Logo Vejapixel

Como aumentar o tráfego orgânico com marketing de conteúdo

Tópicos

Para quem quer aumentar o tráfego orgânico com marketing de conteúdo, esta é a melhor ferramenta. Afinal, ele consiste em publicar de forma massiva e estratégica, conteúdo que pode agregar valor para seu público alvo.

Dessa forma, você atrai pessoas que podem se interessar pelo que você tem a oferecer, sejam produtos ou serviços, antes mesmo delas perceberem que precisam dessas soluções.

Sem contar que, veicular mais do que temas publicitários com intenção de venda, vai fazer você ganhar a simpatia das pessoas e aumentar a chance delas fazerem negócio com você, seja qual for a sua área.

Outro ponto positivo do marketing de conteúdo é que ele ajuda a enrobustecer o site, atraindo mais anunciantes, por exemplo, além de ter um custo bem baixo, quando comparado a outras formas de publicidade.

Para te ajudar a compreender e aplicar essa estratégia, trouxemos um guia completo e muitas dicas. Leia até o final e confira todos os detalhes.

O que é tráfego orgânico no marketing?

Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é tráfego orgânico e porque ele é tão interessante para quem trabalha com monetização de sites. 

Tráfego orgânico são as visitas que você atrai para seu site ou blog de forma natural, ou seja, sem pagar por ele. Esse tipo de tráfego leva vantagem sobre o tráfego pago em muitos aspectos, como:

  • Custo baixo ou zero, caso seja você mesmo quem produz o conteúdo;
  • Mais bem visto aos olhos do Google e outros buscadores;
  • Permanece rendendo engajamento e retorno mesmo depois de muito tempo;
  • É escalável, pois você pode melhorar seus resultados usando os mesmos conteúdos, apenas os atualizando e incrementando.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios do tráfego orgânico, o que justifica todo esforço em focar em atraí-lo com o marketing de conteúdo.

Como aumentar o tráfego orgânico com marketing de conteúdo?

Para aumentar o tráfego orgânico com marketing de conteúdo, é preciso adotar estratégias como SEO (Search Engine Optimization), redes sociais, link building e outras nesse sentido.

Todas essas estratégias têm como ponto comum a atração de pessoas para visitarem o site, blog, loja virtual, ou qualquer que seja o destino sem precisar pagar algum mecanismo para levá-las até ele.

O marketing de conteúdo é um bom aliado nessa tarefa, pois além de agir como um atrativo, também traz benefícios secundários. Dentre os principais, podemos citar:

  • Mais autoridade, que melhora o ranqueamento;
  • Conexão com seu público alvo em um nível mais profundo e permanente;
  • Enriquecimento do site ou blog enquanto um bom canal de informação.

Como fazer um bom marketing orgânico?

Um bom marketing orgânico envolve uma combinação de várias estratégias, que vão desde otimizar os conteúdos para os mecanismos de busca até usar locais com grande fluxo de público, como as redes sociais.

Como divulgar no tráfego orgânico?

Para divulgar no tráfego orgânico, é preciso usar técnicas não pagas para publicar conteúdos. Por exemplo, as redes sociais como Instagram, Facebook, Pinterest, etc. 

Todos esses canais podem levar pessoas a visitar seu site, onde você pode anunciar produtos físicos ou digitais próprios, ou aos quais você é afiliado, por exemplo.

Para conseguir visitas em massa, uma dica é usar grupos do Facebook que sejam do mesmo nicho que seu site. Se você fixa uma postagem e usa o @destacar em um local que reúne muita gente com o mesmo interesse, as chances de levar essas pessoas até onde você quer são grandes.

Imagine, por exemplo, que seu site é de receitas. Se você publica uma receita nova em um grupo com essa temática, que seja bem atraente e persuasiva e marca todo mundo para conferir, pode ter ótimos resultados.

Aliás, esse tipo de estratégia pode ser combinada com o marketing de conteúdo, aonde você cria artigos para topo de funil e posta os links com legendas chamativas nos grupos, para levar público até lá.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada em engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso.

Esse tipo de marketing tem como foco principal atrair clientes oferecendo informações úteis ao invés de promover diretamente um produto ou serviço. O objetivo é construir uma conexão com os clientes em potencial, firmando confiança e se colocando como autoridade no seu nicho. E isso, por sua vez, pode influenciar as decisões de compra.

O funcionamento é relativamente simples: você cria conteúdo relevante, como textos, vídeos, ebooks e posts em redes sociais, que solucionam problemas do seu público-alvo. Em vez de fazer promoção direta da marca, você atrai a atenção das pessoas ao oferecer valor. Isso gera uma percepção positiva da sua marca e, por consequência, mais negócios.

Dentre os benefícios principais, precisamos destacar o engajamento. Isso porque o marketing de conteúdo permite que você converse com seu público, criando um relacionamento duradouro. Além disso, ao compartilhar conhecimento relevante, você se torna uma referência no seu nicho.

O conteúdo de qualidade ainda contribui para sei SEO e melhora sua posição nos mecanismos de busca. E as pessoas que consomem seu conteúdo, têm maior probabilidade de se tornarem clientes, o que aumenta sua taxa de conversão e o seu ROI.

Qual a diferença entre marketing digital e marketing de conteúdo?

O Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo são estratégias complementares, mas distintas. Para que você entenda melhor, separamos as principais características de cada uma delas.

Marketing de conteúdo

  • Foco na educação e informação;
  • Utiliza conteúdos online ou não para atrair e engajar o público-alvo;
  • Objetivo: agregar valor, educar a audiência e incentivá-la a fazer negócio com você;
  • Formatos variados: escritos, podcasts, vídeos, infográficos, ebooks, etc;
  • Exemplo: um blog que oferece dicas sobre um produto ou serviço.

Marketing digital

  • Conjunto de técnicas aplicadas no universo online;
  • Busca alavancar o negócio;
  • Compreende várias estratégias, como SEO, anúncios, redes sociais, entre outras;
  • Objetivo: melhorar posicionamento, atrair leads e gerar receita;
  • Exemplo: campanhas no Google Ads ou posts patrocinados no Facebook.

Como aumentar o tráfego orgânico com marketing de conteúdo?

Agora que já entendemos exatamente do que se trata o marketing de conteúdo e como ele se encaixa em um contexto de estratégia de marketing digital, vamos passar para a parte prática. Ou seja, como você pode usar essa abordagem para ganhar mais visitas e, claro lucrar mais na Internet.

Não foque apenas em vender, mas em ajudar o consumidor

Primeiramente, é preciso lembrar que o objetivo primário do marketing de conteúdo não é vender. Pelo menos não no início. Em vez disso, você deverá focar seus esforços em produzir textos e outros formatos que ajudem seu cliente em potencial a sanar dúvidas, satisfazer desejos e, então, enxergar como você foi a chave para que eles encontrassem a solução para essas questões.

Dessa maneira, quando você oferecer algo para essa pessoa comprar, ela estará muito mais propensa a aceita a oferta. 

Marketing de conteúdo e as vendas consultivas

Um contexto em que o marketing de conteúdo é indispensável é o das vendas consultivas. Isso porque, nesse tipo de venda, o cliente precisa ser educado sobre o produto ou serviço. Então, ao contrário da venda direta, onde a pessoa vê, decide e compra, na venda consultiva, é preciso mais informações.

Por exemplo, imagine que você tem uma empresa que trabalha com painéis solares. É praticamente impossível alguém pesquisar no Google ou ver um anúncio, clicar e comprar. Em vez disso, ela precisa saber como funciona, quanto custa, se é um projeto viável para seu espaço, etc.

Por outro lado, é preciso lembrar que existem muitas pessoas que nunca sequer cogitaram implementar um sistema de energia fotovoltaica. Mas se consumirem conteúdos que falem desse assunto, podem se convencer a comprar.

Nessas duas situações, o marketing de conteúdo pode ser de grande ajuda. Ainda usando esse exemplo, seria uma boa ideia ter um blog atrelado ao site e postar artigos como “O que é energia fotovoltaica”, “Quais os benefícios de usar energia solar” e outros nesse sentido. Então, o cliente passaria a entender do assunto e avançaria no funil de vendas, e quando estivesse pronto para comprar, seria bem mais provável comprar de você, pois já te teria um vínculo forte com você.

Pesquisa de palavras-chave

Saber quais são os termos que seus clientes ideais costumam pesquisar é essencial para produzir conteúdos que ressoem com eles. Com isso, você poderá responder essas dúvidas com seus artigos, aumentando as chances de ser encontrado pelos mecanismos buscas e exibido para os usuários.

Esses termos de busca são chamados de “palavras-chave” no marketing digital, e existem ferramentas para descobrir aquelas com maior volume de busca. Dentre essas ferramentas, podemos destacar a SemRush e o Planejador de palavras-chave do Google.

Basta acessar a ferramenta pelo seu navegador e se cadastrar. No caso da SemRush, ela é paga e, na versão gratuita, você só pode fazer 3 consultas. Já o Planejador de palavras-chave do Google é gratuito e você só precisa ter uma conta no Google Ads para usar à vontade.

Para saber quais suas palavras-chave foco, coloque um termo relacionado ao seu nicho na ferramenta de busca e analise os resultados. Voltando ao nosso exemplo de energia solar, você poderia pesquisar “energia solar” ou “energia fotovoltaica”. Então, usaria os resultados para criar conteúdos em torno deles.

Uma dica é optar por palavras-chave com grande volume de busca e baixa concorrência. Aplique esses filtros nas ferramentas e use eles como ponto de partida da sua criação de conteúdo. Desse modo, você faz suas chances de aparecer nos primeiros resultados das SERPs e atrair mais tráfego orgânico para seu site ou blog.

Otimização do site e conteúdo

Otimize suas páginas para SEO, com as palavras-chave nas meta descrições, títulos, URLs e tags de cabeçalho. 

Também é importante construir links internos e externos para suas páginas. Isso porque links de qualidade ajudam a aumentar a autoridade do seu site e a melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca.

Responsividade do site

Algo que os mecanismos de busca como o Google prezam muito é a experiência do usuário. E como hoje em dia a maioria das pessoas usa celular para navegar, é essencial que seu site seja responsivo e mobile friendly.

Mesmo que você produza os melhores conteúdos, eles não vão atrair mais tráfego orgânico sem essa responsividade. Então, já na criação do site, escolha um tema leve que fique agradável visualmente no celular e carregue rápido.

Uso de imagens otimizadas

Por falar em carregar rápido, algo que faz as pessoas saírem rapidinho de um site é o travamento por conta de imagens pesadas. É claro que as imagens são importantes para refrescar a leitura e até mesmo aumentar o tempo de permanência na página. Porém, é preciso escolher bem para não acabar tendo o efeito contrário. Veja algumas dicas nesse sentido:

  • Pegue somente imagens de bancos gratuitos;
  • Prefira aquelas com formato paisagem em tamanho 1200 x 800;
  • Inclua legendas chamativas e dê os créditos ao banco de imagens;
  • Adicione texto alternativo incluindo a palavra-chave.

Atualização constante de conteúdo

Não adianta querer ganhar a confiança do seu público e achar que basta produzir o conteúdo uma só vez e pronto. Em vez disso, é preciso manter as informações o mais atualizadas possível, não só a data, mas se houver qualquer evolução na área, é muito importante alinhar seu conteúdo.

Para evitar ter que atualizar conteúdos a todo momento, uma dica é apostar nos conteúdos evergreen, que não vencem. Além disso, evite colocar datas nos títulos ou mesmo nos cabeçalhos para não deixar o site com cara de antigo.

Análise de métricas de SEO

Tão importante quanto aplicar as estratégias de SEO, é acompanhá-las. Afinal, somente medindo o desempenho é que você vai conseguir fazer os ajustes necessários.

Você pode usar o Google Analytics ou o Ahrefs, por exemplo, para checar o volume de visitas, quais conteúdos performam melhor e outros pontos importantes do seu site. Desse modo, poderá mudar o que precisa ser mudado e recalcular a rota, sempre focando em conquistar o maior volume de tráfego com o mínimo de investimento possível.

Ferramentas especializadas em SEO

Como você deve ter reparado ao longo desse texto, são muitas as ferramentas que você pode usar para otimizar o desempenho do seu site e aumentar o tráfego orgânico com marketing de conteúdo.

Já falamos da SemRush e do Planejador de palavras-chave do Google; do Ahrefs e do Google Analytics. Todos esses recursos são ótimos para analisar a performance das suas estratégias e fazer os ajustes necessários.

É essencial que você procure se familiarizar com esse tipo de recursos para aplicá-los em seu site e acompanhar de perto o desempenho do SEO.

Link building e backlinks

Por último, mas não menos importante, é bom lembrar que a concorrência na Internet é grande, em especial pelas primeiras posições das SERPs do Google. Assim sendo, só caprichar na qualidade e na otimização on page não é suficiente.

Em vez disso, você precisa expandir suas estratégias com o link building, obtendo backlinks relevantes de sites de grande veiculação. Os backlinks são links que outros portais colocam nos conteúdos deles apontando para o seu. Com isso, parte da autoridade deles vem junto, o que é muito bem visto aos olhos do Google.

Sem contar que o público também passa a enxergar você como uma autoridade no seu nicho, e você ganha parte do tráfego do site de destino cada vez que um usuário clica no link. 

Quanto mais autoridade (link juice) você tem, mais alto o Google e outros buscadores te colocam nas páginas de resultados. E quanto mais em cima você estiver, maiores as chances de conseguir cliques e visitas orgânicas. Em outras palavras, você precisa do link juice para ser encontrado pelo seu público alvo.

O problema é que não é uma coisa simples fazer com que grandes sites linkem conteúdos para o seu, certo? Errado! Isso porque podemos te ajudar com isso e fazer com que sites consagrados, com milhares e até milhões de acessos, com DA (Autoridade de Domínio) acima de 90 (de 100) enviem apontam para você.

Dessa forma, você consegue ranquear bem seus textos e outros formatos e ganha um imenso volume de tráfego orgânico. Portanto, além de colocar todas essas dicas sobre aumentar o tráfego orgânico com marketing de conteúdo em prática, entre em contato conosco hoje mesmo! Veja como podemos fazer com que você chegue rapidinho no topo do Google!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: