Logo Vejapixel

Estratégias de link building fora do tradicional: novas abordagens para obter backlinks

Tópicos

Conhecer algumas estratégias de link building fora do tradicional é uma necessidade para quem trabalha com qualquer tipo de site ou blog. Afinal, muitas das estratégias tradicionais de link building estão saturadas, ultrapassadas ou penalizadas pelos algoritmos dos buscadores.

Com isso, torna-se uma tarefa mais complexa conseguir bons resultados com backlinks, que exige mais atenção, mente aberta, dedicação e criatividade.

Por esse motivo, hoje vamos apresentar algumas estratégias inovadoras e dinâmicas, que podem te ajudar a obter backlinks de forma criativa, eficiente e ética. Então, leia até o final e não perca a chance de aprender como aumentar o tráfego orgânico do seu site, blog, loja virtual,etc.

Estratégias de link building fora do tradicional

Como já vimos, a batalha pelas primeiras posições das SERPs dos buscadores como o Google nunca foram tão acirradas. Desse modo, é extremamente importante se renovar a cada dia para acompanhar a evolução dos mecanismos de busca e também do comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente.

Veja a seguir algumas estratégias que podem fazer seu site se destacar em meio a multidão online. 

1. Crie conteúdos interativos e dinâmicos

Uma das formas de atrair a atenção e o interesse dos usuários e dos sites é criar conteúdos interativos e dinâmicos, que ofereçam uma experiência diferenciada e envolvente. Isso porque, com esse tipo de conteúdo, o internauta não fica apenas acompanhando passivamente, mas pode interagir de forma ativa ou entender as informações de maneira mais lúdica.

Veja a seguir alguns exemplos de conteúdos interativos e dinâmicos que você pode veicular.

Quizzes

Você pode criar quizzes sobre o seu nicho, seu produto ou público, e disponibilizá-los no seu site ou em plataformas externas. Praticamente todo mundo gosta de saber mais sobre si mesmo ou avaliar seus conhecimentos sobre determinados assuntos. Além disso, é possível criar quizzes para qualquer nicho ou tema. Desafios do tipo “descubra que tipo de animal você é” ou “o quão procrastinador é você” são muito interessantes e você pode conseguir chamar muita atenção com eles.

Dessa forma, com mais visitas e mais engajamento, você pode conquistar backlinks naturalmente. Ou ainda, aumentar as chances de conseguir parcerias com sites de grande veiculação, além de demonstrar aos mecanismos de busca que as pessoas se interessam pelo seu conteúdo.

Por fim, os quizzes podem gerar engajamento, compartilhamento e links, além de te fornecer dados valiosos sobre os seus potenciais clientes. Uma dica interessante é disponibilizar o questionário e, então, pedir o contato da pessoa para enviar o resultado. Existem ferramentas que possibilitam automatizar esse tipo de ação, como o Systeme.io, por exemplo. 

Com isso, além de aumentar o engajamento com seu conteúdo e potencializar as chances de obter backlinks naturais, você consegue uma base de leads altamente qualificados, o que é uma vantagem em dobro. Portanto, essa é uma das melhores estratégias de link building fora do tradicional.

Infográficos

Os infográficos, por sua vez, são uma forma visual e atraente de apresentar informações relevantes e úteis para o seu público. Assim sendo, você pode criar infográficos sobre estatísticas, tendências, dicas, curiosidades, etc. 

De um modo ou de outro, esses conteúdos podem ser facilmente compartilhados e linkados por outros sites, desde que você inclua uma marca d’água ou um link para o seu site no infográfico. Afinal, você deve proteger seus direitos autorais e garantir que quem quiser usar seu material, cite você como fonte.

Criar um infográfico é bastante simples e existem ferramentas gratuitas para se fazer isso, como o Canva, por exemplo. Portanto, pesquise, planeje e crie infográficos sobre seu nicho que sejam precisos e interessantes.

Vídeos: mais uma das estratégias de link building fora do tradicional

Os vídeos são um dos formatos de conteúdo mais consumidos e populares na Internet. Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela Wyzowl em 2020 e publicado recentemente, mostra que 66% dos internautas preferem vídeos a qualquer outro formato. 

Apesar do foco da maioria dos sites e blogs ser conteúdo escrito e imagens estáticas, é possível aproveitar essa preferência do consumidor para aumentar o alcance do público.

Para isso, você pode criar vídeos sobre o seu nicho, produto, processo de criação, depoimento de clientes, etc. Os vídeos podem ser hospedados no seu site ou em plataformas externas, como o YouTube, o Vimeo, o TikTok, e outros. 

Desse modo, esses conteúdos podem gerar visualizações, comentários, likes e links, além de aumentar o tempo de permanência dos usuários no seu site. Lembrando que isso aumenta sua autoridade e faz com que outros sites fiquem mais propensos a linkar para o seu de forma natural.

E-books

Outro tipo de conteúdo rico, os e-books são uma forma de oferecer informações de valor e aprofundadas para o seu público. Assim, você pode criar e-books sobre temas relevantes e interessantes para o seu nicho, e disponibilizá-los gratuitamente ou mediante cadastro no seu site. Os e-books podem gerar leads, autoridade e links, além de educar e fidelizar os seus clientes.

2. Parcerias com influenciadores digitais: outra das melhores estratégias de link building fora do tradicional

Outra forma de obter links de qualidade é fazer parcerias com influenciadores digitais, ou seja, pessoas que têm uma grande audiência e credibilidade em um determinado segmento ou rede social. 

Os influenciadores digitais podem divulgar o seu site, seu produto ou conteúdo para os seguidores deles, gerando tráfego, conversões e links.

Para fazer parcerias com influenciadores digitais, você precisa seguir alguns passos simples:

  • Identifique os influenciadores digitais que sejam relevantes e adequados para o seu nicho, público e objetivo. Você pode usar ferramentas como o BuzzSumo, o Followerwonk, o Klear, etc. para encontrar e analisar os influenciadores digitais.
  • Entre em contato com essas pessoas de forma personalizada e profissional, apresentando o seu site, ou o que quer que seja que você queira promover, e propondo uma parceria que seja benéfica para ambos. Dessa forma, você pode oferecer uma remuneração, um produto gratuito, descontos, um sorteio, um guest post, etc. para os influenciadores digitais. Aliás, muitos deles já possuem uma tabela de preços para parcerias publicitárias, então, basta negociar para chegar a um acordo que seja benéfico para ambos os lados e que esteja dentro do seu orçamento, é claro.
  • Acompanhe e avalie os resultados da parceria, medindo o tráfego, as conversões e os links gerados pelos influenciadores digitais. Para isso, use ferramentas como o Google Analytics, o Bitly, o UTM, etc. para monitorar e mensurar os resultados.

3. Participe de podcasts e webinars

Uma tendência que vem crescendo no marketing digital é a participação de podcasts e webinars, que são programas de áudio e vídeo transmitidos pela Internet, respectivamente. Participar de podcasts e webinars pode te ajudar a obter links de forma natural e orgânica, além de aumentar a sua visibilidade, a sua autoridade e estreitar seu relacionamento com o seu público e com outros profissionais do seu nicho.

Veja um passo a passo de como participar desses programas:

  • Identifique os podcasts e webinars que sejam relevantes e adequados para o que você tem em mente. Algumas ferramentas que você pode usar para isso incluem o iTunes, Spotify, SoundCloud, YouTube, Zoom, e outros. Entre nessas plataformas para encontrar e analisar os programas.
  • Entre em contato com os produtores ou apresentadores de forma profissional e respeitosa, apresentando o seu site e oferecendo uma participação que seja interessante e valiosa para ambos. Por isso que é tão importante que o programa em questão esteja alinhado com seu nicho, pois assim, você pode oferecer o seu conhecimento, sua experiência, sua história, sua opinião, para um público que está realmente interessado nisso tudo.
  • Prepare-se e participe dos podcasts e webinars de forma cordial e educada, respondendo às perguntas, compartilhando as suas dicas, citando as suas fontes, etc. Não se esqueça de mencionar o seu site, e de pedir para que os produtores ou apresentadores incluam o seu link na descrição ou nas notas dos programas.

4. Crie e divulgue ferramentas gratuitas: isso é mais uma das estratégias de link building fora do tradicional que funcionam

Uma das formas mais eficazes e duradouras de obter links é criar e divulgar ferramentas gratuitas, isto é, recursos online que ofereçam uma funcionalidade útil e prática para o seu público. As ferramentas gratuitas podem gerar links de forma espontânea e constante, além de aumentar o valor, a confiança e a fidelidade do seu site.

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, esse tipo de estratégia pode gerar muito resultado, em especial a longo prazo. Isso porque os usuários se sentirão agradecidos por você disponibilizar recursos sem custos para eles, o que leva a um estreitamento do relacionamento e à fidelização de um grande número de pessoas.

Veja como você pode proceder para criar e disponibilizar ferramentas gratuitas para seu público-alvo.

  • Identifique as necessidades, as dores e os desejos do seu público, e crie ferramentas gratuitas que possam solucionar, aliviar ou satisfazer essas demandas. Com base nos resultados, você pode criar ferramentas como calculadoras, geradores, conversores, editores, simuladores, testes, etc. Para fazer a criação desse tipo de recurso, é possível usar o Google Forms, o Typeform, o SurveyMonkey, o WordPress, dentre outros.
  • Divulgue as ferramentas para o seu público e para outros sites, usando os seus canais de comunicação, como o seu próprio site, blog, as suas redes sociais, e-mail, etc. Use técnicas como o SEO, marketing de conteúdo, marketing de influência, o marketing de afiliados, e tudo o que estiver ao seu alcance para divulgar os serviços que você está oferecendo.
  • Atualize e melhore as suas ferramentas gratuitas, de acordo com o feedback, as sugestões e as tendências do seu público e do seu nicho. Assim, colete e analise os dados e as opiniões dos usuários usando serviços como o Google Analytics, o Hotjar e o UserTesting.

5. Crie e participe de comunidades online

Usar as comunidades online, ou seja, espaços virtuais onde as pessoas podem interagir, trocar ideias, fazer perguntas, dar respostas, etc, é mais uma das melhores estratégias de link building fora do tradicional. A saber, essas comunidades podem ser fóruns, grupos, redes sociais, e muitas outras.

Para criar e participar de comunidades online, você pode seguir os seguintes passos:

  • Com base na sua área de atuação e no que você pretende alcançar, defina quais comunidades online você pode criar ou entrar. Você pode usar o Google, o Facebook, o LinkedIn, o Reddit, o Quora, etc. para encontrar e analisar essas comunidades.
  • Crie ou se cadastre nesses grupos de forma autêntica e respeitosa, seguindo as regras, as normas e a etiqueta de cada uma delas. Para isso, use o seu nome, seu site, seu produto ou o seu conteúdo como identificação, mas não faça spam ou autopromoção excessiva.
  • Contribua e interaja nas comunidades online de forma ativa e relevante, respondendo às dúvidas, compartilhando as suas experiências, oferecendo soluções, etc. Por fim, você pode inserir o seu link de forma natural e contextualizada, quando ele for útil e pertinente para a conversa.

6. Crie e promova conteúdos colaborativos

Por fim, outra estratégia interessante para obter links e aumentar a sua credibilidade e a sua visibilidade é criar e promover conteúdos colaborativos. Em outras palavras, conteúdos que envolvam a participação, a contribuição ou a opinião de outras pessoas ou sites do seu nicho. Alguns exemplos de conteúdos colaborativos são:

  • Entrevistas: você pode entrevistar pessoas ou sites que sejam referências, autoridades ou influenciadores no seu nicho, e publicar as entrevistas no seu site ou em plataformas externas. As entrevistas podem gerar conteúdo de valor, relacionamento e links, além de mostrar a sua expertise e aumentar sua rede de contatos.
  • Roundups: reúna as opiniões, dicas, recomendações, etc. de várias pessoas ou sites sobre um determinado tema ou assunto, e publique os roundups no seu site. Com isso, você disponibiliza conteúdo diversificado, aumenta o engajamento e fomenta o compartilhamento de links, além de mostrar a sua curadoria e atualização.
  • Co-marketing: você pode fazer parcerias com outros sites para criar e divulgar conteúdos em conjunto, como e-books, webinars, infográficos, etc. Além de aumentar a qualidade do seu conteúdo, você também amplia seu alcance e sinergia com seus pares, o que é bem visto aos olhos do público e do Google.

Conclusão

É claro que muitas estratégias tradicionais ainda dão bons resultados no link building. O importante é analisar o contexto do momento do mercado, do seu site e dos resultados que você deseja alcançar. Então, analisar cada estratégia e definir qual delas é a melhor escolha para chegar a esses resultados.

Isso pode ser um pouco complexo, em especial se você é iniciante. Porém, isso não significa que você precise abrir mão de encontrar o melhor caminho para chegar ao topo das SERPs do Google, aumentar seu tráfego orgânico e seu faturamento. Em vez disso, você pode deixar todas as etapas conosco, que somos expert em link building, incluindo tanto abordagens tradicionais quanto inovadoras.

Temos contato com sites de grande veiculação, com milhares e até milhões de visitas mensais, todos dispostos a firmar parceria com você e gerar muito link juice para seu site. Basta escolher qual é o mais indicado para o que você tem em mente.

Portanto, fale conosco hoje mesmo e veja como podemos te ajudar com as melhores estratégias de link building fora do tradicional!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: