Logo Vejapixel

7 erros fatais que você deve evitar ao fazer link building 

Tópicos

Fazer link building é uma das estratégias mais importantes e eficazes de SEO (Search Engine Optimization), que consiste em obter links de outros sites para o seu, aumentando assim a sua autoridade, relevância e visibilidade nos mecanismos de busca.

No entanto, fazer link building não é uma tarefa fácil nem livre de riscos. Isso porque existem muitas práticas que podem prejudicar o seu site ao invés de ajudá-lo. E pior que isso: podem até mesmo resultar em penalizações por parte do Google e de outros buscadores.

Por esse motivo, hoje vamos mostrar alguns erros fatais que você deve evitar ao investir nessa estratégia, e como fazer o que precisa de forma eficiente, ética e sustentável. 

Assim sendo, não deixe de ler até o final com atenção, pois essas dicas podem te ajudar a evitar problemas sérios. Confira!

7 erros fatais ao fazer link building 

Uma das coisas que o Google mais prioriza é a experiência do usuário. Por isso, grande parte de sua política e diretrizes têm o intuito de garantir que as pessoas que acessam suas páginas estejam seguras e encontrem o que estão buscando da melhor forma possível.

Assim sendo, os algoritmos do Google varrem a Internet para encontrar os melhores conteúdos e que mais se aproximam da intenção de busca do internauta. Dessa forma, ele identifica quais conteúdos são veiculados por sites de autoridade e prioriza mostrá-los nas primeiras posições de sua página de resultados.

Como você sabe, quando um site de grande veiculação e autoridade linka um conteúdo para o seu, isso demonstra ao Google que seu conteúdo possui credibilidade e, assim, ele sobe de posição nas SERPs.

Porém, se os algoritmos identificarem que você está trapaceando, digamos, a estratégia pode ter um efeito contrário. Por isso, existem uma série de cuidados que você precisa tomar para garantir que sua estratégia de link building dê bons resultados.

Veja a seguir algumas práticas que você deve evitar se quiser atingir seus objetivos.

1. Comprar links de fontes não confiáveis

Um dos erros mais graves e comuns que muitos sites cometem é comprar links de fontes não confiáveis. Ou seja, de administradores de sites que não sabem como o Google funciona e que podem deixar transparecer para os mecanismos de pesquisa que você negociou o backlink.

A saber, essa prática é considerada uma violação das diretrizes do Google, que proíbe expressamente a troca de links por dinheiro ou outros benefícios. Isso porque ele considera que os links devem ser obtidos de forma natural e orgânica, ou seja, por meio de conteúdo de qualidade, relevante e útil para os usuários. Os links comprados ou vendidos sem o devido cuidado não refletem a real popularidade ou autoridade de um site, e por isso são vistos como uma forma de manipular o algoritmo do Google.

Assim, se o Google detectar que um site está comprando ou vendendo links, ele pode aplicar penalizações severas. As quais incluem reduzir o seu ranqueamento, desindexar o seu site ou até mesmo banir o seu domínio dos resultados de busca.

Portanto, busque fazer link building apenas com parceiros que entendem do assunto, que sabem encontrar o site do nicho certo, produzem conteúdos de qualidade e inserem os texto-âncoras com o link da forma mais natural possível.

2. Fazer spam de links

Outro erro fatal que você deve evitar ao fazer link building é fazer spam de links, ou seja, inserir links do seu site em locais inadequados, irrelevantes ou de baixa qualidade. Como, por exemplo, comentários de blogs, fóruns, redes sociais, diretórios, etc.

O Google também considera essa prática uma violação de suas diretrizes. Afinal, o buscador visa oferecer aos usuários resultados de alta qualidade e confiabilidade. Sem contar que os links inseridos em locais de spam não agregam valor nem relevância ao seu site, e podem até mesmo prejudicar a sua reputação e credibilidade.

Além disso, o Google possui algoritmos sofisticados, que passam por adaptações frequentes e conseguem identificar e desconsiderar os links de spam. Isto é, eles não vão ajudar o seu site a melhorar o seu ranqueamento. Pelo contrário, eles podem fazer com que ele seja penalizado ou ignorado pelo Google.

Sendo assim, evite fazer spam de links, e foque em obter links de sites de qualidade, relevantes e relacionados ao seu nicho de mercado.

3. Participar de esquemas de links: mais um dos erros fatais ao fazer link building

As práticas que visam obter links de forma artificial ou enganosa, como redes de blogs privados (PBNs), links em widgets, links em rodapés, etc, também são vistos como black hat SEO pelo Google. 

Se o Google perceber que um site está participando de esquemas de links, ele pode aplicar sanções ao seu site, o que pode prejudicar muito a sua autoridade em vez de ajudar.

Desse modo, apenas faça essa estratégia ativamente, isto é, indo atrás de parcerias para backlinks, com uma agência de link building responsável e com boa reputação.

4. Obter links de sites de baixa qualidade ou penalizados

Um erro que você deve evitar ao fazer link building é obter links de sites de baixa qualidade ou penalizados, ou seja, de sites que possuem conteúdo ruim, duplicado, plagiado, irrelevante, desatualizado, etc., ou que foram penalizados pelo Google por violar as suas diretrizes.

Esses sites não possuem autoridade, relevância ou credibilidade, e por isso não vão ajudar o seu site a melhorar o seu ranqueamento. Em vez disso, eles podem prejudicar o seu site, pois o Google pode associá-lo a esses sites ruins, e reduzir a sua confiança e reputação.

Além disso, mais uma vez precisamos lembrar dos robozinhos que conseguem identificar e desconsiderar os links de sites de baixa qualidade, os quais não vão ajudar o seu site a melhorar o seu ranqueamento. Eles podem, aliás, fazer com que você seja totalmente ignorado pelo Google.

E não precisamos nem falar no quão prejudicial é cair no ostracismo do maior mecanismo de busca do mundo, não é mesmo?

5. Links de sites não relacionados ao seu nicho: mais um dos erros a se evitar ao fazer link building

Uma coisa que você deve evitar a todo custo ao fazer link building é obter links de sites não relacionados ao seu nicho de mercado. Em outras palavras, de sites que possuem conteúdo, público ou tema diferentes do seu.

Esses sites não possuem relevância, afinidade ou contexto com o seu site, e por isso eles podem prejudicá-lo. Isso porque o Google pode considerar que os links são artificiais ou sem sentido, e reduzir a sua confiança e reputação.

Portanto, evite obter links de sites não relacionados ao seu nicho. Foque em conseguir parcerias com aqueles que tenham a ver com sua área de atuação e que possuem conteúdo, público ou tema similares ao seu.

6. Links com âncoras otimizadas em excesso

Obter links com âncoras otimizadas em excesso também é um verdadeiro tiro no pé para a sua estratégia de link building. Simplificando, quando você usa âncoras que contêm palavras-chave exatas ou similares às que você quer ranquear.

A saber, âncoras são os textos que aparecem nos links, e que indicam ao usuário e ao Google o conteúdo ou o assunto do site de destino. Assim, as âncoras otimizadas são aquelas que contêm palavras-chave relevantes para o seu site. E  que podem, portanto, ajudar o seu site a melhorar o seu ranqueamento.

No entanto, linkar a palavra-chave do seu post pode fazer você “queimar” a sua reputação. Já que o Google pode considerar que os links são artificiais ou manipulados, e que você está tentando enganar o algoritmo dele.

E precisamos reforçar que se os robôs identificarem que um site está obtendo links de forma antiética e que viola as diretrizes do Google, penalizações severas podem vir por aí.

7. Não monitorar ou analisar os seus links

Por fim, algo que não está diretamente ligado às políticas do Google, mas que você deve evitar ao fazer link building é não monitorar e analisar os seus links. Ou seja, não acompanhar o desempenho, a qualidade e o impacto do link juice que você obteve para o seu site.

Isso porque o monitoramento e a análise dos seus links são essenciais para verificar se:

  • Sua estratégia de link building está funcionando;
  • Se os links estão trazendo tráfego, conversões e ranqueamento para o seu site;
  • Se os links estão sendo mantidos ou removidos pelos sites de origem;
  • Se os links estão sendo penalizados ou ignorados pelo Google, etc.

Portanto, se você não fizer esse monitoramento contínuo, pode estar perdendo oportunidades, desperdiçando recursos ou correndo riscos desnecessários. Afinal, pode ser que você esteja obtendo links que não estão ajudando o seu site, ou que estão prejudicando sua autoridade sem que você sequer saiba disso.

Portanto, procure analisar constantemente sua estratégia, seus links, e foque em usar ferramentas e métricas adequadas para fazer esse acompanhamento. Como o Google Search Console, o Google Analytics, o Moz, o Ahrefs, o Majestic, etc.

Deu medo de fazer link building, e agora?

Fazer link building é uma das estratégias mais importantes e eficazes de SEO, mas também uma das mais desafiadoras e arriscadas. Afinal, como vimos, existem muitos erros fatais que você deve evitar e que podem comprometer o sucesso do seu site.

No entanto, você não precisa ter receio de aplicar essa estratégia. Afinal, ela é comprovadamente eficiente para o ranqueamento do seu site nos buscadores como o Google. Na verdade, o ideal é que você conte com a ajuda de quem conhece o Google como a palma da mão. E sabe como atingir objetivos sem deixá-lo “bravo”!

Por isso, não perca a oportunidade de nadar no link juice que só quem sabe fazer link building pode te proporcionar. E para não correr nenhum risco, entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos te ajudar a cair nas graças do Google!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: