Logo Vejapixel

O segredo que os grandes sites usam para aumentar o tráfego orgânico

Tópicos

Você já se perguntou qual o segredo para alguns sites estarem sempre subindo seu tráfego orgânico? É hora de desvendar esse segredo!

É unânime: toda pessoa que tem um site ou blog tem como objetivo principal aumentar seu tráfego orgânico. Aliás, este é um objetivo bastante pertinente, afinal, o que adiantará ter um ótimo site ou blog se ninguém o visita, interage ou conclui uma compra?

Muitas dúvidas surgem quando falamos em tráfego orgânico, principalmente quando nos referimos que este não gira em torno de nenhum investimento direto (como o tráfego pago). Entretanto, isso não significa que não se existam investimentos indiretos, o que torna essencial conhecer mais a fundo o assunto e por qual caminho seguir.

Pensando nisso, este artigo será o seu verdadeiro guia de tráfego orgânico. Entenda o que é tráfego orgânico, quais os tipos de tráfego e, principalmente, qual o grande segredo dos sites que batem recorde de tráfego orgânico. Vamos lá?

O que é tráfego orgânico?

Sabe quando você está procurando uma informação específica e clica em um site para conferir se ele atende as suas necessidades? Você acabou de gerar tráfego orgânico para ele!

De maneira geral, este tráfego consiste em visitas nas quais você conquista sem investir dinheiro em anúncios ou na compra de listas de e-mails. O processo acontece diferente do tráfego pago, no qual você precisa gastar dinheiro para poder alcançar resultados.

Para ficar mais claro: o tráfego orgânico gera visitas a qualquer momento em seu site, enquanto o tráfego pago só gera visitas quando você coloca anúncios no ar. Ou seja, o tráfego orgânico leva usuários para o site por meio de relevância e o tráfego pago por meio de compensação financeira.

Outros tipos de tráfego

Além dos dois citados, que são os mais populares, também existem outros tipos de tráfego. São eles:

  • Tráfego direto: quando o visitante digita diretamente a URL do site no navegador;
  • Tráfego de referência: quando o usuário clica em um link disponível em outro site e é redirecionado para o seu;
  • Tráfego social: gerado a partir das redes sociais.

Por que o tráfego orgânico é importante?

Quando o assunto é aumentar o tráfego de um site, o orgânico sempre ganha seu destaque. O fato é que este tráfego é um indicador extremamente importante de que o site está funcionando corretamente.

Conforme novos conteúdos são criados, artigos relevantes são publicados e backlinks construídos, as classificações de pesquisa do site vão melhorando. Ou seja, conforme cresce o tráfego orgânico, a popularidade do site também aumenta.

Portanto, podemos dizer que a importância do tráfego orgânico é gigante, considerando que você alcançará mais acessos e automaticamente mais vendas, se for o caso.

Quais os benefícios que o tráfego orgânico oferece?

Se você está neste artigo, certamente está pensando em direcionar seus esforços para o tráfego orgânico, não é mesmo? Mas, antes de mais nada, é importante saber quais os benefícios esses esforços podem te trazer. Listamos alguns deles:

Custo-benefício

Na ponta da caneta, o tráfego orgânico oferece um custo-benefício muito melhor que o tráfego pago. Aliás, o investimento feito hoje em tráfego orgânico pode permanecer trazendo resultados por muitos e muitos anos.

Portanto, podemos dizer que o tráfego orgânico ajuda a reduzir os custos de marketing e a aumentar sua margem de lucro. Mas, já vai o lembrete: nenhum resultado chegará sem que você se esforce.

Escalabilidade

Enquanto os anúncios só geram resultados enquanto você continuar investindo neles, o tráfego orgânico consegue ser totalmente escalável. Aliás, quanto mais visitantes você conseguir atrair para o seu site, menor será sua margem de gastos.

Relevância

Você já deve ter percebido que, ao fazer uma pesquisa, diferentes resultados aparecem na primeira página, não é mesmo? Entretanto, pelo menos um deles aparece com a marcação de “anúncio”.

Sim, o Google mostra para o usuário quando um resultado é pago. Por conta de tal fato, muitos usuários começaram a ver esta classificação como uma forma de “forçar a barra” e evitam clicar em tais sites. Como resultado, a confiança do público diminui, levando o usuário até um clique orgânico, que parece oferecer uma maior credibilidade.

Ou seja, o tráfego orgânico oferece uma relevância muito maior.

Duração

O tráfego orgânico é eterno! Entretanto, aqui devemos fazer um parenteses: tão difícil quanto chegar ao topo da primeira página, é se manter lá.

Por isso, se você conseguiu chegar até as primeiras colocações, certamente verá, mais do que rapidamente, seu conteúdo sair de lá caso deixe o mesmo desatualizado ou não publique novos conteúdos.

Sendo assim, vale dizer que o tráfego orgânico trará resultados constantes, mas você precisará se dedicar a ele.

Relacionamento

Por fim, mas não menos importante, o tráfego orgânico permite que sua marca construa um relacionamento com maior proximidade com seus leitores/clientes. Portanto, torna-se possível um acompanhamento de toda a sua jornada dentro do seu site.

Isso não significa que você deverá esquecer para sempre o tráfego pago. Entretanto, você deve usá-lo com máxima cautela. Caso contrário, quando você perceber, todo o seu lucro acabará na tentativa de conseguir mais.

Como aumentar o tráfego orgânico do seu site? O segredo está aqui!

Bom, é hora desvendar o segredo que te fez chegar até aqui. Preparamos 10 dicas que te ajudarão a ter mais tráfego orgânico (os mais usados por grandes sites). Confira:

1 – Seu foco deve ser na persona

Entenda: saber quem é seu público-alvo te trará resultados muito melhores que simplesmente sair fazendo toda e qualquer coisa para se colocar na primeira página do Google.

Tenha em mente que quem irá consumir seu conteúdo/produtos são pessoas e não robôs. Por isso, quando você dedica seu tempo conhecendo quem são essas pessoas, o que querem, quais são suas intenções, você poderá fazer um planejamento muito mais direcionado.

Quanto mais relevante seu site, maior será seu tráfego orgânico. As primeiras colocações do Google será uma consequência de um trabalho que começa neste passo.

2 – O SEO não pode ser esquecido

Search Engine Optimizarion ou, como muitos conhecem, o SEO, é um conjunto de técnicas que ajudam o seu site a ter um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Trata-se de uma otimização, focada nos mecanismos de busca, que colabora diretamente para o tráfego orgânico do seu site.

Quando você faz a união da otimização a criação conteúdos relevantes, você consegue subir muitos degraus rumo ao topo do Google.

3 – Estude as palavras-chave

Falar de SEO sem falar sobre palavras-chave é algo praticamente impossível, afinal, a otimização começa por este passo. Portanto, você deve criar uma estratégia e trabalhar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.

Existem muitas ferramentas gratuitas que te ajudam na pesquisa destas palavras. Vale lembrar: palavras-chave são aquelas que levam os usuários até o seu site. Ou seja, é como eles fazem a pesquisa para chegar até você.

4 – Crie e faça títulos pertinentes

Escrever um título não é apenas juntar um monte de palavras relacionadas ao conteúdo que você está publicando. Sua meta title e meta descripion devem ser criadas com clareza, objetividade e criatividade. Além disso, não se pode esquecer daquela dose de persuasão, que ajuda a aumentar suas taxas de cliques.

Neste ponto, vale a pena conhecer sobre técnicas de copywriting. Elas te mostrarão “o caminho das pedras”.

5 – Crie conteúdos que as pessoas querem ler

O processo para aumentar seu tráfego orgânico é como se fosse uma escada: você conhece sua persona = você estuda as principais palavras-chave do seu nicho = você cria conteúdos relevantes.

Um conteúdo relevante é aquele que atrai, engaja, converte e fideliza. Além disso, lembre-se que você deve escrever não apenas para o tráfego, mas também para o seu leitor/cliente.

6 – Use as redes sociais ao seu favor

A maior parte do seu público-alvo estará nas redes sociais. Aliás, lá é onde as pessoas costumam passar mais tempo e você precisa aproveitar tal canal para trazer tráfego. Cada vez mais pessoas preferem saber/descobrir informações através das redes sociais, o que pede de você uma maior presença nas mesmas.

A dica é fazer posts com link para páginas específicas do seu site, garantindo o fácil compartilhamento. O resultado poderá ser bastante surpreendente.

7 – Faça uma extensão dos seus conteúdos para outras plataformas

Além da inserção de links nas redes sociais, faz a diferença a divulgação dos conteúdos do seu blog em outras plataformas. Ao levar oportunidades de leitura de diferentes formas ao usuário, ele se interessará ainda mais pelo seu site.

8 – Mescle os formatos de conteúdo

Além do bom e tradicional texto, procure diversificar os formatos de conteúdo, incluindo infográficos, podcasts e vídeos. Cada um desses formatos ajudará a aumentar o seu alcance, impulsionando seu tráfego orgânico.

Neste ponto, vale se atentar aos tipos de conteúdos que seu público mais gosta. Assim, você poderá produzir mais deles e, é claro, atrair mais cliques.

9 – Invista seu tempo na promoção do seu conteúdo

Não adianta você fazer um conteúdo rico em informação se ninguém irá chegar até ele. Tenha em mente: seu conteúdo precisa ser visto para que o tráfego orgânico aconteça. Portanto, publique os mesmos em locais diversificados e aproveite o que cada um desses locais tem a oferecer.

10 – Trabalhe backlinks para obter um bom tráfego orgânico

Quando um site que possui alta autoridade no Google faz um link para o seu site, automaticamente você conquista tráfego de referência. Em outras palavras, tráfego orgânico chega até seu site.

Por isso, a dica é pesquisar quais são os sites do seu nicho que são mais importantes para o seu público. Com a lista nas mãos, o próximo passo é se aproximar, oferecendo seus conteúdos.

Você pode oferecer um texto, dar uma entrevista ou participar de alguma forma em troca de um link. É uma via de mão dupla: você oferece seu conhecimento e, em troca, ganha um link de autoridade para o seu site. Quanto mais links externos relevantes você conquista, melhor seu site será visto mediante os critérios de ranqueamento do Google.

Como saber se um site já tem algum tráfego orgânico?

O Google Analytics faz uma separação no tráfego que chega até seu site. O mesmo verifica quais cliques chegaram por meio dos resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) e quais chegaram por canais de referência, como anúncios ou backlinks.

O tráfego orgânico é denominado como “tráfego de pesquisa orgânica”. Aliás, vale destacar que são atribuídos todo o tráfego que chega até você. Ou seja, não apenas o do próprio Google, mas também de todos os mecanismos de busca mais populares do mundo. Assim, qualquer tráfego vindo de um mecanismo de pesquisa padrão é considerado como tráfego orgânico.

Entretanto, caso o seu site seja acessado por um mecanismo de pesquisa que não esteja na lista dos mais populares, ele será considerado como tráfego de referência. Portanto, para saber se seu site já possui algum tráfego orgânico, você deverá acessar o Google Analytics e seguir para Aquisição > Todo o tráfego > Canais. Nesta página você encontrará todo o relatório.

Vale destacar que você pode observar outras métricas importantes nesta página, como palavras-chave e lading pages que obtiveram maior retorno até aqui. Com isso, torna-se possível trabalhar considerando os dados, o que pode aumentar ainda mais seu tráfego.

Vale destacar que o relatório também apresenta informações relacionadas ao tempo médio gasto em uma página da web, número de páginas visitadas e principais fontes de tráfego.

Com o segredo do tráfego orgânico nas mãos, é hora de agir!

Agora o segredo foi revelado e nós queremos saber: você está pronto para alavancar o número de visitantes do seu site sem investir em anúncios pagos? Bom, a resposta está nas suas mãos.

Neste artigo, você encontrou todas as informações que precisa saber sobre tráfego orgânico e as melhores dicas para alcançar o mesmo de forma eficiente. Sim, é um processo que pode envolver mais de uma dezena de técnicas. Entretanto, quanto mais você pratica, mais você aprende e, é claro, maiores serão seus resultados.

Aliás, aquele velho ditado cabe bem aqui: “sem esforço, sem conquista”. Portanto, se você chegou até aqui, fique a vontade para conferir nossos demais conteúdos que podem agregar conhecimento e te ajudar nesta etapa de posicionamento. Nos vemos nas primeiras colocações do Google!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: