Como ganhar dinheiro com blog em inglês?

Tópicos

Ganhar dinheiro com blog em inglês é possível, mesmo para quem não mora em países anglófonos. Afinal, não podemos esquecer que a Internet é global e o Google, o maior motor de busca do planeta, abrange todos os países, incluindo aqueles de língua inglesa.

Sendo assim, essa é uma área com muito potencial para se explorar, e ao contrário do que muita gente pensa, relativamente fácil também. E para te mostrar como ser um editor de blog “na gringa” pode ser um excelente negócio, além de ajudar a colocar isso em prática passo a passo, trouxemos um guia completo. Leia até o final e confira!

Por que criar um blog em inglês?

O público dos países de língua inglesa, principalmente dos Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo, é muito mais aberto à publicidade do que o do nosso. Isso porque eles encaram os anúncios, não como algo tão invasivo e incômodo como muitos de nós, brasileiros, encaramos. Mas sim, veem como uma ferramenta para ajudá-los a resolver problemas e conquistar seus desejos.

Além disso, as empresas também são mais abertas a pagar por publicidade e investem pesado em anúncios e programas de afiliados, por exemplo, que são ótimas fontes de renda em potencial para publisher de sites e blogs.

Sem contar que não podemos esquecer que o poder aquisitivo desses países, como EUA, Inglaterra, Reino Unido, etc., é bem maior que o nosso. Dessa forma, até mesmo as palavras-chave possuem CPC maior, uma vez que o Google cobra mais para veicular anúncios. Portanto, os 68% que o AdSense repassa para os donos dos sites parceiros rende bem mais.

Como criar um blog em inglês?

Basicamente, o processo de criação do blog é o mesmo em qualquer idioma. No entanto, existem algumas diferenças, as quais você precisa levar em conta. Felizmente, existem muitas ferramentas que podem ajudar e olha que você nem mesmo precisa ser fluente em inglês para conseguir criar um site e ganhar dinheiro com ele nesse idioma.

Para te ajudar, trouxemos um guia passo a passo, que vai desde antes de decidir qual será o tema do seu blog nichado até a monetização dele. 

1. Encontre um nicho rentável

Primeiramente, para monetizar um blog em inglês e obter uma receita expressiva, identificar um nicho rentável é fundamental. Um nicho rentável é aquele que possui uma demanda consistente de informações, produtos ou serviços, mas que não está saturado de concorrentes.

Assim sendo, realize uma análise de palavras-chave para entender o volume de busca e a intenção do usuário. Aliás, ferramentas como a SemRush, o Planejador de palavras-chave do Google e o Ahrefs podem fornecer insights valiosos sobre termos de busca específicos e sua competitividade. 

Uma dica é buscar por palavras-chave com alto volume de busca e baixa concorrência. Basta acessar a ferramenta escolhida, clicar no recurso de palavras-chave e realizar a busca. Lembre-se de sempre deixar o idioma em inglês, e escolher o país em que você deseja atuar, como EUA, Inglaterra, etc. Afinal, seu intuito é descobrir o que os usuários estrangeiros estão buscando e não os brasileiros.

Depois de descobrir uma área, é hora de analisar se há oportunidade de negócios nela, uma vez que você quer ganhar dinheiro com o blog em inglês, certo? Então, avalie a monetização potencial do nicho. A saber, nichos com uma variedade de produtos afiliados, oportunidades de parcerias e alta disposição dos consumidores para gastar são mais lucrativos. 

Assim, verifique se existem programas de afiliados robustos, como Amazon Associates ou ClickBank, que se alinham com sua área. Também é interessante descobrir os nichos com CPC maior, caso você tenha intenção de trabalhar com Google AdSense. Aliás, você vai se surpreender com a diferença do custo por clique aplicado em países estrangeiros em comparação com os daqui!

Além disso, considere a sustentabilidade do nicho. Nichos passageiros, ou “modinha” podem oferecer ganhos rápidos, mas aqueles com demanda perene garantem um fluxo de renda estável a longo prazo.

Por fim, alinhe o nicho que você escolheu com algo do qual você goste e entenda. Isso não só vai tornar o seu trabalho mais fácil e menos cansativo, mas também fará com que você consiga ressoar com seu público de maneira mai autêntica, o que é ótimo para sua autoridade perante eles.

2. Criação do blog

Como dissemos antes, a criação do blog em inglês tem etapas semelhantes às de um em português. Mas, para tornar tudo ainda mais fácil para você, vamos te explicar cada uma delas a seguir.

Escolha da plataforma

Opte por uma plataforma de blogging confiável. Como WordPress, por exemplo, que oferece flexibilidade e uma variedade de plugins para otimização SEO e personalização do design.

Hospedagem e domínio

Selecione um serviço de hospedagem de qualidade e registre um domínio que seja fácil de lembrar e que reflita o conteúdo do seu blog. Lembre-se de que seu domínio precisa usar termos em inglês, já que esse será o idioma do seu site e do seu público.

Também certifique-se de que o serviço de hospedagem e domínio que você escolher ofereça serviços em outros países, mas que também dê suporte em português, para que você possa resolver qualquer eventual problema com comodidade. 

Design e usabilidade

Crie um layout limpo e profissional que facilite a navegação. Ainda mais, utilize temas responsivos que se adaptem a diferentes dispositivos e tamanhos de tela. 

Os usuários estrangeiros costumam ser ainda mais objetivos e imediatistas que os daqui, então, todo cuidado é pouco na hora de determinar como será o visual que eles terão do seu blog em inglês.

SEO on-page

Implemente práticas de SEO on-page, como:

  • Meta tags otimizadas;
  • URLs amigáveis;
  • Utilização de palavras-chave relevantes para melhorar o ranking nos motores de busca.

Análise de dados

Use ferramentas como Google Analytics para monitorar o tráfego do seu blog e entender o comportamento dos visitantes. E, com base na análise dos dados colhidos, faça os ajustes necessários periodicamente.

3. Crie conteúdo para o blog em inglês

A criação de conteúdo de qualidade é importante em qualquer idioma. Também é importante lembrar que conteúdo de qualidade vai além de textos bem escritos quando falamos de redação SEO. Afinal, de nada adianta um artigo muito interessante se ninguém vai encontrá-lo para ler, não é mesmo?

Por isso, é importante equilibrar essas duas coisas, ou seja, o texto interessante e as técnicas de SEO, as quais vão garantir que os mecanismos de busca o encontrem para poder exibir para os usuários.

Essas técnicas envolvem:

  • Pesquisa de palavras-chave: da mesma forma que você pesquisa antes de definir o nicho do blog, precisa pesquisar depois para produzir conteúdos que as pessoas realmente querem ler;
  • Uso de tags estratégicas;
  • Meta descrição para informar aos leitores do que se trata seu texto;
  • Texto com boa legibilidade, parágrafos curtos, palavras simples e termos de transição, dentre outros.

Como estamos falando de textos para blog em inglês, é importante que ele não seja robótico e sem sentido. Então, não escreva o texto em português e simplesmente copie em um tradutor e cole no site. Em vez disso, uma dica é pedir ao Chat GPT que reescreva como se um nativo o tivesse escrito, levando em conta o país alvo, claro. Afinal, apesar de muitos países terem o inglês como língua materna, existem diferenças linguísticas entre eles, e os leitores dos EUA podem perceber diferenças significativas se você escrever um texto no inglês australiano, por exemplo. 

4. Tráfego orgânico e pago

Para atrair tráfego para um blog em inglês, pode ser interessante combinar estratégias de tráfego orgânico e pago, cada uma com suas vantagens e técnicas específicas.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é obtido através de métodos não pagos, principalmente via SEO (Search Engine Optimization). Para maximizar o tráfego orgânico, algumas técnicas são essenciais, como:

  • Otimização de conteúdo: use palavras-chave relevantes e crie conteúdo de alta qualidade que responda às consultas dos usuários;
  • Link building: adquira backlinks de sites confiáveis para aumentar a autoridade do seu blog;
  • SEO técnico: garanta que seu blog tenha uma estrutura amigável aos motores de busca, com URLs claras, meta tags otimizadas e um sitemap atualizado;
  • Marketing de conteúdo: divulgue seu conteúdo em plataformas de mídia social e fóruns relacionados ao seu nicho;
  • Mobile-friendly: garanta que o blog seja responsivo e carregue rapidamente em dispositivos móveis.

Tráfego pago

Por sua vez, o tráfego pago consiste em investir em publicidade para atrair visitantes. Assim, as estratégias incluem:

  • Google Ads: crie campanhas direcionadas com anúncios que apareçam nas páginas de resultados de motores de busca;
  • Meta Ads: utilize plataformas como Facebook e Instagram para segmentar anúncios para públicos específicos;
  • Native advertising: invista em publicidade nativa que se integra com o conteúdo do site hospedeiro, o que garante uma experiência menos intrusiva. Esses anúncios são aqueles que se parecem com artigos e ficam, geralmente, no fim dos textos nos blogs;
  • Retargeting: implemente campanhas de retargeting para reconectar com visitantes que já interagiram com seu blog.

Lembrando que uma estratégia não exclui a outra. Ou seja, você pode combinar tráfego pago e tráfego orgânico para conseguir mais visitas para seu blog em inglês.

5. Monetização do site em inglês

Para monetizar um site em inglês, é preciso usar estratégias que ampliem o potencial de receita em um mercado global. Veja algumas formas muito rentáveis de ganhar dinheiro com sites no exterior:

Programas de afiliados: parcerias com programas de afiliados como Amazon Associates, ClickBank, eBay, DigiStore 24, podem gerar comissões por vendas realizadas através de links no seu site.

Google AdSense: utilize o Google AdSense para exibir anúncios contextuais no seu site. Lembrando que alguns nichos podem render um CPC de quase US$ 20 nos EUA, como o de seguros, por exemplo. Então, use a SemRush ou Planejador de palavras-chave do Google, mude o país para o que você quer checar e veja os CPCs mais altos. Afinal, o AdSense manda anúncios que ressoam com o tema do blog e, se você veicular temas que batem com aqueles mais caros para os anunciantes, pode faturar alto.

Produtos digitais: Crie e venda produtos digitais como e-books, cursos online ou webinars, os quais podem ser relacionados ao conteúdo do seu site e agregar valor ao seu público.

E-commerce: Integre uma loja virtual ao seu site para vender produtos físicos ou mercadorias relacionadas ao seu nicho. Aliás, esse e-commerce pode ser de produtos próprios ou de outras pessoas, através do mercado de afiliados.

Aumente sua autoridade para ganhar dinheiro com blog em inglês

Como dissemos lá no início, o Google opera a nível global, então, não importa para quem seu site é direcionado, ele precisa ser bem-visto aos olhos do maior buscador do planeta.

E uma das melhores formas de se fazer isso é adquirindo link juice para seu site. O link juice nada mais é que a autoridade que um site de grande veiculação transmite ao enviar backlinks para outro. Por exemplo, vamos supor que o site do Terra fale sobre celulares baratos e você tenha um artigo falando sobre isso. Então, o Terra coloque um link no texto deles que leva até o seu.

Dessa forma, muito da autoridade que um site consagrado como esse tem, passa para o seu. Esse link juice é medido pelo Google, que passa a enxergar você como uma autoridade no assunto. E muitos sites, não tão populares quanto o Terra, mas com tanta autoridade quanto, estão dispostos a estabelecer parcerias com sites menores, como o seu.

A boa notícia é que temos contato com esses sites e podemos te ajudar a conseguir todo o link juice de que precisa. Dessa forma, você não precisa ficar esperando passivamente que apareçam backlinks para aumentar sua autoridade, mas pode deixar com a gente. Podemos conseguir as melhores parcerias para você alavancar seus negócios na Internet, sejam eles quais forem.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre como ganhar dinheiro com blog em inglês, coloque essas dicas em prática. Além disso, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a colocar esse blog nas primeiras posições do Google para que sua receita aumente muito e rápido!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Compartilhe: