Logo Vejapixel

Como obter Bons Backlinks

Tópicos

Os backlinks são parte importante para a sua estratégia de link building. Entender como conseguir bons links e referências pode fazer seu site performar melhor.  Que tal embarcar nesse mundo com o pé direito?

As estratégias de link building são muito utilizadas para a construção de perfis de maneira orgânica. Ou seja, para a construção de autoridade e referência na web. Elas ajudam os mecanismos de busca a entenderem que o seu site/domínio são bons e podem ser recomendados para o público. 

No entanto, construir backlinks de qualidade, que podem ajudar o seu perfil a ter notoriedade, não é algo tão simples quanto parece. Toda a estratégia deve contar com uma boa estrutura, além de que esses apontamentos devem estar alinhados com o seu nicho.

De maneira geral, os backlinks que você usa em seus conteúdos devem ser extremamente relevantes para a sua persona e fazer sentido ao longo do texto. Além disso, eles devem ser utilizados em links em domínios que tenham autoridade e que podem te trazer um bom fluxo de audiência. Entre outras coisas, que falaremos mais ao longo deste artigo. 

O que são backlinks? 

Para entender o que é backlink, basicamente, é um link em uma página que leva a outro domínio na internet. Assim, eles são usados para referenciar os conteúdos. 

Por exemplo, quando você faz um texto sobre Marketing de Conteúdo e cita tráfego pago, já possuindo em seu site um texto sobre isso, você usa o link no termo “tráfego pago” para que o seu leitor continue sua jornada de conhecimento sobre o tema e se aprofunde mais. 

Eles enriquecem os conteúdos, levando a outros temas que sejam relacionados e que podem dar mais relevância ao assunto. Geralmente, eles são usados em um site para levar a outro – parceiro ou não – que aborda o tema com mais profundidade e que, preferencialmente, tenha mais autoridade no assunto. 

Mas, para além disso, os backlinks são essenciais em estratégias de SEO. Isso porque ajudam os mecanismos de busca a entenderem que os domínios são relevantes e, assim, conseguirem melhores posições de ranqueamento nas SERPs. 

Se você é um prestador de serviço que atua com o ramo x e tem contatos que indiquem o seu serviço para outras pessoas, a possibilidade de essas pessoas te contratarem é mais alta, certo? O mesmo acontece no digital e no SEO, com os backlinks. 

Como fazer uma boa estratégia com backlinks?

Agora que você já sabe o que são e qual a importância de ter backlinks em seu domínio, é essencial que você entenda que a utilização deles não vem sozinha. É preciso garantir que você tenha uma boa estratégia em sua utilização. E ela começa com o link building. 

Primeiro de tudo, antes de entender quais os passos primordiais para uma boa estratégia, é preciso que você tenha um site otimizado e preparado para receber os links. Veja quais erros você precisa solucionar: 

  • Carregamento lento;
  • Linkagens internas;
  • Links quebrados;
  • Imagens.

Solucionando problemas de carregamento lento

Um site que demora para carregar provavelmente não vai conseguir uma boa colocação nas SERPs dos mecanismos de busca, não importa quantos backlinks de qualidade ele tiver.

Isso porque o Google preza muito pela experiência do usuário, a qual precisamos concordar, é muito ruim se o site for lento. Por outro lado, tudo na internet é muito ágil e imediatista. Assim, se uma página começa a demorar, o usuário simplesmente sai.

Dessa forma, a taxa de rejeição vai nas alturas, o que faz com que o site caia no ranqueamento bem rápido.

Portanto, resolva o mais rápido possível o tempo de carregamento do seu site, aplicando medidas como:

  • Usar um tema simples no seu site, que não tenha elementos móveis na interface. Afinal, por mais que esses elementos deixem as páginas “bonitinhas”, eles interferem na velocidade de carregamento;
  • Instale um plugin que comprima as imagens sem que elas percam a qualidade, como o WP Smush, por exemplo;
  • Use um plugin para ajudar a acelerar o carregamento das páginas, como o BJ Lazy Load;
  • Plugins de cache também são boas opções para otimizar o carregamento. Se você usa o WordPress, o Light Speed Cash e o Fastest Cache são ótimos.

Linkagem interna eficiente

Outro ponto importante é cuidar dos seus links internos. Afinal, eles ajudam a espalhar o link juice trazido pelos backlinks de sites autoritários, além de melhorar a navegabilidade pelas páginas, o que é bem visto pelos olhos do Google e outros buscadores.

Não adianta apenas encher os artigos de links internos, linkando qualquer texto âncora. Em vez disso, é preciso que essa intersecção de conteúdos faça sentido. Isso porque o leitor precisa entender de forma intuitiva que, se clicar ali, terá maiores informações sobre aquele tema.

Outro ponto importante é fazer o algoritmo do Google interpretar a sua linkagem interna como algo proposital e estratégico. Por isso, uma dica é sempre usar um texto âncora que tenha uma terminologia igual ao da URL de destino.

Por exemplo, vamos supor que você esteja escrevendo um texto sobre “cachorros”. Então, você quer linkar esse conteúdo para outro texto do seu site, que fala sobre “raças pequenas de cães”. Se esse é o texto contido na URL da página, você deve colocar como texto âncora a expressão idêntica, ou seja, “raças pequenas de cães”.

Tudo isso faz com que os backlinks que você obtiver tenham um efeito muito melhor para aumentar a autoridade do seu site.

Resolva links quebrados

Uma das coisas mais frustrantes que podem acontecer quando se está navegando na internet é ir parar em uma página de erro, como 404, por exemplo.

Se isso for recorrente, pode fazer a reputação do seu site despencar e os usuários deixarem de acessá-lo. Sem contar que sites de grande veiculação não vão querer enviar apontamentos para o seu, se ele tiver um volume de tráfego muito baixo e uma taxa de rejeição alta.

Por isso, é essencial corrigir esse tipo de erro, pois caso contrário, não há backlink que salve sua autoridade. Veja algumas formas pelas quais você pode resolver.

Use uma ferramenta online de auditoria de links

Existem várias ferramentas que você pode usar, tanto baseados na web, como o Google Search Console e o Ahrefs, quanto softwares de desktop, como o Screaming Frog.

Com esses recursos, você pode fazer uma varredura completa nas páginas e encontrar cada link quebrado para poder substituí-lo ou consertá-lo.

Para fazer a varredura usando o Ahrefs, siga esses passos:

  • Faça uma busca pelo Ahrefs em seu navegador, e se inscreva na plataforma, que possui planos pagos e gratuitos;
  • Clique em “Site Audit”, depois em “Novo Projeto” e insira o seu domínio;
  • Essa verificação pode levar até 20 minutos dependendo da quantidade de páginas do seu site;
  • Após a conclusão da auditoria, clique na seção de relatórios, na barra lateral esquerda, e vá em “Erros 404”.

Assim, você verá todos os links quebrados do seu site e poderá corrigi-los.

Outra forma bastante útil de verificar links quebrados é pelo Google Search Console. Primeiramente, acesse a página oficial da ferramenta e crie uma conta, associando seu domínio. Siga todas as etapas de verificação, as quais serão mostradas a você de forma bem intuitiva.

Então, dentro do seu site, você poderá acessar o Google Search Console no painel de administrador. Aliás, se você usa o Site Kit do Google, o Search Console estará junto. Por ali, você pode checar diversas informações, incluindo links quebrados.

Para isso, procure por “Crawl Errors” e selecione. Assim, você verá uma lista de URLs com erros. Clicando sobre cada URL, abrirá um pop up com as páginas que contém erros 404.

Use um software

O Screaming Frog é um bom software para auditoria de links, pois funciona em qualquer sistema operacional e é bem fácil de usar. Sendo assim, baixe e instale-o no seu desktop, insira a URL do seu site na caixa de pesquisa da barra superior da interface e clique em “Start”.

Em seguida, clique em “Response Codes” e em “Client Error”. 

Dessa forma, a ferramenta irá compilar uma lista com as URLs que contém links quebrados para que você possa corrigi-los.

Imagens

As imagens são parte importante da estratégia de SEO. E para que seu site esteja preparado para receber backlinks relevantes, suas imagens devem estar em conformidade com as políticas do Google, além de bem posicionadas para melhorar a experiência do usuário.

Lembre-se que o principal intuito de uma imagem é oxigenar o texto, deixá-lo mais atrativo para o leitor, fazendo com que ele passe alguns momentos contemplando-a, lendo a legenda, enfim. Com isso, o tempo de permanência na página aumenta.

Por isso, preste atenção em alguns pontos essenciais nas imagens que você usa:

  • Use apenas imagens de bancos gratuitos, como o Freepik, o Pexels e o Pixabay, por exemplo;
  • Nunca use imagens com mais de 300 kb, pois arquivos pesados podem interferir na velocidade de carregamento da página;
  • Lembre-se da dica de usar um plugin para compactar as imagens;
  • O tamanho ideal é de 1200 x 800 e em estilo paisagem, ou seja, na horizontal;
  • Use legendas atrativas, que contenham a palavra-chave, citem o autor da foto e o banco de dados de onde você a tirou. 

Voltando ao exemplo em que você cita “raças pequenas de cães”, uma boa imagem e legenda poderiam ser essas:

Chihuahua é uma das raças pequenas de cães mais fofas. Foto de Rafael Guajardo, do Pexels

Note que a foto é de um banco gratuito, está em 1200 x 800, modo paisagem e a legenda é explicativa.

Site otimizado, como obter bons backlinks?

Assim, após resolver tudo isso, existem alguns pontos que você deve ter claros: quais os seus objetivos? O que você oferece de diferente da maioria? Quem pode se tornar um aliado no seu processo? Calma, sabemos que a quantidade de perguntas é extensa, mas falaremos mais sobre isso nas próximas linhas!

O que o seu site oferece de diferente para receber bons backlinks?

Para conseguir bons backlinks, você tem que entender o que você tem a oferecer de diferente para o usuário, para que outros sites possam te usar de referência. O que te faz se destacar da maioria? O que faz um site com boa autoridade escolher você ao invés de outro? 

Essas questões fazem toda a diferença, principalmente se você não tem uma assessoria que vai ativamente atrás de parcerias para backlink para o seu site. Por exemplo, um conteúdo de qualidade já te deixa à frente de muitas pessoas e vai mostrar ao seu futuro parceiro que você entende da persona a quem vocês desejam comunicar. 

Outros exemplos de diferenciais: pesquisas que sua empresa possa ter criado com dados fundamentais para o mercado; a autoridade que seu site já construiu com boas práticas de SEO e otimizações; produtos ou serviços que você pode oferecer gratuitamente por uma linkagem… E por aí vai! 

Outra excelente estratégia é criar tabelas, infográficos e outros conteúdos que outros sites possam usar e, claro, referenciar o seu. É relativamente simples criar infográficos e tabelas, pois você pode usar ferramentas gratuitas como o Canva. Basta usar templates prontos, inserir as informações e baixar o arquivo para postar com o texto em seu blog.

Esse tipo de conteúdo é muito atrativo e pode ser uma isca tanto para engajar os leitores quanto para atrair parcerias e obter backlinks.

Assim, você tem uma boa moeda de troca. Portanto, sempre inove para continuar crescendo sua rede de contatos!

Qual é o seu objetivo?

Qualquer estratégia de link building deve ter um objetivo específico, mesmo que os backlinks tragam autoridade e outros benefícios para o seu site de um modo geral. Por exemplo:

  • Ter mais tráfego em suas páginas;
  • Rankear melhor uma página específica;
  • Deixar a sua marca mais consolidada no digital.

Cada um desses objetivos vai te direcionar para um tipo de backlink, números e até mesmo parceiros que você pode fazer para tentar alavancar a sua estratégia. Entendendo bem qual é a finalidade do seu objetivo, você conseguirá ir atrás de boas trocas para o seu domínio.

Vá atrás de bons parceiros para os backlinks

Isso pode até parecer óbvio, não é mesmo? Mas, o óbvio também precisa ser feito – e bem feito, por sinal. Os links devem fazer sentido com o seu segmento, os assuntos que você deseja abordar, as palavras-chave que você tem como foco e, principalmente, com o seu objetivo. 

Tudo vai depender do que você deseja. Por exemplo, se você tem uma loja que vende peças de carro, você pode procurar por parceiros que abordem sobre carros de maneira geral, sobre a sua peça específica, sobre formação de mecânicos, e por aí vai. 

Para isso, é preciso sair um pouco da caixa, mas sem se esquecer da finalidade na qual você está buscando parceiros para receber backlinks. A ideia, com isso, é que você se torne referência – e, por isso, conseguir outras referências é essencial. 

Quais são os tipos de bons backlinks que você pode conseguir?

Apesar de falarmos que os backlinks são essenciais para uma boa estratégia de crescimento e autoridade de um domínio, nem todos os tipos são iguais. Aliás, melhor dizendo, nem todos são bons backlinks. 

Antes de dar qualquer passo no universo dos backlinks, você precisa ter em mente: nem todos podem trazer ao seu domínio o retorno desejado – e podem, muitas vezes, trazer o contrário do que você espera. Eles podem prejudicar todo o funcionamento do seu site. Por isso, se faz indispensável entender, antes de mais nada, quais são os tipos existentes. 

De maneira geral, existem 2 tipos de backlinks: dofollow e nofollow. Podem parecer iguais, mas na realidade, ambos se diferenciam bastante quando nos referimos na mensagem que o clique vai mandar para os buscadores.

Por exemplo, quando um link é setado como dofollow, ele direciona os bots para essas páginas e passam autoridade para o domínio. Já quando são “nofollow”, indica aos buscadores que eles não devem seguir esse domínio – ou seja, ele manda o usuário para o domínio, mas não passa autoridade para ele.  

Fontes com autoridade

Para que o seu site se beneficie de bons backlinks, é importante que você busque parceria com sites que já possuem bastante autoridade no nicho de atuação. Por exemplo, portais de notícia que recebem milhões de acessos todos os dias e que já possuem uma audiência consolidada. 

Com essas fontes, os mecanismos de busca, como o Google, valorizam mais a troca e podem te colocar em evidência. Além disso, ao receber backlinks de sites grandes, você acaba recebendo também uma grande parcela da audiência deles. Afinal, se as pessoas efetivamente clicarem no link, elas irão parar no seu site. 

Daí a importância de estar preparado para absorver esse público, com um carregamento de página rápido, imagens otimizadas, conteúdos de qualidade, e uma linkagem interna que possa espalhar a autoridade trazida pelo apontamento do site autoritário.

Mas, atenção, pois o contrário também acontece! É por isso que falamos também que é preciso ter cuidado na hora de trabalhar com backlinks. Se for um site já não muito valorizado pelo Google, ao receber backlinks dele, você também recebe uma parcela da sua baixa reputação. Por isso, nunca abra mão de estudar direito os domínios com os quais você deseja fazer parcerias. 

Parcerias com sites relacionados ao seu nicho 

Apesar de algumas vezes não querermos relações com a nossa concorrência, essa aproximação pode trazer grandes benefícios – lembra que falamos acima sobre as boas parcerias? Então, é isso que deve ser aplicado aqui. E te explicamos o porquê: o Google já deixou bastante claro para quem trabalha com digital que um dos fatores mais importantes de um domínio é a sua relevância. 

Assim, se você consegue uma parceria com algum site do seu segmento que pode te usar como referência, isso pode querer dizer ao Google que você é uma referência no seu nicho. Faz sentido? Se outros que falam sobre a mesma coisa se espelham em você, há uma importância no que você está divulgando. 

Essa valorização do Google evita uma prática bastante usada no SEO e no marketing digital: o black hat. Essa prática é bastante condenada pelo Google e consiste em sites utilizarem links indevidos em seu site, que não têm qualquer referência ou relevância para o nicho, somente para rankeamento. Isso você deve evitar a todo custo. 

Usufrua de backlinks em textos-âncora

Esse tipo de backlink também ajuda o seu site a ganhar maior autoridade e melhorar o seu ranqueamento. Assim, neste tipo, os textos clicáveis já indicam o assunto que o leitor vai encontrar. É o mesmo exemplo que demos acima: quando você fala num texto sobre “comida para cachorro”, cita “raças pequenas” e linka neste último termo. 

Esse tipo de linkagem é bem vista pelos mecanismos de busca e também pode ser usada por você na sua linkagem interna, com os links do seu próprio domínio. Mas, nesse último caso, o indicado é que você use sempre os textos-âncoras para as palavras-chave que você deseja ranquear. 

Por outro lado, nunca linke a palavra-chave principal do seu texto, pois isso também é visto como black hat SEO pelo Google. Isso porque o algoritmo interpreta como uma “forçação de barra”, um exagero que parece spam. Afinal, além de trabalhar essa palavra-chave durante o texto, você está tentando fazer a pessoa clicar nela e direcioná-la para outro ponto.

Backlinks naturais 

De maneira bem resumida e simples, um backlink natural é aquele feito de maneira espontânea, quando o site utiliza você como referência, sem nenhum tipo de parceria ou troca por ele. Isso ajuda os mecanismos de busca a entender – assim como os demais – que você é autoridade no assunto. 

Mas é importante que este link faça completo sentido com a ideia do texto de maneira geral, para que você também não sofra penalização. Entendemos que é difícil conseguir esse texto de maneira espontânea, mas que, mesmo que haja alguma parceria envolvida, essa linkagem deve parecer natural.

A ideia, como já te falamos anteriormente, é que o Google entenda que tudo foi feito de maneira fluída (mesmo que não seja de fato). Fique atento a isso durante a sua estratégia, combinado?

Estratégia eficiente de link building

Considerando que você já tenha conseguido boas parcerias para receber os seus backlinks, que sigam todos os pontos que elencamos acima, ainda é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes. Afinal, o digital está em constante mudança e é preciso adequar as práticas sempre que possível. 

  • Qual é o posicionamento do seu link na página?
  • Quais e quantas são as suas parcerias? 
  • O link será dofollow ou nofollow?
  • O link está quebrado ou pode quebrar? 

Posicionamento 

Há quem diga que o posicionamento da linkagem na página interfere na autoridade que você pode receber. Ou seja, os primeiros links direcionados ao seu site recebem um número maior de tráfego e passam mais relevância do que os últimos. 

Isso faz sentido partindo do pressuposto de que, em um site, você presta mais atenção no header do que no footer, certo? Assim, você precisa, em um bom backlink, manter o seu link presente nos primeiros parágrafos do texto em que ele estará. Todo cuidado é pouco nessa hora e por que não ter esse olhar mais atento para essa disposição de links, não é mesmo? 

Parcerias 

Ainda que seja importante ter uma parceria que vá te mandar vários backlinks, você não precisa – e nem deve – se manter em apenas um lugar. Ou seja, sempre busque outros domínios para que essa troca permaneça acontecendo.

Para os buscadores, faz mais sentido que você apareça em mais lugares, já que indica mais de uma vez que o seu site é confiável. Aliás, aqui vai uma informação importante: o Google sempre irá considerar a primeira linkagem feita pelo domínio parceiro. Ou seja, mesmo que você faça 10 backlinks com seu parceiro, o buscador irá considerar com mais relevância o primeiro.

Portanto, para continuar crescendo, explore novas parcerias com boa autoridade. Foque, principalmente, naqueles que fazem para os seus concorrentes e não fazem para você: você conquista um espaço ainda maior!

Links dofollow e nofollow

Como falamos, é importante que o link seja dofollow – para que a autoridade do domínio que está linkando passe para você. No entanto, não há problema em receber links nofollow. Isso porque, de qualquer forma, você receberá o tráfego do mesmo jeito.

Ou seja, você continuará recebendo novas pessoas em seu site, que conhecerão o seu conteúdo e podem se tornar leads em potencial, e você pode cativá-las com os seus próprios conteúdos e linkagem interna. 

Além disso, mesmo que a autoridade não seja repassada pelo nofollow, os mecanismos de busca ainda entendem que os sites estão redirecionando a linkagem até você. E isso, no fim das contas, ainda gera autoridade para o seu site – principalmente se você tiver um ótimo conteúdo. 

Links quebrados 

Deixamos este tópico como algo para você prestar atenção porque ele pode ser tanto uma oportunidade, quanto uma fraqueza para você. É uma oportunidade porque é uma ótima forma de conseguir parcerias com outros portais e domínios se você encontrar outros links quebrados nas páginas deles.

Assim, você consegue oferecer os seus conteúdos para repor as páginas quebradas ou substituir a parceria antiga. Existem algumas ferramentas que você pode usar e auditar as páginas da sua concorrência, como o: Ahrefs, Check My Links e as outras que já citamos anteriormente.

Para usar essa estratégia de usar links quebrados para obter backlinks, você pode fazer o seguinte:

  • Identifique um site de grande relevância para o seu nicho, que tenha bastante audiência, que esteja no topo das SERPs, etc;
  • Use as ferramentas que sugerimos a você mais acima, porém, ao invés de inserir a sua URL para fazer a auditoria, use a do site em questão;
  • Encontre os links quebrados nas páginas e produza textos similares, mas melhores;
  • Entre em contato com os sites e ofereça a troca dos textos que estão com erro de página pelos seus.

Por outro lado, pelo mesmo motivo, isso pode ser uma fraqueza para você. Isso porque se o seu link quebrar no site de um parceiro e você não perceber, ele pode ser substituído por outro. Por isso, é importante você manter uma revisão periódica das páginas que estão te mandando backlinks para ter certeza de que não haverá nenhum erro para usuário quando o mesmo clicar na referência. 

O processo de conseguir bons links pode demandar um bom tempo de você, mas com certeza é um caminho que se deve percorrer quando a meta é o crescimento do seu site e o ganho de relevância nos rankings das SERPs. Existe muito mais trabalho – e estratégia – por trás de cada link que você vê na internet. Por isso, é sempre bom entender por onde começar e o que você deve ter bem estabelecido em seu domínio. 

Como acelerar esse processo

Como vimos até aqui, conseguir aumentar sua autoridade por meio de uma estratégia de link building pode ser demorado e trabalhoso. Contudo, você pode pegar um “atalho”, por assim dizer. Em vez de esperar passivamente que os sites de grande veiculação enviem links para o seu, você pode ser proativo e buscar essas parcerias.

Como você bem sabe, trocar links ou comprar links é uma prática condenável aos olhos do Google. No entanto, se você souber como agir, pode conseguir todo o link juice que precisa sem ferir nenhuma diretriz.

É aí que nós entramos e podemos te ajudar. Temos contato com alguns dos maiores sites da atualidade, de todos os nichos. Assim, podemos encontrar aqueles que melhor combinam com o seu e que mais autoridade podem passar para você, por meio de backlinks.

Com isso, você sobe no ranqueamento do Google e, aplicando as demais estratégias que te ensinamos aqui, em pouco tempo consegue backlinks voluntários mais facilmente.

Ou seja, é uma técnica que só tem a beneficiar seu site. No entanto, lembre-se que esse tipo de parceria só traz bons resultados quando usada junto com alguém que conhece o algoritmo do Google como a palma da mão, como nós! Caso contrário, você pode sofrer punições e até mesmo ter sua conta do AdSense banida, caso trabalhe com ele.

Por isso, agora que você já sabe como obter bons backlinks, coloque nossas dicas em prática e deixe seu site muito mais atraente para parceiros! E se quiser crescer sua autoridade mais rápido e bombar em pouco tempo, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: