Logo Vejapixel

Como aumentar o tráfego orgânico de uma loja virtual? Conheça 7 estratégias!

Tópicos

Aumentar o tráfego orgânico de uma loja virtual potencializa as conversões do e-commerce. Para isso, é preciso adotar estratégias de marketing digital, como produção de conteúdo e otimização (SEO), que sejam capazes de atrair interessados sem precisar investir em mídias.

Você pode oferecer a melhor experiência de compra e ter o site mais bonito e mais rápido do mercado. Mas isso só se converte em vendas se você conseguir levar os clientes até lá. Por isso, é fundamental saber como aumentar o tráfego orgânico de uma loja virtual.

O e-commerce está em alta. De acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o setor faturou R$ 185.7 bilhões em 2023, um crescimento de 9.5% em relação ao ano anterior. Portanto, para conseguir aproveitar o bom momento do mercado e vender mais, é necessário aumentar o número de visitas à sua loja virtual.

Melhor ainda é conseguir levar mais visitantes até a sua loja virtual sem precisar investir em mídias pagas. Por isso, vamos ver neste artigo as principais formas de aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual. Não deixe de ler até o final para ficar por dentro de tudo!

Como aumentar o tráfego orgânico de uma loja virtual

Aumentar o faturamento de uma loja virtual com tráfego orgânico envolve a adoção de estratégias de marketing e otimização do site para atrair visitantes qualificados sem depender de publicidade paga.

Isso vale especialmente para quem vende produtos mais complexos, que necessitam de uma abordagem de vendas consultivas. Afinal de contas, você precisa explicar seu produto para o cliente em potencial e educar o público sobre os seus usos e benefícios. Então, você pode atrair e engajar consumidores organicamente por meio de conteúdos educativos.

Mas isso não quer dizer que você deve ignorar a publicidade paga. Se você tiver um orçamento robusto para campanhas no Google Ads, Facebook Ads e outras mídias, ou fizer um bom planejamento para investir nas mídias certas para os seus objetivos, é importante conciliar o tráfego pago e o tráfego orgânico.

Enquanto as mídias pagas contribuem para atingir objetivos de curto prazo e gerar conversões rapidamente, o tráfego pago ajuda a fortalecer a marca, engajar os consumidores e estabelecer relacionamentos de longo prazo.

Nesse sentido, é essencial usar tudo o que estiver ao seu alcance para conquistar visitas para seu canal de vendas. Dessa forma, você cativa o público, ranqueia bem nos buscadores e aproveita o excelente momento do comércio eletrônico.

Veja a seguir as principais formas de se fazer isso.

1. Otimize o site com SEO para e-commerce

Motores de busca, como o Google, são as ferramentas que os consumidores utilizam para pesquisar sobre o seu produto ou serviço. Por isso, o SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) é uma das principais estratégias do marketing digital.

Por ser o buscador mais utilizado do mundo (mais de 90% das buscas online), muitas vezes durante o processo de uma compra, a sua loja virtual deve estar bem ranqueada no Google para conseguir vendas em grande volume.

Quando você alcança as primeiras posições, consegue atrair muitos cliques e visibilidade — sem precisar investir nessa divulgação, já que o Google não aceita pagamentos para posicionar sites nos resultados orgânicos. Se você quiser destaque na página de resultados do Google, deve investir no Google Ads para aparecer nos links patrocinados.

Dito isso, é essencial que você aplique estratégias de otimização do site, como:

  • Usar palavras-chave relevantes nas páginas;
  • Acelerar a velocidade de carregamento;
  • Otimizar as imagens dos produtos, para que sejam atrativas e de qualidade, mas não pesem no carregamento;
  • Adotar um design compatível com dispositivos móveis;
  • Aumentar a segurança do site para oferecer uma experiência de compra segura;
  • Otimizar a navegabilidade para o usuário encontrar facilmente o que deseja;
  • Melhorar a estrutura do site para garantir a rastreabilidade e indexação das páginas pelos robôs do Google.

Essas são algumas estratégias básicas de SEO para e-commerce para começar a otimizar sua loja virtual. Outro ponto muito importante é conquistar backlinks de outros sites de boa reputação para mostrar ao Google que você se relaciona com outros canais confiáveis. Para isso, é preciso uma estratégia de link building, que vamos conhecer melhor logo mais.

2. Produza conteúdo relevante e de qualidade

O Google também está de olho na qualidade do conteúdo para definir quem aparece primeiro nos resultados das buscas. O algoritmo consegue identificar se aquele material é bom ou não por meio dos sinais do usuário, como o tempo de permanência e os cliques na página. Por isso, não adianta criar qualquer conteúdo nem “encher linguiça” no texto, ok?

Então, crie conteúdo relevante e de alta qualidade que atenda às necessidades de seu público-alvo. Assim, quando os usuários pesquisarem no Google para resolver alguma dúvida ou necessidade de consumo, você pode aparecer com conteúdos que o ajudem.

Isso pode ser feito por meio de posts, vídeos, tutoriais, guias e outros formatos, que você pode publicar em um blog ou nas páginas de categorias e produtos da loja virtual. Quanto mais informação de qualidade você oferecer ao cliente, mais fácil fica a decisão de compra.

Além disso, mantenha o conteúdo atualizado e relevante para os visitantes, de maneira que eles fiquem engajados e retornem ao seu site.

Ao longo dos conteúdos, utilize links internos e externos, que ofereçam informações extras aos clientes. Por exemplo, se você está vendendo óculos em sua loja virtual e cita um certo tipo de lente, linkar para outro post que explique melhor sobre a tal lente vai ajudar muito o usuário.

Dessa forma, além de mostrar ao consumidor que você se preocupa com a boa experiência dele para além da mera oferta de um produto, você mostra ao Google que sabe mesmo do que está falando.

3. Use as redes sociais para aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Para quem vende na internet, elas representam um canal em que o compartilhamento é fácil e rápido, com fluxo intenso de usuários, que você pode direcionar para o seu site e aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual.

Então, aproveite as redes sociais para promover seu conteúdo, divulgar seus produtos e interagir com seus seguidores. Faça postagens regularmente, envolvendo os usuários e incentivando o compartilhamento.

Além de engajar o público e despertar o desejo de compra, incentive que os seguidores visitem a sua loja virtual. Para isso, insira links que direcionem para as páginas de produtos ou para os posts do blog.

Em algumas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, você também pode criar uma loja dentro da plataforma e integrar com o e-commerce para fornecer dados como preço e estoque. No entanto, para finalizar a compra, os usuários são direcionados para a loja virtual.

As redes sociais também são uma excelente ferramenta para captar leads qualificados, oferecer iscas digitais e compilar uma lista de e-mail marketing para manter seu público nutrido de conteúdos.

Tudo isso, vale lembrar, são estratégias para gerar tráfego orgânico para a loja virtual — ou seja, você não precisa pagar pela mídia. Mas as redes sociais também oferecem várias opções de mídias pagas, como posts patrocinados e anúncios display, que podem potencializar seus resultados de marketing.

4. Utilize URLs amigáveis no seu site

A otimização de URLs é uma das principais estratégias de SEO, capaz de impulsionar as posições do site nos resultados da busca do Google. Para isso, as URLs devem ser amigáveis. Mas o que isso significa?

URLs amigáveis são endereços da web que são facilmente compreensíveis pelas pessoas e pelos motores de busca. Isso contribui para uma melhor experiência do usuário e, consequentemente, para um melhor ranqueamento nos resultados da pesquisa.

A principal vantagem das URLs amigáveis é a clareza que elas oferecem. Ao incluir palavras-chave relevantes e descritivas no link de uma página de produto, categoria ou blog, você está comunicando ao Google do que se trata a página. Isso ajuda os motores de busca a entenderem o conteúdo da página e associá-lo a consultas de pesquisa relevantes.

Além disso, elas são mais propensas a serem clicadas pelos usuários, uma vez que são mais informativas e convidativas. Isso aumenta a taxa de cliques (CTR), que é um fator importante para o algoritmo de classificação do Google.

5. Ofereça acessibilidade e usabilidade na sua loja virtual

A usabilidade e a acessibilidade cumprem papéis significativos para aumentar o tráfego orgânico de uma loja virtual e melhorar o seu ranqueamento no Google.

Para entender melhor: a usabilidade garante a facilidade de navegação e a boa experiência do usuário no site. Enquanto isso, a acessibilidade envolve tornar o site inclusivo para pessoas com diferentes necessidades.

Um site com boa usabilidade atrai e retém visitantes e, assim, reduz a taxa de rejeição. Isso sinaliza ao Google que o site oferece uma experiência valiosa, o que tende a melhorar a classificação nos resultados de pesquisa. A navegação intuitiva, a velocidade de carregamento e o design responsivo são aspectos-chave da usabilidade.

Já a acessibilidade amplia o público-alvo, pois torna o site acessível a pessoas com deficiência, incluindo aquelas que usam tecnologias assistivas. Isso aumenta o tráfego e melhora a classificação, pois como já vimos, o Google leva a sério a experiência do usuário. Desse modo, o buscador favorece sites que promovem a inclusão.

6. Tenha um snippet atrativo para o clique do usuário

Snippet é o resumo da página da web que aparece nos resultados da pesquisa do Google. É sempre importante valorizar os snippets do seu site, porque eles são capazes de melhorar a visibilidade do link nos resultados, atrair mais cliques e, é claro, aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual.

O Google costuma fazer alterações recorrentes nos snippets da busca, mas atualmente eles são formados pelo nome do site, breadcrumbs (o caminho até a página), o título da página, uma breve descrição e o favicon.

Primeiramente, atente-se ao título da página, que é o grande destaque do snippet e o primeiro contato do usuário com o seu conteúdo. Crie um título informativo e descritivo sobre seu conteúdo, mas também atrativo e persuasivo para o clique.

Depois, capriche na meta description, que é a breve descrição que aparece abaixo do título. Esse resumo também deve ser descritivo e atrativo. Mas é importante saber que o Google pode selecionar trechos da página para exibir ali caso sejam mais relevantes para a pesquisa do usuário.

Por fim, defina um favicon para o seu site. Esse elemento é uma pequena imagem que representa seu site nas abas do navegador e que aparece também nos snippets. Deve ser uma imagem simples, com poucos elementos, geralmente o logo da loja, que simbolize o seu negócio. Isso ajuda a destacar o snippet e facilitar o reconhecimento da sua marca.

Além disso, você pode incluir também uma foto do produto, o preço, a nota dos clientes, outros links do site, entre outros elementos. Para isso, você deve trabalhar os dados estruturados do site, para que o Google consiga ler essas informações e exibi-las nos snippets. Para um e-commerce, é importante saber mais sobre dados estruturados de produto.

7. Utilize o link building para fortalecer a autoridade do site

Link building é uma estratégia essencial para melhorar o posicionamento no Google e aumentar as vendas de lojas virtuais. Consiste em criar uma rede de links internos e externos que demonstre que seu site é confiável e expert no seu nicho. Para conseguir isso, você precisa ir em busca de backlinks para os seus conteúdos.

Backlinks são links que outros sites fazem para seu site, blog ou loja virtual. Desse modo, quando um site respeitável, principalmente dentro do seu nicho, cria um link para você, significa que ele está te dando um voto de confiança. Assim, um pouco da autoridade desse site passa para você.

É isso que chamamos de link juice: o valor que uma página transmite a outra por meio de um link. Então, quanto mais autoridade um site tiver, mais link juice ele passa para o seu. E quando você usa links internos, esse link juice se espalha pelas outras páginas.

O Google vê isso com bons olhos e dá prioridade na hora de apresentar os resultados nas search pages. Para conseguir esses links, uma boa estratégia é o guest posting, que permite que você ganhe links para o seu site ao publicar posts em blogs parceiros como convidado.

Dessa forma, você consegue aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual por atrair visitantes de outros sites e blogs, mas também por conquistar melhores posições no ranking do Google.

Conclusão

Aumentar o tráfego orgânico de uma loja virtual pode não apenas atrair mais visitantes, mas também potencializar as conversões e o faturamento, já que você consegue levar até o site um público qualificado, interessado nos seus produtos. Isso ainda acontece sem diminuir o ROI, pois você não tem aumento de gastos com mídias pagas.

Lembre-se de que conquistar autoridade é indispensável para quem quer melhorar o posicionamento nos resultados do Google. Para isso, criar uma estrutura de link building é essencial.

Conte com a gente para conseguir backlinks para seu site, blog ou loja virtual! Fazemos toda a análise de mercado e encontramos os sites parceiros ideais para agregar o link juice que você precisa. Fale conosco e comece hoje mesmo a aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: