Logo Vejapixel

Como encontrar palavras-chave estratégicas para sua campanha de link building

Tópicos

Boas palavras-chave são peça fundamental para que uma campanha de link building seja bem-sucedida. Mas você sabe qual caminho seguir para encontrar essas palavras?

Se alguém te perguntar: “link building para você é?”, você teria uma resposta concreta? Talvez você responderia que é um emaranhado de links ou, ainda, concluiria que se trata de algo que funciona apenas com grandes sites.

Infelizmente, este é o pensamento de muitas pessoas! E, sim, falamos infelizmente, pois a realidade é completamente diferente. Link building é uma estratégia que cabe para sites de todos os nichos e tamanhos, e está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Aliás, falamos muito sobre isso em nossos demais artigos. Porém, o “X” de toda a questão é que você precisa seguir o caminho certo para fazer acontecer e ele não se resume a apenas encontrar um site na web para oferecer um link ou tentar uma parceria. É avaliar seu “campo” e ter ao seu lado o melhor a seguir.

Pensando nisso, neste artigo vamos te ajudar a encontrar as palavras-chave estratégicas para sua campanha de link building. Vamos juntos tornar essa estratégia algo certeira para o seu site!

Como os links são vistos pelos mecanismos de busca?

Antes de irmos ao assunto, devemos falar algo que é uma questão de dúvidas de muitas pessoas: como os links são vistos atualmente. Os links surgiram em 1997 com a ideia de apontar importância, relevância e confiança para um site. Os mesmos eram vistos pelos mecanismos de busca como uma “recomendação”.

Portanto, quanto mais links apontavam para um site, melhor era sua “recomendação”. Entretanto, com o passar dos anos e as tentativas de manipulação para a promoção de sites de forma não orgânica, as coisas mudaram e os links passaram a ser vistos como uma forma de complementação de conhecimento.

Ou seja, imagine que você tem um site sobre peças automotivas. Faz todo sentido criar links junto a um site de venda de carros, mas não faz nenhum sentido fazer parceria com um site que fala sobre alimentação saudável. Em outras palavras, a quantidade de links deixou de ser algo relevante e a qualidade passou a ter um grande peso.

Qualidade, relevância e naturalidade são os “chefes” para que toda a estratégia funcione.

O que é uma pesquisa de palavras-chave?

Se os mecanismos de busca consideram a qualidade ao invés da quantidade, automaticamente entra em cena a dúvida de como garantir backlinks de sucesso para um site. Assim, começamos a falar sobre elas: as palavras-chave.

Sabe quando você vai fazer uma pesquisa no Google e adiciona alguns termos na lupa para encontrar o que precisa? Pois bem, você está usando palavras-chave. Assim, podemos dizer que as palavras-chave são todos os termos inseridos nos mecanismos de pesquisa para que uma informação seja encontrada.

Então, quando falamos sobre a pesquisa de palavras-chave, nos referimos ao estudo desses termos para que se descubra a origem do tráfego de pesquisa no seu mercado e se possa determinar quais as palavras-chave que segmentam seu site.

Existem alguns pontos que a pesquisa adequada de palavras-chave podem te ajudar, sendo eles:

  • Compreender e chegar até seu público;
  • Encontrar novos tópicos que sejam relevantes para o seu site;
  • Alcançar leads qualificados;
  • Impulsionar suas vendas;
  • Melhorar campanhas publicitárias;
  • Aumentar sua presença na web;
  • Conquistar backlinks de qualidade.

A pesquisa de palavras-chave deve ser feita regularmente, afinal, as palavras podem mudar, seu público crescer e evoluir, os mecanismos de busca mudarem seus algoritmos e, é claro, novos parceiros surgirem.

Qual a importância de encontrar palavras-chave para link building de qualidade?

As palavras-chave são usadas pelos mecanismos de busca na indexação e categorização dos conteúdos da web. Diversos algoritmos são utilizados e muitos fatores considerados antes de um termo ser visto como uma boa palavra-chave, como a relevância e a qualidade do conteúdo.

Quando falamos em estratégia de link building, as palavras-chave têm um papel fundamental. Isso porque, elas darão um norte sobre quais sites seguem a mesma linha que você, quais os temas você pode oferecer em uma parceria para atrair mais tráfego, entre outros pontos.

Tipos de palavras-chave para link building

Considerando sua importância, você deverá ter em mente que as palavras-chave que você irá encontrar não serão todas iguais. Ou seja, existem diferentes tipos de palavras-chave. Algumas das quais podemos citar, são:

  • Palavras-chave genéricas: termos mais amplos e em grande parte das vezes competitivos;
  • Palavras-chave de cauda longa: frases mais específicas e detalhadas. Elas normalmente geram uma conversão maior;
  • Palavras-chave de marca: que se referem de forma direta a uma marca ou produto.

Como encontrar palavras-chave estratégicas para link building?

Antes de mais nada, você deve ter em mente: encontrar palavras-chave estratégicas para link building exigirá de você bastante pesquisa e análise. Nem todos os termos serão relevantes para um backlink de sucesso, assim como outros podem te surpreender em relação a novas oportunidades. Por isso, selecionamos algumas dicas que te ajudarão neste caminho.

Use ferramentas de pesquisa

Hoje encontramos diversas ferramentas (algumas com funcionalidades gratuitas) que podem ser seu braço direito para encontrar palavras-chave estratégicas. Tais ferramentas fornecem dados diversos, como volume de pesquisa, dificuldade, concorrência e muito mais.

Algumas ferramentas que você pode usar nesse caminho, são:

  • SEMrush: garante uma análise detalhada dos sites que atuam no mesmo nicho que você. Com ele, identificar oportunidades, palavras-chave centrais e relacionadas, torna-se uma missão mais certeira;
  • Google Trends: a ferramenta te ajuda a descobrir, considerando um termo, quais as pesquisas relacionadas que os usuários estão fazendo. É possível avaliar métricas semanais, quinzenais, mensais e até anuais;
  • Ahrefs: para backlinks, esta é uma ferramenta muito útil. A mesma oferece uma análise profunda dos mesmos em conjunto de um direcionamento de palavras-chave;
  • Google Search Console: com esta ferramenta, você consegue monitorar a presença do seu site nos resultados de busca do Google, avaliando se as palavras-chave escolhidas estão dando bons resultados;
  • Ubersuggest: trata-se de uma ferramenta gratuita que dispõe de insights sobre palavras-chave de cauda longa;
  • AlsoAsked: além de te ajudar a encontrar palavras-chave específicas, te auxilia a montar bons textos considerando perguntas frequentes associadas às mesmas.

Analise seus concorrentes

Ficar de olho no que seus concorrentes estão fazendo pode ser um verdadeiro “pote de ouro” para a sua estratégia. A dica é analisar o site dos seus concorrentes e observar quais as palavras-chave que eles estão trabalhando.

As plataformas Ahrefs e SEMrush são grandes aliadas para que essa análise competitiva seja feita com sucesso.

Compreenda seu público

Chega até ser um pouco óbvio, mas conhecer seu público-alvo e suas necessidades é algo fundamental para identificar palavras-chave que mais atingem os mesmos. Ou seja, você precisa entender as suas dores, desejos, linguagem e comportamento de pesquisa.

De maneira geral, podemos dizer que encontrar palavras-chave estratégias é uma verdadeira combinação entre ciência e arte. Com as ferramentas certas em mãos, observando a concorrência e compreendendo o seu público, você poderá criar a sua estratégia de link building de maneira eficiente e alcançar os resultados que procura.

Como saber se as palavras-chave que encontrei realmente são boas?

Não adianta encontrar palavras-chave durante suas pesquisas e achar que todas elas serão perfeitas para que sua estratégia colha bons frutos. Escolher os termos de maneira eficiente requer uma atenção especial.

Isso porque se trata de uma combinação: as palavras-chave estratégicas te ajudarão a performar melhor nos mecanismos de busca, o que atrai mais público e, por consequência, mais backlinks de qualidade. Por isso, alguns fatores que você deve analisar, são:

Considere o volume de buscar

As palavras-chave certas devem ter um volume adequado de buscas, mas não serem tão competitivas. Quando o volume de buscas é muito alto, uma maior disputa é uma consequência, o que torna mais difícil uma boa classificação na mesma.

Entretanto, se o volume de buscas for consideravelmente baixo, você pode não alcançar os resultados que espera. Portanto, encontre o equilíbrio ideal entre o volume de buscas e a concorrência, e use as ferramentas citadas anteriormente para obter todos os dados que procura nessa missão.

Avalie a relevância

Vamos reforçar novamente: não adianta você ter um site sobre peças de carro e querer aparecer em um site que fala sobre alimentação saudável. Você deve trabalhar com sites e palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio. É fato que palavras-chave irrelevantes também podem atrair tráfego, mas este provavelmente não trará conversão nenhuma.

Assim, a dica é você se certificar de que as palavras-chave refletem seus produtos, serviços e os valores da sua marca. Em conjunto, você deve compreender a intenção do usuário por trás da palavra-chave para que os visitantes que cheguem através do backlink estejam realmente interessados naquilo que você oferece.

Como usar todas essas dicas e montar sua própria estratégia de link building

Depois de entender como encontrar palavras-chave estratégicas, é hora de focar naquilo que te fez chegar até este conteúdo: o link building. Portanto, podemos pensar em duas formas para gerar links de sucesso para o seu site: campanhas pontuais e ações recorrentes. Vamos te explicar mais sobre elas a seguir:

Campanha de link building

Uma campanha de link building significa trabalhar para páginas específicas. Vamos supor que você irá lançar uma nova coleção de roupas. Com isso em mente, você pode fazer uma campanha para direcionar links especificamente para as páginas da sua nova coleção.

A estratégia também pode ser uma opção se o seu objetivo é recuperar ou ganhar posicionamento em páginas importantes. Para fazer acontecer, você deve definir uma meta. 

Não se tem uma quantidade exata de quantos links você deve trabalhar para uma campanha de sucesso. Por isso, na hora de definir a sua meta, analise alguns aspectos individuais dos seus possíveis parceiros. Ou seja, preste atenção:

  • Como está a SERP para a palavra-chave foco de cada página que deseja receber um link;
  • Analise as metas do seu negócio e como a campanha irá ajudar você a atingi-las;
  • Analise o ritmo que você conquista links atualmente;
  • Compare este ritmo ao dos seus concorrentes para este mesmo objetivo.

Após analisar estes pontos, é hora de partir para o conteúdo. Vale destacar: não basta você criar um artigo longo e pensar que tudo está resolvido. É preciso ser atual, trazer dados, imagens e, é claro, ser atrativo.

Conteúdos inovadores, como relatórios, resultados de pesquisas, guias, etc., podem te ajudar a ter uma grande performance.

Prospecção de backlinks

As ações recorrentes, ou melhor, a prospecção de backlinks, precisa que você decida como os conteúdos que você escolheu podem ser úteis para as pessoas. Quais são as dores que você deseja sanar?

Liste todos os problemas que você pode resolver, afinal, isso será essencial para que as palavras-chave certas sejam escolhidas. Com tudo certo, é hora de conversar com possíveis parceiros que poderão se interessar em adicionar um link para o seu conteúdo.

Mas, calma! Não saia entrando em contato com Deus e o mundo. Tenha em mente que seus clientes, parceiros e amigos têm maiores probabilidades de vincular um link para o seu material. Assim, você pode começar por eles.

Neste momento, se atente, pois  você não deve solicitar um link a um possível parceiro se:

  • Um dos últimos conteúdos foi produzido pelo seu concorrente;
  • O conteúdo mostrar uma publicação patrocinada;
  • Se o site fugir do seu nicho de atuação;
  • Se o blog não recebeu novas postagens nos últimos 3 meses;
  • Se os conteúdos do site linkam apenas para conteúdos externos ou muito spam;
  • Se a autoridade do domínio for de baixa relevância.

Vale reforçar mais uma vez: a estratégia de link building atualmente deve visar qualidade e não quantidade. Por isso, dedique o pedido do link para sites relacionados ao seu campo de atuação, blogs com frequência de conteúdo, de link para fontes externas de confiança, de sites que dispõem do nome do autor no conteúdo.

É sua vez de colocar todas as dicas em ação

Agora você já tem todas as informações que precisa para encontrar palavras-chave estratégicas e colocar as táticas de link building para trazer bons resultados para você. Mas antes, lembre-se: nem todas as palavras-chave que você irá encontrar serão realmente benéficas para a estratégia. Portanto, pese na balança cada palavra, avalie seus potenciais parceiros e depois de ter tudo muito bem ajustado, coloque em prática.

Em nosso blog, contamos com dicas que podem te ajudar a entender melhor sobre o link building e outros caminhos que você pode seguir, após ter as palavras-chave em mãos. Consuma todo esse conteúdo e aproveite os resultados que a estratégia pode te oferecer.

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: