Logo Vejapixel

Como decidir o que postar para ganhar mais visitas?

Tópicos

Um dos pontos mais importantes para definir uma estratégia de conteúdo são as postagens que você fará para trazer mais visitas ao seu site. Afinal, como saber o que postar sempre? Descubra logo abaixo como ganhar mais visitas.

Seja em um blog ou nas redes sociais, o planejamento estratégico de conteúdo é uma das partes mais importantes do marketing. Em sites existem outras métricas e parâmetros para se levar em consideração, como visitas, conversões, vendas, entre outros. 

O momento de realizar o planejamento estratégico das postagens é crucial, pois é por meio dele que você conseguirá angariar cliques e receber mais visitas, alterando de maneira consistente o algoritmo dos mecanismos de busca. 

Uma vez que os mecanismos de busca entenderem que você é autoridade, você começa a ser mais indicado e, consequentemente, melhorar o seu ranking. É por isso que, apesar de não parecer, o calendário de publicações faz-se essencial e extremamente estratégico no seu negócio. Mas, como decidir o que postar? 

O que é a produção de conteúdo e qual a sua importância? 

A produção de conteúdo, de maneira geral, ajuda as marcas a se aproximarem de sua audiência, trazendo informações relevantes sobre um determinado serviço, produto ou até mesmo, um segmento, de maneira geral. 

Pense o seguinte: você atua na área de alimentação, vendendo formas personalizadas. Além de deixar o seu público ciente de que é este o produto que você vende, você também precisa educá-lo em como usar, o que pode ser cozinhado com ele, quais são as especificações, como não usar e etc. 

É aí que a produção de conteúdo entra: ela vai informar a sua audiência das informações-chave sobre o seu produto. Além de outras informações e dicas importantes para o nicho, como: receitas de comidas, dicas de decoração de mesas… Entende? Não só o seu segmento em si, mas abrangendo também outras informações que podem ser de interesse do seu público. 

Afinal, quando você não entende sobre um assunto, você sempre busca especialistas para te explicarem, certo? Portanto, é assim que você deve entender a produção de conteúdo para o seu site: o especialista é você, e as pessoas devem procurar pelo seu conteúdo. 

Além desse ponto, a produção de conteúdo auxilia em aspectos técnicos de viralização do seu site. Ou seja, como falamos acima, ele fará com que os mecanismos de busca entendam que o seu site é autoridade no assunto que aborda, garantindo que ele será entregue com mais frequência para a audiência que busca pelo assunto. 

E como postar conteúdo no site aumenta as visitas?

Você com certeza conhece sobre SEO – Search Engine Optimization (otimizações para mecanismos de buscas). Um site deve ser otimizado com os padrões dessa técnica, com uso de palavras-chave, com boas imagens e outros critérios de estruturação, para que seja percebido pelos mecanismos de busca. 

Portanto, você precisará trabalhar com o algoritmo para garantir que seu site ficará otimizado e terá mais chances de aparecer nos resultados das buscas nas SERPs. E é aqui que o conteúdo se torna vital para esta prática. Isso porque, uma vez que o seu domínio está otimizado e pronto para receber visitantes, concorda conosco que não é viável alterá-lo sempre com informações distintas? 

Assim, neste ponto, a produção de conteúdo para o seu site deve reinar. Isso porque, em um blog ou em um local específico, você consegue postar diferentes informações sobre o seu produto e serviço. Com isso, você alimenta o algoritmo dos mecanismos de busca, que passarão a entendê-lo como uma referência. 

Levando em conta os pontos do SEO, com uma boa otimização, você pode conseguir ficar nos primeiros resultados de pesquisas do Google, garantindo ao seu site um maior número de visitas. Claro, nem sempre essa é uma tarefa rápida e fácil, mas é assim que o ciclo do conteúdo digital funciona. 

Conteúdo gera autoridade 

Bons conteúdos, informacionais, que tragam os tópicos de maneira integral, são preferíveis em qualquer circunstância. Isso, somado a uma boa otimização de SEO, vai ajudar o seu domínio a despontar e subir no ranking, atraindo mais cliques. 

Quando conteúdos são bem pensados e formulados – da concepção sobre o que postar até a revisão e edição do conteúdo – eles tendem a garantir uma maior performance de maneira geral. Isso porque eles atrairão mais o público, que passará a buscar o seu site outras vezes para pesquisar assuntos relacionados. 

Assim, tornando-se uma referência, uma autoridade no assunto, você passará confiabilidade, conseguirá melhores indicações e, consequentemente, garantirá mais acessos. Mas não para por aí! 

Invista em conteúdos originais e bem escritos 

Tudo o que te falamos até aqui é válido, mas somente se você investir em bons conteúdos, que sejam originais e bem escritos. É claro, os conteúdos têm inspiração em outros conteúdos e outras informações que você pode ter retirado da internet. Mas copiar conteúdos já existentes – além de ser crime – não traz nenhum outro benefício ao seu domínio.

A ideia é conseguir atrair o seu público com o que te torna único em comparação a outros conteúdos já existentes na internet. Textos detalhados, com informações completas, que realmente tiram possíveis dúvidas do leitor vão passar mais confiabilidade. 

Mas, então, como decidir o que postar para ganhar mais visitas?

Você já sabe que um bom conteúdo na internet é rei. Mas a etapa de escrita do conteúdo vem depois do planejamento já pronto, não é mesmo? E essa parte é talvez tão importante – ou até mais – do que a parte de criação em si. 

O motivo para tal fato? Simples: o que, para quem e como você comunicará determinado assunto é tão importante quanto como a comunicação será feita. Um conteúdo sem estratégia ou sem direcionamento pode acabar se tornando vago no mundo digital, se perdendo no mar infinito de outros conteúdos já produzidos. 

Por isso, para definir o que você deve postar para ganhar mais visitas, você deve já ter a resposta para os seguintes tópicos: 

Defina o seu público-alvo

Entender o seu público-alvo ajuda – e muito – a entender o que você deve postar para ganhar mais visitas. Ou seja, você sabe exatamente com quem você está se comunicando, quais são suas necessidades, o que ele busca ao comprar o seu produto ou serviço, quais as possíveis dificuldades que ele pode encontrar, etc. 

Com isso, a sua estratégia se baseará nessas respostas. Você é um mecânico que vende peças de carro? Então entenda quais modelos, quem são os donos de cada carro, quais são os problemas que geram a necessidade dessas peças e, assim, entenderá como deve vendê-las ou informá-las para o público. 

Do contrário, se você não tiver um público-alvo estabelecido, você criará um conteúdo sem direcionamento, que pode não servir para ajudar ninguém de fato. Entendendo as dores de quem precisa do seu negócio, o caminho para chegar até eles se tornará bem mais curto. 

Pesquise os principais termos relacionados 

Pesquisar o que está sendo mais buscado em relação ao seu negócio é essencial. Assim, você entende o que e como as pessoas buscam determinados assuntos nos mecanismos de busca, podendo se adaptar para publicar algo do mesmo assunto, mas que chame a atenção de forma diferenciada do possível visitante. 

Essa estratégia, que leva em consideração as palavras-chave principais das buscas, pode te ajudar a criar um grande calendário de conteúdos, que te guiará em sua produção e postagem por bastante tempo. Claro, é preciso realizar buscas periódicas e se manter sempre a par do que está sendo buscado, para não ficar para trás. 

Além disso, os termos relacionados ajudam na sua otimização de SEO. Mesmo que o seu tema não seja 100% relacionado ao termo buscado, utilizá-lo ao longo do seu texto também te ajudará a chegar a pessoas interessadas. 

Esteja de olho no que o seu público te pergunta 

Tem uma loja física, um perfil nas redes sociais da sua loja online ou somente conversa com pessoas sobre o seu produto/serviço? Aproveite isso para conseguir retirar desses momentos as maiores dúvidas do seu público. 

Com isso, você consegue criar conteúdos – ainda que não sejam baseados 100% em palavras-chave – que realmente tirem a dúvida da sua audiência. Com isso, você consegue angariar cliques e visitas. O digital depende também do físico e postar conteúdos com dúvidas que as pessoas têm, mas podem sequer notar que isso é uma dor, também te deixa à frente de seus competidores. 

Reveja conteúdos antigos e veja o que é possível retomar 

As análises após a publicação de um novo conteúdo também possuem um grande peso. Às vezes, algumas postagens podem não ter performado como o esperado, e é possível refazê-las de maneira diferente, para testar como a audiência aceita melhor determinado assunto. 

Para isso, é preciso estar sempre atento aos resultados e deixar essa etapa parte da sua produção de conteúdo. Pegar esses ganchos ou até mesmo mexer em algumas postagens antigas pode te trazer mais audiência do que somente deixá-las cair no esquecimento. 

Defina a persona e o tom das suas postagens 

Diferentemente do público alvo, o tom das suas publicações tem mais a ver com a sua persona. A persona de uma empresa deve também ser bem estabelecida: ela tem idade, gênero, gostos, interesses, profissões, dificuldades. Ela deve ser criada – independente do tipo do segmento – para nortear como você criará o seu conteúdo. 

Depois da persona, é hora de adaptar o tom. Com isso, você consegue entender se o seu conteúdo será mais informacional, mais formal, mais descontraído. Ou seja, como você abordará o assunto para que ele chegue efetivamente em quem você deseja que ele chegue. Por exemplo: se você vende roupas para jovens, o tom mais formal pode não ser a melhor escolha, certo? Afinal, você precisa se comunicar com uma audiência que, talvez, não entenda a formalidade. 

Agora, se você precisa vender um serviço de contabilidade para empresas, talvez um tom mais técnico e formal seja bem-vindo. Isso porque pode passar mais confiabilidade e, assim, sua audiência entender que você realmente é um expert no que se propõe. Entende a diferença?

Dicas de conteúdos para atrair mais visitas 

Embora focar em palavras-chave importantes para o seu nicho seja algo essencial para a sua estratégia, é possível criar essas postagens de jeitos diferentes. Artigos para blog são um bom começo, mas é possível comunicar não somente dessa forma – principalmente se você entende que o seu público-alvo pode gostar de receber o conteúdo em diferentes formatos. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de conteúdos que você pode inserir em seu calendário de publicações, para, além de tornar o seu público fiel, também mantê-los entretidos. 

  • Conteúdos de “revelação”, que traz novos produtos, parcerias ou informações de maneira diferente, para trazer buzz à sua marca;
  • Tutoriais, ensinando a audiência a fazer coisas relacionadas aos seus produtos ou serviços;
  • Pesquisas, que buscam entender a sua audiência – e que as respostas podem trazer insights valiosos para o mercado; 
  • Listas, com uma curadoria de produtos ou serviços que podem ajudar o seu consumidor final;
  • Conteúdos em outros formatos, como áudios, vídeos, infográficos, webinars, e-books, para que a sua audiência se envolva com você em outras plataformas;
  • Desmistifique informações acerca do seu produto ou serviço, trazendo informações verdadeiras e de fontes confiáveis.

Os detalhes são essenciais

Cada um desses pontos traz vantagens distintas para o seu negócio. Seja de se colocar como referência em um assunto, trazendo a verdade sobre determinadas ações, ou com dicas valiosas de como a audiência pode melhorar o estilo de vida com o seu produto ou serviço. 

Todas essas opções de conteúdo têm como objetivo final atrair cliques e trazer o seu público-alvo para mais perto da sua empresa. Mas, para isso, elas devem seguir todos os passos que falamos anteriormente no conteúdo: ter um motivo, trazer veracidade e informações completas e ser bem escrito. 

Gostaríamos de destacar ainda a importância dos conteúdos em outros formatos. Eles abrem uma porta muito interessante para a sua empresa, já que você consegue, além de garantir acessos com o conteúdo, oferecer extras, como: palestras, e-books (com ainda mais conteúdo), entre outros. Assim, você consegue um contato mais próximo com o seu público, podendo transformá-lo em lead e levando a mais vendas, por exemplo. 

Outros pontos importantes para ganhar mais visitas ao postar conteúdos

É preciso atentar-se a alguns outros pontos importantes – principalmente agora que você já sabe como começar e o que postar de diferente para atrair as visitas do seu público. Todo esse processo de planejamento estratégico é essencial, mas tem pontos que não podem ser deixados de fora, como, por exemplo:

Constância nos conteúdos 

Um dos pontos mais importantes é garantir uma constância na hora de postar para ganhar mais visitas. Isso faz o seu público entender que, após um determinado tempo, sempre haverá mais conteúdo para ele consumir. Seja 1, 2, 3 vezes por semana, é importante acostumar a sua audiência a sempre esperar uma determinada quantidade – e se ater a ela. 

A consistência também é uma das fórmulas do negócio, fazendo com que você chegue a mais pessoas sempre em uma nova publicação. Por isso, monte um calendário bem estruturado e tente trabalhar com antecedência, deixando já os conteúdos prontos e alguns de sobra para que nunca haja uma janela sem conteúdos. 

A paciência como aliada 

De maneira orgânica, toda essa estratégia pode ser demorada. Dificilmente você consegue angariar uma audiência e conseguir mais visitas nas primeiras postagens. Por isso, é preciso que você não tenha pressa e continue agindo estrategicamente em seu negócio. 

O começo é para testar e ajustar, entender quais os pontos que performaram melhor, alterar o que postar, testar, testar e testar. Assim, você tem mais chance de sucesso e retenção quando o acerto finalmente vier!

Por fim, o processo de decidir e entender o que postar para ganhar mais visitas depende de várias estratégias de marketing digital. Com elas, você consegue entender o que a sua audiência procura e adaptar a sua criação de acordo com isso, gerando mais visitas ao seu site!

Está pronto para começar? Aproveite que chegou até aqui e confira mais detalhes sobre como funciona o tráfego orgânico e por onde começar suas estratégias para se tornar reconhecimento nos mecanismos de busca!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: