Logo Vejapixel

Como verificar a autoridade do meu site?

Tópicos

Você já se perguntou como verificar a autoridade do meu site? Se você é um webmaster iniciante, provavelmente sim! Isso porque essa é uma métrica muito importante no SEO, a qual impacta diretamente no seu ranqueamento nos motores de busca.

Além disso, sites com grande autoridade costumam performar melhor também porque os usuários tendem a ter maior confiança neles, já que os veem com mais frequência entre os primeiros colocados nas SERPs e também sendo referenciados por outros sites do mesmo nicho.

Por isso, não tem como negar que é essencial fazer essa checagem para poder aplicar estratégias para melhorar a métrica. Por esse motivo, hoje vamos explicar tudo sobre esse assunto e até mesmo indicar as melhores ferramentas digitais que você pode usar. Então leia até o final e não perca nada importante.

O que é autoridade de domínio?

A autoridade de domínio é uma métrica usada no campo do Search Engine Optimization (SEO) para avaliar a relevância e a força de um site na internet. Ela reflete a confiabilidade e a qualidade do conteúdo presente em um domínio específico. Só para que fique claro, domínio é a sua URL, o endereço eletrônico do seu site.

Dito isso, veja alguns pontos importantes sobre a autoridade de domínio:

  1. Backlinks (links externos): a autoridade de domínio está diretamente relacionada à quantidade e à qualidade dos backlinks que um site recebe de outras páginas da web. De fato, quanto mais links relevantes e confiáveis apontarem para o seu site, maior será sua autoridade.
  2. Algoritmos de busca: mecanismos de busca, como o Google, usam algoritmos para classificar e posicionar sites nos resultados de pesquisa. E a autoridade de domínio é um dos fatores considerados nesse processo. Portanto, sites com alta autoridade têm maior probabilidade de aparecer nas primeiras posições;
  3. Comparação relativa: a autoridade de domínio é relativa, ou seja, deve ser comparada com outros sites do mesmo nicho ou segmento. Um site com autoridade 30, por exemplo, pode ser considerado forte em um nicho específico, mas fraco em comparação com outros sites de modo geral;
  4. Evolução ao longo do tempo: a autoridade de domínio não muda rapidamente. Ela é construída gradualmente à medida que o site ganha backlinks de qualidade e produz conteúdo relevante. Portanto, é importante ter paciência e trabalhar “como uma formiguinha” para melhorar essa métrica.

Por que verificar a autoridade do meu site?

Como já vimos, a autoridade do domínio afeta diretamente o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, pois quanto maior a autoridade, maior a probabilidade de aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Além disso, existem outros benefícios que a checagem dessa métrica traz.

Por exemplo, quando você verifica a autoridade do seu site, pode compará-la com a de seus concorrentes. Isso ajuda a entender onde você está em relação aos outros e identificar oportunidades de melhoria.

Ademais, como a autoridade está intimamente ligada aos backlinks que você recebe, verificar sua autoridade ajuda a avaliar a eficácia das suas estratégias de link building e ajustá-las conforme necessário.

Sites com alta autoridade são vistos como mais confiáveis pelos usuários, o que impacta a percepção da sua marca e a taxa de conversão. Verificar a autoridade regularmente também permite detectar quedas ou flutuações. Se a autoridade diminuir, você pode investigar possíveis problemas, como penalizações ou links tóxicos.

Ferramentas para verificar a autoridade do site

Agora que já vimos a importância de se medir a autoridade do site, vamos mostrar como você pode fazer isso, na prática. Assim como na maioria das estratégias de marketing digital, existem ferramentas digitais que você pode usar, as quais oferecem recursos para obter as métricas e te ajudar a otimizar suas estratégias.

Dentre todas essas ferramentas, algumas se destacam. Veja a seguir 3 das principais e como usar cada uma delas.

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta de SEO muito conhecida e usada por profissionais de marketing de vários nichos. Ele oferece recursos como rastreamento de posição, auditoria de links e estratégias de conteúdo. 

Veja como verificar a autoridade do domínio usando o Ahrefs passo a passo:

  • Acesso à ferramenta: acesse o site da Ahrefs pelo seu navegador e faça login na sua conta ou inicie uma avaliação gratuita;
  • Pesquisa do domínio: no painel de controle, você verá um campo de pesquisa. Insira o URL do seu site e pressione “Enter”;
  • Visão geral do domínio: a Ahrefs exibirá uma página de visão geral do domínio, incluindo a pontuação da Autoridade de Domínio (ou Classificação de Domínio).

Além da verificação da sua autoridade, você também pode checar outros pontos importantes, como links quebrados (partidos) e os seus backlinks. Basta escolher o recurso que deseja usar.

Ahref: um das formas de como verificar a autoridade do meu site
Ahref – Divulgação

Como verificar a autoridade do meu site com Moz

O Moz é outra ferramenta muito utilizada para avaliar a autoridade de domínio. Para usá-la, você pode seguir essas etapas: 

  • Acesse o Link Explorer da Moz. Você pode entrar no site e procurar esse recurso ou pesquisar diretamente no Google “Link Explorer da Moz”. As duas formas dão certo;
  • Digite a URL que deseja verificar. Lembre-se de que você pode avaliar o domínio completo (root domain), todo o website (subdomínio) ou a página exata (exact page).
  • Clique em “Analisar”.

Em pouco tempo, o Domain Authority (DA) será exibido, juntamente com outras métricas interessantes de SEO.

Moz: uma das formas de verificar autoridade do meu site
Moz – Divulgação

Semrush

Por fim, temos a Semrush, uma ferramenta bem completa de marketing digital com mais de 50 recursos e produtos. Vamos entender como verificar a autoridade de domínio usando o Semrush:

  • Acesse a Visão Geral do Domínio no Semrush. Assim como no caso da Moz, você pode tanto acessar a plataforma e localizar o recurso, quanto pesquisar “Visão Geral do Domínio da Semrush” no Google;
  • Insira o URL do seu site e explore as métricas de pesquisa orgânica, pesquisa paga e backlinks;
  • Use a ferramenta de Análise de Backlinks para reunir informações essenciais sobre os links de entrada do seu site;
  • Verifique a quantidade e qualidade dos backlinks, categorias e âncoras;
  • Avalie a autoridade e a localização dos domínios de referência.
  • Verifique o IP, TLD e distribuição geográfica.

Como a Semrush é muito completa, você pode usá-la para fazer uma varredura total no seu site.

Semrush: como verificar a autoridade do meu site
Semrush – Divulgação

Vale lembrar que essas ferramentas têm versões pagas e gratuitas. Além disso, você pode fazer essa verificação sem logar poucas vezes. Então, o ideal é acessar, se cadastrar e criar uma senha para poder aproveitar todos os recursos mais à vontade.

Também é válido ressaltar que você pode usar essas mesmas ferramentas para ver como está a autoridade dos seus concorrentes. Basta inserir o domínio deles em vez do seu na caixa de busca.

Após verificar a autoridade do meu site, como melhorá-la?

Assim como qualquer métrica, de nada adianta verificar a autoridade do meu site se não for para melhorá-la, certo? Portanto, após fazer a checagem, e comparar com a de outros da sua área, é hora de aplicar técnicas para aumentar esse índice.

Como aumentar a autoridade

Para aumentar sua autoridade, você precisa de um link building eficiente. Esse é o ponto de partida, sem o qual não dá para obter uma boa pontuação de DA e DR. Então, você precisa primeiramente focar em construir backlinks de qualidade.

Assim, identifique sites relevantes e autoritários no seu nicho, e entre em contato com eles para obter backlinks. Pode ser por meio de guest posts, parcerias ou colaborações.

Além disso, produza conteúdo relevante, original e valioso para o seu público para atrair backlinks naturais e engajar sua persona. Também é importante otimizar suas páginas com palavras-chave estratégicas e informações úteis.

A linkagem interna também é essencial. Crie links internos entre as páginas do seu próprio site, pois isso ajuda a distribuir a autoridade e fortalecer o domínio como um todo.

Por outro lado, use ferramentas como o Google Search Console para identificar backlinks prejudiciais e acione o recurso Disavow (rejeite) os links tóxicos para evitar penalizações.

Acompanhe sua pontuação de DR ao longo do tempo e faça ajustes conforme necessário com base nos dados e nas métricas que obtiver.

Estratégias para obter backlinks de qualidade

Além de produzir bons conteúdos e abordar webmasters do seu nicho para conseguir backlinks, você pode adotar outras estratégias para conseguir apontamentos para seu site, como:

Todas essas técnicas demandam tempo e disposição, mas como já dissemos antes, é um trabalho de formiguinha, onde o resultado vem com tempo e consistência. Ademais, você pode pegar um atalho, como veremos a seguir.

Como conseguir backlinks se nem sabia como verificar a autoridade do meu site?

Sem autoridade, você não consegue prosperar no digital, isso é um fato. Afinal, sem ela você não ranqueia bem e, portanto, não recebe tráfego orgânico suficiente para vender, lucrar com anúncios ou qualquer que seja sua área de monetização.

Só para se ter uma ideia, uma pesquisa da Digital Information World, especialista em comportamento online do consumidor, mostra que a CTR do primeiro resultado do Google é de 28,8%. Já a do segundo é de 15,7%, sendo que essa taxa vai caindo até chegar a 2,5% no décimo resultado. Por outro lado, menos de 1% dos usuários passa da primeira página de resultados. Ou seja, sem uma boa autoridade que te ajude a chegar no topo das SERPs, suas chances de receber cliques é bem baixa.

Já vimos que conseguir bons backlinks para obter essa tão necessária autoridade é trabalhoso e demorado, em especial se você for iniciante. No entanto, você não precisa abrir mão do link juice que precisa. Em vez disso, pode contar com a gente e pegar um atalho!

Temos contato com muitos sites com DA e DR altos, de todos os nichos e com disponibilidade para parcerias com você. Então, agora que você já sanou sua dúvida sobre “como verificar a autoridade do meu site”, aumente a sua rapidamente. É só entrar em contato conosco e ver como podemos te ajudar!

Autor:

Estudante de Marketing Digital, Tecnólogo, pela Faculdade Anhanguera, de Leme-SP, com diversas certificações na área e simplesmente apaixonada pela Redação Web. Casada, mãe e aprendiz da vida!

Quer receber mais conteúdo como esse?

Inscreva-se e receba em seu e-mail as melhores dicas para gerar mais tráfego e venda para o seu site.

O seu e-mail estará seguro e você poderá removê-lo quando quiser.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários

Aumente o Tráfego Orgânico do seu site

Invista em link building e seja melhor posicionado nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores.

undraw growing - homem e gráfico crescente
0
O que achou deste conteúdo? Comente!x
Categorias:
Compartilhe: