Logo Vejapixel

Como criar conteúdo relevante e linkável para receber Backlinks de sites de grande veiculação?

Tópicos

A importância de backlinks de qualidade para a autoridade é indiscutível. Mas, conseguir esses links, no entanto, requer uma estratégia cuidadosa centrada na criação de conteúdo relevante e linkável que outros sites queiram referenciar. 

Um conteúdo bem escrito já é bom, mas quando ele é transformado em uma porta de entrada para você receber backlinks para o seu site… é ainda melhor! E essa será uma das melhores sacadas para que a sua estratégia de link building funcione e o conteúdo performe bem nas SERPs do Google! 

Ainda que o sonho de receber backlinks de sites grandes possa parecer distante… Você pode conseguir essa veiculação. De forma orgânica, criar bons conteúdos – relevantes e linkáveis – são o carro chefe para que você construa autoridade e que convide outras páginas a levarem pessoas para o seu perfil. 

Mas a gente sabe: ainda que, aos seus olhos, o conteúdo esteja muito bom, ele deve ser capaz de convencer outros portais a usarem o seu link. E é por isso que hoje vamos te ensinar um pouco sobre como criar um bom conteúdo para integrar a sua estratégia de link building. 

O Que São Backlinks e Como Conseguir com Conteúdo Relevante e Linkável

Se você já andou pesquisando sobre o assunto anteriormente, o conceito já está bem enraizado na sua cabeça. Mas, se você é novo nesse universo do marketing digital, esse termo pode ter aparecido várias vezes e você ainda não conseguiu captar 100% seu significado. Por isso, explicaremos mais abaixo sobre o significado desse termo. 

Você já deve ter clicado em um artigo na internet para ler e percebido que, em determinadas palavras ou termos, você encontra links direcionando para outros lugares relacionados com a marcação, certo? Esses links são colocados estrategicamente, apontando para um outro domínio específico, de interesse do site. Essas ligações – de um conteúdo que leva a outro – são chamadas de backlinks.

Eles podem ser internos ou externos. Ou seja, o primeiro acontece quando você usa um link do seu próprio site para levar o leitor a um conteúdo específico, ou um produto que eles podem se interessar. Já os backlinks externos usam o domínio de outro site, para um conteúdo que pode não existir no seu domínio. 

Essa linkagem para um conteúdo externo – que pode enriquecer a experiência do leitor em termos de conhecimento e informação – também é essencial para a criação de autoridade. Ou seja, se o seu site recebe linkagem de outros sites, isso anuncia para o motor de busca que o conteúdo está bom e relevante, fazendo-o subir em posições nos motores de busca e receber mais tráfego.

O papel dos Backlinks em um conteúdo relevante e Linkável

Para além de ser uma estratégia de link building, também podemos considerar que os backlinks – principalmente para sites externos – são uma ferramenta para complementar o conteúdo. Por exemplo: imagine que você tem um site para a sua agência de turismo e percebe que um passeio x é bastante visado, mas você não oferta. Você, como autoridade do assunto, com pessoas que confiam em seu trabalho, indicaria uma outra agência ou uma plataforma que pudesse dar golpes em seus clientes?

A resposta provavelmente é não, certo? Essa mesma lógica se aplica a todos os nichos de produção de conteúdo. A ideia é que o seu leitor permaneça com interesse no assunto, se informe mais e busque ainda mais conteúdo em seu site – seja ele o ponto de partida ou o domínio indicado na linkagem. 

E, além disso, como falamos ali em cima, os backlinks fazem o algoritmo do Google entender que o conteúdo que está sendo direcionado é bom. E, com isso, ele assumirá que o seu tema deve receber mais atenção e, com isso, rankeará melhor nas SERPs. Ou seja, além de “alimentar” bem o leitor, você ainda consegue uma “recompensa” do Google. 

Por conta disso tudo, o uso dos backlinks – de maneira estratégica – é um requisito muito importante para o sucesso do seu blog ou site. E eles certamente podem impactar o seu negócio, uma vez que:

  • Fortalecem a sua marca, proporcionando mais autoridade em seu domínio e mais popularidade; 
  • Ajudam a segmentar e organizar a busca, uma vez que são focados em complementar assuntos já relevantes;
  • Classificam organizadamente o seu conteúdo, já que te posicionaram melhor nas páginas de busca. 

E por que visar em sites com grande veiculação?

Pensando em tudo que apresentamos até aqui, sites de grande veiculação, geralmente, se apresentam como os topos das páginas de busca. E, com isso, recebem bastante tráfego diariamente, fortalecendo sua autoridade nos assuntos que abordam. 

Com um bom conteúdo que possa ser referenciado nesses sites, o leitor – que já confia no conteúdo escrito pelo site de grande veiculação – passará a olhar o seu com confiança. Assim, toda a roda dos backlinks começa a girar. Você é referenciado em outros portais com maior autoridade – o motor de busca começa a entender que você também é referência no assunto. Além disso, ele passa a te recomendar e te colocar em destaque em boas posições – maior o seu número de tráfego orgânico. 

Além de toda a estratégia por trás de grandes sites, também há um fator bastante importante, que pode te ajudar: o bom relacionamento. Com um bom conteúdo, você gera confiança e essa confiança pode resultar, no futuro, em boas parcerias, em conteúdos personalizados e uma troca de linkagens, já pensou?

Atualmente, existem diversas plataformas que podem te ajudar a criar e conseguir backlinks, fazer parcerias e entender um pouco mais sobre as estratégias dos seus concorrentes. No entanto, estamos na era de que um conteúdo relevante fala por si só. E é nisso que focaremos no texto de hoje. 

Como criar conteúdo relevante e Linkável para receber Backlinks

É nesse ponto que mora a menina dos olhos dos criadores de conteúdo e donos de grandes sites. Como sabemos, atualmente, conteúdos informacionais, que vão responder às dúvidas dos clientes e que sejam otimizados, são a maior porta de entrada para tornar-se referência. 

Para escrever esse bom conteúdo, é preciso ter em mente algumas coisas, que te apresentaremos aqui:

1- Foque no seu público-alvo 

Independente do nicho que o seu site tenha, ele sempre terá um público alvo, certo? Afinal, você não está lendo tudo isso para escrever sobre um assunto para ninguém consumir. Por isso é importante entender quem é o seu público-alvo, o usuário que irá clicar no seu conteúdo. Coloque-se no lugar dele e entenda suas necessidades a fundo: o que você gostaria de saber sobre o assunto? Ele responde às questões mais importantes? 

Não deixe de se fazer as seguintes perguntas: 

  • O que o seu usuário buscaria para receber o conteúdo?
  • O que ele quer saber? Quais são as maiores dúvidas?
  • O que ele conseguirá com esse conteúdo? O que ele espera deste determinado produto?
  • Quais outros assuntos que tangenciam o tema podem ser abordados para complementar?

Assim, a partir dessas respostas, você já terá um bom norte para um bom conteúdo. Assim, você entenderá como ser útil para o seu usuário e como criar um vínculo, uma memória na cabeça dele de que este domínio foi uma boa ajuda na hora de resolver uma questão, por exemplo. 

Além disso, essas respostas também te ajudarão com outras questões, como: o tom do texto que você escreverá, a quantidade de tópicos que você deve abordar e quais outros assuntos você pode escrever futuramente, para complementar e criar mais links internos. 

2- Crie um conteúdo que seja útil 

A gente falou isso acima, mas é importante ressaltar. O foco é no usuário, você conseguiu estudá-lo e entender onde o calo dele aperta no seu tema. Mas, não adianta de nada escrever um conteúdo que não vá ser útil para ele no fim das contas. 

Ou seja, se você não apresentar um conteúdo útil, que responda às questões e dúvidas do seu futuro cliente, que faça diferença no assunto que ele quer se informar mais, ele não vai pensar em você na hora de voltar ou comprar, por exemplo. 

É por isso que entra outro passo muito importante na hora de produzir um bom conteúdo: veja o que os seus concorrentes estão falando sobre determinado tema. A primeira página ranqueada está lá por um motivo, certo? E, por meio da análise dela, você consegue identificar o que ela acertou e o que está faltando, o que você pode complementar ou até mesmo, fazer diferente – e melhor. 

São nessas brechas que você deixa o seu conteúdo mais completo e mais direcionado para o seu usuário final. E, com isso, você se tornará referência no assunto, com mais visitas, mais tráfego e, com isso, você pode criar um conteúdo que vai bater de frente em qualidade, em referência, em autoridade e, principalmente, em utilidade com o seu concorrente! 

Mas, não se esqueça de uma coisa muito importante: pesquisar a concorrência para entender qual é o tipo de conteúdo mais buscado e, assim, criar a estrutura do seu texto é uma coisa. O que não pode – e é crime – é copiar o conteúdo alheio, combinado? Além de ser ilegal, você ainda será penalizado pelo Google e mal visto pelo seu público-alvo, e isso está longe de ser o seu objetivo!

3 – Não esqueça os conteúdos antigos! 

Sim, estamos falando sobre criação de conteúdo relevante e linkável. Mas, quem disse que, toda vez, você precisa começar do zero? Uma coisa que você pode, sim, se reaproveitar é sempre visitar seus conteúdos já produzidos. Eles já estão no ar, e podem ser melhorados para que obtenham resultados ainda melhores. 

E o melhor? Você terá resultados em suas mãos para poder fazer uma boa análise, usando de ferramentas do próprio Google, como o Analytics e o Search Console. Com eles, você conseguirá ver quantidade de acessos, quais páginas estão trazendo tráfego para o seu site e por qual razão estão performando bem. 

Além de, claro, entender também quando – e porque – estão performando mal. Com isso, você poderá revisar seu conteúdo, focar em seu público-alvo e na utilidade dele. Também é possível focar em estratégias de SEO, caso o conteúdo ainda não esteja otimizado. E, também, utilize-se das estratégias de link building, veja se há algum link quebrado para outros sites, e também busque novas oportunidades de links. 

4- Não abra mão das otimizações em seu conteúdo relevante

Embora o backlink não se consiga exclusivamente pelo uso de otimizações SEO, como já te provamos acima, essa etapa é crucial para um bom rankeamento do seu conteúdo. É claro, um conteúdo médio com SEO não performará tão bem, mas melhor do que seria sem a otimização. 

E, mesmo que a gente tenha te contado ali em cima que o foco de uma boa produção tenha que ser o usuário, ainda temos que lutar contra o algoritmo do Google, e ele exige o uso de algumas técnicas. Essa prática pode se tornar uma grande aliada, já que não mudará a utilidade do seu conteúdo. Aliás, ao contrário, ela servirá como um “empurrãozinho” para deixar excepcional aquilo que já é incrível. 

Otimizar o conteúdo para SEO é fundamental para melhorar sua visibilidade e atratividade para backlinks. Isso inclui a utilização estratégica de palavras-chave, otimização de imagens e metadados, e a estruturação do conteúdo para facilitar a leitura e a navegação. Estratégias de SEO ajudam a garantir que o conteúdo não só alcance seu público-alvo, mas também chame a atenção dos motores de busca como um recurso valioso.

Assim, incorpore em seu conteúdo práticas como, por exemplo:

  • Título SEO;
  • Meta descrição;
  • Linkagem interna;
  • Descrição e alt tag de imagens.

Essas pequenas alterações, seguindo como base a sua palavra-chave estabelecida para o conteúdo, vão ajudar a alavancar seu site e ter um melhor resultado orgânico. Tudo isso ainda mantendo um conteúdo bom e relevante. 

Conclusão sobre conteúdo relevante e linkável

Agora que te contamos um pouco mais sobre o que é um bom conteúdo e o porquê receber backlinks de grandes sites é algo extremamente vantajoso, você entende que, para o sucesso do seu blog ou site nas SERPs e mecanismos de busca, é importante focar na qualidade dos textos e em se tornar referência no que você aborda? 

Criar conteúdo relevante e linkável é uma estratégia multifacetada que requer compreensão do público, criação de conteúdo de alta qualidade, otimização para SEO, e promoção eficaz. Ao implementar as estratégias discutidas, é possível atrair backlinks de qualidade que não só melhoram a autoridade do site, mas também contribuem para uma maior visibilidade online.

Embora seja um caminho engenhoso e de muito trabalho para conquistar esse espaço de autoridade, com empenho e foco nas coisas certas, é possível! Que tal já começar a implementar nossas dicas no seu próximo conteúdo?

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: