição desses links na página: nas primeiras linhas, geralmente, há ainda mais impacto do que aqueles para o final da página ou no rodapé. 

Por que fazer uma auditoria de backlinks e se tornar o “espião do link building”? 

Durante todo esse processo de link building, é importante que você tenha o controle de quais são os domínios que possuem links direcionando até o seu site. Com isso, você precisa avaliá-los e checá-los periodicamente, evitando que haja algum erro de direcionamento ou alguma quebra de página. 

Isso porque, pequenos erros podem influenciar em toda a estratégia, diminuindo a quantidade de autoridade (e, consequentemente, visitas) que a sua página vai receber ao longo prazo. Além disso, a auditoria de backlinks garante que você possa alterar o domínio que está sendo linkado, substituindo-o por outro melhor, por exemplo. 

Esse processo de auditoria também permite que você consiga entender claramente onde o seu site está sendo referenciado. Isso garante que, em uma análise mais geral, quando você for olhar para a sua concorrência, seja possível entender qual parte da sua estratégia você pode fazer diferente. 

Durante esse processo de avaliação, você deve levar em consideração alguns pontos importantes, como:

  • Pontuação de toxicidade: apura se o backlink está prejudicando o seu site ou não; 
  • Quantidade de backlinks de um único domínio: pode causar certa desconfiança nos mecanismos de busca;
  • Autoridade e reputação do domínio que está te referenciando; 
  • Se o backlink faz sentido no texto em que está sendo usado.

Depois de levantar esses pontos, você pode seguir para outro ponto crucial do seu processo de auditoria: olhar para o seu concorrente! 

Como avaliar os backlinks do meu concorrente? 

Essa é a parte mais importante no processo de se tornar um espião do link building. Isso porque, para que a sua estratégia seja mais bem sucedida, você precisa entender o que as pessoas ao seu redor estão fazendo também. A análise do mercado acontece em todas as esferas de uma empresa – e, por que não no link building?

Saber o que o seu concorrente faz não é nada antiético (afinal, a internet está aí para isso), e vai te dar uma margem melhor para avaliar o seu próprio negócio e a sua estratégia. Isso garante que você maximize os seus acertos e diminua os seus erros para chegar ao seu objetivo principal: ocupar as primeiras posições das SERPs nos mecanismos de busca. Inclusive, saiba que, certamente, ele também faz o mesmo processo. 

O desempenho de sites que concorrem diretamente com o seu segmento faz parte da auditoria. É dessa maneira que você consegue entender qual é o caminho que você deve seguir em suas estratégias. E, também, o que você deve evitar. 

Use ferramentas de análise para ser o espião do link building

Algumas ferramentas atuais permitem que você faça a análise do seu perfil e dos seus concorrentes, trazendo insights valiosos sobre o que eles fazem. Por exemplo, atualmente, grandes nomes são o Google Search Console, Semrush, Majestic e Ahrefs, que garantem uma análise completa. 

De maneira geral, alguns detalhes que essas ferramentas te garantem são:

  • Análise de autoridade do domínio;
  • Nível de confiança do domínio do backlink;
  • Tipos de backlink, para entender quais são os conteúdos dos seus concorrentes que atraem mais links; 
  • Informações sobre uso de palavras-chave.

Com esses indicadores – e muitos outros, que serão particulares de cada ferramenta – você consegue entender o que o seu concorrente faz de diferente de você. Além disso, te dá um norte para como seguir e o que mudar em sua estratégia de link building a partir das informações coletadas. 

Além dessas informações, as ferramentas também poderão te mostrar brechas nos backlinks dos seus competidores. Por exemplo, links quebrados ou palavras-chave não utilizadas podem ser a porta de entrada para que você use o seu domínio em sites com alta autoridade. Utilizando-se dessa informação, você pode conseguir uma parceria que pode aumentar o seu nível de confiança e, assim, conseguir melhores posições. 

Monitore a movimentação da sua concorrência 

É muito mais fácil fazer a análise em ferramentas e softwares que te darão insights valiosos sobre os backlinks dos seus competidores. No entanto, você também pode entrar e entender cada um dos links por sua própria conta. Mas, é preciso saber: esse processo vai ser bem mais trabalhoso. 

Geralmente, nas estratégias de backlinks, há parcerias sendo feitas, com troca de linkagens, por exemplo. Ao entrar em seu competidor, você pode analisar quais os links externos que ele faz e entender até onde isso levará você. Com isso, você pode entender mais profundamente como funciona a estratégia dele. Embora não seja a melhor forma, é algo que você consegue realizar.

Durante esse processo, você ainda descobre quais são as palavras-chave que ele está apostando, quais tipos de conteúdo eles estão produzindo e quais informações estão repassando para a audiência. Isso te ajuda, além de incrementar a sua estratégia de link building, a melhorar a sua produção de maneira geral. 

O que fazer depois de descobrir a estratégia de link building do concorrente? 

Agora é a hora da ação! Se você já tem as informações necessárias, está na hora de agir com todas as oportunidades que você encontrou ao longo do processo. Mas, antes de mais nada, a análise aprofundada sobre os resultados se faz muito necessária. Não é somente atacar, mas saber como atacar e onde atacar. 

Como analisar o perfil do concorrente?

Você já fez o seu papel de espião do link building e conseguiu as informações do seu concorrente, certo? Agora chegou a ahora de analisá-las. E essa parte pode ser a que te trará mais oportunidades enquanto um domínio que está em busca de backlinks. 

Nessa análise com uma ferramenta, você terá informações como: o número de backlinks que o seu concorrente tem, quantos são os domínios que o referenciam, por exemplo. Além de outras informações, como: os tipos de links, quais páginas recebem mais links, quais são as palavras-chave mais difíceis de rankear. 

O trabalho vai te dar um panorama mais geral de como você deve refazer o seu planejamento em link building, levando em consideração apenas os insights do seu concorrente. E, claro, você deve adaptá-las à sua realidade. 

Foque em erros nos backlinks

Achou algum link quebrado? Entre em contato e ofereça uma substituição com o seu próprio link. Entendeu quais são os backlinks que o seu concorrente está recebendo? Trabalhe para que, em parceria com os domínios com mais autoridade, você consiga receber a mesma autoridade para o seu domínio. 

Não esqueça da produção de conteúdo para te auxiliar a ser um espião do link building

Percebeu que uma falha na sua estratégia pode ser o seu conteúdo? Invista em produções de qualidade, não só em texto, mas garantindo outras formas de atrair um bom backlink, como:

  • Vídeos;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Pesquisas.

Foque em informação completa e de qualidade, que atraia o usuário a continuar lendo o seu conteúdo. E que, consequentemente, possa ser utilizada organicamente por outros portais com bastante domínio. 

Não esqueça da auditoria do seu próprio domínio

Como você já sabe quais são as estratégias de link building que os seus competidores estão fazendo e todas as outras informações vitais para o seu negócio, é hora de voltar os olhares para você. Falamos anteriormente de algumas coisas que você já deve atacar, mas você não pode deixar de lado a auditoria do seu próprio domínio.

Claro, buscar novas parcerias e novas possibilidades de backlinks é essencial, mas você não pode ignorar os problemas que você possa ter encontrado em sua análise. É importante que, ao identificar coisas que possam ser prejudiciais para o seu negócio, você já tome ação para corrigir esses possíveis erros.

As ferramentas que citamos acima também te ajudam a identificar os erros no seu próprio domínio – e, assim, evitar que o seu concorrente faça tudo que te ensinamos neste texto com você. Ou seja, você deve:

  • Rejeitar ou remover links prejudiciais para a autoridade do seu site; 
  • Evitar comprar links ou realizar trocas de favores.

Outra coisa: esteja de olho sempre em links que podem ter algum problema, quebrado ou redirecionados para uma página que não existe mais. Altere por um outro link que faça sentido com a estratégia e mantenha a sua parceria ativa. 

Use todas as informações para novas oportunidades

Por fim, depois de consertar os erros no seu domínio e nos seus backlinks, bem como entender como o seu concorrente age na web, chegou a hora de seguir em frente para novas oportunidades! 

O trabalho com link building é uma constante evolução, afinal, você precisa trabalhar constantemente na atualização dos parâmetros, sempre tendo em mente que o objetivo final é chegar – e manter-se – nas primeiras posições dos mecanismos de busca. 

Com isso, é sempre importante estar de olho em aprimorar as suas práticas e naquilo que os seus concorrentes mudam e fazem periodicamente.

As oportunidades irão aparecer, seja por análises em ferramentas ou por meio de assessorias de imprensa e bom contato com o meio em que você atua. Assim, confiança gera confiança e você cria uma boa rede de indicações – tanto feitas para você, quanto que você fará – para continuar crescendo o seu domínio com o passar dos meses. 

Por fim, o mais importante é: tenha paciência! Às vezes, uma estratégia funciona bem e rápido para o seu concorrente, mas demora para você. O importante é que você continue trabalhando para otimizar os seus conteúdos e o seu site como um todo com o foco principal em crescer.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: