O que é Publieditorial?

Tópicos

Publieditorial é a junção de publicidade e editorial. Ou seja, um tipo de conteúdo publicitário escrito com o intuito de promover um produto, serviço ou marca sem ser comercial demais.

Se você trabalha com sites, já deve ter se perguntado o que é publieditorial. Afinal, esse é um termo muito usado no digital, inclusive em outras áreas, como vídeos do YouTube, influenciadores do Instagram, TikTok, dentre outros. Quem nunca viu um conteúdo “Publi” na Internet, não é mesmo?

No contexto dos SEO, o publieditorial é uma excelente forma de fazer uma espécie de “propaganda velada”, digamos assim, por meio de textos estratégicos que alcancem um público amplo, mas ao mesmo tempo bem segmentado.

Essa estratégia pode ser vantajosa tanto para quem quer divulgar seus produtos ou serviços quanto para donos de sites e blogs, que podem cobrar pela produção e divulgação dos publieditoriais. Assim sendo, hoje vamos explicar melhor esse assunto, como ele funciona, vantagens, cuidados e muito mais. Leia até o final e não perca nada importante!

O que é publieditorial?

Publieditorial é uma estratégia de marketing que combina elementos da publicidade com o conteúdo editorial. Basicamente, trata-se de artigos pagos que são publicados em sites e blogs parceiros, junto com o conteúdo editorial regular. 

A ideia central é que esses artigos sejam autênticos, interessantes e bem integrados ao contexto editorial, para atrair a atenção do público alvo.

Diferentemente de uma autopromoção no blog da própria empresa, o publieditorial é mais confiável aos olhos dos consumidores. Por exemplo, se uma marca deseja destacar as qualidades de sua ferramenta de gestão de campanhas digitais, um artigo no blog da própria empresa pode parecer propaganda. No entanto, se esse mesmo conteúdo estiver em um blog neutro, as pessoas tendem a acreditar mais na análise imparcial apresentada.

Como isso funciona?

Para que um conteúdo publieditorial funcione da melhor forma possível, é preciso ser estratégico e seguir etapa por etapa sem perder o foco central. Isto é, divulgar um produto ou serviço com um conteúdo que não parece um mero anúncio. Nesse sentido, veja quais são essas etapas.

Identificação de parceiros

Primeiro, a marca ou empresa identifica sites e blogs que façam sentido dentro de seu nicho de mercado. Esses parceiros devem ter uma audiência que se alinhe com o público alvo da marca.

Imagine que você tem uma loja de pneus de carro, por exemplo. Não faria o menor sentido fazer uma parceria com um site de jardinagem para publicar um conteúdo publieditorial dos seus produtos, certo? Afinal, o artigo não se encaixaria no perfil do site, e nem o público regular dele seria o seu público alvo.

Proposta e negociação

A marca entra em contato com os proprietários desses sites e oferece uma proposta para publicar um artigo pago. A negociação envolve detalhes como o tema, extensão, formato e preço do publieditorial.

Muitas vezes, o dono do site pode produzir o conteúdo. Em outras, a empresa interessada já fornece o texto que quer que seja publicado. Desse modo, é importante negociar esses termos para que ambos fiquem satisfeitos com o resultado.

Criação do conteúdo

Com os detalhes acertados, a equipe de marketing da marca ou do site cria o conteúdo do publieditorial. Isso pode incluir entrevistas, análises de produtos, tutoriais ou cases de sucesso. O objetivo é fornecer informações valiosas para os leitores.

Mais adiante, aliás, vamos falar sobre os tipos principais de publieditoriais e como eles podem ser estratégicos para quem quer divulgar produtos ou serviços.

Integração com o conteúdo editorial

O publieditorial é integrado com cuidado ao fluxo editorial do site parceiro. Ou seja, ele aparece como um artigo “normal”, como se estivesse camuflado, digamos assim, para não deixar transparecer que é um conteúdo publicitário. Porém, ele conta com links contextuais para o site da marca e chamadas para ação.

Publicação e promoção

Após a revisão e aprovação, o artigo é publicado no site parceiro. Por outro lado, a marca também pode promovê-lo por meio de suas redes sociais e newsletters.

Assim, a marca monitora o desempenho do publieditorial usando métricas como visualizações, taxa de cliques, tempo de permanência e conversões. Isso ajuda a avaliar o retorno sobre o investimento e oferecer embasamento para campanhas similares em outros sites.

Para que é indicado publieditorial?

Esse tipo de estratégia não serve só para vender produtos e serviços, mas também para outras abordagens dentro do marketing digital. Veja a seguir quando o publieditorial pode ser útil para as empresas.

Fortalecimento da marca

O publieditorial costuma ser veiculado em sites e blogs consolidados, com DA, DR e PA alto. E isso traz maior credibilidade à marca. Isso porque, quando os leitores encontram conteúdo de valor em um contexto editorial, a percepção positiva da marca aumenta.

Sem contar que, ao escolher sites alinhados com o público alvo, o publieditorial atinge as pessoas certas. E essa segmentação é fundamental para atrair e engajar consumidores interessados nos produtos ou serviços oferecidos.

O publieditorial também envolve a criação de conteúdo que alinha os interesses do público do site parceiro com os da marca. Narrativas interessantes, dados e um tom que reflita a identidade da empresa podem ser muito bons para atrair esse público e fazer com que ele fique com uma impressão positiva sobre a marca que está sendo abordada no artigo.

O conteúdo publieditorial também é otimizado para SEO e ajuda a atrair tráfego orgânico, o que fortalece a presença digital da marca.

Conseguir backlinks

No contexto do link building, o publieditorial também é uma estratégia valiosa para conquistar backlinks e melhorar o ranqueamento nos motores de busca:

  • Credibilidade e autoridade: como vimos, o publieditorial é veiculado em sites e blogs parceiros, o que confere maior credibilidade à marca. Quando esses artigos incluem links de referência a outros conteúdos, o Google reconhece isso como uma forma de repassar autoridade. Essa relevância e qualidade de conteúdo são fatores determinantes para a obtenção de backlinks;
  • Naturalidade e relevância: diferentemente de anúncios e links patrocinados, os backlinks obtidos por meio de publieditoriais soam mais naturais. Isso porque eles são inseridos de maneira contextual e suave, o que agrada aos algoritmos de busca. E essa abordagem mais orgânica fortalece a presença online da marca perante esses buscadores e também o público;
  • Parcerias estratégicas: ao publicar conteúdo em sites alinhados com o público alvo, o publieditorial cria parcerias estratégicas. De fato, as conexões que se estabelecem por meio dessas parcerias não apenas geram backlinks, mas também ajudam e muito no networking.

Educar o público e o mercado

O publieditorial permite que as marcas forneçam informações detalhadas de maneira contextualizada sobre seus produtos, serviços, valores, etc. Quando se aborda temas interessantes para seu público alvo, esses artigos educam os leitores sobre soluções, tendências e melhores práticas. Se sua empresa faz vendas consultivas, isso é ainda mais importante.

Por exemplo, imagine que você comercializa softwares de gestão ou painéis de energia fotovoltaica. É bem pouco provável que seu público alvo compre suas soluções sem pesquisar e entender a fundo o assunto. Aliás, é bem possível que a maioria das pessoas nem mesmo saiba que isso existe e que pode ser uma boa ideia comprar. Ou seja, você precisa educar o mercado e o seu público alvo a respeito do que você tem para vender, e o publieditorial pode ser o melhor caminho para conseguir isso.

Muitas vezes, o público enfrenta conceitos complexos ou mal compreendidos. Por exemplo, as pessoas podem pensar que instalar um software de gestão na empresa abre caminho para o ataque de hackers. O publieditorial pode desmistificar esses temas, explicando-os de forma clara e acessível. Isso ajuda a construir confiança e quebrar possíveis objeções dos seus potenciais compradores.

Por meio de exemplos práticos e estudos de caso, o publieditorial pode educar o mercado sobre boas práticas. Seja na área de saúde, tecnologia ou finanças, por exemplo, esses artigos incentivam a adoção de comportamentos melhores. O público vê com bons olhos esse tipo de ajuda, e isso deixa as pessoas mais propensas a comprar de você e não da concorrência.

Marcas que compartilham conhecimento se tornam autoridades em seus nichos, o que atrai um público interessado em aprender e se mantém atualizado.

Estabelecer valores

Outro ponto importante do publieditorial é que ele permite que a empresa compartilhe sua história, missão e visão de maneira autêntica. Afinal, é bom lembrar que o artigo não é publicado no site da própria empresa, mas de terceiros. Então, é basicamente uma empresa falando dos valores de outra aos olhos do leitor, o que é muito poderoso do ponto de vista publicitário.

Por meio de artigos informativos, a empresa pode educar o público sobre questões relevantes. Com isso, ela consegue promover seus valores, e também demonstra compromisso com causas sociais, ambientais ou éticas. 

Voltando ao nosso exemplo de uma empresa que vende pneus. Imagine um conteúdo publieditorial em um site parceiro, no qual é descrito como essa empresa tem um sistema para descarte consciente de pneus usados! O público daquele site certamente terá uma visão muito positiva da empresa, e pode ficar mais propenso a comprar seus pneus quando vir propagandas dela por aí.

Percebe como, apesar de não ter uma abordagem abertamente comercial, o publieditorial ajuda muito a impulsionar o marketing da empresa? Em outras palavras, ao invés de apenas vender, o publieditorial engaja e educa. E essa abordagem constrói lealdade e relacionamentos duradouros com os consumidores, baseados nos valores compartilhados.

Lançar produtos

O publieditorial também é uma ferramenta e tanto para apresentar e lançar produtos de forma eficaz. Primeiramente, ele permite que a empresa alcance seu público ideal. Ao publicar artigos em sites parceiros, o conteúdo chega a pessoas interessadas em um nicho específico, despertando o interesse pelos produtos ou serviços oferecidos.

Como já dissemos, quando um produto é apresentado em um contexto editorial, a confiança do público aumenta. E o publieditorial não é autopromoção direta, mas uma análise imparcial que valoriza a marca ou suas soluções.

Por meio de conteúdo certo, o publieditorial educa o público sobre os diferenciais do produto. Por exemplo, dá para explicar como ele funciona, seus benefícios e casos de uso, e isso ajuda a gerar desejo e confiança.

A estratégia ainda permite que a marca alcance novos públicos por meio de blogs e sites parceiros. Isso é fundamental para o lançamento bem-sucedido de produtos, principalmente quando é uma coisa nova no mercado.

Quais as vantagens de fazer um publieditorial?

Se você está com pressa para vender algo, seja produtos, serviços, ou até mesmo se fazer conhecer no mercado, pode achar o publieditorial sutil demais, digamos assim. Porém, ele oferece diversas vantagens, sem contar que você pode combiná-lo com outras estratégias.

Por outro lado, se você é o dono do site e quer ganhar publicando esses conteúdos, pode enfatizar as vantagens da abordagem para seus clientes em potencial. Ou seja, empresas, empreendedores, produtores de infoprodutos, etc. A seguir, veja quais são os principais benefícios do publieditorial.

Confiança do público alvo

Esse tipo de conteúdo oferece várias vantagens, e uma das mais significativas é a construção de confiança junto ao público alvo. Quando um artigo é publicado em um site ou blog estrategicamente escolhido, ele se integra ao conteúdo editorial que já existe lá. Isso cria uma associação positiva e mais confiável para os leitores, pois eles percebem o publieditorial como uma análise imparcial, não apenas uma propaganda direta.

Sites parceiros geralmente têm credibilidade estabelecida, então, veicular conteúdo nesses canais, faz com que a marca se beneficie dessa reputação. Vale lembrar que leitores confiam mais em informações apresentadas em um contexto editorial do que em anúncios tradicionais.

O publieditorial bem executado é transparente sobre sua natureza patrocinada. No entanto, ele ainda fornece informações importantes e úteis para os leitores. Essa autenticidade gera confiança, pois os leitores sabem que estão recebendo conteúdo valioso.

Maior alcance

Outra das muitas vantagens do publieditorial é o maior alcance que ele proporciona. Afinal, a estratégia permite que a marca atinja novos públicos por meio de blogs e sites parceiros. Isso é fundamental para expandir o alcance e atrair potenciais clientes.

Se a marca veicula conteúdos apenas em seus próprios canais, como sites, blogs e redes sociais, pode deixar o público meio saturado de informações e propagandas. Mas, com parcerias externas, pode alcançar uma audiência maior e, apesar de nova, semelhante àquela que já consome seus conteúdos.

Segmentação de público eficiente

Por fim, outro grande benefício de se usar a abordagem do conteúdo publieditorial é a segmentação de público eficiente que ele proporciona. Afinal de contas, essa estratégia amplia o alcance e direciona as mensagens de forma mais precisa.

O publieditorial permite que as marcas criem conteúdo específico para públicos-alvo bem definidos. Quando esse conteúdo é veiculado em sites e blogs alinhados com seu perfil e nicho de atuação, ele atinge pessoas realmente interessadas, e isso aumenta a relevância e a probabilidade de engajamento.

Com base nas características demográficas, interesses e comportamentos, o publieditorial pode ser adaptado para diferentes segmentos. O resultado é uma maior aceitação e interesse por parte dos leitores.

A segmentação eficiente também contribui para o SEO, uma vez que conteúdo direcionado a públicos específicos tende a atrair tráfego orgânico de qualidade, melhorando a visibilidade da marca.

Qual a diferença entre propaganda e publieditorial?

A propaganda e o publieditorial são estratégias de comunicação, mas possuem abordagens muito distintas.

A propaganda é direta e claramente promocional, pois ela visa divulgar produtos, serviços ou ideias. Ademais, ela costuma ser veiculada em mídia paga, como anúncios em TV, rádio, jornais, banners online, entre outros, que são exemplos de propaganda. Seu objetivo principal é impulsionar vendas e destacar a marca.

Por sua vez, o publieditorial é mais discreto. Ele se mistura ao conteúdo editorial de sites e blogs parceiros. Escrito por terceiros, o publieditorial aumenta a confiança do público, uma vez que não é autopropaganda, e sim uma análise neutra de uma marca ou solução.

Tipos de publieditorial

Embora o intuito do publieditorial seja sempre o mesmo, ou seja, promover algo de forma mais sutil e estratégica, existem tipos diferentes de abordagem. Os principais tipos são: o review, o publieditorial comparativo e o educativo. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

Review

Nessa abordagem, o foco está na análise imparcial de produtos, serviços ou soluções. Vamos entender como ele funciona:

  • Análise detalhada: O publieditorial de review mergulha fundo no que a marca oferece. Ele explica características, benefícios, limitações, mostra casos de uso e coisas assim. Essa análise detalhada ajuda o público a tomar decisões mais informadas;
  • Confiança do público: por ser redigido por outras pessoas que não a marca, em sites parceiros, o review ganha confiança. Os leitores percebem como uma análise imparcial, não apenas propaganda, o que fortalece a credibilidade da marca;
  • Comparação e recomendação: além de descrever o produto, o review pode compará-lo com alternativas no mercado. Essa comparação ajuda os leitores a escolher a melhor opção para suas necessidades. Além disso, se o redator souber “puxar a brasa” para o lado do produto que está promovendo, pode convencer as pessoas de que aquela é a melhor opção sem ser explícito demais na propaganda.

Comparativo

Outro dos tipos de publieditorial é o comparativo, na qual o foco está em analisar e comparar produtos, serviços ou metodologias. O publieditorial comparativo mantêm a ênfase nas diferenças entre dois componentes. Seja entre empresas, produtos ou abordagens, ele busca responder às dúvidas do público, oferecendo soluções claras.

Esse tipo de conteúdo faz com que o leitor confie muito mais no que foi dito, e consegue gerar uma confiança imediata para a empresa contratante. Afinal, a análise imparcial e a comparação objetiva são muito importantes para quem busca tomar decisões informadas.

Publieditorial educativo

Finalmente, temos o publieditorial educativo, que como o próprio nome já sugere, tem como função educar o público. Ele vai além da promoção direta e oferece informações úteis e relevantes. Esse formato é ideal para abordar conceitos complexos, explicar processos ou compartilhar insights.

Um bom exemplo desse tipo de conteúdo são os tutoriais. Neles, é possível explicar como algo funciona, e também mostrar as qualidades. Outro tipo interessante de publieditorial educativo é a lista de dicas, a qual ajuda as pessoas a resolverem problemas e, sutilmente, inclui uma sugestão de produto ou serviço.

Como já vimos, educar em vez de apenas vender é um dos conceitos básicos do publieditorial, e o tipo educativo é um dos mais puros nesse sentido. Ele constrói relacionamentos com os consumidores, e a informação de valor mantém o público engajado.

Como fazer publieditorial de maneira eficiente?

Como vimos até aqui, o publieditorial pode trazer bons resultados, a curto, médio e longo prazo para empresas e empreendedores de todos os nichos. No entanto, é preciso tomar certos cuidados para garantir que a estratégia realmente surta efeito. Veja a seguir alguns pontos-chave para isso.

Entenda o público alvo

Antes de escrever, conheça bem o público que deseja atingir. Quais são seus interesses, necessidades e desafios? Isso ajudará a criar um conteúdo que realmente interesse à sua audiência.

Também é bom lembrar que é preciso alinhar o perfil da persona da empresa contratante com o do site parceiro.

Agregue valor

O publieditorial deve oferecer informações valiosas. Resolva problemas reais do público, compartilhe dados de mercado, dicas e soluções completas.

Tenha sempre em mente que o intuito aqui é mais que apenas vender algo. Aliás, a venda é apenas uma consequência do resultado que você obtiver com seus conteúdos. Portanto, foque na qualidade da informação que você vai passar e não na conversão.

Transparência e autenticidade

Seja honesto sobre a natureza patrocinada do conteúdo, pois a confiança é essencial. Se o público perceber que você está apenas vendendo algo, toda a estratégia irá por água abaixo e, nesse caso, talvez fosse melhor investir em tráfego pago de uma vez.

Título atrativo

O título deve despertar interesse. Primeiramente, seja fiel ao que será abordado no texto para não frustrar o leitor. Em seguida, seja fiel ao título no conteúdo pela mesma razão.

Por exemplo, se você prometeu uma comparação entre duas marcas de hidratante facial, não se perca e comece a fazer propaganda da marca contratante, mas divida o tempo e o espaço igualmente entre as marcas.

CTA (Chamada para Ação)

Inclua uma chamada para ação no final do publieditorial. Direcione o leitor para o próximo passo, como visitar o site da marca ou baixar um e-book, por exemplo. O ideal é sempre encontrar um equilíbrio entre entregar informação de valor para os leitores do site hospedeiro e “vender o peixe” da empresa contratante.

Gostou de saber o que é publieditorial e como funciona? Agora integre essa abordagem em suas estratégias, seja para divulgar sua própria marca em sites parceiros, seja para ganhar dinheiro divulgando marcas de terceiros em seu próprio site!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Compartilhe: