Logo Vejapixel

Plataformas para postar artigos e linkar para seu site: conheça as melhores e como fazer isso

Tópicos

Você sabia que existem plataformas para postar artigos e linkar para seu site? Pois é, muitos administradores de websites sedentos por link juice desconhecem ou subestimam esse tipo de estratégia, mas ela pode ser um complemento e tanto para a sua estrutura de link building.

Isso porque esses canais são geralmente abertos para postagem de artigos, são gratuitos ou ao menos oferecem opções de planos pagos e grátis para você escolher. Dessa forma, você pode produzir um post voltado para seu nicho e inserir links para seu próprio blog ou site, desde que siga as diretrizes da plataforma. Como, por exemplo, não botar links em excesso ou fazer spam.

E para te ajudar com isso, hoje vamos apresentar alguns dos melhores sites e redes desse tipo, além de explicar como você pode usar essas plataformas para potencializar a sua estratégia de link building. Então leia até o final e não perca nada importante.

O que são plataformas para postar artigos e por que elas são importantes para o link building?

As plataformas de publicação de conteúdo são sites ou aplicativos que permitem que qualquer pessoa crie e publique artigos sobre diversos temas e assuntos, sem a necessidade de ter um domínio próprio ou de pagar por um serviço de hospedagem. Assim, essas plataformas funcionam como uma espécie de rede social para escritores e leitores. Onde é possível seguir, curtir, comentar e compartilhar os conteúdos de outros usuários, além de criar o seu próprio perfil e portfólio.

Sendo assim, esses canais de publicação de conteúdo são importantes para o link building por vários motivos, como:

  • Têm um alto índice de autoridade e confiança perante os mecanismos de busca. Então, isso significa que os links que você inserir nos seus artigos terão muito valor e relevância para o seu site;
  • Costumam possuir um grande alcance e visibilidade. Sendo assim, os seus artigos podem ser acessados e lidos por um público amplo e diversificado, aumentando as chances de gerar tráfego qualificado e conversões para o seu site;
  • Elas permitem que você crie conteúdo de qualidade e de valor para o seu público-alvo, por isso, você pode demonstrar a sua expertise, autoridade e credibilidade sobre o seu nicho de mercado. E também educar, informar e entreter os seus potenciais clientes;
  • Facilitam a criação e a distribuição de conteúdo, portanto, você pode economizar tempo e recursos, e também diversificar os formatos e os canais de comunicação com o seu público.

Enfim, esse tipo de canal de publicação é uma forma muito interessante de enrobustecer sua estratégia de link building. E apesar dela não substituir as outras, é uma arma a mais no seu arsenal.

Quais são as melhores plataformas para postar artigos e linkar para o seu site?

Existem diversas plataformas de publicação de conteúdo disponíveis na Internet, mas nem todas elas são adequadas ou recomendadas para o seu objetivo de link building. Isso porque algumas delas podem ter restrições ou limitações quanto ao uso de links externos. Ou ainda, podem ter uma baixa qualidade ou reputação perante os mecanismos de busca e os usuários.

Por isso, é importante que você escolha as plataformas que oferecem as melhores condições e oportunidades para o seu link building, levando em conta fatores importantes e decisivos.

Veja a seguir alguns dos principais nesse sentido:

  • A autoridade e a confiança da plataforma perante os mecanismos de busca e os usuários;
  • O público e o nicho da plataforma, e se eles são compatíveis com os seus;
  • A facilidade e a flexibilidade de uso da plataforma, e se ela permite que você crie e publique conteúdo de forma simples e rápida;
  • A qualidade e a relevância do conteúdo da plataforma. Isto é, se ela exige ou incentiva que você crie e publique conteúdo de valor e de qualidade;
  • Permissão e a forma de uso de links externos na plataforma, e se ela permite que você insira links para o seu site ou para outras páginas de seu interesse de forma natural e ética.

Felizmente para você, nós já analisamos diversos canais considerando esses fatores. Dessa forma, trouxemos uma listinha com algumas das melhores plataformas para postar artigos e linkar para o seu site. Veja a seguir.

BlogLovin

A BlogLovin é uma plataforma que permite que você crie e publique artigos sobre diversos temas e assuntos. E também que você siga, curta, comente e compartilhe os conteúdos de outros blogueiros. Então, ela é uma espécie de rede social para produtores de conteúdo e você pode até mesmo criar uma comunidade dentro dela, com outras pessoas que possuem os mesmos interesses que você.

A BlogLovin tem uma alta autoridade e confiança perante os mecanismos de busca e os usuários, e também tem um público amplo e diversificado, que abrange vários nichos de mercado. Por isso, se você caprichar no conteúdo e na estratégia, pode aumentar o engajamento do público e enviar tráfego qualificado para seu site. 

Além de conteúdo escrito, ela possibilita a veiculação de vídeos, fotos, memes, enquetes. Portanto, é uma boa opção para quem quer crescer canais no YouTube, páginas no Facebook e coisas assim.

Por fim, ela permite que você insira links para o seu site ou para outras páginas de seu interesse nos seus artigos, desde que eles sejam relevantes e não sejam excessivos ou spam.

Medium: outra das melhores plataformas para postar artigos e linkar para seu site

A Medium, por sua vez, é uma das plataformas de publicação de conteúdo mais populares e prestigiadas da Internet. Assim como a BlogLovin, você pode criar e publicar artigos sobre os mais variados temas, e também pode seguir, curtir, comentar e compartilhar os conteúdos de outros escritores. 

A plataforma ainda conta com um alto nível de autoridade e confiança dos buscadores como Google e também dos seus usuários. Por atuar a nível global, o fluxo do público é intenso e diversificado, o que abre espaço para atrair visitas para seu site.

Além disso, postar na Medium pode ser muito interessante para o seu link building. Afinal, além da autoridade e do tráfego gigantes, você pode inserir links para o seu site, blog, loja virtual, fanpage, etc. Porém, eles só são permitidos se forem relevantes, não excessivos e não tiverem caráter de spam.

LinkedIn

Muita gente se esquece, mas o Linkedin é ranqueável no Google e em outros motores de busca. Em outras palavras, os conteúdos que você publica lá, aparecem nas SERPs.

Ademais, o LinkedIn é a maior e mais importante rede social profissional do mundo,  e ela permite que você crie e publique artigos sobre diversos temas e assuntos relacionados ao seu campo de atuação. Também é um bom espaço para networking, uma vez que você pode seguir e ser seguido por pessoas com os mesmos interesses que você.

Sem contar que essa é uma rede com muita credibilidade e autoridade perante os mecanismos de busca e também os usuários. Por isso, é possível atrair pessoas interessadas em saber mais sobre seu conteúdo, levando tráfego altamente qualificado e segmentado para seu site.

Quanto ao link building, o Linkedin permite que você insira links apontando para páginas de sua preferência, para seu site, blog, etc. Por isso, é uma bela ferramenta para você usar em suas estratégias. 

Outros canais para postar conteúdo

Além dessas plataformas, existem outras que também podem ser usadas para o seu link building. Veja a seguir algumas bem interessantes.

Quora

Quora é uma plataforma de perguntas e respostas que permite que você crie e publique artigos, e também que você responda às dúvidas e aos questionamentos de outros usuários. 

Com alta autoridade e um público amplo e diversificado, é uma boa vitrine para os seus conteúdos, digamos assim. Além disso, ela possibilita que você insira links para o seu site ou para outras páginas nos artigos ou nas respostas que você publica.

Também é preciso lembrar que a Quora tem uma política rígida contra spam, o que é bom para manter o nível de confiabilidade alto.

Reddit

Outra das plataformas para postar artigos e linkar para seu site, a Reddit é uma das maiores e mais populares comunidades online do mundo. Nela, você pode publicar conteúdos, e também participar de fóruns, grupos e discussões sobre os mais variados tópicos. 

Além de interagir com outras pessoas e divulgar seus posts, você também pode linkar para seu site ou blog, sempre lembrando de respeitar a política anti-spam. 

Plataformas para postar artigos e linkar para seu site: é possível usá-las para além do link building?

Como já vimos, esses canais de compartilhamento de conteúdo são excelentes recursos para as estratégias de link building. Porém, já que elas têm tanta autoridade, credibilidade e visibilidade, fica a dúvida se não seria possível incluí-las em outras áreas do marketing digital. E a resposta para isso é um sonoro sim.

Por exemplo, você pode usar essas plataformas para:

  • Criar e fortalecer a sua presença online e a sua reputação como autoridade no seu nicho de mercado;
  • Gerar leads e prospects qualificados para o seu site ou para as suas ofertas;
  • Aumentar o engajamento e a fidelização dos seus clientes e potenciais clientes;
  • Ampliar o seu alcance e a sua visibilidade para novos públicos e mercados;
  • Melhorar o seu SEO e o seu ranqueamento nos mecanismos de busca;
  • Aumentar o seu tráfego orgânico e as suas conversões.

No entanto, para usar essas plataformas de forma eficaz para as suas estratégias de marketing, você precisa seguir algumas boas práticas, como:

  • Produzir conteúdo de qualidade, relevante e original para cada plataforma, evitando duplicar ou copiar conteúdo de outras fontes. Aliás, lembre-se de nunca publicar o mesmo post em plataformas diferentes para não ser taxado como plágio pelos motores de busca como o Google;
  • Adaptar o seu conteúdo ao formato, ao estilo e ao tom de voz de cada plataforma, respeitando as suas diretrizes e normas;
  • Inserir links para o seu site ou para as suas ofertas de forma natural e ética, sem exagerar ou forçar a barra;
  • Interagir com os outros usuários das plataformas, seguindo, curtindo, comentando e compartilhando os seus conteúdos e os deles;
  • Monitorar e analisar os resultados dos seus conteúdos nas plataformas, usando ferramentas de métricas e indicadores.

Como garantir que minhas estratégias de link building funcionem mesmo?

Essas plataformas, assim como diversas outras técnicas, são muito eficazes para aumentar sua autoridade e credibilidade junto aos buscadores como o Google. É o caso dos guest posts, da skyscraper, do outreach e por aí vai.

No entanto, isso tudo pode ser demais para você, em especial para quem está começando e não tem muito tempo ou experiência para aplicar tudo isso. Se esse é o seu caso, não fique perdendo tempo e nem dinheiro. Em vez disso, conte conosco para cuidarmos de toda a sua estratégia, unindo todas as técnicas das quais falamos e mais algumas que desenvolvemos de forma personalizada.

Temos contato direto com sites de grande veiculação, todos com disponibilidade para mandar backlinks relevantes para o seu. Assim, fazemos toda a parte de pesquisa e desenvolvemos os conteúdos que trarão os melhores resultados possíveis.

Então, agora que você já conhece essas plataformas para postar artigos e linkar para seu site, coloque as dicas em prática e melhore seu ranqueamento. E se quiser uma estratégia de link building completa, eficaz e acessível, entre em contato com a gente e veja como podemos te ajudar a chegar no topo das páginas do Google!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: