Logo Vejapixel

Como alavancar a audiência do site com Estratégias Orgânicas?

Tópicos

Já ouviu falar de tráfego orgânico? Se tem uma coisa que nós podemos afirmar é que nem só de tráfego pago vivem os grandes sites! Existem diversas formas de conseguir uma audiência sólida para o seu domínio apenas com a utilização de estratégias orgânicas.  

Aliás, trazer mais público e audiência para um site é, talvez, um dos objetivos – e desafios – principais para quem trabalha na web. Mas, é claro, existem diversas estratégias que você pode utilizar para impulsionar o seu domínio e ter bons resultados. Entretanto, antes de mais nada, é preciso entender quais são e quais as necessidades de utilizá-las. 

Independente do tamanho do seu site ou de sua empresa, o inbound marketing é um dos pilares. Isso porque, com estratégias gratuitas – e orgânicas – você pode conseguir um grande número de acessos em seu domínio, gerando mais buzz e, consequentemente, ter mais leads qualificados para o seu produto ou serviço.

Claro que esse ciclo que falamos acima está bastante resumido, afinal, existem diversas etapas que você deve levar em consideração para criar a sua estratégia. Inclusive, aqui vai um lembrete: por mais estranho que pareça, a audiência gera audiência. Ou seja, uma vez que você aumenta o número de acessos, você constantemente deve continuar trabalhando para que ele continue crescendo. 

Assim, você terá um site com bastante domínio e que será bem recomendado pelos mecanismos de busca. Dessa forma, você consegue continuar gerando ainda mais audiência para o site. Parece confuso, não é mesmo? Mas, apesar de tudo parecer como uma bola de neve neste início, podemos adiantar que é mais fácil de entender do que parece. E, para simplificar um pouco mais, separamos algumas dicas para você alavancar a audiência com o tráfego orgânico. 

O que é tráfego orgânico? 

No digital, existem basicamente dois lados de uma mesma moeda, quando o assunto é tráfego. O tráfego orgânico, em que você consegue angariar resultados sem ter que pagar por tais anúncios, apenas utilizando de estratégias para, após uma pesquisa no mecanismo de busca, a pessoa clique organicamente em seu site. No Google, são os resultados mais para baixo da SERP. 

Sabe quando você pesquisa algo no Google ou outro buscador e aparecem os resultados? Os primeiros, onde se lê “Anúncios” ou “Patrocinado” logo acima do título são conteúdos pagos. Ou seja, alguém pagou ao Google para ele posicionar seu conteúdo à frente da concorrência. Já os demais, logo abaixo, são conteúdos orgânicos.

Dessa forma, seu objetivo é posicionar seu site ou blog ali, pois os anúncios pagos podem parecer um tanto intrusivos para os usuários. Além disso, passam aquela vibe de que só querem vender algo e não informar de verdade. Já os resultados gratuitos são melhor aceitos pelo público e, por isso, têm maior chance de receberem cliques e visitas.

Quais os benefícios de usar o tráfego orgânico?

Como você já sabe, o tráfego orgânico tem a finalidade de conseguir mais audiência e cliques no seu site de maneira gratuita. Por ser gratuito, torna-se uma estratégia que pode ser escalável. 

Se você está considerando começar a investir seu tempo e expertise em tráfego orgânico, elencamos alguns dos benefícios que você pode desfrutar: 

  • Chegar em um público que não conhece a sua marca, produtos e serviços antes; 
  • Alcançar visitantes que têm mais chances de converter;
  • Criar maior credibilidade e autoridade em sua marca; 
  • Aproveitar de um mercado que está em constante expansão;
  • Testar estratégias de SEO de maneira gratuita!

Mas, apesar de termos bastantes benefícios quando o assunto é tráfego orgânico, é preciso atentar-se que nem tudo são flores. Sem o investimento em dinheiro, o retorno pode ser mais demorado e, muitas vezes, é preciso ter em sua equipe profissionais qualificados para garantir que a estratégia dê o retorno desejado. 

E qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago na prática?

A gente já falou mais acima sobre a diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago, mas vale relembrar: ambos são diferentes formas de trazer pessoas e visitas ao seu site. Em outras palavras, enquanto no orgânico você usa de otimizações e outras formas não-pagas de atrair cliques, no pago, você garante boas posições por meio de anúncios. 

Dessa forma, no tráfego pago você veicula anúncios para páginas específicas, para conseguir aumentar a audiência e cliques do seu site. Geralmente, são os primeiros resultados das pesquisas e, no Google, são acompanhados da tag “anúncio”. 

A bem da verdade, os anúncios pagos são uma forma mais rápida de conseguir os resultados – como para lançamentos de produtos ou campanhas. Já o tráfego orgânico é um trabalho mais lento, para empresas que buscam a consolidação a longo prazo, criando uma comunidade engajada. 

No entanto, investir em estratégias orgânicas como o link building em vez de anúncios pagos é melhor, pois traz resultados mais sólidos a longo prazo,

Um ponto muito importante de ressaltar é que uma coisa não exclui a outra. Se você trabalha no tráfego orgânico, constrói um site otimizado e vê, a longo prazo, que campanhas pagas podem ser um bom complemento em situações específicas. Embora com objetivos diferentes, o Google entende ambos os tipos de tráfego como relacionados.

Então, como alavancar sua audiência com estratégias orgânicas?

Existem algumas estratégias que você pode começar a implementar em sua empresa para garantir que você desfrute dos benefícios do tráfego orgânico e, consequentemente, alavancar a sua audiência. Lembrando que quando você aumenta a sua audiência, automaticamente você constrói um ambiente com maior autoridade e, assim, é mais bem-visto pelos mecanismos de busca.

Assim, de maneira geral, a resposta está nas primeiras posições das SERPs. Com um melhor posicionamento, mais confiabilidade ele passa após a pesquisa pelos usuários. Mas, para além disso, ainda é preciso atrair o clique para o seu site. Ou seja, você tem que ser bastante “convincente”, para que a sua audiência entre em seu site e esteja apta a virar um lead. 

Separamos algumas estratégias para que você consiga alavancar a sua audiência com o tráfego orgânico: 

Estude e invista em SEO

A otimização do seu site e dos seus conteúdos é essencial para que você consiga melhorar o seu posicionamento nas buscas dos mecanismos de busca. E, com isso, entendendo quais são as páginas que mais contribuem para os seus resultados, você pode otimizá-las para que tragam ainda mais retorno de acordo com as palavras ou termos-chave.  

Assim, com boas práticas de SEO, você atrai usuários para o seu site e, com isso, consegue levá-los para as páginas necessárias para convertê-los em leads. Com esse ciclo completo – do bom posicionamento à conversão – você começa a ver os retornos. Hoje em dia, o Google tem mais de 200 fatores para ranquear bons sites e é por isso que o SEO torna-se essencial no seu processo.

Isso porque acontece mais ou menos assim: Volume de pesquisas da KW > Cliques (tráfego orgânico) > Conversões > Vendas. É claro, cada site tem sua particularidade, que deve ser estudada e entendida, antes que as práticas sejam colocadas em prática. Mas, é possível seguir alguns passos básicos: 

  • Veja quais são as páginas que melhor se desenvolvem para o seu objetivo final;
  • Utilize do Google Analytics para monitorar as conversões das páginas;
  • Compare como o seu site está em comparação aos concorrentes e entenda como você pode aprimorá-lo;
  • Pesquise as melhores palavras-chave do seu domínio, para criar uma lista e entender as principais oportunidades para ranqueamento; 
  • Monitore o posicionamento, para conseguir medir claramente se os seus esforços estão trazendo resultados; 
  • Crie novos conteúdos, de maneira completa, informacional, que sejam, verdadeiramente, conteúdos de ouro para o seu público-alvo, levando em consideração as principais palavras-chave. 

Dicas de SEO para estratégias orgânicas

Como falamos acima, é importante que, durante a sua pesquisa das palavras-chave, você busque por termos de baixa concorrência. Com isso, você consegue segmentar melhor e classificar seus conteúdos e páginas em boas posições. Isso porque, algumas palavras, principalmente as principais de cada nicho, podem ser muito concorridas – e, no tráfego pago, também são caras.

Por serem muito concorridas, são utilizadas com sites com muita autoridade e, assim, acabam se tornando mais difíceis de ranquear. Por isso, uma boa saída para resultados mais rápidos é buscar palavras-chave tangenciais, que estão próximas ao conteúdo central e que você possa aumentar a autoridade do seu domínio. 

Além disso, outra dica importantíssima é sempre, ao postar um novo conteúdo, preenchê-lo de links internos, para que os visitantes possam continuar em seus conteúdos. E, consequentemente, serem direcionados para páginas que o foco central é a conversão. Essa dica é essencial e nos dá abertura para outro tópico: as estratégias de link building

Como encontrar palavras-chave relevantes para o nicho?

Para encontrar palavras-chave relevantes para seu público, com bom volume de busca, uma dica é usar o Planejador de palavras-chave do Google. Para isso, basta seguir esses passos:

  • Entre no site do Google Ads e faça login em sua conta, ou se cadastre, caso não tenha uma conta;
  • Clique em “Ferramentas”m então em “Planejador de palavras-chave”;
  • Selecione se você quer encontrar novas palavras-chave ou checar o que seus concorrentes estão postando;
  • Depois, insira o termo relacionado ao seu nicho. Por exemplo, se você tem um e-commerce que vende eletrônicos, pode pesquisar algo como “fones de ouvido”;
  • Aplique o filtro de “Baixa concorrência” e clique em “Buscar”.

Dessa forma, o Google vai te mostrar todas as buscas com bom volume. No caso desse exemplo, itens como “fones de ouvido sem fio” ou “fones de ouvido barato” estariam na lista. Aliás, você pode até mesmo baixar a lista completa em uma planilha Excel, clicando no ícone de download e escolhendo o formato. Nessa planilha, constam as palavras-chave, a quantidade de vezes que elas foram usadas em pesquisa no último mês e a porcentagem de concorrência.

Então, é só você criar conteúdos relacionados e trabalhar as palavras-chave, usando-as no título, subtítulos, tags, meta descrição, etc. Percebe que você estará publicando conteúdo que seus clientes em potencial pesquisam e que têm poucos resultados? Assim, as chances de você ser encontrado e receber visitas no site é imensa.

Mantenha-se sempre atento às análises e resultados em estratégias orgânicas

Buscar as palavras-chave relacionadas ao seu tema central – e usar as tangenciais – é importante, mas você, durante a sua etapa de SEO, não pode esquecer da otimização do restante das coisas. E o que queremos dizer com “coisas”? 

Aqui, ressaltamos que um artigo, por exemplo, ele tem outros elementos além do texto corrido. Por exemplo, o título, os subtítulos, repetições, meta descrições e imagens. Um bom título chamativo do assunto pode fisgar o seu leitor. Os subtítulos podem abrir espaço para você aparecer organicamente em outros locais no Google (e falaremos mais sobre isso a frente). 

A metadescrição dá uma breve resumida sobre o que o seu texto irá apresentar e as imagens podem também te ajudar a conseguir audiência por meio do Google Imagens. Portanto, forneça uma metadescrição estratégica, que inclua a palavra-chave e que seja atrativa.

Já as imagens devem ser de bancos gratuitos, como o Pexels, o Pixabay e o Freepik, por exemplo. Além disso, escolha imagens interessantes, que não sejam muito pesadas, mas que tenham boa qualidade. O ideal é que sejam em 1200 x 800 px, com entre 100 e 300 kb. Por fim, coloque legendas chamativas e texto alternativo.

Lembre-se que o leitor vai ficar um tempo contemplando a imagem e lendo a legenda, o que contribui para o aumento do tempo de página e a diminuição da taxa de rejeição do site.

Foque em suas estratégias de link building para alavancar sua audiência organicamente

Você já deve ter ouvido falar sobre link building por aqui! Entendemos que essa estratégia é uma das essenciais para conseguir alavancar a audiência do seu site por meio do tráfego orgânico. 

Como falamos acima, é importantíssimo preencher os seus conteúdos – e site – com links internos. Seja com assuntos relacionados ou com as páginas para venda de algum determinado produto/serviço, isso fará com que a sua audiência permaneça por mais tempo em seu site. 

Principalmente quando o assunto é conteúdo – ou seja, textos para o seu blog, por exemplo – essa é uma ótima prática para garantir que a sua audiência continue aprendendo e buscando informações relevantes em seu domínio. E, com isso, o Google entende que, ao realizar uma boa ligação de temas, com bons conteúdos que se complementam entre si, o seu site possui autoridade sobre determinado nicho. 

A estratégia de link building deve guiar o usuário pelo conhecimento, com informações relevantes e mais completas possível. Portanto, dessa forma, o algoritmo do Google entende que é possível indicar o seu conteúdo para outros usuários que pesquisam pela mesma coisa e você passará a rankear melhor. 

Nessa estratégia de link building, também é válido aprofundar-se mais na técnica e entender quais são os formatos que você pode divulgar o seu domínio. Seja com, por exemplo, guest post, ou com parcerias com outros sites/influenciadores, é importante manter-se em evidência e ser conhecido. 

Conheça muito bem a sua audiência 

Pode até parecer básico escrever sobre isso em um texto que quer te ajudar a alavancar os acessos da sua audiência em seu site, não é mesmo? Mas, na verdade, conhecer muito bem com quem você deseja falar – e com quem de fato você está falando – é essencial para o sucesso de suas estratégias. 

Tudo isso só dá certo e faz sentido quando você entende exatamente para onde está indo e com quem você está se comunicando. Pense na seguinte situação: você é um profissional de marketing que, sem querer, entra em uma palestra para um público de engenharia. 

Você conseguiria se comunicar com o público? Sim. Mas eles, de fato, entenderiam ou a mensagem seria tão efetiva quanto seria se fosse para outros profissionais de engenharia? Provavelmente a resposta é não. Porque eles não estão buscando, necessariamente, informações sobre marketing. 

A mesma coisa acontece em seu site. Se você vende um produto x, não adianta querer segmentar seu conteúdo, conhecimento e informação para o público y. O leitor pode até receber e utilizar de alguma forma as informações fornecidas, mas, no final das contas, ele não se tornará um lead e a conversão, ao final, não acontecerá. 

As personas são a resposta!

Por isso, crie a sua persona. Você fala sobre pescaria? Entenda quem é a pessoa que está buscando informações sobre isso – qual é a média de idade, gênero, o que faz da vida, outros interesses em comum. Crie um “personagem” que você se comunicará com ele e mantenha sua estratégia baseada nisso. 

No digital, todos os conteúdos e estratégias são guiadas por personas. Portanto, no seu site esta também deve ser uma realidade. O público-alvo ajuda a segmentar opções, criar mais de uma estratégia e até mesmo mais de uma persona para cada tipo de objetivo. 

Otimize os conteúdos do seu site para as atualizações do Google em estratégias orgânicas

Existem algumas novas funcionalidades do Google que você pode utilizar a seu favor, para garantir que o seu domínio passe a ser de conhecimento da sua audiência. Por exemplo, o primeiro recurso que podemos mencionar é o perfil da sua empresa no Google. 

Com um bom perfil consolidado – principalmente se ele for um espaço físico – se a sua audiência procurar organicamente por você, ele verá mais informações sobre horários de funcionamento, seu site, telefone para contato, endereço e mais. Se você atuar somente no digital, talvez essa etapa não seja tão importante, mas tem outras que você deve se atentar. 

Outro exemplo de recursos do Google: “As pessoas também perguntam”. Já viu essa tag que aparece nas SERPs, que dão algumas opções de links com respostas rápidas e direcionadas a uma pergunta central? 

Então, essa é uma maneira muito boa de conseguir audiência com o tráfego orgânico. Esse box de perguntas traz questões relacionadas à questão buscada pelo usuário. E, muitas das vezes, você encontra por lá a resposta que precisa. Se não, você acaba clicando para saber mais sobre o assunto por lá.

Por isso, na hora de criar um conteúdo, é importante trazer perguntas – e respostas – que poderiam potencialmente aparecer no “As pessoas também perguntam”. Crie subtítulos, responda às perguntas objetivamente e sempre busque relações sobre a palavra-chave (até mesmo no próprio Google). 

Mantenha-se sempre atento às análises e resultados em estratégias orgânicas

Após aplicar todas as dicas que demos acima, é preciso manter-se ciente dos resultados. Eles são parte essencial de todo o processo. É com eles que é capaz de entender o que você fez que deu certo, qual ação que não trouxe o retorno esperado e, assim, recalcular a rota e tentar novamente. 

Além disso, com os resultados, é possível entender quais são os tipos de conteúdos que a sua audiência aceita e quais nem tanto assim. E, por meio disso, você cria um novo planejamento, com novas palavras-chave e novos testes. 

Atualmente, o próprio Google disponibiliza diversas ferramentas que você pode utilizar para as suas análises e resultados. Por exemplo, o já conhecido Google Analytics, que fornece dados precisos sobre tráfego orgânico e também sobre a performance de cada uma das páginas do seu site. 

Outra ferramenta é o Google Search Console, que ajuda a monitorar o desempenho do seu site. Assim, você identifica as palavras-chave que utilizaram para chegarem até o seu site, além de outros problemas técnicos que o seu site pode estar tendo e que influenciam na experiência do seu usuário final. 

Existem outros sites que podem te ajudar nesse monitoramento, como: Ahrefs, Moz e Semrush. Todos garantem relatórios completos e análises mais aprofundadas, com sugestões e explicações sobre possíveis melhorias que você pode fazer em seu domínio para deixá-lo mais atraente para a audiência. 

É hora de começar a colocar em prática as estratégias orgânicas

Por fim, todos os pontos que levantamos neste artigo se tornam essenciais para garantir que a sua audiência chegará até você por meio do tráfego orgânico. Como falamos no início, é importante entender que este processo é a longo prazo, ou seja, os resultados podem demorar a chegar. 

Mas não é por isso que você deve abrir mão de ver resultados e ir adequando as ideias e estratégias ao longo do processo. Construir uma comunidade sólida leva tempo, mas traz outros benefícios para o seu site no fim das contas, como te apresentamos acima. Afinal, autoridade para quem quer ser reconhecido pelo Google é lei e todo o processo deve ser levado com a mesma importância.

Se você quiser crescer sua autoridade perante o Google e outros buscadores, além de aplicar estratégias de SEO e criar bons conteúdos, precisa se atentar ao link building, como já dissemos. Além de inserir links internos nos seus posts para melhorar a navegabilidade e espalhar o link juice, é preciso conseguir esse link juice por meio de backlinks relevantes.

Como você já deve saber, pode ser um pouco difícil conseguir esses backlinks de forma espontânea, em especial se seu site é novo. Porém, isso não significa que você não possa crescê-lo mais rápido exatamente com backlinks! Isso porque nós podemos conseguir parcerias estratégicas com sites de grande autoridade no mesmo nicho que o seu. Ou seja, conseguir que sites com milhares e até milhões de visitas mensais enviem links para o seu.

Se você quiser saber mais e ver como podemos turbinar suas estratégias orgânicas, não perca mais tempo e dinheiro: entre em contato hoje mesmo e veja tudo o que podemos fazer para te ajudar.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: