Logo Vejapixel

Erros comuns de link building e como evitá-los em sua estratégia

Tópicos

Você sabia que existem erros comuns de link building que podem, além de te atrasar, fazer com que você seja penalizado pelos mecanismos de busca?

Sempre que se fala em link building, a primeira coisa que se vem em mente é: preciso de links para tornar meu site mais relevante. Esse pensamento, de tudo, não está errado. Entretanto, a estratégia é muito mais que isso e a falta de entendimento leva muitas pessoas a errarem no meio do caminho.

Aliás, é importante ter em mente que determinados erros não só podem prejudicar toda a estratégia como penalizar o seu site. Isso porque, para o Google, um link deve ser feito naturalmente, entregando valor ao usuário. Ou seja, usando uma outra página como fonte desse valor.

Com tais fatos em mente, chegou a hora de conhecer os erros comuns de link building e descobrir como você pode os evitar ao construir sua estratégia.

Como o Google avalia os links?

O Google avalia os links considerando dois principais critérios: quantidade e qualidade.

Falando primeiramente sobre a quantidade, é importante destacar que não estamos considerando só a soma. Estamos falando de uma variedade de links vindos de sites confiáveis. Isso porque, quando um site menciona outro e faz a linkagem, é como se o link estivesse transmitindo um voto de qualidade, dizendo que o conteúdo daquele site é relevante.

Em outras palavras, podemos dizer que quando um site menciona outro, ele transmite parte da sua autoridade. Assim, quanto maior for a autoridade do site que irá mencionar, melhor será a estratégia do mencionado.

Agora, falando em qualidade, o Google considera alguns pontos, como:

  • Contexto: o mesmo serve para julgar se o backlink do seu site pertence a um domínio do mesmo nicho. Além disso, o buscador avalia se as palavras que aparecem próximo ao link contam com alguma relação do que está escrito no hiperlink;
  • Texto em que a página está linkada: trata-se do popular texto-âncora. O mesmo deve conter alguma palavra-chave do conteúdo linkado ou uma pequena descrição que mostre ao usuário o que ele encontrará ao clicar no link;
  • Dofollow ou nofollow: estes são atributos que fazem o buscador entender se deve ou não passar a autoridade de um site para o outro. O dofollow irá transmitir a autoridade, enquanto o nofollow não;
  • Velocidade de ganho de links: o Google avalia a velocidade de ganho de links, buscando evitar a criação de fazendas de links (onde uma pessoa cria várias páginas para direcionar a um mesmo site).

Como os erros comuns de link building podem prejudicar o empenho de um site?

Existem muitos erros comuns de link building, porém, poucos sabem quais as penalizações e o grau de gravidade que cada erro tem. Entre as principais sanções dadas pelo Google quando identifica erros estão: 

  • queda de posições no ranking;
  • redução na relevância da página;
  • Perda do link juice.

Além disso, em casos extremos, o endereço pode ser desindexado. Ou seja, ele pode deixar de aparecer nas pesquisas, fazendo com que sua página perca sua principal fonte de visitantes e caia consideravelmente o alcance.

Quais os erros comuns de link building?

Por incrível que pareça, alguns erros podem parecer bobos ou podem até mesmo serem recomendados na web como “dicas para que você seja reconhecido mais rápido pelos mecanismos de busca”. Por isso, é preciso estar sempre alerta e, para isso, comece conhecendo os erros mais comuns de link building.

Criação de redes de blogs privados

O Google passa por atualizações regularmente e está ainda mais atento no quesito rede de blogs privados. Estas redes consistem na criação de domínios diferentes do site central, visando exclusivamente a geração de links para o mesmo.

Aqui, não estamos dizendo que você não pode ter um blog em outro domínio, mas que você deve garantir que o seu blog tenha sua própria relevância. Quando você cria um blog privado e o mesmo está constantemente atualizado, recebendo visitas, gerando novos conteúdos e links externos, é muito provável que o mesmo irá gerar valor.

Contudo, se você visa criar vários domínios apenas para gerar links e os deixa “largados”, você estará cometendo um erro e terá que lidar com um grande problema.

Links escondidos é um dos erros comuns de link building

Tenha uma coisa em mente: o link deve estar visível ao leitor. Um erro comum de link building é fazer um link em texto branco, em cima de um fundo branco. Antigamente vimos muito a “estratégia” por aí, levando, inclusive, a fama de um “macete” para conseguir link para ranqueamento. Contudo, atualmente, esta é uma das formas mais fáceis de você ser punido pelo Google.

Além de não acrescentar nenhum valor para o usuário, os links escondidos visam apenas manipular os mecanismos de busca. Ou seja, um erro dos grandões!

Links de diretórios

Muitos diretórios sequer existem atualmente, mas isso não quer dizer que ninguém mais faz ou que deixaram de ser um erro. Os diretórios de links ficaram conhecidos na mídia como a melhor forma para acumular uma grande quantidade de links direcionando para um site.

Entretanto, atualmente, um link em diretório não gera cliques e não passa nenhuma credibilidade. Ou seja, trata-se de algo que apenas irá atrasar sua estratégia e, é claro, te fará correr o risco de uma penalidade.

Ferramentas para criar links

Monitorar links recebidos e prospectar fontes de links de qualidade vem se algo tornando cada vez mais fácil com as ferramentas que surgem por aí. Contudo, enquanto algumas ferramentas tentam ajudar, outras podem prejudicar!

Isso porque, determinadas ferramentas visam criar links automaticamente em outros sites (como é o caso da ScrapeBox). Além de jogar seu pagerank no chão, tal ato é facilmente detectado e penalizado pelo Google. O mesmo vê isso como uma forma de spam e você definitivamente não quer que seu site seja visto dessa forma, não é mesmo?

Guest post apenas para gerar link também está entre os erros comuns de link building

Guest posts são muito bem-vindos quando o assunto é estratégia de link building. Isso porque, eles permitem que você atinja audiências diferentes e espalhe o nome da sua empresa para outras regiões, gerando valor e garantindo maior autoridade no mercado.

Contudo, como mencionado, um guest post deve ser usado para gerar conteúdo de valor na web. A ideia de fazer troca de guest posts apenas para ter um link em outro domínio é um pedido para ter dores de cabeça. Aliás, é bom saber que o Google está cada vez mais afiado na detecção de links que não vem de fontes de conteúdo de valor.

Links externos iguais para várias páginas

O famoso site-wide links, ou melhor, links externos iguais localizados em várias páginas de um mesmo site, é mais um entre os erros comuns de link building. Você pode estar se perguntando: mas como isso é um erro se é algo extremamente comum? Bom, existem dois fatores que você deve considerar.

O primeiro é que a medida que o número de links de um domínio para outro cresce, a relevância entre eles diminui. Por exemplo, o 10° link gerado, terá muito menos ou até mesmo nenhuma relevância em consideração com o primeiro.

O segundo é que os sites precisam ter algum tipo de ligação e relevância entre si. O site-wide links pode ser inofensivo e até mesmo trazer benefícios em uma conexão lógica. Porém, os resultados podem ser totalmente negativos e passivos de punição se algo errado for feito no meio do caminho.

Links nos comentários

Spam, spam e mais spam! Os links nos comentários são os primeiros a serem observados pelo Google na busca por spam. É fato que se trata de uma maneira “mamão com açúcar” de colocar seu link em outro domínio, mas também é a forma mais fácil de você acabar sendo punido.

O erro aqui não está em deixar seu link em um comentário, afinal, o fato pode ser algo muito positivo quando uma lógica de valor de links é considerada. O comentário deve ser pertinente, agregar valor ao conteúdo da página e seu link deve fazer sentido nesse contexto.

Entretanto, caso você faça o contrário, certamente você será visto como spam.

Textos-âncora específicos

O texto-âncora é aquele que fica visível e clicável sempre que um link é adicionado. O mesmo é um fator avaliado pelas ferramentas de busca e deve atender as suas exigências. Ou seja, o texto-âncora deve se encaixar no conteúdo descrito na página na qual ele está sendo linkado.

O mesmo deve ser natural, como uma espécie de continuação sobre o assunto que está sendo abordado. Além disso, a conexão entre o que está escrito e a página linkada deve ser clara. Se uma pessoa clicar no link exposto e logo após chegarem ao destino saírem, quer dizer que o link não foi útil.

Como evitar os erros comuns de link building?

Pois bem, como você pôde perceber, os erros relacionados ao link building são vários! Nem todas as “dicas” que se vê por aí são realmente dicas. Portanto, evitar práticas que são contrárias as diretrizes dos buscadores é a melhor forma de evitar punições e garantir que seu site ganhe mais alcance.

Com isso em mente, algumas dicas que podemos dar, são:

Foque em qualidade

Qualidade deve ser a chave central de toda a sua estratégia, tanto para conteúdo interno quanto para externo. Tentar forçar uma visibilidade por meio de estratégias milagrosas que muitos divulgam por aí não é uma boa ideia.

Sabemos que a estratégia de link building pode demandar tempo e determinação, mas os resultados alcançados são sólidos e você, literalmente, se torna uma referência na sua área.

Menos é mais

Como citamos no primeiro tópico deste artigo, a quantidade e qualidade andam lado a lado. Portanto, muitas vezes, fazer menos, porém assertivo, te garantirá mais resultados do que se você sair desesperadamente a procura de parcerias e links.

O objetivo é que o seu número de visitantes decole e não ao contrário. Portanto, tenha atenção a este ponto, faça parcerias que possuem sentido para ambos os lados e não se rebaixe a qualquer site, simplesmente pelo fato de querer/precisar de mais um link.

Fique atento em quem te menciona

Infelizmente, penalizações podem chegar até você mesmo com você fazendo tudo certo. Isso porque, não se pode controlar quando e qual domínio irá mencionar o seu site. Assim, acabar levar a fama de spam ou perder a credibilidade são riscos que se corre no dia a dia.

Considerando tal fato, é essencial contar com boas ferramentas ao seu lado, fazendo o monitoramento constante de linkagens feitas para você. Se for o caso, não se acanhe em pedir a retirada do link. Ou, caso a linkagem possa ser benéfica, atente-se a quesitos, como texto-âncora, naturalidade, etc., para garantir que os resultados cheguem até você.

Acompanhe as métricas

Falar sobre link building e não pensar em métricas é quase impossível. Entretanto, existem métricas específicas que você deve acompanhar para evitar os erros comuns de link building. Algumas delas são a autoridade de domínio e a autoridade de páginas.

Tais métricas são importantes, pois ao transferir autoridade de uma página para outra, os links fazem com que as métricas se movimentem. Quando elas estagnam, um sinal de alerta deve começar a ressoar para que você corra para reverter qualquer problema que aconteceu no meio do caminho.

Evite erros comuns de link building e alcance o sucesso do seu site

Neste conteúdo, você pôde conferir quais os erros que você deve passar longe e quais os pontos você precisa ter ainda mais atenção ao fazer (como é o caso dos guest posts e textos-âncoras).

Então, agora é agora de fazer acontecer. Para isso, você pode conferir nossos demais conteúdos que te ajudarão e te mostrarão por qual caminho seguir. Além disso, não se acanhe em reconhecer que uma ajuda neste meio pode ser necessária. Existem muitas empresas sérias, que possuem parcerias com grandes sites, que podem te ajudar na busca pelo crescimento de autoridade e construção de links de qualidade.

Comece fazendo o certo, suba cada degrau com paciência e usufrua de todas as vantagens do link building!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: