Logo Vejapixel

Guia definitivo para criar uma estratégia de link building vencedora

Tópicos

Criar uma estratégia de link building é bastante desafiador, em especial se você focar em resultados realmente expressivos para seu site, blog ou loja virtual. Afinal de contas, não adianta nada criar uma campanha, conseguir muitos backlinks mas sem estratégia nenhuma, apenas ir obtendo apontamentos a torto e a direito, não é mesmo?

Em vez disso, é preciso manter o foco no que realmente importa, ou seja, aumentar a sua autoridade perante os buscadores como o Google. E, assim, ranquear melhor nos resultados das pesquisas.

Por esse motivo, hoje trouxemos um guia definitivo para você que quer aumentar o seu tráfego orgânico, seja você um iniciante ou alguém que já está há tempos trabalhando com algum tipo de monetização de sites. Então, não deixe de ler até o final para ver como criar uma estratégia de link building realmente vencedora.

Estratégia de link building: o que é e por que é importante?

Caso você esteja no começo da sua jornada rumo ao topo das SERPs, primeiramente é preciso compreender o que é uma estratégia de link building.

Basicamente, o link building é o processo de obter links de outros sites para o seu próprio site. Esses links funcionam como votos de confiança, que indicam aos mecanismos de busca que o seu site é relevante, útil e de qualidade.

Aliás, os links são um dos principais fatores de ranqueamento do Google e de outros buscadores, pois eles ajudam a determinar a popularidade e a autoridade do seu conteúdo na Internet. Então, quanto mais links de qualidade você tiver, maior será a sua chance de aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Além disso, os links também trazem benefícios como:

  • Aumentar o tráfego orgânico do seu site, pois você recebe visitas dos sites que linkam para você;
  • Ampliar o alcance e a exposição da sua marca, já que você ganha visibilidade em sites relevantes para o seu nicho;
  • Gerar relacionamento e parcerias com outros sites e influenciadores do seu mercado;
  • Melhorar a experiência do usuário, uma vez que você oferece conteúdo de valor e complementar ao seu.

Portanto, qualquer pessoa que queira prosperar com vendas na Internet ou mesmo monetizar um blog por meio de anúncios e parcerias, precisa do link building como um dos pilares de suas estratégias de marketing digital.

Como criar uma estratégia de link building vencedora?

Para criar uma estratégia de link building que realmente traga os benefícios que você espera, é preciso seguir alguns passos essenciais. Os quais vão desde o planejamento até a mensuração dos resultados. Veja alguns dos principais.

1. Defina os seus objetivos e metas

O primeiro passo é definir quais são os seus objetivos e metas com o link building. Por exemplo, você pode querer:

  • Aumentar o número de links apontando para o seu site;
  • Melhorar o seu posicionamento para determinadas palavras-chave;
  • Aumentar o tráfego orgânico do seu site;
  • Ampliar as chances de conversão de leads ou clientes;
  • Aumentar a autoridade e a reputação do seu site.

Depois de definir os seus objetivos, você precisa estabelecer metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART) para cada um deles. Por exemplo:

  • Obter 50 novos links de sites com autoridade superior a 40 em 3 meses;
  • Ranquear na primeira página do Google para 10 palavras-chave estratégicas em 6 meses;
  • Aumentar o tráfego orgânico do seu site em 30% em 1 ano;
  • Ampliar a taxa de conversão de leads em 10% em 6 meses;
  • Aumentar o índice de confiança do seu site em 5 pontos em 1 ano.

Essas metas vão ajudar você a planejar, executar e avaliar as suas ações de link building, além de manter o foco e a motivação.

2. Para uma estratégia de link building eficiente, faça uma análise do seu site e dos seus concorrentes

Outra etapa importante é fazer uma análise do seu site e dos seus concorrentes, para identificar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) em relação ao link building.

Para isso, você pode usar ferramentas como o Ahrefs, o Moz ou o SEMrush, que permitem analisar diversos aspectos, como:

  • O número e a qualidade dos links que apontam para o seu site e para os seus concorrentes;
  • As palavras-chave que o seu site e os outros do nicho ranqueiam nos mecanismos de busca;
  • Os conteúdos que o seu site e os seus concorrentes produzem e que geram mais links e tráfego;
  • As lacunas e as oportunidades de link building que existem no seu nicho de mercado.

Com essa análise, você pode descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos, o que você precisa melhorar e o que você pode explorar para se destacar da concorrência.

3. Crie conteúdo de qualidade e linkável

Um passo essencial para uma estratégia de link building realmente eficaz é criar conteúdo de qualidade e linkável. Ou seja, que seja relevante, útil, original e que desperte o interesse dos outros sites em linkar para ele.

Isso porque o conteúdo é a base do link building e é ele que vai atrair e reter os visitantes do seu site, além de gerar valor e credibilidade para a sua marca.

Existem alguns tipos de conteúdo que costumam gerar mais links do que outros, como:

  • Guias completos e definitivos sobre um assunto;
  • Estudos de caso e pesquisas originais com dados e estatísticas;
  • Infográficos e vídeos com informações visuais e atrativas;
  • Listas e rankings com os melhores recursos, ferramentas, dicas, etc;
  • E-books e webinars com conteúdo educativo e aprofundado.

Ademais, para criar conteúdo de qualidade e linkável, você precisa:

  • Conhecer bem o seu público-alvo e as suas necessidades, dores e desejos;
  • Pesquisar as palavras-chave mais relevantes e procuradas pelo seu público;
  • Produzir conteúdo com profundidade, clareza, consistência e originalidade;
  • Otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca, usando as técnicas de SEO;
  • Divulgar o conteúdo nas redes sociais, nos e-mails e nos canais do seu nicho.

4. Faça outreach e construa relacionamentos

Com tudo muito bem planejado e preparado, o próximo passo é fazer outreach e construir relacionamentos. Isto é, entrar em contato com outros sites e influenciadores do seu mercado, para oferecer o seu conteúdo e solicitar links.

O outreach é uma das técnicas mais efetivas de link building. Afinal, ele permite que você alcance sites com alta autoridade e relevância, que podem gerar links de qualidade e tráfego qualificado para o seu site.

Para colocar isso em prática de maneira eficiente, é necessário:

  • Identificar os sites e os influenciadores que são potenciais fontes de links para o seu site, usando ferramentas como o BuzzSumo ou o Hunter;
  • Segmentar os sites de acordo com o seu nicho, público, conteúdo e o seu objetivo;
  • Criar uma lista de contatos com os nomes, os e-mails e as redes sociais dos sites e dos influenciadores;
  • Enviar e-mails personalizados e persuasivos, apresentando o seu conteúdo e solicitando links, usando ferramentas como o Mailchimp ou o Lemlist;
  • Acompanhar e monitorar as respostas e os resultados dos seus e-mails, usando ferramentas como o Yesware ou o Mailtrack;
  • Agradecer e manter o relacionamento com os sites e os influenciadores que linkaram para o seu site, oferecendo mais conteúdo, parcerias, feedbacks, etc.

5. Mensure e otimize os seus resultados

Tudo o que fazemos no marketing digital precisa ser mensurado. Afinal, o que não pode se medir também não se pode melhorar, certo? Portanto, é extremamente importante verificar se as suas ações de link building estão gerando os efeitos esperados e se há espaço para melhorias.

A mensuração e a otimização são fundamentais para você saber se a sua estratégia de link building está funcionando, quais são os seus pontos fortes e fracos, o que você precisa corrigir e o que você pode aprimorar.

Assim sendo, veja alguns pontos essenciais:

  • Definir as métricas e os indicadores que vão medir o desempenho da sua estratégia de link building. Como, por exemplo, o número e a qualidade dos links, o posicionamento das palavras-chave, o tráfego orgânico, a taxa de conversão, o índice de confiança, etc;
  • Usar ferramentas como o Google Analytics, o Google Search Console ou o DashThis para coletar, analisar e visualizar os dados da sua estratégia de link building;
  • Comparar os resultados obtidos com as metas estabelecidas, para verificar se você está no caminho certo ou se precisa fazer ajustes;
  • Identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia de link building, para saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado;
  • Testar e implementar novas ideias, técnicas e ferramentas, para otimizar a sua estratégia e alcançar melhores resultados.

Como criar uma estratégia de link building vencedora se não tenho experiência e nem tempo para cumprir todas essas etapas?

Agora que você já viu exatamente todo o básico para iniciar uma campanha de link building, prosseguir e conseguir ótimos resultados, pode estar se perguntando: tá, mas por onde eu começo? 

Isso porque colocar em prática, escolher as palavras-chave, encontrar bons sites para parcerias, produzir o conteúdo, enfim, pode ser muita coisa para quem está começando e/ou não tem tempo para isso. Porém, não é por isso que seu negócio precisa perder a oportunidade de faturar alto com o link juice dos sites de grande autoridade.

Afinal, estamos aqui para cumprir todas essas etapas por você, desde a definição da estratégia, passando pelo contato com os sites (que, aliás, já temos muitos!) até a produção do conteúdo e tudo o mais. Temos especialistas que entendem como os algoritmos do Google funcionam e sabem exatamente o que fazer para garantir que seu site galgue rapidamente até o topo das páginas de pesquisa.

Portanto, não perca mais tempo e nem oportunidades de negócio: entre em contato hoje mesmo e veja como podemos ajudar em sua estratégia de link building vencedora!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: