Logo Vejapixel

Backlinks relevantes: como criar conteúdo rico em informações para atraí-los naturalmente

Tópicos

Backlinks são um dos fatores mais importantes para o ranqueamento nos mecanismos de busca, pois indicam a popularidade, a autoridade e a relevância do seu site. Porém, eles devem ser backlinks relevantes, ou seja, de sites confiáveis, autoritários e com alto tráfego. Assim, esses backlinks podem trazer mais visitantes, mais conversões e mais receita para o seu site.

Uma das melhores formas de atrair esses apontamentos de outros sites para o seu é criar conteúdo rico em informações, que seja útil, interessante e original para o seu público-alvo. Afinal, um conteúdo de qualidade pode fazer com que outros websites se interessem naturalmente pelo seu, sem que você precise pedir ou pagar por eles.

Pensando nisso, hoje vamos mostrar como você pode oferecer um bom conteúdo para os seus leitores e, com isso, crescer sua autoridade perante a audiência. Além disso, como criar assuntos tão interessantes que farão seus concorrentes usarem-nos como referência, seguindo algumas dicas e boas práticas. Então leia até o final e confira.

O que é conteúdo rico em informações que atrai backlinks relevantes?

Primeiramente, é importante compreender o seu principal objetivo aqui, isto é, o conteúdo rico e de qualidade. A saber, trata-se daquele que oferece valor para o leitor, seja por meio de dados, fatos, estatísticas, exemplos, cases de sucesso, depoimentos, tutoriais, dicas, curiosidades, etc. 

Em outras palavras, é um conteúdo que não se limita a repetir o que já foi dito por outros, sendo “mais do mesmo”, mas sim aquele que traz novas perspectivas, insights e soluções para o seu público.

Um conteúdo rico em informações tem as seguintes características:

  • Relevância: tem a ver com o tema do seu site, com o interesse do seu público e com a intenção de busca do usuário;
  • Atualização: traz informações recentes, que estejam de acordo com a realidade do mercado, das tendências e das novidades;
  • Confiabilidade: tem fontes confiáveis, que possam ser verificadas e citadas, e que tenham credibilidade no assunto;
  • Originalidade: tem um estilo próprio, uma voz única, abordagem diferenciada, que se destaca dos demais conteúdos sobre o mesmo tema;
  • É completo: aborda o tema de forma aprofundada, sem deixar lacunas ou dúvidas, e que responda às principais perguntas do leitor;
  • Boa estrutura: tem uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, que sigam uma lógica e uma coerência, e que facilitem a leitura e a compreensão de quem lê;
  • É otimizado: segue as boas práticas de SEO, como o uso de palavras-chave, de títulos, subtítulos, imagens, links internos e externos, etc.

Aliás, faça dessa lista uma espécie de check list dos seus posts. Isto é, analise seu conteúdo e verifique se ele atende a todos esses requisitos. Assim, faça os ajustes necessários para garantir que você atraia backlinks relevantes para seu site, os quais trarão os resultados que você espera.

Por que criar conteúdo rico em informações?

Agora que você já sabe no que consiste um conteúdo rico em informações, você pode estar pensando: “Ok, mas eu vou ter essa trabalheira toda para quê?”

Apesar de parecer mais trabalhoso do que apenas mandar um gerador de texto com IA fazer um monte de textos para seu site, criar um bom conteúdo traz diversos benefícios para o seu site. Veja a seguir alguns dos principais.

Aumentar o tráfego orgânico

Um conteúdo rico em informações pode ranquear melhor nos mecanismos de busca, pois atende aos critérios de qualidade e relevância que eles exigem. Além disso, ele pode gerar mais cliques, mais visualizações e mais tempo de permanência no seu site, o que também contribui para o seu ranqueamento.

Mais autoridade

Quando você oferece posts bem feitos, cheios de informação para o leitor, você consegue aumentar a sua autoridade no seu nicho de mercado. Afinal, isso mostra que você tem conhecimento, experiência e credibilidade no assunto. Desse modo, você ganha mais confiança, mais engajamento e mais fidelização do seu público.

Aumentar a conversão

Imagine que você acessa um blog para tirar dúvidas sobre um certo assunto. Então, você vê que ali tem tudo o que você queria saber, com pesquisas, dados verificáveis, etc. Você ficaria ou não muito mais propenso a executar uma ação pedida pelo autor?

A maioria das pessoas ficaria! Isso porque um conteúdo de qualidade pode levar o leitor a tomar uma ação, seja se inscrever na sua newsletter, baixar um material, solicitar um orçamento, comprar um produto, etc. Desse modo, é fácil concluir que um conteúdo rico em informações pode persuadir o leitor a avançar na jornada de compra, pois pode mostrar os benefícios, as vantagens e as soluções que você oferece.

Aumentar os backlinks relevantes

Assim como os leitores tendem a se engajar melhor quando você disponibiliza bons conteúdos, outros sites também se atraem muito mais por eles. Em outras palavras, isso pode atrair naturalmente os links de outros sites, que queiram referenciar, compartilhar ou complementar o seu conteúdo. 

Afinal de contas, um conteúdo rico em informações pode ser visto como uma fonte de valor, de informação e de inspiração para outros produtores de conteúdo.

Como criar conteúdo rico em informações?

Já vimos aqui que, sob qualquer ângulo que se analise, seja para atrair o público, seja para conquistar backlinks relevantes, etc, os conteúdos ricos são essenciais.

Portanto, agora é hora de colocar isso em prática para poder usufruir de todos os benefícios. Sendo assim, veja algumas boas práticas nesse sentido.

Definir o seu objetivo

É muito importante que você responda a algumas perguntas antes mesmo de começar o processo de criação. O que você quer alcançar com o seu conteúdo? Qual é a sua meta? Qual é o seu indicador de sucesso? 

Lembre-se de que você precisa ter um objetivo claro e mensurável para o seu conteúdo, para que você possa planejar, executar e avaliar o seu trabalho. É a velha história de saber qual o seu destino para poder escolher o melhor caminho até ele, entende?

Se você quer coletar informações de contato, pode criar um conteúdo interativo, oferecendo algo e troca dos dados, por exemplo. Ou então, se o objetivo é vender, pode optar por um review, um manual ou tutorial, e assim por diante.

Conhecer o seu público

Antes de pensar no que você vai criar, também é importante saber para quem criar. Pergunte-se, quem é o seu público-alvo? Quais são as suas características, necessidades, dores, desejos, expectativas, preferências, etc? 

Você precisa conhecer bem o seu público, para que você possa criar um conteúdo que seja relevante, útil e interessante para ele.

Pesquisar o seu tema

Para que um conteúdo seja rico em informações, quem o cria precisa dominá-lo. Por isso, defina qual será o tema do seu conteúdo e comece a pesquisar. Busque em diferentes fontes o que já foi dito sobre ele, quais são as principais dúvidas, problemas, oportunidades, tendências, que o cercam, etc.

Esse processo de pesquisa é essencial para que você possa trazer informações atualizadas, confiáveis e originais para o seu conteúdo.

Escolher o seu formato vai ajudar a atrair backlinks relevantes

Apesar de os conteúdos que aparecem nas SERPs dos buscadores serem em sua maioria artigos de blog, eles podem variar dependendo do nicho e do tipo de pesquisa.

Portanto, com base no que você quer responder com esse conteúdo e no público que você deseja alcançar, defina qual é o formato ideal. É um texto, vídeo, áudio, infográfico, ebook, webinar? 

Escolha o formato que mais se adapte ao seu objetivo, ao seu público e ao seu tema, e que seja capaz de transmitir as informações de forma clara, atraente e eficiente. Uma dica é variar o formato para analisar o que performa melhor. Ou ainda, oferecer um misto de vários. Por exemplo, um blog post com opção de áudio, um link para vídeo do YouTube e uma newsletter para assinar.

Criar o seu conteúdo

Agora chegou a hora de botar a mão na massa. Afinal, planejar, pensar e estabelecer as estratégias é ótimo e muito necessário. Porém, somente a prática fará você atingir seus objetivos.

Então, defina como você vai criar o seu conteúdo. Você vai seguir uma estrutura, um roteiro, um esboço ou fará de forma mais livre e criativa? Estabeleça os tipos de dados, fatos, estatísticas, exemplos, etc, que embasarão seus argumentos.

Fundamente também o seu tom, linguagem e estilo. Afinal, para chegar aos seus objetivos, conseguir audiência e atrair backlinks relevantes, você precisa criar seguindo as características de um conteúdo rico em informações, que vimos anteriormente.

Revisar e editar o seu conteúdo é essencial para atrair backlinks relevantes

Depois que você criou seu conteúdo, é de fundamental importância revisar e fazer os ajustes necessários. É importante corrigir os erros de ortografia, gramática, pontuação para garantir que sua credibilidade não fique abalada por um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença.

Desse modo, verifique se o seu conteúdo está coerente, lógico e fluido. Ainda mais, o otimize para SEO, usando palavras-chave, títulos, subtítulos, imagens, links internos e externos que garantam que os mecanismos de busca o encontre e exiba.

Por fim, você precisa revisar e editar o seu conteúdo, para que ele esteja pronto para ser publicado, sem falhas, sem erros e sem inconsistências.

Como conseguir backlinks relevantes com conteúdo rico de forma mais fácil?

Como vimos até aqui, criar conteúdo rico em informações é uma das melhores formas de conseguir backlinks de qualidade para o seu site, pois pode atrair naturalmente os links de outros que reconhecem o valor, a informação e a inspiração que o seu conteúdo oferece.

Além disso, veicular informações de valor pode trazer outros benefícios para o seu site, como aumentar o tráfego orgânico, a autoridade, a conversão e a fidelização do seu público.

Porém, se você é iniciante, não tem tempo ou experiência para seguir todos os processos que mostramos aqui, não se preocupe! Não é por isso que você precisa abrir mão de todas as vantagens que só o link juice puro dos sites de grande veiculação podem proporcionar.

Isso porque nós temos uma equipe de profissionais qualificados e experientes, que podem criar conteúdo de qualidade para o seu site, seguindo as melhores práticas de SEO e de marketing de conteúdo. Além disso, também temos as melhores ferramentas de outreach, como contatos de administradores de sites gigantes, com milhares e até milhões de visitas mensais, todos dispostos a incluir links externos para seu site nos conteúdos deles.

Portanto, agora que você já sabe como o conteúdo rico pode atrair backlinks relevantes para seu site, não perca mais tempo e dinheiro! Entre em contato hoje mesmo e veja como podemos ajudar a aumentar seu tráfego orgânico.

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: