Logo Vejapixel

O que são Metas SMART e como elas podem ajudar no desempenho da sua estratégia de Link Building

Tópicos

Você já ouviu falar sobre metas SMART? Elas podem desempenhar um papel estratégico em seu planejamento de link building. Para saber mais, continue a leitura!

Todas as estratégias digitais devem ser mensuráveis, com metas que vão direcionar todo o seu esforço para algo em específico – e o link building não está fora disso. Isso porque, no ambiente digital, é de suma importância entender e seguir as tendências, mas também buscar pelo resultado dos objetivos definidos.

Existem algumas técnicas para realizar esse processo e, entre elas, estão as metas SMART.  No contexto do link building, a clareza nas metas permite que as equipes de marketing e SEO identifiquem as oportunidades mais valiosas de backlinks, otimizem suas estratégias de outreach e conteúdo, e avaliem o impacto de seus esforços no desempenho geral do site.

Além disso, estabelecer metas SMART contribui para uma melhor alocação de recursos, priorizando táticas que alavancam o posicionamento no motor de busca e atraem tráfego qualificado para o site, fundamentais para o sucesso de longo prazo de qualquer negócio online.

E para que você entenda como a análise de métricas é essencial para o seu negócio no digital, explicaremos mais a fundo como funcionam essas metas e como aplicá-las no seu dia a dia trabalhando com link building.

O que são metas SMART e como elas podem ajudar no desempenho da sua estratégia de link building

As metas SMART são um método de definição de objetivos que garante que estes sejam claros e alcançáveis. SMART é um acrônimo que descreve os cinco critérios essenciais que um objetivo deve ter para ser eficaz:

  • Specific (Específico);
  • Measurable (Mensurável);
  • Achievable (Alcançável);
  • Relevant (Relevante);
  • Time-bound (Com prazo determinado).

Específicas (Specific)

Metas específicas têm um objetivo claro e definido, o que significa que são diretas e compreensíveis. Além disso, todos os envolvidos devem ter pleno entendimento sobre do que ela se trata.

No contexto de estratégias de link building, definir metas específicas é estabelecer objetivos claros, sem ambiguidades, que possam ser claramente entendidos e executados. Por exemplo, em vez de ter como meta “melhorar a presença online”, uma meta específica seria “aumentar o número de backlinks de qualidade de sites relacionados ao nicho em 20% nos próximos seis meses”.

Assim, aplicar o conceito de metas específicas no link building envolve identificar os tipos exatos de links que se deseja adquirir, as fontes ideais para esses links e os métodos que serão utilizados para obtê-los. Isso pode incluir a definição de metas como “conseguir 10 backlinks de domínios com autoridade de domínio acima de 50” ou “publicar cinco guest posts em blogs relevantes do setor por mês”.

Ao definir metas específicas, é crucial que elas sejam mensuráveis e tangíveis, para que o progresso possa ser rastreado e avaliado. Isso também ajuda a manter o foco e a motivação, pois cada pequeno sucesso na direção da meta geral pode ser celebrado como um avanço.

Portanto, podemos dizer que metas específicas bem definidas são a fundação para qualquer estratégia de link building bem-sucedida, pois fornecem uma direção clara e um caminho a seguir.

Mensuráveis (Measurable)

Uma meta mensurável permite que você acompanhe a evolução e saiba quando foi atingida. Isso pode envolver números, percentuais ou outros indicadores quantitativos.

É sempre bom lembrar aquela máxima do Marketing Digital que diz que tudo que não pode ser medido também não pode ser ajustado e melhorado. Por isso, é fundamental que as metas possam ser medidas para além da avaliação geral, mas em um âmbito concreto, que possa ser visto e comparado.

Em outras palavras, significa que os objetivos estabelecidos devem permitir a avaliação quantitativa do progresso. Por exemplo, em vez de apenas desejar “aumentar o tráfego do site”, uma meta mensurável seria “aumentar o tráfego do site em 30% nos próximos quatro meses através de backlinks de qualidade”.

Para aplicar metas mensuráveis no link building, é necessário definir indicadores de desempenho claros, como o número de backlinks adquiridos, a melhoria no ranking de palavras-chave ou o aumento no tráfego referencial.

Outro exemplo prático seria “obter 15 backlinks de sites com autoridade de página acima de 60 em três meses” ou “alcançar um aumento de 25% no tráfego referencial de fontes específicas até o final do trimestre”.

Ter metas mensuráveis permite que você acompanhe o sucesso de suas campanhas de link building e faça ajustes conforme necessário. Além disso, também ajuda a justificar o investimento em SEO, pois demonstra retorno sobre o investimento (ROI) de maneira concreta e compreensível para todas as partes interessadas.

Atingíveis (Achievable)

Uma meta atingível é realista e possível de ser alcançada dentro das capacidades e recursos disponíveis. Ela desafia o indivíduo ou a equipe, mas ainda está dentro do alcance. Por exemplo, considerando os recursos atuais, é viável aumentar o tráfego do site em 20%? Ou ainda, em vez de aspirar a “dominar todos os rankings de busca em três meses”, uma meta atingível seria “melhorar o ranking para as 10 principais palavras-chave do nicho em seis meses”.

Mirar alto demais para as suas capacidades pode tornar o processo desanimador e, com o passar do tempo, fazer com que você e sua equipe desistam. Por outro lado, objetivos tímidos demais também podem ser prejudiciais, uma vez que tendem a fazer com que o progresso do seu site se estagne.

Metas atingíveis motivam a equipe, pois quando os membros veem que é possível alcançar os objetivos, eles se sentem encorajados e engajados. Isso também evita a frustração que pode vir com metas inalcançáveis, mantendo a moral alta e o foco na qualidade do trabalho de link building.

Portanto, o ideal é fazer uma análise real do cenário dos recursos de que você dispõe no momento, comparar com o que você deseja atingir e encontrar a melhor combinação.

Na prática, para aplicar metas atingíveis no link building, é importante considerar os recursos atuais, como orçamento, equipe e tempo disponível. Por exemplo, definir metas como “adquirir cinco backlinks de sites com autoridade de domínio alta por mês” pode ser atingível para uma equipe pequena com recursos limitados.

Relevantes (Relevant)

Estabelecer metas relevantes significa que os objetivos devem estar alinhados com os valores centrais e as metas de longo prazo da empresa ou do projeto. Por exemplo, em vez de focar em “aumentar o número de backlinks indiscriminadamente”, uma meta relevante seria “adquirir backlinks de sites que são autoridades reconhecidas no mesmo setor”.

Para aplicar isso na prática, é essencial identificar os links que terão o maior impacto positivo na autoridade e credibilidade do site. Isso pode incluir metas como “estabelecer parcerias de conteúdo com cinco influenciadores do setor até o final do ano” ou “obter três menções em publicações líderes do nicho no próximo trimestre”.

Metas relevantes garantem que o esforço de link building contribua significativamente para os objetivos gerais de marketing e negócios. Elas ajudam a manter o foco nas atividades que realmente impulsionam o sucesso, evitando o desperdício de recursos em táticas que não servem aos interesses estratégicos da organização.

Além disso, elas são primordiais para ajudar a equipe a entender como seu trabalho se encaixa na visão maior, aumentando o engajamento e a colaboração. Assim, todos os recursos da campanha serão direcionados para o local ideal.

Temporais (Com prazos definidos) (Time-bound)

Tão importante quanto definir o que se deseja e necessita alcançar é determinar “quando” isso será alcançado. Imagine, por exemplo, que seu objetivo é conquistar 5 backlinks de sites de grande veiculação. Porém, sem um prazo definido, isso pode perder a relevância e o impacto positivo no seu site. Afinal, se levar 5 anos para você conseguir, o que isso significa de fato para sua autoridade, não é mesmo?

Portanto, é imprescindível ter uma meta temporal que faça sentido para sua estratégia de link building.

Sem contar que metas temporais têm um prazo definido, o que cria um senso de urgência e pode ajudar na priorização e planejamento. Por exemplo, “aumentar o tráfego do site em 20% até o final do primeiro semestre”.

Com esse tipo de meta, todos os envolvidos ficam mais focados e com a sensação de maior responsabilidade no cumprimento. Também podem adaptar a execução de suas tarefas e se organizar para que tudo saia dentro do prazo.

Por que as metas SMART são importantes em sua estratégia de link building?

A aplicação das metas SMART na estratégia de link building auxilia na criação de um plano de ação claro e focado. Ao definir metas que são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais, as equipes podem melhor direcionar seus esforços, monitorar progressos, ajustar táticas conforme necessário e, em última análise, alcançar resultados mais significativos e sustentáveis.

Por exemplo, se você usa as redes sociais como parte da sua estratégia, pode ser que você esteja com uma taxa de engajamento boa, com muitas curtidas e comentários nas publicações. Porém, isso está trazendo de fato algum benefício para a autoridade do seu site?

Para responder essa pergunta, você pode analisar suas metas SMART e ver se engajar publicações faz parte delas. Se não, esses bons resultados são apenas indicadores de vaidade e não ajudam em nada. Dessa forma, você pode fazer ajustes para levar esse público para seu site, por exemplo. Ou ainda, se estiver gastando recursos com a produção de conteúdo para as redes sociais sem retorno algum, pode até mesmo suspendê-la.

Em resumo, esta abordagem estruturada não só aumenta a eficácia das campanhas de link building como também contribui para uma melhor gestão de recursos e priorização de atividades que realmente impulsionam o desempenho online.

Como começar a aplicar a metodologia SMART na sua estratégia de Link Building?

Então, como você já sabe, a estratégia de Link Building consiste no processo de adquirir hyperlinks de outros websites para o seu próprio. É um componente vital do SEO, pois os motores de busca, como o Google, por exemplo, usam esses links como um dos principais fatores para determinar o ranking de um site.

Uma estratégia eficaz de link building envolve não apenas aumentar a quantidade de links, mas também garantir a qualidade e a relevância desses links. Aliás, aqui vale o lembrete: qualidade sempre passa na frente do que quantidade quando falamos em link building.

Isso significa focar em obter backlinks de sites autoritários e relevantes para o seu nicho. O que pode, inclusive, melhorar significativamente a visibilidade do seu site, aumentar o tráfego orgânico e estabelecer a autoridade do seu domínio no longo prazo.

Para começar a aplicar as metas SMART na sua estratégia, é preciso realizar uma análise como um todo do seu objetivo. Quais páginas precisam de mais foco? Por onde você vai começar? Qual a quantidade de backlinks que você deseja obter ao fim do seu período de “campanha”?

Para te ajudar a colocar isso em prática, vamos te orientar sobre passos importantes em cada um dos conceitos das metas SMART. Isto é, da especificidade, da mensuração, da tangibilidade, da relevância e da determinação do tempo.

Definindo Metas Específicas

Ao invés de apenas determinar “quero backlinks para aumentar a autoridade do meu site”, analise o cenário como um todo para chegar a conclusão de quantos backlinks relevantes você precisa para aumentar sua DA, por exemplo.

Comece identificando os sites e tipos de conteúdo que são mais valiosos para seu setor. Então, use ferramentas como Ahrefs ou SEMrush para analisar backlinks de concorrentes e identificar oportunidades.

Por exemplo, se você está no nicho de saúde, pode mirar em sites com autoridade em tópicos de bem-estar. Assim, trace como objetivo a quantidade de backlinks que você deseja obter desses sites e, com base nisso, a estratégia para consegui-los.

Estabelecendo Metas Mensuráveis

Quantifique seus objetivos de link building. Se o objetivo é aumentar o tráfego orgânico, defina uma meta numérica, como “aumentar o tráfego em 20% em seis meses”.

Uma dica é sempre se valer das ferramentas certas de acompanhamento, como o Google Analytics para monitorar o tráfego referencial e a Moz ‘s Link Explorer para acompanhar o crescimento do perfil de links.

Alinhando Metas Atingíveis

Como já vimos, você deve buscar o equilíbrio entre o que você deseja com o que você pode realizar no momento. Dessa forma, seja realista sobre o que pode ser alcançado com os recursos disponíveis.

Se você tem uma equipe pequena, concentrar-se em obter links de alta qualidade de sites de nicho pode ser mais viável do que mirar em grandes publicações, por exemplo.

Relevância das Metas

As metas de link building devem alinhar-se com os objetivos gerais de Marketing Digital da empresa. Se o foco é aumentar a conscientização da marca, então links de sites com alto tráfego e relevância de público podem ser mais importantes do que links de sites de nicho específico.

Lembre-se de sempre focar no que vai trazer mais benefícios, focando seus recursos e esforços nisso para que, ao final da sua campanha, os resultados sejam os mais expressivos possível.

Metas Temporais

Defina prazos claros para suas metas de link building. Isso pode incluir metas semanais ou mensais, como “adquirir 5 backlinks de alta qualidade por mês”.

Nesse sentido, ferramentas como Trello ou Asana podem ajudar a gerenciar e acompanhar essas metas ao longo do tempo. Além disso, também ajudam a manter todos os envolvidos por dentro do progresso e a distribuir melhor as tarefas para que elas sejam cumpridas a tempo.

Metas Smart não fazem sentido isoladas

Lembre-se de que a metodologia SMART é sobre criar um plano de ação claro e tangível. Outro ponto importante é que, enquanto você aplica um dos conceitos na sua estratégia de link building, não pode esquecer dos outros.

Por exemplo, não adianta traçar uma meta específica se ela não for alcançável. Também não adianta estipular objetivos específicos e alcançáveis se não houver um prazo definido para se chegar a eles.

Portanto, a sinergia e a concomitância das características das metas SMART devem sempre prevalecer para que os resultados sejam, de fato, satisfatórios.

Quais os benefícios de implementar as metas SMART?

Quando se trata de link building e tráfego para um site, muitas vezes, nossa verba, tempo e potenciais resultados podem acabar se perdendo. O que queremos dizer com isso? Que, sem objetivos claros, os resultados podem não ser sólidos e nem apresentáveis.

Por isso, começar a implementar essa tecnologia na sua estratégia com a equipe pode trazer alguns benefícios, como:

  • Maior produtividade: quando a equipe sabe o que deve ser feito, com clareza, prazos e objetivos, todos os envolvidos no processo acabam fazendo sua parte com mais determinação, melhorando a performance;
  • Comunicação mais assertiva: com a equipe focada em um objetivo e em cumprir as metas, a comunicação fica mais clara, garantindo mais precisão no entendimento;
  • Foco em prioridades: cada uma das siglas em SMART traz respostas e, entendendo o modelo como um todo, é possível elencar tarefas prioritárias e urgentes e seus devidos prazos.

Se você trabalha com link building, manter-se em uma estratégia com a metodologia SMART vai ajudar, como um todo, a sua equipe a entender os desafios e cumprir com os resultados almejados ao fim do período. Além disso, durante o período estabelecido, também podem surgir outras ideias fora do tradicional, que podem ajudar a fomentar o resultado final.

A estratégia não funciona, como alcançar uma Meta SMART?

Implementar metas SMART na estratégia de link building pode ser transformador, otimizando tanto o processo quanto os resultados. Aqui estão algumas táticas que você pode implementar caso, por algum motivo, suas metas não estejam surtindo o resultado esperado:

Divisão de Grandes Objetivos em Metas Menores

Fragmentar uma grande meta de link building em objetivos menores pode tornar o processo mais administrável. Por exemplo, se o objetivo é adquirir 100 backlinks de qualidade em um ano, uma meta menor pode ser obter 8-10 backlinks por mês, tornando o objetivo final mais alcançável.

Estabelecimento de Marcos de Progresso

Definir marcos ao longo do caminho pode manter a motivação e o foco. Por exemplo, se a meta é melhorar o ranking de uma página específica para uma palavra-chave, os marcos podem incluir alcançar um determinado número de backlinks de sites relevantes a cada trimestre, observando como cada etapa contribui para o aumento do ranking.

Monitoramento de Métricas Chave

Monitorar métricas chave, como o número de novos backlinks, a qualidade dos sites de origem, e o impacto no tráfego e ranking do site, é crucial. Essas métricas fornecem insights valiosos sobre o progresso em direção aos objetivos SMART e ajudam a identificar necessidades de ajustes na estratégia.

Priorização de Atividades de Alto Impacto

Concentrar esforços em atividades que têm o maior impacto sobre os resultados de link building é essencial. Isso pode incluir a criação de conteúdo de alta qualidade que atraia backlinks naturalmente, ou a realização de campanhas de outreach específicas para sites com alta autoridade de domínio.

Aprendizado e Adaptação Contínua

Estar aberto ao aprendizado e pronto para adaptar a estratégia conforme necessário é fundamental. Isso pode envolver experimentar diferentes abordagens de outreach, ajustar o tipo de conteúdo produzido ou mesmo revisar os objetivos com base em novas informações, ou mudanças no ambiente de SEO.

Algo fundamental nas metas SMART é que elas nunca devem ser tomadas como algo inflexível e imutável. Se for necessário recalcular a rota, digamos assim, você deve fazê-lo para garantir que o resultado final seja realmente benéfico.

Por exemplo, vamos supor que sua meta específica inicial era conseguir 5 backlinks voluntários de sites autoritários em 2 meses. Então, você começou a postar conteúdo de alto valor em massa, pagando redatores SEO para isso. Porém, você alcançou sua meta em 1 mês, subiu posições no Google e até foi aprovado no AdSense, por exemplo.

Não faz mais sentido mudar a estratégia e realocar os recursos para conseguir mais visitas e, assim, faturar mais com os anúncios? Esse é só um exemplo, mas, sempre repense sua meta, voltando à ela de tempos em tempos. E checando se ela ainda é a meta mais relevante para seu site naquele momento.

Exemplos de como criar Metas SMART para Link Building

Um exemplo prático de uma meta SMART em link building pode ser: aumentar a autoridade de domínio do nosso site de 30 para 35 em seis meses, adquirindo pelo menos 50 backlinks de qualidade de sites com autoridade de domínio superior a 50, focando em conteúdo relacionado à tecnologia e inovação.

Este objetivo é específico (aumento na autoridade de domínio e número de backlinks), mensurável (50 backlinks, autoridade de domínio de 50+), atingível (com base nos recursos disponíveis), relevante (focado em conteúdo de tecnologia e inovação, alinhado com os objetivos do negócio), e temporal (seis meses para atingir a meta).

Assim, você ainda pode usar as metas SMART para outros pontos da sua estratégia, não só para aumento de autoridade. Por exemplo:

– Para estabelecer marcos de progresso

Objetivo: Aumentar a visibilidade para palavras-chave específicas relacionadas a produtos ecológicos.

Meta SMART: Conseguir que 10 páginas de produto recebam menções em artigos sobre sustentabilidade em sites com DA superior a 30, nos próximos 6 meses, contribuindo para o aumento do ranking para palavras-chave selecionadas.

Estabelece marcos claros (10 páginas mencionadas, DA superior a 30), com um prazo definido (6 meses), focando em melhorar o ranking para palavras-chave específicas.

– Para estabelecer metas e atividades de alto impacto

Objetivo: Maximizar o ROI das atividades de link building.

Meta SMART: Identificar e focar em 3 técnicas de link building de alto impacto (por exemplo, guest posting em sites de alta autoridade, parcerias com influenciadores digitais no nicho, criação de conteúdo de recursos compartilháveis) que demonstraram aumentar a autoridade de domínio dentro de 6 meses.

Ou seja, concentra-se em atividades comprovadas, com potencial de alto impacto, e estabelece um cronograma para implementação e avaliação.

– Para monitorar métricas importantes

Objetivo: Avaliar o impacto do link building na aquisição de tráfego.

Meta SMART: Monitorar o aumento no tráfego referencial das páginas com novos backlinks e o crescimento no tráfego orgânico geral em 20%, nos próximos 4 meses.

Assim, foca em métricas específicas (tráfego referencial, tráfego orgânico), proporcionando um método mensurável para avaliar o sucesso.

Acima, trouxemos alguns exemplos de como implementar as metas SMART em seu planejamento, mas saiba que são infinitas as maneiras de melhorar o seu dia a dia e deixar o processo mais tangível para você e sua equipe.

Por fim, as metas SMART são uma arma poderosa para aprimorar a estratégia de link building. Com elas você pode assegurar que cada esforço tenha uma direção específica, seja mensurável, e alinhado com os objetivos de negócios mais amplos.

Conclusão sobre metas SMART para link building

Enfim, ao aplicar princípios SMART, as equipes de marketing e SEO podem focar em táticas que maximizam o retorno sobre o investimento, melhoram a visibilidade do site, e contribuem para o crescimento sustentável do negócio.

Lembre-se de que a chave para uma estratégia de link building bem-sucedida não está apenas no número de links adquiridos, mas na qualidade, relevância, e no impacto desses links no desempenho geral do site.

Dessa forma, com metas SMART, você pode garantir que cada passo dado na sua estratégia de link building esteja contribuindo efetivamente para alcançar esses resultados desejados. Agora que você entende melhor como funciona essa estratégia, você pode começar a implementá-la em seu dia a dia para conseguir melhores resultados em suas metas! Então, que tal aproveitar que chegou até aqui e se aprofundar mais no mundo do link building? Confira nossos demais artigos e aproveite ao máximo nosso conteúdo.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: