Como vender mais como afiliado com a ajuda de backlinks?

Tópicos

Vender mais como afiliado é o principal objetivo das pessoas que trabalham nesse modelo de negócio. Afinal, quanto mais vendas, mais dinheiro, que é o que move o mundo, certo? 

Para quem usa blogs para divulgar seus links, o tráfego orgânico é o melhor aliado, pois são pessoas realmente interessadas naquele nicho e, portanto, altamente qualificados para conversão. Nesse sentido, os backlinks são simplesmente indispensáveis. Isso porque eles ajudam no ranqueamento nos motores de busca, além de atraírem parte da audiência dos sites de origem para suas páginas.

Pensando nisso, hoje a VejaPixel trouxe um conteúdo completo sobre esse assunto, para mostrar como essa pode ser uma verdadeira mina de ouro para os afiliados. Então, continue lendo até o final e aproveite as dicas! 

O que são backlinks e por que eles são importantes para blogs de afiliados?

Backlinks, também conhecidos como links de entrada, são links de outros sites que apontam para o seu. Basicamente, eles funcionam como “votos de confiança” para os mecanismos de busca, indicando que seu conteúdo é de valor e confiável. Para blogs de afiliados, backlinks são essenciais porque ajudam a melhorar o posicionamento na SERP do Google e de outros buscadores, aumentando a visibilidade e o tráfego orgânico.

Quando um site de alta autoridade faz um backlink para o seu blog, ele transfere parte da sua credibilidade para você, o que pode resultar em melhores posições nos resultados de pesquisa. Além disso, backlinks de qualidade ajudam a atrair visitantes qualificados, aumentando as chances de conversão e, é claro, vendas.

Como os backlinks influenciam o ranqueamento do Google e aumentam suas vendas?

Como já vimos, os backlinks funcionam como votos de confiança que os sites de origem dão para o seu, aos olhos dos motores de busca como o Google. E isso é muito importante, pois o Google quer oferecer o melhor para os usuários. Assim sendo, quando um site tem muitos dos tais votos de confiança, ele passa a ter prioridade na hora da escolha entre quais sites devem aparecer nas primeiras posições das SERPs.

Para ilustrar, imagine que você quer contratar um profissional de uma área importante, como um advogado ou dentista, por exemplo. Se muitas pessoas (nas quais você confia) te recomendam um desses profissionais. Na hora de escolher, você daria preferência para eles ou para outros, dos quais você nunca ouviu falar?

É a mesma coisa com o Google e os sites. Ele vai preferir apresentar os que considerar melhores opções oara seus usuários, e os backlinks são um dos fatores que influenciam nisso.

Por outro lado, quanto mais alto você aparece nas SERPs, maior a chance das pessoas clicarem no seu site. Ainda mais depois que a IA do Google passou a fornecer respostas para pesquisas. Segundo uma pesquisa da Webestratégica, especializada em consultoria digital, entre 60% e 70% dos cliques ficam nos 3 primeiros resultados de pesquisa. Então, suas chances de fazer vendas como afiliado realmente aumentam muito se você conseguir chegar nessas posições. E para chegar lá, os backlinks são uma das melhores estratégias, se você souber usar.

Qual é a diferença entre backlinks de qualidade e backlinks tóxicos?

Backlinks de qualidade são links de entrada provenientes de sites relevantes e de alta autoridade. Assim, eles contribuem para melhorar o ranqueamento do seu site no Google, pois indicam que seu conteúdo é confiável e valioso. Esses backlinks são geralmente conquistados através de conteúdo original e colaborações estratégicas, como guest posts e parcerias.

Em contraste, backlinks tóxicos são provenientes de sites de baixa qualidade, spam ou manipulativos. Por isso, eles podem prejudicar o ranqueamento do seu site e até resultar em penalizações dos motores de busca. Esses backlinks são frequentemente associados a práticas de SEO black hat, como PBN SEO e outros esquemas de link building artificial.

Portanto, é vital focar em adquirir backlinks de qualidade para fortalecer a autoridade e a reputação do seu site, enquanto se evita práticas que possam ser vistas como manipulativas pelos mecanismos de busca.

Links dofollow vs. nofollow: qual deles realmente ajuda nas conversões?

Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre esses dois tipos de backlinks:

  • Links dofollow: Esses links passam link juice (autoridade) para o site alvo, o que ajuda a melhorar o ranqueamento nos motores de busca. Esses sim são aqueles vistos pelos mecanismos de busca como “votos de confiança”, o que pode aumentar a visibilidade do seu site e, consequentemente, as conversões;
  • Links Nofollow: Esses, por sua vez, não passam link juice, mas ainda são importantes para uma estratégia de link building saudável. Isso porque eles ajudam a criar uma rede de links diversificada e sinalizam aos mecanismos de busca que o conteúdo que você está vinculando é interessante para o público, mesmo que não contribua diretamente para o ranqueamento.

Portanto, podemos dizer que ambos são importantes para vender mais como afiliado. Afinal, links dofollow são mais diretamente benéficos para conversões devido ao impacto positivo no ranqueamento, enquanto links nofollow ajudam a manter uma estratégia de link building equilibrada e saudável a longo prazo.

É possível vender mais como afiliado apenas com backlinks?

Até aqui, já deu para ver que backlinks são uma parte importante da estratégia de SEO. Mas depender apenas deles não é suficiente para garantir o aumento das vendas de afiliados. Isso porque eles, sim, ajudam a melhorar o ranqueamento nos motores de busca, e aumentam a visibilidade e o tráfego orgânico do site. No entanto, para converter esse tráfego em vendas, é preciso ter outros elementos bem estruturados.

Veja então alguns fatores adicionais que influenciam nas vendas de afiliados:

  • Conteúdo de qualidade: Produzir conteúdo interessante, informativo e de valor é indispensável. Isso mantém os visitantes no site por mais tempo e os incentiva a tomar decisões de compra;
  • UX e UI: Uma experiência de usuário (UX) e uma interface de usuário (UI) bem projetadas garantem que os visitantes naveguem facilmente pelo site e encontrem o que procuram;
  • Call to Actions (CTAs): Botões e links de chamadas para ação estrategicamente posicionados e bem formulados incentivam os visitantes a realizar a ação que você deseja, como clicar em links de afiliados;
  • Velocidade do site: Sites rápidos e responsivos melhoram a experiência do usuário e reduzem a taxa de rejeição.

Então, conseguir backlinks de qualidade deve ser uma parte da sua estratégia para vender mais como afiliado com blogs, mas não toda ela.

Quais tipos de sites geram os backlinks mais valiosos para afiliados?

Sites que geram backlinks mais valiosos para afiliados geralmente são aqueles com alta autoridade e relevância para o seu nicho. Alguns exemplos incluem:

  • HARO (Help A Reporter Out): Um site jornalístico onde você pode responder a consultas de jornalistas, ganhando backlinks seguidos de sites de alta autoridade;
  • Business 2 Community (B2C): Site colaborativo que aceita contribuições de especialistas em diferentes áreas, permitindo a inclusão de backlinks seguidos nos seus artigos;
  • GrowthHackers: Uma comunidade focada em estratégias de crescimento, onde você pode compartilhar artigos e ganhar backlinks seguidos.

De qualquer forma, além de ter uma boa autoridade, também é importante que o site de origem seja relevante para o seu nicho. Assim, preste atenção nisso também na hora de buscar backlinks de qualidade para seu site.

Como identificar oportunidades de backlinks que impactam diretamente as suas comissões?

Para identificar oportunidades de backlinks que impactam diretamente suas comissões, você precisa de atentar a diversos pontos importantes, como:

  • Análise da concorrência: Use ferramentas como SEMrush ou Ahrefs para analisar os backlinks dos seus concorrentes. Identifique quais sites estão vinculando para eles e avalie a qualidade desses backlinks;
  • Ferramentas de descoberta de backlinks: Ferramentas como Moz Backlink Explorer e Majestic SEO podem ajudar a encontrar sites que já possuem backlinks de alta qualidade;
  • Parcerias estratégicas: Procure parcerias com blogs e sites relevantes ao seu nicho. Ofereça conteúdo de qualidade que possa ser compartilhado ou citado, gerando backlinks naturais;
  • Guest Posts: Escreva artigos para blogs de nicho e inclua links para seu site. Certifique-se de que esses blogs tenham um bom perfil de autoridade e relevância;
  • Monitoramento regular: Utilize ferramentas de monitoramento de backlinks para acompanhar continuamente a qualidade e a quantidade dos seus. Assim, você vai poder identificar oportunidades de melhoria e evitar backlinks tóxicos também.

Guest posts ainda funcionam para gerar backlinks e aumentar vendas em 2025?

Sim, guest posts ainda são uma estratégia muito eficaz para gerar backlinks e aumentar vendas em 2025. De acordo com estatísticas recentes da Authority Hacker, cerca de 65% dos profissionais de marketing consideram guest posting como a estratégia de link building mais eficaz. Além disso, segundo outro estudo, dessa vez da Moz, guest posts podem gerar até 400% mais tráfego de referência.

Porém, para maximizar os benefícios, é importante focar em sites de alta autoridade e que sejam do seu nicho. Além disso, criar conteúdo de qualidade e de valor é indispensável para atrair e engajar o público-alvo do site hospedeiro.

Como criar conteúdo que atraia backlinks naturalmente para o seu blog de afiliado?

Para criar conteúdo que atraia backlinks naturalmente para o seu blog de afiliado, é importante focar em algumas estratégias-chave:

  • Produza artigos detalhados, informativos e originais. Isso porque conteúdos que respondem às perguntas do usuário ou resolvem problemas são altamente compartilháveis e tendem a atrair mais backlinks;
  • Crie infográficos e gráficos que expliquem informações complexas de forma visual. Esses elementos costumam ser citados com frequência por outros sites, gerando backlinks naturais;
  • Publicar pesquisas originais e estudos de caso oferece informações exclusivas e valiosas. E outros sites e blogs adoram citar essas fontes de dados, o que pode atrair backlinks de qualidade para você;
  • Escreva artigos para outros blogs de relevância no seu nicho. Além de fortalecer sua rede, isso pode gerar backlinks para o seu site;
  • Crie listas e guias práticos que sejam úteis para o seu público-alvo. Eles geralmente são muito compartilhados pelos leitores e frequentemente referenciados por outros sites;
  • Compartilhe seu conteúdo em redes sociais e engaje com influenciadores. Quanto mais visibilidade, maiores as chances de receber backlinks.

Como analisar os backlinks da concorrência e replicar o que está funcionando?

Para analisar os backlinks da concorrência e replicar o que está funcionando, você pode seguir estas etapas:

  • Identifique seus principais concorrentes: Use ferramentas como Ahrefs, SEMrush ou Moz para encontrar sites que estão competindo pelo mesmo público-alvo que você. Basta acessar essas plataformas, se cadastrar e colocar a URL do site concorrente na caixa de pesquisa;
  • Analise os backlinks dos concorrentes: Utilize as mesmas ferramentas para ver quais sites estão linkando para seus concorrentes. Aliás, observe também a qualidade e relevância desses backlinks;
  • Estude o tipo de conteúdo que está atraindo backlinks: Identifique quais tipos de artigos, posts ou recursos estão gerando mais backlinks. Isso pode dar insights sobre o que seu público valoriza;
  • Procure oportunidades perdidas: Veja se há sites relevantes que estão linkando para seus concorrentes, mas não para você. Entre em contato com esses sites e ofereça conteúdo valioso que possa ser vinculado;
  • Replicar e melhorar: Aprenda com as estratégias bem-sucedidas dos seus concorrentes e aplique essas lições ao seu próprio conteúdo e estratégia de link building. Sempre busque melhorar e adaptar as estratégias para se adequar ao seu público e objetivos.

Erros comuns no link building de blogs de afiliados que podem prejudicar suas vendas

Tão importante quanto saber o que fazer é saber o que NÃO fazer para vender mais como afiliado. Assim sendo, veja alguns dos erros mais comuns no link building de blogs de afiliados que podem prejudicar suas vendas:

  • Parcerias inadequadas: Colaborar com sites que não são relevantes ao seu nicho pode não trazer benefícios significativos e pode até prejudicar sua autoridade;
  • Falta de diversidade: Obter backlinks de apenas alguns sites pode ser visto como manipulação. Por isso, é importante diversificar a rede de backlinks;
  • Links tóxicos: Backlinks de sites de baixa qualidade ou spam podem prejudicar seu site. É essencial verificar a qualidade dos sites que fornecem backlinks;
  • Não utilizar a tag nofollow: Em alguns casos, usar a tag nofollow pode ser benéfico para evitar links tóxicos, mas deve ser usado estrategicamente;
  • Não monitorar regularmente: Não acompanhar a qualidade e a quantidade dos backlinks pode levar a problemas não detectados a tempo;
  • Falta de estratégia de linkagem interna: Links internos ajudam a distribuir a autoridade do site e melhorar a navegação, mas muitas vezes são negligenciados.

Quais ferramentas de SEO ajudam a encontrar e monitorar backlinks eficazes?

Existem várias ferramentas de SEO que podem ajudar a encontrar e monitorar backlinks eficazes. Confira algumas que são indispensáveis para quem quer vender mais como afiliado:

  • Ahrefs: Oferece um verificador de backlinks poderoso que mostra métricas detalhadas, como Classificação de Domínio (DR) e Classificação da URL (CU). Aliás, essa é uma das ferramentas mais completas para análise de backlinks, só tem o defeito de ser um pouco cara;
  • SEMrush: Além de análise de backlinks, SEMrush oferece uma grande variedade de ferramentas de SEO, incluindo pesquisa de palavras-chave e análise de concorrentes;
  • Moz: A ferramenta de backlinks do Moz fornece uma visão detalhada dos backlinks do seu site, incluindo métricas de autoridade e relevância;
  • SEOptimer: Oferece um verificador de backlinks gratuito que mostra todas as métricas importantes de backlinks em um único painel. É útil para comparar seu site com os concorrentes;
  • SmallSEOTools: Uma ferramenta gratuita que permite realizar uma análise aprofundada dos backlinks do seu site, mostrando detalhes como texto âncora e avaliação de domínio.

Vale a pena comprar backlinks para vender mais como afiliado?

Depende. Isso porque apenas comprar links indiscriminadamente, sem entender a fundo como funcionam os mecanismos e diretrizes do Google pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Por outro lado, se você souber como estabelecer as parcerias da forma correta, mesmo que seja mediante pagamento ou troca, deixando tudo da forma mais natural possível, pode dar muito certo.

Backlinks em sites internacionais funcionam para blogs de afiliados no Brasil?

Sim, backlinks em sites internacionais podem funcionar para blogs de afiliados no Brasil. Embora a relevância geográfica seja importante, backlinks de sites internacionais de alta autoridade podem ainda trazer grandes benefícios para o seu SEO. Eles ajudam a crescer a confiabilidade e o destaque do seu site online, o que pode chamar mais visitas e potencialmente aumentar as vendas.

No entanto, é importante equilibrar backlinks internacionais com aqueles de sites locais para garantir que seu conteúdo seja relevante para o público brasileiro. De todo modo, diversificar sua rede de backlinks é uma estratégia eficaz para melhorar seu ranqueamento nos motores de busca e alcançar um público mais amplo.

Qual é o impacto dos backlinks em nichos de afiliados altamente competitivos?

Em nichos de afiliados altamente competitivos, os backlinks são ainda mais decisivos na diferenciação do seu site, pois:

  • Backlinks de alta qualidade de sites estratégicos aumentam a autoridade do seu site aos olhos dos buscadores como o Google. E isso é essencial para competir com outros sites que também estão investindo pesado em SEO;
  • Em nichos muito competitivos, cada vantagem conta. Backlinks ajudam a melhorar seu ranqueamento no Google, tornando seu site mais visível para o público-alvo;
  • Além de melhorar o ranqueamento, backlinks de sites de alta autoridade mandam visitas qualificadas para suas páginas. Sem contar que esses visitantes estão mais propensos a converter, aumentando suas comissões;
  • Ter apontamentos de sites autoritários melhora a percepção de confiabilidade do seu, o que pode impactar de forma positiva na decisão de compra dos usuários.

Portanto, podemos afirmar sem sombra de dúvidas que investir em uma estratégia robusta de link building é essencial para se destacar em nichos altamente competitivos e vender mais como afiliado.

Como medir o ROI das suas estratégias de link building em um blog de afiliados?

Para medir o retorno sobre o investimento (ROI) das suas estratégias de link building e entender a eficácia das suas iniciativas:

  • Defina claramente o que você espera alcançar com sua estratégia de link building. Nesse sentido, alguns KPIs importantes a se monitorar podem incluir aumento de tráfego orgânico, melhor ranqueamento em palavras-chave específicas e aumento nas conversões;
  • Utilize ferramentas de análise, como Google Analytics, Ahrefs e SEMrush, que podem ajudá-lo a monitorar o desempenho dos seus backlinks. Elas fornecem insights sobre o tráfego gerado por cada backlink, bem como a autoridade do link;
  • Considere todos os custos associados à obtenção de backlinks, incluindo tempo, recursos e quaisquer custos financeiros diretos;
  • Determine o valor em dinheiro que você obteve com as conversões geradas pelo tráfego proveniente dos backlinks. Isso pode incluir vendas diretas, comissões de afiliados e outras métricas financeiras;
  • Compare receita e custos, subtraindo o custo total das suas iniciativas de link building da receita gerada para calcular o ROI. Por exemplo, se você gastou R$ 100 com os links e ganhou R$ 200 em comissões, seu ROI foi de 100%.

É melhor focar em muitos backlinks ou em poucos, mas de alta qualidade para vender mais como afiliado?

Quando se trata de link building, a qualidade dos backlinks é mais importante do que a quantidade. Backlinks de alta qualidade, vindos de sites com alta autoridade e relevância para o seu nicho, têm um impacto bem maior no ranqueamento do seu site nos motores de busca do que um grande número de backlinks de baixa qualidade.

Isso ocorre devido a vários fatores, como: 

  • Links de sites autoritários transferem mais autoridade para o seu, fazendo sua sua posição nos resultados de pesquisa subir. A relevância temática entre o site de origem e o seu site também aumenta a credibilidade aos olhos dos motores de busca. Ou seja, se o site de origem for do mesmo que o seu, melhor;
  • Conquistar backlinks de baixa qualidade ou de fontes duvidosas pode resultar em penalizações do Google, prejudicando o seu ranqueamento e visibilidade;
  • Backlinks de qualidade geralmente vêm de sites que têm um público engajado e relevante. E isso pode levar a um aumento no tráfego qualificado e nas taxas de conversão;
  • Focar em backlinks de alta qualidade cria uma base mais sólida e sustentável a longo prazo para a autoridade do seu site, ao invés de depender de técnicas de curto prazo que podem não ser duradouras.

Portanto, priorizar backlinks de alta qualidade é a melhor estratégia para melhorar o ranqueamento e vender mais como afiliado.

Como conseguir os melhores backlinks para meu blog de afiliados, mesmo sendo iniciante?

Se você é iniciante em usar blogs para vender como afiliado, pode ter dificuldade em conseguir bons backlinks. Afinal, os donos de sites ainda não te conhecem e você pode nem mesmo saber como abordá-los para firmar parcerias. Ademais, é bem pouco provável que você consiga muitos links espontâneos no começo.

A boa notícia é que você não precisa fazer nada disso sozinho. Estamos aqui para te ajudar! Temos contato com muitos sites, de todos os nichos, todos com muita autoridade e tempo de mercado, e todos com disponibilidade para parcerias. 

Então, se você quer mesmo vender mais como afiliado com blogs, não espere mais: entre em contato conosco hoje mesmo e veja como podemos te ajudar a chegar no topo do Google rapidinho!

 

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Compartilhe: